Sessenta e sete alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, do oitavo ao décimo ano, participaram no “Bebras - Castor Informático” promovido pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Registe-se que o primeiro classificado a nível nacional, na categoria Juniores, foi o aluno Marcelo Pinho, do 10ºC.

A 14ª Mostra Nacional de Ciência Virtual realizou-se nos dias 26 e 27 de novembro, em formato online. A partir do ambiente virtual de um átrio, os visitantes eram convidados a consultar o programa, a entrar no Auditório, no Centro de Exposições ou no bar, onde havia uma sala de chat. Entretanto, chegou-nos a notícia de que a SandSpace tinha ganho mais um prémio e representará Portugal no maior concurso do mundo, a realizar em maio, nos Estados Unidos.

Decorreu hoje, no auditório da fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a cerimónia de entrega de prémios da 6ª edição do concurso APSS For Good, a que era concorrente a aplicação SandSpace, elaborada pelos alunos Bruno Dylan e Diogo Resende (12ºC-2019/20), trabalhando sob a orientação da professora Fátima Pais. A aplicação destina-se a monitorizar a afluência às praias, em tempo de pandemia, e já fora contemplada com o Prémio do PÚBLICO, «The People's Choice Award», na competição do @Apps for Good do Reino Unido.

Comunicado da CDI - Portugal

QUE ORGULHO Nuno, Diogo, Bruno, Jorge e professora Fátima Pais da Escola Secundária Serafim Leite!! A SandSpace foi a grande equipa de alunos portuguesa VENCEDORA do Prémio do PÚBLICO em «The People's Choice Award» da competição do @Apps for Good UK!! Muitos, muitos, muitos parabéns!!!


CDI Portugal
Organização não governamental (ONG)

(Para ver o vídeo de agradecimento dos nossos vitoriosos serafinos, clique em "continuar".)

Este ano o Apps for Good UK abriu a sua competição a todas as equipas de alunos que estão a participar no programa. E não é que a nossa equipa SandSpace é FINALISTA?
A SandSpace permite aos utilizadores serem ativos na criação de conteúdos, recolhendo as suas perceções sobre o nível de ocupação de uma praia. Inicialmente, a aplicação leva o utilizador a um mapa, onde pode ver pontos que, com base num sistema de cores de semáforo, indicam os níveis de ocupação em toda a linha costeira definidos por outros utilizadores nas últimas 2 horas. (Para votar, clique em "continuar".)

Mais de dois mil dowloads já realizados.

Desde que foi noticiada a sua criação, a SandSpace, aplicação destinada a promover a utilização segura das nossas praias, criada por alunos de Programação da nossa escola, ainda não deixou de ser alvo de notícias, reportagens e entrevistas. Pode dizer-se que tem sido um sucesso mediático de grande alcance. Para quem quiser viajar pelas notícias e reportagens entretanto publicadas, junto deixamos as respetivas ligações.

O site “Desigualdade Social na Europa "  já está ativo. Foi construído por alunos de anos e cursos diferentes, num processo coordenado pelas professoras Fátima Pais e Elisabete dos Inocentes. Segundo as coordenadoras, “foi uma agradável surpresa! Após muito trabalho, persistência e empenho, já temos o site pronto. Os alunos nunca tinham falado antes - nem se conhecem - mas trabalharam como uma verdadeira equipa profissional. Em nome da equipa um agradecimento muito especial a todos os docentes do grupo de inglês, aos professores do 1º ciclo e as educadoras!"

 

Um grupo de alunos do curso técnico de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro, coordenados pela professora Fátima Pais, desenvolveu uma aplicação com o nome “SandSpace”, que visa a recolha da perceção dos utilizadores, quanto à frequência das praias e a sua disponibilização ao público em geral.

Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, integrados no “Clube de Programação e Robótica", do 10º e do 11º anos do curso de Eletrónica Automação e Comando, concorreram ao Programa "AstroPi", com dois projetos. O primeiro visa avaliar as zonas verdes da superfície terrestre; o segundo procura fazer um estudo da alteração do campo magnético.

Por: Marco Vasconcelos
 
Depois de muito tempo a produzir viseiras, seria suposto que o volume de pedidos estivesse a diminuir! Mas na realidade a lista de espera continua longa.
Já foram doadas, com a colaboração de muitas pessoas, mais de 400 viseiras. A lista de espera está muito próxima da centena.
Vamos continuar a trabalhar para ajudar todos os que precisam de cuidar da protecção individual. 
Fiquem bem. Fiquem em Casa.
 

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Ulisses na campanha Miúdos a Votos

    Mar 2, 2021

    Ulisses na campanha Miúdos a Votos O Bruno, o Leandro e a Leonor, do 8.ºC, estão a fazer campanha pelo livro “Ulisses” de Maria Alberta Meneres. Para estes alunos, “Ulisses” é o livro mais fixe! Se concordas com eles, vota em “Ulisses” de Maria Alberta Menéres!

    Read more...
  • Vota A Lua de Joana – Miúdos a Votos

    Feb 25, 2021

    Vota A Lua de Joana – Miúdos a Votos A campanha do Miúdos a Votos continua! A Maria Gomes e a Ana Matos, do 8.ºC, fazem campanha pelo livro “A Lua de Joana” de Maria Teresa Maia Gonzalez. Os cartazes já andam a circular! A Maria e a Ana[…]

    Read more...
  • Vote no concurso “Poster D-Noses”

    Feb 25, 2021

    D-Noses é um projeto internacional que visa contribuir para que sejam encontradas soluções para o problema da poluição provocada por odores. Os nossos alunos elaboraram cartazes para este concurso que estão agora a votação. Para votar nas propostas em concurso[…]

    Read more...
  • Campanha Miúdos a Votos

    Feb 23, 2021

    Campanha Miúdos a Votos Começou a campanha de apoio aos candidatos para a votação nos livros mais fixes! O primeiro candidato – “Harry Potter e o Cálice de Fogo” de J.K. Rowling já tem a campanha no ar!A Inês Costa e a Sara Bilhoto,[…]

    Read more...
  • Dia Internacional da Língua Materna

    Feb 22, 2021

    Dia Internacional da Língua Materna Hoje comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna. O tema deste ano é “Fomentar o multilinguismo para a inclusão na educação e na sociedade”. “Através deste dia, pretende-se sublinhar a importância e as vantagens da diversidade cultural e linguística em[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • O estado das obras: 5 de março de 2021, 13.32.

    Mar 5, 2021

    https://onedrive.live.com/?cid=59F0C5A02C11956D&id=59F0C5A02C11956D%21126987&parId=59F0C5A02C11956D%214539&o=OneUp É certo que isto não faz parte da história. Mas vai fazer e é desde já.

    Read more...
  • Algumas panorâmicas

    Mar 5, 2021

    Algumas panorâmicas Com jpeg, apenas, por incapacidade de receção, e ineficiente correção ortogonal por demérito do operador de photophop.

    Read more...
  • Parlamento dos jovens: a República

    Mar 5, 2021

    Parlamento dos jovens: a República Primeiro ano de participação no projeto nacional «Parlamento dos Jovens», sob a coordenação de Dina Sarabando e Lúcia Sousa, coroado de glórias, ao nível dos Ensinos Básico e Secundário… – Vitória do Agrupamento na Sessão Distrital, ocupando o pódio das[…]

    Read more...
  • Parlamento dos Jovens: historial

    Mar 5, 2021

    Parlamento dos Jovens: historial Muito por iniciativa e demanda da professora Dina Sarabando, o parlamento dos jovens tem mobilizado inúmeros alunos ao longo dos tempos. Vamos deixar essa recordação em registo do blog. Não podemos deixar de agradecer à professora Dina a cedência destes[…]

    Read more...
  • “VIVÁSOBRAS!”

    Mar 3, 2021

    Margarida Negrais de Matos  Ano lectivo 2007/08 A todos os que lerem, e aos outros também: Muito, mas muito, agradecemos a colaboração da professora Margarida com esta crónica… e as seguintes. Que sirva, também, para incentivo a que outros deem[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 22 visitantes e 0 membros em linha