O Projeto Rios foi lançado na Catalunha, pela Associació Habitats, em 1997. Devido ao protocolo entre esta associação espanhola e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), a rede do projeto estendeu-se ao território português, em 2006 (http://aspea.org/index.php/pt/o-que-fazemos/projetos-nacionais/pr).
Posto isto, no caso concreto de S. João da Madeira, o seu Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira visa a adoção e a monitorização de um troço do Rio Ul, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de se proteger e valorizar os ecossistemas ribeirinhos. Além disso, pretende-se, igualmente, dar a conhecer o rio e o ecossistema ribeirinho envolvente. Assim, a atividade foi proposta aos alunos do 8.º B e C, de acordo com os seguintes objetivos:
- Conhecer o ecossistema do Rio Ul;
- Despertar os alunos para a conservação dos ecossistemas ribeirinhos;
- Promover o conhecimento dos aspetos físico-químicos e biológicos do rio;
- Promover o contacto com o rio e usar o parque e o rio como um laboratório vivo.
Ainda no âmbito deste projeto e em parceria com a área curricular Expressa-te, as alunas Leonor Barbosa e Leonor Henriques elaboraram, assumindo o papel de repórteres, o artigo que se segue.
No dia dez de janeiro de 2023, os alunos do 8.ºB e C realizaram uma saída de campo ao Parque do rio Ul. Nesta visita, os alunos tiveram a oportunidade de aprender novos conceitos acerca da natureza e de diferentes espécies de seres vivos. Os alunos dividiram-se em grupos e, a cada um, foi entregue uma ficha de campo para registo das suas observações.
Durante alguns minutos, os alunos exploraram o território em volta do rio e tiraram as suas conclusões, respondendo às perguntas colocadas.
Mais tarde, os instrutores promoveram a discussão sobre as respostas colocadas na ficha e tiraram-se conclusões sobre a qualidade do ar e da água do rio que percorre o parque. Juntos, medimos a temperatura e o pH da água do rio, além de outros parâmetros físico-químicos. Também foi medida a profundidade e a largura do rio em questão, tal como foram observadas diferentes espécies de plantas e animais.
Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de explorar e de conhecer mais sobre este ecossistema ribeirinho. Neste sentido, esta visita foi enriquecedora e auxiliou no estudo dos conceitos das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química.
Leonor Henriques e Leonor Barbosa – 8.ºC