O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite juntou-se à corrente solidária que se vai formando, no combate ao COVID-19, através da impressão de equipamento auxiliar de proteção para os profissionais de saúde. Para o efeito, estão a ser utilizadas as impressoras 3D, existentes no Agrupamento. Trata-se de uma pequena peça, que tenta evitar o incómodo que os elásticos das máscaras provocam nas orelhas. O trabalho está a ser coordenado pelo professor Marco Vasconcelos e conta com a colaboração dos docentes de Eletrónica.

 

Uma equipa de dois alunos de Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite participou, com assinalável êxito, no Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Setúbal 2020, que decorreu em Setúbal, entre 9 e 14 de fevereiro. Os alunos Nuno Castro e Gonçalo Oliveira, ambos co Curso de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos (12ºC) concorreram nas categorias “APPS Dispositivos Móveis” e “APPS Informáticas Empresariais”, respetivamente, tendo o primeiro deles alcançado a Medalha de Bronze e, o segundo, um Certificado de Excelência. De notar que, na sua categoria, estes alunos competiram com concorrentes a frequentar formação superior (CET e CESP), sendo os únicos que ainda estão a frequentar o 12º ano. A prova do Nuno consistia em criar uma aplicação móvel (em Android) para marcação de refeições e a prova do Gonçalo uma aplicação para a gestão do Wordskills.

Entre os dias vinte e vinte e cinco de outubro, quatro alunos e dois professores da nossa escolaviajaram até à República Checa, graças ao projeto Erasmus+ “Girls with Boys are Programming in Europe”. O principal objetivo deste projeto é não só envolver mais as raparigas na área da informática e da programação, como também aumentar o nível de competências no campo das Tecnologias, que ajudam a aumentar as qualificações profissionais. A delegação serafina era composta pelos alunos Marisa Alves, Sofia Paiva, Jorge Correia e Pedro Duarte, acompanhados pelos professores João Paulo Barros e António Ferreira.

Somos um grupo de 3 alunos do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), edição 2015’18, Daniel Moreira, Diogo Sousa e o Filipe Silva, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, que num dia de chuva, teve a brilhante ideia de criar uma máquina para aluguer/venda de guarda-chuvas.

Realizou-se em Split, Croácia, a IV edição do concurso de Tecnologias de Informação e Comunicação, integrado no projeto “ERASMUS+”, para o qual foram selecionados os alunos André Silva, Beatriz Rodrigues, Gustavo Martins e Tiago Pinto, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, acompanhados pelos professores Elisabete dos Inocentes e João Barros.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira, recebeu e aceitou o convite para representar Portugal no concurso internacional de programação e robótica FIRST Global, promovido pela International FIRST Committee Association (IFCA) e que decorrerá no Constitution Hall em Washington, D. C., de 16 a 18 de julho de 2017, contando com a presença de mais de 160 países. A participação europeia comporta 40 países dos quais 27 Estados-Membros da UE. Com concorrentes tão diversos que vão desde uma equipe feminina muçulmana e cristã da Jordânia, até uma equipe rural das Honduras, cujos membros atravessam diariamente uma montanha para frequentar a escola, o FIRST Global receberá uma equipa de cada um dos 160 países, incluindo Portugal.

O projeto “KeyLess” é um culminar do trabalho desenvolvido pelos alunos, João Lopes, Joel Martinho e Levi Mota, todos alunos do curso profissional de Eletrónica Automação e Comando – 11ºG. Este projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo na disciplina de sistemas digitais, abrangendo as aprendizagens dos conteúdos programáticos de três módulos correlacionados com microcontroladores.