Destaque para a Língua Portuguesa 

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite deu continuidade a uma iniciativa criada, no ano letivo anterior, no âmbito da disciplina de Expressa-te (7.º e 8.º anos), que, este ano, foi alargada a Português, no 2.º ciclo, neste caso, aos 5.º e 6.º anos. Trata-se do concurso interno designado “Ortografíadas”. Esta proposta nasceu como resposta ao impacto – nem sempre positivo - das novas tecnologias que, tantas vezes, fazem esquecer a riqueza e o rigor da Língua Portuguesa — da caligrafia à ortografia.

Assim, ao longo de quatro etapas, mais de 300 alunos foram desafiados em provas progressivas e, no final deste percurso, de acordo com os resultados obtidos, foram selecionados os 24 estudantes, em cada ciclo de estudo, 3 por turma, que revelaram um melhor desempenho, tendo, deste modo, conquistado um lugar na Grande Final, que decorreu no dia 11 de junho, no período da tarde, na Biblioteca Escolar.

Ansiosos e motivados, os finalistas enfrentaram três provas exigentes: escrita de palavras difíceis, redação de um ditado e, finalmente, a sempre temida prova de soletração com palavras desafiantes. A cada ronda, os concorrentes demonstraram um domínio surpreendente da língua, até se apurarem os oito melhores para a última e emocionante fase da competição.

O momento alto chegou com a consagração das grandes vencedoras, que se destacaram pela sua precisão, confiança e destreza linguística, conquistando, com mérito, o primeiro lugar: Ana Sousa, no 6.º D, no 2.º ciclo, e Maria Miguel Pimentel, do 7.º A, no 3.º ciclo. Contudo, outros alunos também se sagraram campeões, ocupando os demais lugares do pódio, a saber:

- 2.º ciclo: Leonor Pinho Silva (5.ºA), João Madeira (6.ºB) e Manuel Oliveira (5.ºB), 2.º LUGAR EX-AEQUO;  

- 3.º ciclo:  Matilde Costa (8.ºA), 2.º LUGAR; Davi Lima (7.ºD) e Cauã Poubel (8.ºA), 3.º LUGAR EX-AEQUO.

As “Ortografíadas” revelaram-se, sem dúvida, muito mais do que um concurso: foram, na verdade, uma celebração da língua, uma valorização do saber e um estímulo ao gosto pela escrita correta. 

Parabéns a todos os participantes e professores envolvidos! A Língua Portuguesa agradece — e nós também! Até lá, que nunca nos falte o prazer de bem escrever!

No dia 10 de julho, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi, mais uma vez, palco de um exercício de disseminação de experiências “Erasmus+”, através do evento “Sentir Erasmus+”, que culminou numa manhã de partilhas, na qual imperou a celebração da interculturalidade.

Assim, o Centro Multidisciplinar Interativo acolheu os múltiplos testemunhos, carregados de aprendizagens transformadas em emoção, que nos fizeram viajar por diversos e apelativos mundos, de cujas vivências não se descolaram os olhares atentos de um público (interno e externo) que se deixou contagiar pelas inúmeras aventuras relatadas.

Após o “check-in” habitual, esta sessão de partilha teve o seu início por volta das 9h30, com um momento musical, protagonizado por Duarte Pádua, um ex-aluno do AESL, cujas músicas evocaram sentimentos que brotam aquando destas experiências por outros mundos, como ele tão bem conheceu na primeira pessoa. Seguiu-se o momento de abertura oficial do evento, com as intervenções da Coordenadora do projeto, Diana Pádua, da Diretora do Agrupamento, Helena Resende, e da Vereadora da Educação, Irene Guimarães.

A manhã prosseguiu com uma sequência bastante enriquecedora de apresentações de mobilidades, experiências pedagógicas e testemunhos de professores e alunos que participaram nos diversos projetos europeus, como o “FORA Erasmus” (da alçada da Câmara Municipal), a Acreditação VET (para o Ensino e Formação Profissional), o GIVET-SMART — Parceria de Cooperação e as iniciativas em prol da Educação de Adultos (KAT e Acreditação KA120), a cargo do Centro Qualifica do AESL. Enriqueceram, ainda, esta manhã tão europeia, mais dois projetos de inovação pedagógica: “Sharing to Inspire - Best Practices and Experiences from the CLIL & EU Course” e “Integrating Al in the Classroom with Critical Thinking”.

Mais do que uma sessão (in)formativa, “Sentir Erasmus+” foi um convite a abraçar o mundo, a aprender mais e a reconhecer o papel transformador da educação através de outras línguas, outras culturas e outros saberes.

Na manhã do dia 09 de julho, o pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite reuniu-se para mais um “Dia do Agrupamento”, num ambiente de celebração e de convívio que teve como palco o Centro Multidisciplinar Interativo.

O programa contou com a reposição da peça "Deschapelada", brilhantemente interpretada pelo grupo teatral “Troupe”, que nos fez viajar para os costumes sanjoanenses, em tempos mais remotos, a partir do desaparecimento de um… chapéu. Este espetáculo, que contou com a participação do público, arrancou imensos sorrisos e boas gargalhadas.

Após uma breve pausa, foram entrando, paulatinamente, os inúmeros elementos do grupo “Intermitências”, que nasceu, recentemente, no AESL, revelando um "Portugal à Vista", um verdadeiro mergulho teatral nas tendências veraneantes do povo português. Esta experiência foi um verdadeiro desfile de personagens típicas portuguesas que, todos os anos, enchem as praias nacionais, à qual não faltaram o humor, a crítica social e a expressividade artística.

Deste modo, ambas as atuações revelaram não só o talento e a dedicação de todos os intervenientes, como permitiu um ambiente descontraído e participativo.

No final desta manhã cultural, seguiu-se o tão aguardado almoço - convívio, para regozijo de todos os presentes que encheram a cantina do AESL, neste dia que manteve viva a tradição serafina, num espírito de cooperação, celebração e boa disposição.

Que venha o próximo ano letivo e, com ele, novas oportunidades para reinventar este encontro que foi, mais uma vez, tão especial!

Um prémio de cidadania, novas descobertas e convivência 

A Assembleia Municipal Jovem é um projeto inovador que conta, já, com sete edições repletas de ideias, entusiasmo e espírito cívico. Ao longo dos anos, tem vindo a afirmar-se como uma iniciativa ímpar em S. João da Madeira, envolvendo alunos do 4.º ao 12.º anos das escolas do concelho, com o objetivo de promover a participação ativa, o pensamento crítico e o gosto pela política.

Como recompensa pelo empenho demonstrado nas várias etapas e sessões realizadas, ao longo do ano letivo, os jovens deputados e os seus coordenadores participaram, nos dias 2 e 3 de julho, numa viagem a Lisboa, Peniche, Leiria e Cabanas de Viriato. A comitiva contou, também, com representantes da Autarquia. 

O AESL destacou-se, mais uma vez, ao nível nacional, com um projeto inovador, na categoria do Ensino Secundário, o “Desafi'Arte”, uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Os protagonistas deste repto foram os alunos do 11.º G, do Curso Profissional de Design de Comunicação Gráfica, e do 12.º E, do Curso Profissional de Mecatrónica, a partir do trabalho "Veneza em Festa: celebrando a cultura, protegendo o Futuro!", cuja cerimónia de apresentação dos projetos selecionados decorreu no dia 28 de abril, em Lisboa, um momento memorável para alunos, docentes, professores bibliotecários e demais elementos da comunidade educativa. 

Deste modo, inspirados pela urgência da ação climática, os alunos desenvolveram, com o apoio dos professores envolvidos e da Biblioteca Escolar, soluções tecnológicas capazes de prevenir inundações e de tornar potável a água de canais e cisternas, aplicáveis não só a Veneza, mas também a outros territórios vulneráveis. Assim, combinando saberes inerentes a Eletrónica, Informática, Artes e Área de Integração, aliados a um intenso espírito criativo, a equipa serafina concebeu um sistema de sensores passível de detetar e de informar, em tempo real, as alterações nos níveis da água, contribuindo, desta feita, para a segurança do território, prevenindo a subida das águas. A mesma desenvolveu, ainda, dispositivos de dessalinização capazes de transformar a água das cisternas em potável, reforçando, assim, a componente sustentável do projeto. 

Este prémio constituiu não apenas um reconhecimento do trabalho desenvolvido na Serafim Leite, mas também um incentivo ao envolvimento dos jovens em causas globais, através da educação, da ciência e da arte. 

Entrega de selos reconhece trabalho da comunidade educativa em prol do bem-estar e da inclusão dos alunos

No dia 27 de junho, a Escola Básica do Parque viveu um momento de grande simbolismo ao ser distinguida com os selos "Escola Amiga da Criança", numa cerimónia que assinalou o final do ano letivo, homenageando, de igual modo, o esforço de toda a comunidade escolar.

A entrega dos selos, uma iniciativa da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LEYA e do psicólogo Eduardo Sá, visa reconhecer escolas que desenvolvem e partilham práticas inovadoras e inspiradoras em prol do bem-estar, da felicidade e da inclusão das crianças no contexto escolar.

A cerimónia contou com a presença de Sofia Diogo, representante da FECAP (Federação Concelhia das Associações de Pais de S. João da Madeira), que entregou quatro selos à EB do Parque, cuja distinção reconhece o trabalho empenhado de docentes, auxiliares, alunos e famílias na construção de uma escola mais inclusiva, acolhedora e centrada no desenvolvimento integral das crianças.

Para além deste momento, a escola celebrou o encerramento do ano letivo com uma festa repleta de momentos de alegria, partilha e emoção, na qual se assinalaram os sucessos alcançados, reforçando o compromisso com uma educação de qualidade, inclusiva e transformadora.

A EB do Parque consolida, assim, o seu papel como referência educativa, reafirmando o seu compromisso com a valorização da diversidade, o respeito mútuo e a promoção de práticas pedagógicas que colocam as crianças no centro do processo educativo.

Entre os dias 6 e 9 de julho, quatro alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (Beatriz Costa, Joana Pinho, Rúben Marques e Sofia Pereira), do 12.º ano, turmas B e C, integraram a comitiva de S. João da Madeira que se deslocou a Estrasburgo, no âmbito do programa “FORA Erasmus”, promovido pela Câmara e Assembleia Municipais. Esta iniciativa tem como finalidade reconhecer e valorizar o mérito escolar e a participação cívica, cultural e social dos alunos, após a devida candidatura.

Os alunos do 1.º ano, da Escola Básica do Parque, viveram um dia bem preenchido de aventuras e descobertas, uma vez que estes pequenos exploradores tiveram a grande oportunidade de visitarem o Zoo de Santo Inácio, não deixando de mostrar o quão encantados ficaram com os animais e os habitats naturais com os quais puderam contactar.

Entre leões, suricatas, aves exóticas e muitas aprendizagens sobre a biodiversidade, esta visita foi uma verdadeira viagem ao mundo animal. Deste modo, além de vastas aprendizagens, houve, igualmente, tempo para todos brincarem, conviverem e partilharem um piquenique bem divertido.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, após o notável desempenho alcançado pelos alunos dos Cursos Profissionais de Mecatrónica, de Eletrónica, Automação e Comando e de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, foi destacado no Festival Nacional de Robótica, que decorreu no dia 6 de abril, no Funchal (Madeira), cuja representação arrecadou três primeiros lugares e um 2.º lugar, elevando bem alto os nomes do AESL e do município.

Na competição Robot@Factory Rookies, a equipa Nuts & Bolts (Pedro Machado e Martim Silva) conquistou o 1.º lugar, demonstrando excelência técnica e espírito colaborativo. Já a equipa Fast Robot (Guilherme Anacleto e Eduardo Ferreira) alcançou um honroso 2.º lugar na mesma competição. Por outro lado, na competição First Challenger – Escalão 3, a equipa “O Triciclo”, formada por Gonçalo Alves e Leonardo Reis, brilhou ao conquistar o 1.º lugar nos níveis I, II e III, um feito excecional que evidencia o rigor e a qualidade da formação ministrada no AESL.

Os alunos do 3.º ano, da Escola Básica do Parque, no dia 16 de junho, tiveram uma experiência inesquecível a partir de uma visita de estudo cheia de descobertas e diversão.

Assim, logo de manhã, os pequenos exploradores tiveram a oportunidade de ver o Sol através de telescópios especiais, aprendendo sobre a sua importância e os seus movimentos. Depois, participaram numa atividade prática de laboratório na qual aprenderam sobre a origem das estações do ano, os movimentos da Terra e as fases da Lua, de uma forma divertida e educativa.

A aventura continuou na cúpula do Planetário, com uma sessão imersiva, na qual conseguiram entrar num espaço mágico, explorando o universo, observando as estrelas, constelações, galáxias e planetas. Foi uma oportunidade única de todos verem, de perto, o universo e entender melhor os fenómenos que acontecem lá fora.

Após este encantamento com as maravilhas do espaço, os discentes seguiram para o Jardim da Cidade, um espaço verde e tranquilo, perfeito para relaxar e aproveitar o almoço em boa companhia. Todos juntos partilharam momentos de alegria, conversas animadas e muitas risadas, fortalecendo, ainda mais, os laços de amizade.

Este tornou-se um dia inesquecível para todos, repleto de aprendizagens, curiosidade e magia provinda do universo. Uma experiência que combina conhecimento e diversão, mostrando que aprender pode, também, ser uma grande aventura!

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL