Comemoramos o 25 de abril, ouvindo “O Tesouro”, de Manuel António Pina - a história que nos conta a revolução de 25 de abril de 1974, como Portugal recuperou Liberdade, esse tesouro que devemos preservar e respeitar.

Para assinalar a Semana da Mobilidade as crianças do Pré Escolar da EB de Fundo Vila, este ano nas instalações da SL2, elaboraram um carro em cartolina e saíram à rua para simbolizar o dia dos carros não poluentes. Vieram até à escola sede e juntaram-se aos colegas mais velhos na tarefa de limpar os jardins e pátios. Assim unidos pelo Ambiente ajudaram a arrancar as ervas daninhas no jardim.

A 9.ª edição concurso "Conta-nos uma história!", promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), categoria Pré-Escolar, formato vídeo, teve como vencedores dois trabalhos de jardins-de-infância do nosso Agrupamento:
No dia 27 de junho, uma representação dos dois grupos de crianças vencedoras do concurso, rumaram a Lisboa para a entrega dos dois prémios.

A 9.ª edição concurso "Conta-nos uma história!", promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), categoria Pré-Escolar, formato vídeo, teve como vencedores dois trabalhos de escolas do nosso Agrupamento:

1.º Lugar: "O Cuquedo e um amor que mete medo" - Escola Básica do Parque/Jardim de Infância, S. João da Madeira | Os Fantásticos do Parque | Educadora Margarida Rocha

2.º Lugar: "Mamã" - Escola Básica de Fundo de Vila, S. João da Madeira | Grufos |Educadora Aurora Tavares.

O dia da Música foi vivido no Jardim de Infância da Escola Básica de Fundo de Vila de um modo intenso e cheio de alegria. As crianças construíram nas salas diversos instrumentos musicais com materiais recicláveis. Uma criança trouxe uma viola e vários outros instrumentos que partilhou com os seus amigos. Os dois grupos da Pré juntaram-se e formaram uma banda com muita música e canções à mistura. A professora Aurora juntou o seu cavaquinho e foi uma tarde bem divertida e animada.

No passado dia 18 de abril o grupo de teatro ANIMOPARQUE, da EB do Parque, apresentou a sua peça de teatro " Os gansos enlameados" na Casa da Criatividade, integrado na IX edição do Festival de Teatro, sob orientação da professora Ana Isabel Silva. 

Foi um espetáculo com muita música, dança e cor, onde não faltou animação para miúdos e graúdos. Este mesmo espetáculo foi levado novamente à cena, no mesmo espaço, mas em versão compactada, no dia 21 de maio. Juntamente com mais seis apresentações que concorreram no âmbito de um projeto internacional "Luzes para a Cidadania Global", a proposta apresentada pelos alunos, orientados pela professora, obteve o segundo lugar na classificação.

Como vem sendo hábito, no passado dia 11 de novembro, a Escola Básica do Parque festejou o S. Martinho, com muitas castanhas, sumo e animação.

Durante todo o dia, toda a gente olhava para o céu à espera de uma «gracinha» do S. Pedro. O dia estava chuvoso, era necessário que houvesse uma aberta para que a fogueira tradicional se pudesse acender.

As duas Escolas Básicas do Agrupamento integram nos seus edifícios bibliotecas escolares que, desde há muito, se tornaram uma valência muito querida dos alunos. Com a abertura do novo ano letivo, também as BE ganharam nova vida.

No passado sábado, dia 9 de novembro, a Escola do Parque esteve todo o dia aberta a quem quis participar nas atividades que estavam programadas. No âmbito do projeto HÁ FESTA NO PARQUE, este dia juntou atividades preparadas pela Associação de Pais da Escola e pelo grupo de docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que dinamizam o referido projeto.

Integrada nas comemorações do 88º aniversário da nossa emancipação concelhia, a inauguração da exposição «O Parque pela minha lente» reuniu na Escola Básica do Parque docentes, assistentes operacionais, alunos, pais e encarregados de educação e entidades oficiais da nossa cidade. Esta afinidade com o feriado municipal fazia todo o sentido se pensarmos que a história de um concelho se confunde com a história das suas instituições.

Tal como viram os visitantes que já entraram neste espaço, a Escola do Parque é uma escola com (muita) história. Viram nas fotografias afixadas que registam o Parque desde há 75 anos, as alterações que foi sofrendo, viram nos materiais expostos que mostram às gerações atuais a realidade escolar dos seus pais e avós. As emoções dos mais velhos e a curiosidade dos mais novos tornam as visitas ainda mais interessantes com a partilha de memórias entre eles.

Blogue da Biblioteca Escolar

  • História do Livro Activo

    May 21, 2022

    História do Livro Activo A Pré da EB de Fundo de Vila fez uma visita à biblioteca escolar do AESL – participou no reconto da “História do Livro Activo” e visitou à exposição com os trabalhos realizados pelas crianças!!! Sem dúvida uma manhã bem[…]

  • 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa

    May 10, 2022

    5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Plano Nacional de Leitura desafiou os leitores de várias línguas ou de diferentes áreas onde se fala Português, a ler na nossa língua – “Ler em vários sotaques”. Aqui ficam algumas dessas[…]

  • Hora do conto

    May 10, 2022

    Hora do conto Hora do Conto com a Professora Isabel Pinho: “Amélia quer um cão”. Construção de um cão com material reciclado e atividade PEM – Os animais e a saúde pública – sensibilização da médica veterinária Drª Vera Marques e registo da atividade[…]

  • Narrativas gráficas

    May 3, 2022

    Narrativas gráficas A exposição das narrativas gráficas e dos marcadores de leitura elaborados pelos alunos dos três agrupamentos de S. João da Madeira já está patente na galeria da Biblioteca Municipal da nossa cidade. Vem visitá-la e ver o trabalho dos nossos[…]

  • Encontro com a escritora Lara Pereira

    May 3, 2022

    Encontro com a escritora Lara Pereira Hoje, a escritora Lara Pereira, com apenas 15 anos, veio à nossa escola apresentar os seus livros e falar com os alunos do 2.º ciclo. Ficámos a saber como funciona o seu processo de escrita, como a leitura é importante[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL