Na Escola Secundária Serafim Leite, um grupo de alunos do 11.ºF decidiu espalhar a alegria natalícia, de uma maneira única e criativa, apresentando uma coroa de Natal original e sustentável, totalmente confecionada a partir de CD em fim de vida.

Este trabalho foi uma sugestão de todos os alunos da turma, partindo do aproveitamento de CD e de cápsulas de café que, à partida, iriam para o lixo. Por outro lado, decidiram associar esta ideia à época natalícia e, assim, nasceu este projeto que contou com a confeção de coroas com esses materiais.

 

1

Nesse sentido, a Diretora de Turma entregou 6 CD e 6 cápsulas a cada aluno e os alunos colaram, decoraram e expuseram os trabalhos na parede em frente à reprografia.

Na aula de Área de Integração, no âmbito do DAC, com a ajuda da professora Clara Alves, os alunos planificaram o trabalho, tendo em conta as sugestões dos vários alunos. Já na aula de Inglês, com a ajuda da professora Alexandra Ribeiro, os alunos procuraram palavras em Inglês sobre o meio ambiente.

2

Para além de desenvolverem competências de trabalho colaborativo e interdisciplinar, a turma do 11.ºF espera, com esta iniciativa, não apenas decorar a escola, mas também inspirar outros a considerar alternativas sustentáveis na celebração de festas futuras. A coroa de Natal feita com CD não é apenas uma peça decorativa, é, também, um lembrete brilhante do poder da criatividade aliada à responsabilidade ambiental, integrando o tema “Eu e os Outros”, neste trabalho, de modo a permitir a reflexão das pessoas sobre o seu planeta.

Os alunos envolvidos neste trabalho foram: Afonso Oliveira, David Araújo, Diogo Monte, Enzo Sena, Francisco Pinho, Guilherme Anacleto, Henrique Pereira, João Sousa, João Costa, João Filipe, José Resende, Lucas Figueiredo, Miguel Macedo, Muhammad Yusuf e Simão Portugal.

Simão Portugal e João Sousa

3


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL