A 14ª Mostra Nacional de Ciência Virtual realizou-se nos dias 26 e 27 de novembro, em formato online. A partir do ambiente virtual de um átrio, os visitantes eram convidados a consultar o programa, a entrar no Auditório, no Centro de Exposições ou no bar, onde havia uma sala de chat. Entretanto, chegou-nos a notícia de que a SandSpace tinha ganho mais um prémio e representará Portugal no maior concurso do mundo, a realizar em maio, nos Estados Unidos.
No Centro de Exposições podem ser visitados os stands de projetos científicos de áreas como a Bioeconomia, a Biologia, as Ciências do Ambiente, as Ciências Sociais, a Economia, as Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, a Matemática e a Química. Nos stands do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, secção de Informática e Ciências da Computação podem visitar-se os projetos SandSpace (64), SmartBracelets(66), SmartHouse (68) e SmartCar (70). Também está a concurso o projeto de uma aluna do 12.º A, que pediu transferência para a nossa escola. Trata-se de um projeto da área da Biologia – "Efeitos das radiofrequências na reprodução de Arabidopsis Thaliana" (63), apresentado pela Escola Secundária de Arouca.
No dia 27 foram divulgados os vencedores, entre os quais se encontra a nossa SandSpace, conforme nos informa a professora Fátima Pais, coordenadora da delegação, "a SandSpace teve mais um prémio! Desta vez, conquistou o 2º lugar nos Concurso Jovens Cientistas! Grande evento! Obrigado especial à Susana Chaves e à Fundação da Juventude por esta iniciativa da mais elevada qualidade! Além do prémio, o orgulho de representar Portugal no maior concurso do Mundo a realizar nos EUA em maio!
OS PRÉMIOS
1º Prémio - Projeto “ATMOS”, da autoria de Klára Sofia Varga, Sara Ribeiro Couto e João Carlos Pereira Carvalho orientado por Rita Rocha, professora no Colégio Luso-Francês, Porto. O prémio tem um valor monetário de 1250€.
2º Prémio: "SandSpace", desenvolvido pelos estudantes Bruno Ferreira, Nuno Castro e Jorge Correia, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, orientados pela professora Fátima Pais.
3º Prémio: "Desenvolvimento de um Sistema Integrado de Deteção e Alerta de Radiações Ionizantes", realizado por estudantes da Escola Secundária Dona Maria II, em Braga.
4º prémio: “Comparação de Métodos de Análise de Ondas Gravitacionais - LIGO vs. ROOT”, também realizado por estudantes da Escola Secundária Dona Maria II, em Braga.
5º Prémio - Projeto "Radio Watching", realizado por um conjunto de estudantes do Agrupamento de Escolas Clara de Resende, no Porto.