O Dia do Pai foi vivenciado, no Jardim de Infância do Parque, através de histórias, conversas emotivas e animadas em torno de episódios entre pais e filhos, essa figura tão importante na nossa vida. 

        Em diálogo, combinaram-se as lembranças que as crianças desejavam fazer para o pai, tendo-se criado lindos quadros com as fotos dos meninos e um calendário para ajudar na organização da agenda do pai.

        Esta foi, sem dúvida, uma atividade que envolveu, com entusiasmo, as crianças, tendo possibilitado a partilha do trabalho desenvolvido e valorizando-se, desta feira, o papel da família na vida da criança.

No passado dia 4 de fevereiro, a sala 3, do Jardim de Infância da Escola Básica do Parque foi ao centro de saúde, no âmbito do projeto “Centro de Saúde dos Pequeninos “, com o seu peluche/boneco preferido. Assim, fomos recebidos pela enfermeira Mariana que nos apresentou o segurança do centro e a secretária que fornece as informações a todos os utentes. A visita prosseguiu no último andar onde, em conjunto com mais duas enfermeiras, os alunos foram divididos em três grupos. Rotativamente, cada grupo foi à dentista (subimos e descemos na sua cadeira), a um gabinete médico e ao centro de saúde dos pequeninos. Aqui, cada um, junto da secretária, fez a devida inscrição e foi à médica (que auscultou, mediu a tensão, viu os ouvidos e a garganta…) e, no fim, à enfermeira. Mediante o que cada um de nós referia que se passava com o seu boneco, era receitado um remédio diferente, mas a todos tinham de dar muitos miminhos aos seus bonecos. Seguimos para a enfermeira que colocou pensos e forneceu os respetivos remédios. Por fim, de novo na Secretaria, foram colocadas as vinhetas na prescrição. Eis o que disseram duas das crianças: “Gostei de ir ao médico dos pequeninos, porque estive a dar remédio ao meu bebé “; “Gostei mais de dar o xarope, porque a cauda da minha cobra tinha partido. A enfermeira queria pôr gesso, mas não deixei, porque, depois, não conseguiria tirar”. Esta foi uma visita muito interessante e todos ficaram contentes. Os profissionais foram muito simpáticos e, agora, já não há tanto medo de ir ao senhor doutor.

 

 

O brincar é a forma mais completa e saudável da criança se desenvolver e expres

sar. Assim, as crianças exploram e adquirem aprendizagens tanto sobre o mundo que as rodeiam como sobre elas próprias.

O espaço exterior é um local privilegiado para a concretização de atividades através das quais as crianças desenvolvem capacidades relacionadas com a interação social, o contacto e a exploração de materiais naturais.

BRINCAR FAZ BEM!

BRINCAR É ALEGRIA!

BRINCAR É COMUNICAR E PARTILHAR!

É TÃO BOM BRINCAR!…

Sala 2 do Pré-Escolar (Fundo de Vila)

Escola Básica do Parque

No dia 18 de outubro, realizou-se mais uma vez, na Escola Básica do Parque, a feirinha do outono, organizada pela Associação de Pais.

Foram montadas algumas bancadas com produtos típicos da época e delícias gastronómicas fornecidas pelos Encarregados de Educação.

Esta feirinha promoveu a integração da comunidade escolar e reforçou valores de solidariedade e sustentabilidade entre os alunos.

Por isso, um sincero «obrigada» a todos os envolvidos neste pequeno grande evento. Foi uma tarde produtiva e bem animada que trouxe a magia do outono a todos os intervenientes.

Ao longo da Semana da Alimentação, várias foram as atividades desenvolvidas no Jardim de Infância do Parque. Assim, a Sala 3 mimou a história "A lagartinha muito comilona" e apresentou-a aos colegas das salas 1 e 2, juntamente com uma série de adivinhas sobre o tema.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL