O Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2024 realizou-se no passado dia 10 de outubro, no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas. Estiveram presentes mais de 3500 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país, entre os quais a delegação das três escolas do Agrupamento Dr. Serafim Leite que foi certificado, mais uma vez, como Eco_Agrupamento.

Neste evento, organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em colaboração com o Município de Torres Novas, foi reconhecido o trabalho de todas as comunidades que participaram no Programa Eco-Escolas e que, cumprindo os seus 7 passos, contribuíram para tornar o seu o dia a dia mais sustentável.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, do Presidente da ABAAE, José Archer, do Diretor Geral da DGE, David Sousa, e do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa. Nela, foram apresentados alguns dados sobre o Eco-Escolas, enquanto programa internacional da Foundation for Environmental Education, com 30 anos de existência, presente em 82 países diferentes. Em Portugal, existe há 28 anos e, em 2024, serão galardoadas 2021 escolas públicas distribuídas por 81% dos municípios nacionais, participando no referido programa muitas crianças e jovens, essencialmente, do Ensino Básico (65%), mas também está presente em instituições do Ensino Superior, daí a existência da certificação do Eco-Campus.

Numa parceria entre o Eco Escolas e a Biblioteca Escolar, marcando este dia comemorativo, foi lida aos alunos de 5.º ano e alunos de PLNM a história "Tomé, O Gaio Semeador". Nela, um jovem gaio (ave aparentada dos corvos e das gralhas), o Tomé, faz uma bela descoberta: as bolotas que enterrou no solo transformam-se em jovens carvalhos portugueses (Quercus faginea), uma expressão latina que representa uma das nossas espécies de árvores autóctones.

No dia 21 de outubro, decorreu, no Museu da Chapelaria de São João da Madeira, a cerimónia de entrega dos prémios «100% Resíduos», cujo projeto consistiu na separação seletiva dos vários resíduos produzidos nas escolas.

Foi, naturalmente, com alegria que os alunos Dinis Pinho e Mariana Silva, em representação da Escola Básica do Parque, receberam este prémio com valor monetário, mas, sobretudo, simbólico. Mas foi, também, com sentido de responsabilidade que, já na escola, lançaram o desafio à toda a comunidade educativa no sentido de esta continuar a empenhar-se, mais e mais, na recolha e seleção dos diferentes resíduos.

Afinal, o PLANETA é teu, é nosso. Cabe, pois, a cada um de nós protegê-lo! E eles já sabem disso!

 

As três instituições do AESL foram galardoadas, no dia 12 de outubro, com a Bandeira Verde Eco-Escolas, fruto do trabalho desenvolvido em 2021’2022. A gala, que contou com mais de 3000 pessoas, decorreu em Valongo e cada uma das escolas do Agrupamento foi representada por uma delegação de dois alunos e uma docente, tendo a Direção recebido, pelo 6.º ano consecutivo, o certificado de Eco_Agrupamento, revelando que a Educação para a Cidadania Ativa, em prol da Sustentabilidade da Terra, é, sem dúvida, uma prioridade. Esta é promovida, verticalmente, em todos os níveis de ensino, e de forma transversal, nas áreas curriculares de cada ano de escolaridade.

A nossa premissa é só uma: no atual ano letivo, o AESL continuará a manter-se empenhado e ativo em prol de causas ecológicas! 

Cristina Tavares

 

ecoesc

 

Durante o mês de maio, o 10.º B realizou a tarefa a que se propos, no âmbito do EcoEscolas: construiu e embelezou um banco de jardim, reciclando madeira, atividade essa que mobilizou alguns Encaregados de Educação e alunos, na promoção de hábitos de vida saudável, e contribuiu para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e interventivos.

O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março. A data visa alertar as populações para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

O programa Eco-Escolas é um programa internacional, da Foundation for Environmental Education (https://www.ecoschools.global/), desenvolvido em Portugal desde 1996, pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, em parceria com as escolas e os municípios.

Desde 2016-2017 que as três escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) participam neste projeto de forma exemplar tendo sido sempre distinguidas com o galardão Bandeira Verde Eco-Escolas. Mais uma vez, no próximo dia 12 de outubro, em Sintra, vão ser, as três, reconhecidas pelo trabalho de qualidade desenvolvido, em 2020-2021, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Consequentemente, e pelo quinto ano consecutivo, será o AESL certificado de Eco_Agrupamento.

Dia Europeu do Mar (20 de maio)
O desafio “O mar começa aqui!” é uma atividade do projeto Eco_Escolas que tem como objetivos principais:
• Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade marinha em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
• Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem a toda a comunidade educativa de que, através da rede de drenagem das águas pluviais, “Tudo o que cai no chão, vai, em última instância, parar ao mar!”;
• Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL