O Bebras - Castor Informático é uma iniciativa internacional (envolve mais de 50 países de todo o Mundo) para promover e introduzir a informática e o pensamento computacional para estudantes de todas as idades. Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas que são divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver.

O aluno João Diogo Monteiro, do 12º ano de Ciências e Tecnologia na EBS Dr. Serafim Leite, foi o grande vencedor do concurso nacional Sitestar.pt, com o site “JoaoDiogo Fotos EXPLORA O MEU MUNDO”, onde publica os seus trabalhos fotográficos, boa parte deles focados em temas locais e regionais (Parque do Rio Ul e fauna e flora da região). Além deste prémio, foi ainda atribuída uma menção honrosa ao site “A Troupe - Equipa Troupe” centrado na atividade do grupo de teatro homónimo e criado pelos alunos Tiago Anjos, Gonçalo Oliveira e Pedro Oliveira.

Mais uma vez, a Escola Secundária Dr. Serafim Leite estará representada no projecto AstroPI, organizado pela NASA, em conjunto com a ESA, e que consiste em correr um programa a bordo da Estação Espacial Internacional. O projeto tem como responsável o Prof. Eduardo Ramalhadeiro e foi desenvolvido pelos alunos Daniel Pereira e Diogo Oliveira do 11º E, do curso de Eletrónica, Automação e Comando que pretendem, assim, medir a variação do campo eletromagnético terrestre, de uma forma geral e, ainda, medir os valores do campo referentes à passagem da ISS pela "Anomalia do Atlântico Sul". O programa correu durante duas órbitas terrestres.

O projeto Smartcar, desenvolvido por Bruno Ferreira e Jorge Correia, do Curso Profissional de Sistemas Informáticos (TGPSI) da EB/S Dr. Serafim Leite, realizado no âmbito da Prova de Aptidão Profissional do ano letivo transato, obteve o primeiro lugar no Festival Nacional de Robótica, na categoria Freebots. Este projeto já tinha obtido o 1º lugar no Concurso Nacional PAPTICe, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática.

Sessenta e sete alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, do oitavo ao décimo ano, participaram no “Bebras - Castor Informático” promovido pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Registe-se que o primeiro classificado a nível nacional, na categoria Juniores, foi o aluno Marcelo Pinho, do 10ºC.

A 14ª Mostra Nacional de Ciência Virtual realizou-se nos dias 26 e 27 de novembro, em formato online. A partir do ambiente virtual de um átrio, os visitantes eram convidados a consultar o programa, a entrar no Auditório, no Centro de Exposições ou no bar, onde havia uma sala de chat. Entretanto, chegou-nos a notícia de que a SandSpace tinha ganho mais um prémio e representará Portugal no maior concurso do mundo, a realizar em maio, nos Estados Unidos.

Decorreu hoje, no auditório da fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a cerimónia de entrega de prémios da 6ª edição do concurso APSS For Good, a que era concorrente a aplicação SandSpace, elaborada pelos alunos Bruno Dylan e Diogo Resende (12ºC-2019/20), trabalhando sob a orientação da professora Fátima Pais. A aplicação destina-se a monitorizar a afluência às praias, em tempo de pandemia, e já fora contemplada com o Prémio do PÚBLICO, «The People's Choice Award», na competição do @Apps for Good do Reino Unido.

Comunicado da CDI - Portugal

QUE ORGULHO Nuno, Diogo, Bruno, Jorge e professora Fátima Pais da Escola Secundária Serafim Leite!! A SandSpace foi a grande equipa de alunos portuguesa VENCEDORA do Prémio do PÚBLICO em «The People's Choice Award» da competição do @Apps for Good UK!! Muitos, muitos, muitos parabéns!!!


CDI Portugal
Organização não governamental (ONG)

(Para ver o vídeo de agradecimento dos nossos vitoriosos serafinos, clique em "continuar".)

Este ano o Apps for Good UK abriu a sua competição a todas as equipas de alunos que estão a participar no programa. E não é que a nossa equipa SandSpace é FINALISTA?
A SandSpace permite aos utilizadores serem ativos na criação de conteúdos, recolhendo as suas perceções sobre o nível de ocupação de uma praia. Inicialmente, a aplicação leva o utilizador a um mapa, onde pode ver pontos que, com base num sistema de cores de semáforo, indicam os níveis de ocupação em toda a linha costeira definidos por outros utilizadores nas últimas 2 horas. (Para votar, clique em "continuar".)

Mais de dois mil dowloads já realizados.

Desde que foi noticiada a sua criação, a SandSpace, aplicação destinada a promover a utilização segura das nossas praias, criada por alunos de Programação da nossa escola, ainda não deixou de ser alvo de notícias, reportagens e entrevistas. Pode dizer-se que tem sido um sucesso mediático de grande alcance. Para quem quiser viajar pelas notícias e reportagens entretanto publicadas, junto deixamos as respetivas ligações.

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Ler em Família

    Jul 2, 2022

    Ler em Família No AESL lemos em família. Eis uma pequena mostra desta leitura de famílias fantásticas e de leitores a tempo inteiro. Ler é espetacular ! Ler em família é simplesmente MARAVILHOSO!!!

  • O Fogo de Prometeu

    Jul 2, 2022

    O Fogo de Prometeu Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/fogodeprometeu2022.html

  • Ler + Mar

    Jul 2, 2022

    Ler + Mar Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaismar2022.html

  • Ler + Espaço

    Jun 30, 2022

    Ler + Espaço Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaisespaco2022.html

  • Terra Mater

    Jun 30, 2022

    Terra Mater Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaisciencia_terramaterr.html

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL