Sessenta e sete alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, do oitavo ao décimo ano, participaram no “Bebras - Castor Informático” promovido pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Registe-se que o primeiro classificado a nível nacional, na categoria Juniores, foi o aluno Marcelo Pinho, do 10ºC.


O “Bebras - Castor Informático” é uma iniciativa internacional para promover e introduzir a informática e o pensamento computacional em estudantes de todas as idades. Foi desenhado para motivar estudantes de todo o mundo, sem necessidade de experiência prévia. É organizado em mais de 50 países e, no ano passado, participaram mais de 2,5 milhões de estudantes de todo o mundo! O concurso foi iniciado em 2004 pela Profª Valentina Dagien, da Universidade de Vilnius, na Lituânia. O seu nome foi adotado a partir da palavra "bebras", que significa "castor" em lituano. A comunidade internacional adotou esse nome, porque os castores procuram a perfeição e são conhecidos por serem muito trabalhadores e inteligentes.


Portugal juntou-se recentemente de forma oficial a esta iniciativa, numa organização do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, juntamente com a TreeTree2. Depois de uma primeira edição, ainda algo experimental, em 2019, este ano realizou-se uma segunda edição a nível nacional, aberta a todas as escolas interessadas. Na segunda semana de novembro, a semana internacional do Bebras, escolas de todo país apresentaram o desafio aos seus alunos.


Segundo a coordenadora da Equipa “Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento”, professora Fátima Pais, a participação foi muito positiva. Além do primeiro lugar do Marcelo Pinho, e entre os 4609 concorrentes do escalão Cadetes (7ºano e 8ºano) destacou-se a aluna Maria Santos, que conseguiu classificar-se no grupo de 1% de mais bem classificados. As turmas envolvidas foram o 8ºD, 10ºC, 10ºB, 10º E, 11ºC, 12ºA e12ºD, orientadas pelos professores Eduarda Peixoto, Manuel António, António Ferreira e João Paulo Barros. Parabéns a todos os que participaram!

bebras

 

bebras sala

 

bebras sala1

 

bebras sala2

 

Os resultados da Serafim Leite

bebras tabela


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL