O Projeto Rios foi lançado na Catalunha, pela Associació Habitats, em 1997. Devido ao protocolo entre esta associação espanhola e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), a rede do projeto estendeu-se ao território português, em 2006 (http://aspea.org/index.php/pt/o-que-fazemos/projetos-nacionais/pr). 

Posto isto, no caso concreto de S. João da Madeira, o seu Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira visa a adoção e a monitorização de um troço do Rio Ul, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de se proteger e valorizar os ecossistemas ribeirinhos. Além disso, pretende-se, igualmente, dar a conhecer o rio e o ecossistema ribeirinho envolvente. Assim, a atividade foi proposta aos alunos do 8.º B e C, de acordo com os seguintes objetivos:

  • Conhecer o ecossistema do Rio Ul;
  • Despertar os alunos para a conservação dos ecossistemas ribeirinhos;
  • Promover o conhecimento dos aspetos físico-químicos e biológicos do rio;
  • Promover o contacto com o rio e usar o parque e o rio como um laboratório vivo.

 

Ainda no âmbito deste projeto e em parceria com a área curricular Expressa-te, as alunas Leonor Barbosa e Leonor Henriques elaboraram, assumindo o papel de repórteres, o artigo que se segue.

No dia dez de janeiro de 2023, os alunos do 8.ºB e C realizaram uma saída de campo ao Parque do rio Ul. Nesta visita, os alunos tiveram a oportunidade de aprender novos conceitos acerca da natureza e de diferentes espécies de seres vivos. Os alunos dividiram-se em grupos e, a cada um, foi entregue uma ficha de campo para registo das suas observações.

Durante alguns minutos, os alunos exploraram o território em volta do rio e tiraram as suas conclusões, respondendo às perguntas colocadas.

Mais tarde, os instrutores promoveram a discussão sobre as respostas colocadas na ficha e tiraram-se conclusões sobre a qualidade do ar e da água do rio que percorre o parque. Juntos, medimos a temperatura e o pH da água do rio, além de outros parâmetros físico-químicos. Também foi medida a profundidade e a largura do rio em questão, tal como foram observadas diferentes espécies de plantas e animais.

Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de explorar e de conhecer mais sobre este ecossistema ribeirinho. Neste sentido, esta visita foi enriquecedora e auxiliou no estudo dos conceitos das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química.

Leonor Henriques e Leonor Barbosa – 8.ºC


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL