As zonas húmidas são áreas inundadas, que podem ser constituídas por água estagnada, doce, salobra ou salgada. As zonas húmidas são a casa de muitas espécies onde se alimentam de vegetais e frutas que lá se desenvolvem, também podem servir para locais de banho para animais maiores ou para fontes de água.

A atividade consistiu em criar desenhos para pintar sarjetas da escola e da rua envolvente com trabalhos sobre o mar e a poluição que o afeta. É importante isso ficar exposto, pois assim está à vista de toda a gente que tudo o que colocamos no chão acaba por chegar aos oceanos. Ao participar na atividade, sentimos a responsabilidade de mostrar às pessoas o efeito dos nossos atos e que estes afetam o ambiente e todos os seres vivos, na esperança que se mudem os hábitos.


Daniel Pinho e Sara Correia do 9.º B

A turma do 8ºA realizou o estudo das plantas invasoras, na disciplina de Ciências Naturais. Na nossa escola e no município de S. João da Madeira, as “Ervas das Pampas” assumem particular destaque. Neste sentido, o estudo ajudou-nos a entender o quão esta erva pode ser bela e perigosa ao mesmo tempo.

Os alunos da turma do 11º A estão a desenvolver, no âmbito do Domínio de Articulação Curricular (DAC), várias atividades que integram o Projeto D-Noses, um projeto inovador promovido por um consórcio europeu, que tem como objetivo associar a ciência cidadã ao estudo dos problemas odoríferos.

Por:Filipa Paiva, Joana Pinho, Leonor Silva e Marcelo Oliveiro 8ºC

Hoje, dia 3 de março, celebra-se o dia Mundial da Vida Selvagem.
O objetivo deste dia, criado em 2013 pela ONU, é celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.

Por: Cristiano Paulino - 9ºC

Hoje, dia 3 de Março, celebra-se o Dia Mundial da Vida Selvagem!! À 11h da manhã, o Jardim Zoológico de Lisboa, realizou uma visita guiada pelo YouTube, com a participação de alguns jovens repórteres.

Face ao contexto em que nos encontramos, de estado de emergência devido ao Covid-19, que levou ao encerramento das escola e ao ensino à distância, novas dinâmicas de promoção de aprendizagens têm que ser implementadas.

A Campanha "Children for Children do AESL" conseguiu angariar € 2.717,66 . No nosso Agrupamento de Escolas a campanha teve como objetivo ajudar as crianças das escolas das Bahamas mas também as crianças da escola do Ensino Primário 5082 Calumbo, em Angola, a qual apresenta condições muito deficitárias.

No passado dia 3 de dezembro, nós alunos do 8.º D, tivemos na sala de aula o biólogo da Câmara Municipal de São João da Madeira, José Pedro Silva, para nos fazer uma apresentação no âmbito do projeto da câmara, 100% Resíduos.
Primeiro o Dr. José Pedro apresentou-se e esteve a explicar o que era um biólogo, pois alguns não sabiam ao certo o que era.

Alunos do 10º e 11º anos da EBSSL participam no projeto europeu D-NOSES para ajudar a reduzir a poluição causada por odores.

Numa parceria entre o Projeto Educativo Municipal e o Eco-Escolas duas turmas do Curso de Ciências e Tecnologias participam no projeto europeu D-NOSES (em inglês: Decentralised Network for Odour Sensing, Empowerment and Sustainability) que pretende mudar a forma como a poluição por odores é, atualmente, abordada.

No ano letivo transato, 2019_2020, a turma B do 9.º ano promoveu na escola uma campanha de recolha de roupas usadas aderindo assim ao desafio do projeto Eco_Escolas “Roupas Usadas NÃO SÃO Roupas Acabadas”. Esta campanha desenvolvida sob coordenação das professoras Graça Rodrigues e Manuela Correia envolveu as turmas do 3.ºCEB. Os seus objetivos principais foram: Contribuir para a consciencialização da comunidade acerca do encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos que possuam em excesso ou se encontrem em fim de vida; (In)formar acerca das soluções para o correto encaminhamento destes materiais, abordando os têxteis como uma fileira de resíduos; Promover a reutilização de objetos fora de uso e a interação entre a escola, a comunidade e as instituições de solidariedade social locais.

Blogue da Biblioteca Escolar

  • CNL Fase Intermunicipal

    Apr 14, 2021

    CNL Fase Intermunicipal Decorreu hoje, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, a prova escrita da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. A organização está a cargo da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia mas, por força das restrições impostas[…]

    Read more...
  • Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda

    Apr 14, 2021

    Filipa, 2.ºB do Parque – 1.º Prémio no Concurso Poesia na Corda Dos 305 poemas apresentados a concurso, distribuídos pelas diferentes categorias e temáticas, a Maria Filipa, do 2.ºB da EB1 do Parque, ganhou o primeiro prémio na categoria “Poemas Pequeninos”. O poema da Filipa retrata uma árvore muito especial e revela uma[…]

    Read more...
  • Projeto Ler + Espaço

    Apr 11, 2021

    Projeto Ler + Espaço A turma do 4.ºA da Eb1 de Fundo de Vila desenvolveu o projeto “Espaço para Conhecer e Sonhar”, concorrendo ao concurso Ler+Espaço do Plano Nacional de Leitura. O projeto envolveu diferentes áreas curriculares e contou com o trabalho articulado da[…]

    Read more...
  • Clubes de Leitura do AESL

    Mar 29, 2021

    Clubes de Leitura do AESL Todos sabem que o AESL é um agrupamento que lê e promove a importância do ato de ler! Os “10 Minutos a Ler” fazem parte da prática diária dos alunos e dos professores. Este ano letivo, a biblioteca está a[…]

    Read more...
  • A Arvore Generosa pelos alunos da EPE de Fundo de Vila

    Mar 24, 2021

    A Arvore Generosa pelos alunos da EPE de Fundo de Vila Os meninos da Educação Pré-Escolar de Fundo de Vila leram A Árvore Generosa de Shel Silverstein e oferecem-nos, com toda a sua generosidade, a sua árvore. Vejam como é bonita e como os seus frutos são maravilhosos! A Biblioteca agradece[…]

    Read more...

Memórias da Serafim