No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de conhecerem o ciclo do Pão.

A visita a estes equipamentos do Parque do Rio Ul, bem como a recriação do ciclo do pão, permitiu aos alunos constatar que as mós se movimentam através da força da água do rio Ul, moendo os grãos de milho e transformando-os em farinha com a qual, aliás, foram desafiados a fazer uma típica broa de milho. Sem dúvida, uma experiência enriquecedora que ficará, certamente, na memória dos diferentes elementos dos grupos/turmas.

 

GlobalPao

Os alunos da Escola Básica de Fundo de Vila aderiram ao projeto "A Natureza é a Melhor Sala de Aula" (NSA), uma colaboração entre o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto e o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa.

Na Natureza, as crianças têm a oportunidade de aprender a partir do ambiente natural, em especial dos espaços verdes da escola e arredores, através de atividades como cuidar da horta, semear, identificar diferentes plantas, desenhar no chão e muitas outras brincadeiras, explorando o que a natureza tem a oferecer.

Porque o compromisso com a paz é mais urgente do que nunca, no Jardim de Infância do Parque, a partir de histórias, abordámos a temática «Aprender para uma paz duradoura», escolhida para este ano de 2024.

Em “Orelhas de Borboleta”, de Luísa Aguilar, a Mara transformou em positivo aquilo que para os outros era motivo de gozo… porque devemos valorizar as características que nos diferenciam dos outros para nos distinguirem como seres especiais e únicos.

Os chuviscos adivinhavam-se no horizonte, a convidar-nos para novas brincadeiras, no aconchego do seu manto de água. E lá fomos nós, os alunos da sala 3, da Escola Básica do Parque, imbuídos em sentimentos de alegria.

Calçámos as galochas, vestimos as capas de chuva e aproveitámos a oportunidade! Sentimos, saboreámos experiências novas, integradas numa efusão de alegria, liberdade e bem-estar!

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL