No mês de junho de 2021, alguns alunos do 5º A e 5º C, nomeadamente, Tomás Silva, Martim Oliveira, Íris Vieira, Carina Pinho, Ana Magalhães, Letícia Pinho, Mariana Oliveira, Armando Carvalho, Tiago Silva e Soraia Luís, na sequência da apresentação do livro O Pinóquio é imortal, participaram num Concurso, «Construção de um Pinóquio», organizado pela Biblioteca do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em parceria com as Docentes de Português e os de Educação Especial. Foram entregues Pinóquios peculiares, construídos com materiais da mais variada natureza.
O vencedor do Concurso foi o aluno Armando Carvalho, do 5º A.
Foi mais uma oportunidade para desenvolver a imaginação e a criatividade dos discentes e relembrar a obra de Carlo Collodi.

Foto em "continuar"

No dia 31 de maio, as turmas A e C do 5.º ano de escolaridade estiveram, via Google Meet, com o escritor António José Martins e exploraram o seu livro “O Pinóquio é Imortal”, iniciativa proposta pela Biblioteca do nosso Agrupamento de Escolas e codinamizada pelas professoras de Português e de Educação Especial. O escritor proporcionou uma viagem virtual ao universo das histórias do Pinóquio, leu excertos do seu livro e apresentou a canção “Tantas Vezes”. Houve também um momento dedicado a algumas perguntas. A mensagem principal sobre a “imortalidade” foi enfatizada durante a apresentação da sua obra. Agradecemos a presença do autor António José Martins no nosso Agrupamento e o facto de nos possibilitar o surgimento de mais um momento de descoberta e de reflexão sobre o mundo literário.

Mais de 46 toneladas de resíduos recicláveis foram recolhidas nas escolas de São João da Madeira no passado ano letivo, no concurso “100% Resíduos. Este projeto continua este ano letivo na nossa escola e nesse sentido, na nossa turma, houve a consciência de que todos nós devemos unir esforços para que a separação de resíduos seja cada vez mais eficaz não só na escola mas também em casa.

Aqui, anda tudo sobre rodas!


Os alunos do 5C e 5D têm estado a construir uns comboios de Natal, nas últimas aulas de Inglês, reutilizando rolhas de cortiça e restos de tecido, papel, cartolinas etc... Connosco, o Natal não conhece desperdícios!

 

No campo de ação do Eco_Escolas e do Projeto Educativo Municipal, os alunos do 5.ºA, 5.ºC, 5.ºD e do 6.ºB e C encontram-se a recolher e a separar algumas tipologias de resíduos sólidos, a saber, tampas de plástico, rolhas de cortiça e caricas de metal, contribuindo, assim, para a sustentabilidade do nosso planeta ("CASA").

A turma 5ºA concluiu  o trabalho resultante do  Domínio de Autonomia Curricular (DAC). A turma escolheu o tema “Todos diferentes, todos iguais”, apresentando várias situações que nos tornam diferentes uns dos outros, mas que não nos podem separar, enquanto seres humanos. Para veres o resultado do nosso trabalho, clica em “continuar”.

 

Quando lemos um livro e depois vemos um filme nele baseado, somos quase sempre surpreendidos porque o filme não corresponde ao que imaginámos. As personagens, os cenários, diferem daqueles que povoaram os nossos pensamentos quando lemos a história.
Da mesma forma, quando alguém descreve uma situação ou um cenário, quem ouve pode ter diferentes interpretações.
Sugiro-te, a propósito disto, uma atividade divertida. Resultado em "continuar".

 

Estamos no mês de junho - mês dos Santos Populares!
Este ano não haverá as típicas festas populares, mas certamente em família não iremos passar sem a bela da sardinhada!
Em Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 5.ºC e 6.ºB foram desafiados a desenhar e decorar uma sardinha.

No passado dia 28 de maio, as turmas B e C , na aula de Educação para a Cidadania, receberam Cláudia Azinheira, representante do despoJÁ-te, um projeto para “deixar o mundo um pouco melhor”. Esta atividade é dinamizada pelos escuteiros do agrupamento 1282 de São João da Madeira.

No passado dia 7 de maio, os alunos das turmas A, B, C e D do 6º ano, realizaram uma visita de Estudo intitulada “ Viajar com a Ciência, preservando o Ambiente”. O itinerário da visita foi ligeiramente alterado, devido às condições climatéricas.
Por volta das 8:30, saímos da escola, em direcção à reserva Natural das Dunas de São Jacinto, onde nos foi feita uma reduzida visita guiada, devido à chuva.

No dia 10 de maio, duas caminheiras do referido Agrupamento, dinamizaram na turma do 5.º C atividades de sensibilização sobre a poluição, nomeadamente dos plásticos.
Iniciaram a sessão com as devidas apresentações e realizaram com os alunos um jogo, baseado na recolha de plástico.
Foi um jogo dinâmico a que os alunos aderiram de forma entusiasta.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL