Diário de bordo

Entre os dias 9 a 16 de novembro de 2019, um grupo de seis alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite permaneceu na Hungria, para participar no Projeto Eramus+ “ It´s logical, Dear Math!” , um projeto de parceria com duração de três anos (setembro de 2017 - agosto de 2020) que visa desenvolver o pensamento matemático e lógico, usando atividades inovadoras e estratégias de gamificação.

Entre os dias vinte e vinte e cinco de outubro, quatro alunos e dois professores da nossa escolaviajaram até à República Checa, graças ao projeto Erasmus+ “Girls with Boys are Programming in Europe”. O principal objetivo deste projeto é não só envolver mais as raparigas na área da informática e da programação, como também aumentar o nível de competências no campo das Tecnologias, que ajudam a aumentar as qualificações profissionais. A delegação serafina era composta pelos alunos Marisa Alves, Sofia Paiva, Jorge Correia e Pedro Duarte, acompanhados pelos professores João Paulo Barros e António Ferreira.

Somos um grupo de 3 alunos do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), edição 2015’18, Daniel Moreira, Diogo Sousa e o Filipe Silva, da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, que num dia de chuva, teve a brilhante ideia de criar uma máquina para aluguer/venda de guarda-chuvas.

Realizou-se em Split, Croácia, a IV edição do concurso de Tecnologias de Informação e Comunicação, integrado no projeto “ERASMUS+”, para o qual foram selecionados os alunos André Silva, Beatriz Rodrigues, Gustavo Martins e Tiago Pinto, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, acompanhados pelos professores Elisabete dos Inocentes e João Barros.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, de S. João da Madeira, recebeu e aceitou o convite para representar Portugal no concurso internacional de programação e robótica FIRST Global, promovido pela International FIRST Committee Association (IFCA) e que decorrerá no Constitution Hall em Washington, D. C., de 16 a 18 de julho de 2017, contando com a presença de mais de 160 países. A participação europeia comporta 40 países dos quais 27 Estados-Membros da UE. Com concorrentes tão diversos que vão desde uma equipe feminina muçulmana e cristã da Jordânia, até uma equipe rural das Honduras, cujos membros atravessam diariamente uma montanha para frequentar a escola, o FIRST Global receberá uma equipa de cada um dos 160 países, incluindo Portugal.

O projeto “KeyLess” é um culminar do trabalho desenvolvido pelos alunos, João Lopes, Joel Martinho e Levi Mota, todos alunos do curso profissional de Eletrónica Automação e Comando – 11ºG. Este projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo na disciplina de sistemas digitais, abrangendo as aprendizagens dos conteúdos programáticos de três módulos correlacionados com microcontroladores.

O aluno Eduardo Fernandes, que frequentou a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, onde concluiu o Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, foi um dos vencedores do concurso nacional "Prova 10", promovido pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP),