No âmbito do projeto «Erasmus MEUS» - «Migration on European Stages», o AESL foi um dos estabelecimentos de ensino, tal como as escolas parceiras da Áustria, Espanha, França (Ilha da Reunião) e Noruega, que foi aclamado, recentemente, com o Prémio Europeu associado a um Ensino Inovador, uma forma de a Comissão Europeia, sitiada em Bruxelas, parabenizar esta tipologia distinta de se educar e formar as crianças e os jovens: «This project focused on theatre, drama and acting as a way of promoting inclusion, participation, interaction and cooperation, in particular for schools with a mix of native and migrant students» (https://innovative-teaching-award.ec.europa.eu/projects/migration-european-stages-meus_en). 

Todos estão de parabéns, porque foi, na verdade, um projeto extraordinário que deixa saudades. Por isso, eis o vídeo apresentado aquando da submissão deste projeto para recordar, em pouco tempo, o muito que se fez: https://www.youtube.com/watch?v=Hh-_adA5c0U.

 

“A semana de Eramus+SoMBeT foi uma experiência única, foi uma semana repleta de novas aprendizagens.” Joana Soares

De 15 a 19 de maio, decorreu, em Portugal, no nosso Agrupamento, a última mobilidade do programa Erasmus+, - SoMBeT: Social Media Behaviours of Teenagers. Este projeto colocou em interação alunos e professores portugueses com os seus congéneres dos diferentes países parceiros – Turquia, Lituânia, Itália, Letónia e Eslovénia. Foi uma semana muito intensa com uma grande diversidade de atividades que promoveram uma relação próxima entre todos os elementos e fomentaram a partilha de sentires, saberes e sabores!

No âmbito do projeto de Erasmus, Social Media Behaviours of Teenagers, um grupo de três alunos (Ângela Santos, Edgar Vilas-Boas e Leonardo Santos, do 11.º B) e duas docentes, Anabela Costa e Diana Pádua, participou numa mobilidade na cidade de Maribor, na Eslovénia. Dedicado a tornar os nossos jovens mais informados e atentos aos riscos da vida on-line, este programa permitiu uma maior aprendizagem sobre o uso de filtros de proteção nas redes sociais e o reconhecimento das Fake News, através de estratégias diversas, incluindo workshops de teatro e atividades na Universidade FERI, num ambiente inspirador e multicultural. 

Entre os dias 19 e 25 de fevereiro, quatro alunas, dos 10.º A e C, participaram na última mobilidade de Erasmus+ inerente ao projeto «Bonding with Generation Z», na pequena cidade mediterrânea de Mondragone, em Itália. 

Este projeto, que incidiu nas dinâmicas relacionais entre gerações, procurando soluções para os choques que, por vezes, ocorrem, envolveu jovens franceses, italianos, espanhóis, turcos e portugueses que prepararam uma fanzine, já a quinta deste projeto, sobre esta temática. No final, conjuntamente, elaboraram uma carta dirigida à Comissão Europeia sobre os objetivos atingidos. Além destes momentos de trabalho, usufruíram de visitas guiadas a Roma e Nápoles, uma tarde em Pompeia, ficando, igualmente, a conhecer o processo de preparação do famoso licor Limoncello. 

Este projeto, que teve o seu arranque na Serafim Leite, em novembro de 2021, terminou, agora, tendo permitido aos nossos jovens compreender e usufruir da melhor forma das relações intergeracionais.

 

De 11 a 19 de novembro, o AESL esteve representado na Turquia, em Izmir, pelos alunos Beatriz Barbosa, Renata Silva, Renatha Andrade e Rúben Marques e pelas professoras Ângela Resende e Diana Pádua. No âmbito do projeto Erasmus+ «Bonding with Generation Z», esta mobilidade proporcionou o debate de questões relacionadas com a Geração Z, no contexto dos sistemas educacionais. Das atividades dinamizadas, destacam-se uma palestra, na “Aegean University”, acerca de recursos digitais para atrair os alunos da Geração Z e um «workshop» de arte Ebru, a ancestral arte turca de pintura na água.

No dia 27 de novembro, a comitiva portuguesa, composta pelos alunos do 12.º A (André Costa, Bruno Pereira, Carolina Pereira e Maria Sá) e pelas docentes Dina Sarabando e Teresa Sousa, partiu para a quinta e última mobilidade, no âmbito do projeto de Erasmus MEUS («Migration on EUropean Stages»).

No dia 2 de novembro, durante o período de uma agradável tarde, como se veio a concluir, teve lugar a primeira grande disseminação dos projetos ERASMUS+, uma política de programas interculturais que, como é apanágio da nossa Escola, têm sido desenvolvidos, tendo como protagonistas docentes e estudantes. Sim, esta é uma marca que nos individualiza: a aprendizagem além-fronteiras.

O #Erasmusdays é uma iniciativa europeia destinada a promover o Programa Erasmus+ e a dar visibilidade às atividades organizadas pelos beneficiários do programa.

De 2 a 8 de outubro, decorreu, em San Lorenzo de El Escorial, Espanha, a mobilidade a este país, no âmbito do projeto Erasmus + “Bonding with Generation Z”. Do nosso agrupamento participaram seis alunos do Ensino Secundário, acompanhados por duas docentes (as professoras Clara Gusmão e Isabel Valente), juntando-se a comitivas de outros quatro países: França, Turquia, Itália e, claro, Espanha.

Na semana de 25 de setembro a 1 de outubro, aconteceu mais uma mobilidade do programa Erasmus MEUS - Migration on EUropean Stages – que versa a dinâmica do teatro integrada na temática da migração.

Até 2027, o AESL assumiu o compromisso, perante a Agência Nacional Erasmus+, de promover a formação de alunos e de professores, do Ensino Profissional, na Europa. Assim, todos os anos, abrirão vagas, para que os alunos efetuem estágios (FCT), com a duração de 1 a 3 meses, na sua área profissional, e os professores aprofundem a sua especialização.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL