No mês de junho de 2021, alguns alunos do 5º A e 5º C, nomeadamente, Tomás Silva, Martim Oliveira, Íris Vieira, Carina Pinho, Ana Magalhães, Letícia Pinho, Mariana Oliveira, Armando Carvalho, Tiago Silva e Soraia Luís, na sequência da apresentação do livro O Pinóquio é imortal, participaram num Concurso, «Construção de um Pinóquio», organizado pela Biblioteca do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em parceria com as Docentes de Português e os de Educação Especial. Foram entregues Pinóquios peculiares, construídos com materiais da mais variada natureza.
O vencedor do Concurso foi o aluno Armando Carvalho, do 5º A.
Foi mais uma oportunidade para desenvolver a imaginação e a criatividade dos discentes e relembrar a obra de Carlo Collodi.

Foto em "continuar"

No dia 31 de maio, as turmas A e C do 5.º ano de escolaridade estiveram, via Google Meet, com o escritor António José Martins e exploraram o seu livro “O Pinóquio é Imortal”, iniciativa proposta pela Biblioteca do nosso Agrupamento de Escolas e codinamizada pelas professoras de Português e de Educação Especial. O escritor proporcionou uma viagem virtual ao universo das histórias do Pinóquio, leu excertos do seu livro e apresentou a canção “Tantas Vezes”. Houve também um momento dedicado a algumas perguntas. A mensagem principal sobre a “imortalidade” foi enfatizada durante a apresentação da sua obra. Agradecemos a presença do autor António José Martins no nosso Agrupamento e o facto de nos possibilitar o surgimento de mais um momento de descoberta e de reflexão sobre o mundo literário.

Mais de 46 toneladas de resíduos recicláveis foram recolhidas nas escolas de São João da Madeira no passado ano letivo, no concurso “100% Resíduos. Este projeto continua este ano letivo na nossa escola e nesse sentido, na nossa turma, houve a consciência de que todos nós devemos unir esforços para que a separação de resíduos seja cada vez mais eficaz não só na escola mas também em casa.

Aqui, anda tudo sobre rodas!


Os alunos do 5C e 5D têm estado a construir uns comboios de Natal, nas últimas aulas de Inglês, reutilizando rolhas de cortiça e restos de tecido, papel, cartolinas etc... Connosco, o Natal não conhece desperdícios!

 

No campo de ação do Eco_Escolas e do Projeto Educativo Municipal, os alunos do 5.ºA, 5.ºC, 5.ºD e do 6.ºB e C encontram-se a recolher e a separar algumas tipologias de resíduos sólidos, a saber, tampas de plástico, rolhas de cortiça e caricas de metal, contribuindo, assim, para a sustentabilidade do nosso planeta ("CASA").

A turma 5ºA concluiu  o trabalho resultante do  Domínio de Autonomia Curricular (DAC). A turma escolheu o tema “Todos diferentes, todos iguais”, apresentando várias situações que nos tornam diferentes uns dos outros, mas que não nos podem separar, enquanto seres humanos. Para veres o resultado do nosso trabalho, clica em “continuar”.

 

Quando lemos um livro e depois vemos um filme nele baseado, somos quase sempre surpreendidos porque o filme não corresponde ao que imaginámos. As personagens, os cenários, diferem daqueles que povoaram os nossos pensamentos quando lemos a história.
Da mesma forma, quando alguém descreve uma situação ou um cenário, quem ouve pode ter diferentes interpretações.
Sugiro-te, a propósito disto, uma atividade divertida. Resultado em "continuar".

 

Estamos no mês de junho - mês dos Santos Populares!
Este ano não haverá as típicas festas populares, mas certamente em família não iremos passar sem a bela da sardinhada!
Em Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 5.ºC e 6.ºB foram desafiados a desenhar e decorar uma sardinha.

No passado dia 28 de maio, as turmas B e C , na aula de Educação para a Cidadania, receberam Cláudia Azinheira, representante do despoJÁ-te, um projeto para “deixar o mundo um pouco melhor”. Esta atividade é dinamizada pelos escuteiros do agrupamento 1282 de São João da Madeira.

No passado dia 7 de maio, os alunos das turmas A, B, C e D do 6º ano, realizaram uma visita de Estudo intitulada “ Viajar com a Ciência, preservando o Ambiente”. O itinerário da visita foi ligeiramente alterado, devido às condições climatéricas.
Por volta das 8:30, saímos da escola, em direcção à reserva Natural das Dunas de São Jacinto, onde nos foi feita uma reduzida visita guiada, devido à chuva.

No dia 10 de maio, duas caminheiras do referido Agrupamento, dinamizaram na turma do 5.º C atividades de sensibilização sobre a poluição, nomeadamente dos plásticos.
Iniciaram a sessão com as devidas apresentações e realizaram com os alunos um jogo, baseado na recolha de plástico.
Foi um jogo dinâmico a que os alunos aderiram de forma entusiasta.

Blogue da Biblioteca Escolar

  • A Viagem da Leitura do 3.ºB da EB do Parque

    Jan 21, 2023

    A Viagem da Leitura do 3.ºB da EB do Parque Os alunos do 3.ºB da EB do Parque apresentam os seus projetos individuais de leitura, no âmbito do projeto “Escola a Ler”. Antes de realizarem os seus trabalhos, os alunos foram à biblioteca selecionar o livro que se adequava ao[…]

  • 10 minutos de leitura

    Jan 21, 2023

    10 minutos de leitura O AESL é apoiado pelo projeto Plano Nacional de Leitura – Ler + com o projeto 10 minutos de leitura. Este projeto desenvolve competências de literacia que ficarão para a vida. No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite TODOS leem[…]

  • Projeto de Leitura do 3.ºA da EB do Parque

    Jan 18, 2023

    Projeto de Leitura do 3.ºA da EB do Parque Os alunos do 3.ºA da EB do Parque dinamizaram, durante o 1.º semestre, o seu Projeto de Leitura. A primeira fase decorreu na sala de aula, com a sua professora, onde os alunos realizaram um diagnóstico que os posicionou numa[…]

  • Prémio Boas Práticas Fazer em Rede com “O Sentir do AESL”

    Jan 10, 2023

    Prémio Boas Práticas Fazer em Rede com “O Sentir do AESL” “O Sentir do AESL” recebeu o prémio da RBE –  Fazer em Rede – Boas práticas em 2022-2023. Veja a notícia aqui: https://www.rbe.mec.pt/np4/fazer_em_rede_boas-praticas.html Agora é tempo de arregaçar as mangas e continuar – “Eu construo o futuro” é o desafio deste ano,[…]

  • Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura

    Jan 9, 2023

    Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura Decorreu, na semana passada, a Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura 2022/2023. Dos 294 alunos inscritos, realizaram a prova 272 leitores, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário. Cantina e bibliotecas recheadas de leitores foram um regalo para quem ama[…]

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL