No dia 10 de julho, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi, mais uma vez, palco de um exercício de disseminação de experiências “Erasmus+”, através do evento “Sentir Erasmus+”, que culminou numa manhã de partilhas, na qual imperou a celebração da interculturalidade.
Assim, o Centro Multidisciplinar Interativo acolheu os múltiplos testemunhos, carregados de aprendizagens transformadas em emoção, que nos fizeram viajar por diversos e apelativos mundos, de cujas vivências não se descolaram os olhares atentos de um público (interno e externo) que se deixou contagiar pelas inúmeras aventuras relatadas.
Após o “check-in” habitual, esta sessão de partilha teve o seu início por volta das 9h30, com um momento musical, protagonizado por Duarte Pádua, um ex-aluno do AESL, cujas músicas evocaram sentimentos que brotam aquando destas experiências por outros mundos, como ele tão bem conheceu na primeira pessoa. Seguiu-se o momento de abertura oficial do evento, com as intervenções da Coordenadora do projeto, Diana Pádua, da Diretora do Agrupamento, Helena Resende, e da Vereadora da Educação, Irene Guimarães.
A manhã prosseguiu com uma sequência bastante enriquecedora de apresentações de mobilidades, experiências pedagógicas e testemunhos de professores e alunos que participaram nos diversos projetos europeus, como o “FORA Erasmus” (da alçada da Câmara Municipal), a Acreditação VET (para o Ensino e Formação Profissional), o GIVET-SMART — Parceria de Cooperação e as iniciativas em prol da Educação de Adultos (KAT e Acreditação KA120), a cargo do Centro Qualifica do AESL. Enriqueceram, ainda, esta manhã tão europeia, mais dois projetos de inovação pedagógica: “Sharing to Inspire - Best Practices and Experiences from the CLIL & EU Course” e “Integrating Al in the Classroom with Critical Thinking”.
Mais do que uma sessão (in)formativa, “Sentir Erasmus+” foi um convite a abraçar o mundo, a aprender mais e a reconhecer o papel transformador da educação através de outras línguas, outras culturas e outros saberes.