No passado dia 3 de julho, concluíram-se as mobilidades do projeto Erasmus+, no setor do Ensino e Formação Profissional (n.º 2023-1-PT01-KA121-VET-000125926), com o regresso dos alunos que realizaram estágios de longa duração (3 meses) em Sófia, Bulgária. Gabriel Pinho e Wedson Gonçalves, alunos das áreas técnicas de Informática e Design e Comunicação Gráfica, respetivamente, partilharam as suas experiências enriquecedoras:

Gabriel Pinho:

"Durante os meses de abril, maio e junho, estagiei na Bulgária, uma experiência marcante tanto ao nível pessoal como profissional. Viver num país diferente expôs-me a uma cultura diversa e a novos desafios, como a barreira linguística e a adaptação ao estilo de vida local. Estes desafios forçaram-me a ser mais independente e a melhorar as minhas competências de gestão do tempo e resolução de problemas. Para mim, o mais importante foi como o estágio melhorou a minha capacidade de comunicação, principalmente, devido à interação com pessoas de diferentes nacionalidades. Além disso, adquiri conhecimento técnico valioso e experiência prática num ambiente profissional, estabelecendo contactos importantes para futuras oportunidades. Posso afirmar que foi uma experiência transformadora, que mudou a minha visão sobre a vida e o trabalho, aumentando a minha confiança e a forma como estou preparado para novos desafios."

No passado dia 24 de abril, as turmas dos 11.º anos, dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, organizaram uma visita de estudo queirosiana.

A primeira paragem deu-se na Vila de Baião, onde se encontra a estátua de Eça de Queirós, de Emília Lopes, inaugurada em novembro de 2017, na Praça junto ao Bairro Francisco Sá Carneiro.

Seguidamente, todos rumaram à Casa de Lodeiro, a Casa de Fanny Owen, personalidade camiliana que inspirou o livro de Agustina Bessa-Luís e o filme “Francisca”, do realizador Manoel de Oliveira.

A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia, consistindo a mesma não só numa troca de mensagens (em língua inglesa), como também numa troca de saberes e criatividade. No final do primeiro semestre, os alunos do nosso 11.º B estiveram a criar postais originais para serem enviados, juntamente com umas prendas de origem nacional, por correio, à escola da Tanzânia. Tratando-se de “snail mail”, a encomenda demorou a chegar, mas, quando atingiu o seu destino, a reação foi “explosiva”, uma vez que se trata de uma cultura e de uma vivência muito diferente da nossa.

O projeto “Juntos pelos animais”, realizado pela turma do 10.° D, consiste em adquirir bens, tais como comida, mantas e roupas que as pessoas já não usem, para dar ao abrigo de animais ANI de São João da Madeira. O objetivo do projeto é, assim, dar aos animais as melhores condições no abrigo. 

Os alunos de Artes começaram por desenhar gatos e cães para que, mais tarde, esses desenhos fossem colocados em cartazes e calendários. Posteriormente, iniciaram a divisão de tarefas. 

As turmas dos 10.º E e 11,º F, dos cursos profissionais de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e de Eletrónica, Automação e Comando, realizaram, no dia 25 de janeiro, uma visita de estudo com destino ao Planetário e à empresa de desenvolvimento de software -«Mindera», no Porto.

Na Escola Secundária Serafim Leite, um grupo de alunos do 11.ºF decidiu espalhar a alegria natalícia, de uma maneira única e criativa, apresentando uma coroa de Natal original e sustentável, totalmente confecionada a partir de CD em fim de vida.

Este trabalho foi uma sugestão de todos os alunos da turma, partindo do aproveitamento de CD e de cápsulas de café que, à partida, iriam para o lixo. Por outro lado, decidiram associar esta ideia à época natalícia e, assim, nasceu este projeto que contou com a confeção de coroas com esses materiais.

O transato dia 4 de janeiro foi um dia especial e uma excelente forma de se iniciar o novo ano civil, para os alunos do Ensino Profissional do AESL, uma vez que foi marcado pela visita ao Palácio Nacional de Mafra, um monumento tão ilustre do nosso país e do mundo, tendo havido, ainda, a oportunidade de se assisistir à adaptação teatral do romance “Memorial do Convento”, de José Saramago, dramatizado pela companhia “Éter”.

No dia 16 de janeiro, a turma do 12.ºB realizou uma visita de estudo ao Museu de Serralves e à Casa da Música.

Em Serralves, fomos bem recebidos por membros do Serviço Educativo e procedemos, inicialmente, à análise da excelente arquitetura da autoria do arquiteto Siza Vieira. Visitámos três exposições distintas, com temáticas diversas, incluindo artistas internacionais e os seus diferentes meios de expressão, tais como fotografia, escultura e instalações de grande dimensão, entre outros.

No passado dia onze de janeiro, os estudantes da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, dos 11.º anos, dos Cursos Profissionais, embarcaram numa jornada fascinante, a fim de descobrirem os segredos da vida e da história de Camilo Castelo Branco, um dos maiores escritores portugueses do século XIX. A visita de estudo, realizada no coração do Porto, proporcionou aos alunos uma experiência única de imersão na época e na obra do autor.

A visita teve início com uma palestra na escola, dinamizada por um representante da editora “Opera Omnia”, e, em seguida, rumaram à prisão onde Camilo e Ana Plácido estiveram presos e onde foi escrita a obra «Amor de Perdição». Puderam, assim, apreciar uma vista incrível a partir do miradouro da Bataria Vitória e passearam no Largo Amor de Perdição. No final da manhã, almoçaram no shopping Alameda.

Atualmente, os jovens passam por uma panóplia de pensamentos e de comportamentos que pode afetar gravemente a saúde mental.

Com efeito, o uso abusivo e contínuo das redes sociais pode desenvolver obsessões ligadas a padrões de imagem e de vida perfeitas. Distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia, bem como a automutilação, a depressão e a tendência suicida podem deixar marcas profundas e, muitas vezes, irreversíveis.

Acresce, ainda, referir que o desenvolvimento e a implementação da inteligência artificial na sociedade moderna, além das vantagens sobejamente conhecidas, pode estimular a preguiça mental, reduzir a capacidade de raciocínio e colocar limitações à competência comunicativa, colocando, assim, em causa a autonomia e a criatividade do ser humano em diferentes contextos.

Julgar sem conhecer vai do amanhecer até ao anoitecer. Infelizmente, esta é uma forma de preconceito que nos persegue desde os primórdios da Humanidade. Ninguém nasce preconceituoso, mas pode tornar-se dependendo dos valores incutidos no decorrer da vida.

Aceitar pessoas, independentemente da religião, da etnia, da filosofia de vida e da orientação sexual, exige de cada um de nós respeito, compreensão e tolerância. Na verdade, o sangue que corre nas veias de todos os seres humanos tem a mesma cor, mas não define quem somos. Essa tarefa fica para o caráter que determina a índole de uma pessoa, ao longo do seu percurso de vida.

A Síria é um país árabe que fica no Médio Oriente, na Ásia. A capital, Damasco, é a primeira capital e a mais antiga do mundo, desde há 11 mil anos e conta com a cidade mais antiga no mundo, Aleppo.

Ossíriosforamosprimeirosainventaraescritae acriaroalfabetougarítico,oprimeiro do mundo. Foram os sírios que descobriram os metais valiosos, especialmente o cobre, e que os utilizaram.

 
 
 

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