Numa parceria entre o Eco Escolas e a Biblioteca Escolar, marcando este dia comemorativo, foi lida aos alunos de 5.º ano e alunos de PLNM a história "Tomé, O Gaio Semeador". Nela, um jovem gaio (ave aparentada dos corvos e das gralhas), o Tomé, faz uma bela descoberta: as bolotas que enterrou no solo transformam-se em jovens carvalhos portugueses (Quercus faginea), uma expressão latina que representa uma das nossas espécies de árvores autóctones.

No dia 21 de outubro, decorreu, no Museu da Chapelaria de São João da Madeira, a cerimónia de entrega dos prémios «100% Resíduos», cujo projeto consistiu na separação seletiva dos vários resíduos produzidos nas escolas.

Foi, naturalmente, com alegria que os alunos Dinis Pinho e Mariana Silva, em representação da Escola Básica do Parque, receberam este prémio com valor monetário, mas, sobretudo, simbólico. Mas foi, também, com sentido de responsabilidade que, já na escola, lançaram o desafio à toda a comunidade educativa no sentido de esta continuar a empenhar-se, mais e mais, na recolha e seleção dos diferentes resíduos.

Afinal, o PLANETA é teu, é nosso. Cabe, pois, a cada um de nós protegê-lo! E eles já sabem disso!

 

As três instituições do AESL foram galardoadas, no dia 12 de outubro, com a Bandeira Verde Eco-Escolas, fruto do trabalho desenvolvido em 2021’2022. A gala, que contou com mais de 3000 pessoas, decorreu em Valongo e cada uma das escolas do Agrupamento foi representada por uma delegação de dois alunos e uma docente, tendo a Direção recebido, pelo 6.º ano consecutivo, o certificado de Eco_Agrupamento, revelando que a Educação para a Cidadania Ativa, em prol da Sustentabilidade da Terra, é, sem dúvida, uma prioridade. Esta é promovida, verticalmente, em todos os níveis de ensino, e de forma transversal, nas áreas curriculares de cada ano de escolaridade.

A nossa premissa é só uma: no atual ano letivo, o AESL continuará a manter-se empenhado e ativo em prol de causas ecológicas! 

Cristina Tavares

 

ecoesc

 

Durante o mês de maio, o 10.º B realizou a tarefa a que se propos, no âmbito do EcoEscolas: construiu e embelezou um banco de jardim, reciclando madeira, atividade essa que mobilizou alguns Encaregados de Educação e alunos, na promoção de hábitos de vida saudável, e contribuiu para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e interventivos.

O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março. A data visa alertar as populações para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

O programa Eco-Escolas é um programa internacional, da Foundation for Environmental Education (https://www.ecoschools.global/), desenvolvido em Portugal desde 1996, pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, em parceria com as escolas e os municípios.

Desde 2016-2017 que as três escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) participam neste projeto de forma exemplar tendo sido sempre distinguidas com o galardão Bandeira Verde Eco-Escolas. Mais uma vez, no próximo dia 12 de outubro, em Sintra, vão ser, as três, reconhecidas pelo trabalho de qualidade desenvolvido, em 2020-2021, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Consequentemente, e pelo quinto ano consecutivo, será o AESL certificado de Eco_Agrupamento.

Dia Europeu do Mar (20 de maio)
O desafio “O mar começa aqui!” é uma atividade do projeto Eco_Escolas que tem como objetivos principais:
• Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade marinha em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
• Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem a toda a comunidade educativa de que, através da rede de drenagem das águas pluviais, “Tudo o que cai no chão, vai, em última instância, parar ao mar!”;
• Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.

A celebração do Dia da Terra, 22 de abril, organizada pelo projeto Eco escolas, decorreu no átrio da escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, convenientemente decorado por alunos de várias turmas. A cerimónia começou com a leitura do poema "Ar Livre" de Miguel Torga, por duas alunas do 8.ºC. De seguida, foram entregues ao Sr. Presidente da Câmara duas propostas dos alunos, respeitantes à melhoria da qualidade de vida em S. João da Madeira.

As zonas húmidas são áreas inundadas, que podem ser constituídas por água estagnada, doce, salobra ou salgada. As zonas húmidas são a casa de muitas espécies onde se alimentam de vegetais e frutas que lá se desenvolvem, também podem servir para locais de banho para animais maiores ou para fontes de água.

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro

    Nov 30, 2022

    Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro Numa parceria entre o Eco Escolas e a Biblioteca Escolar foi lida aos alunos de 5.º ano e alunos de PLNM a história “Tomé, O Gaio Semeador”. Nela, um jovem gaio (ave aparentada dos corvos e das gralhas!!), o Tomé,[…]

  • Apresentação do livro «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo»

    Nov 27, 2022

    Apresentação do livro «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo» No dia cinco de novembro de dois mil e vinte e dois, realizou-se a apresentação/debate da obra «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo», da Professora Doutora Stella Zita de Azevedo, livro selecionado para o Plano Nacional de[…]

  • Concurso Juvenes Translatores

    Nov 25, 2022

    Concurso Juvenes Translatores Os nossos alunos foram selecionados para participarem neste concurso que distingue os melhores jovens tradutores da União Europeia. Com o objetivo de promover a aprendizagem de línguas e a tradução, a Biblioteca associou-se a esta iniciativa, no dia 24 de[…]

  • Boa prática reconhecida pela RBE

    Nov 24, 2022

    Boa prática reconhecida pela RBE As Bibliotecas Escolares do AESL foram reconhecidas por terem uma boa prática com valor para ter a honra de ser publicada no blogue da RBE. Acessos: 12

  • Livros novos na Serafim Leite

    Nov 23, 2022

    Livros novos na Serafim Leite Chegaram livros novos à Biblioteca da Serafim Leite. Anda ver as novidades e leva o teu preferido! Acessos: 18

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL