A equipa de natação do desporto escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite obteve excelentes resultados nos campeonatos Regionais Iniciados Norte do Desporto Escolar, que decorreram em Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira.
O aluno Ricardo Mendes, com uma prestação notável, sagrou-se Campeão Regional em três provas: 100m bruços, 100m livres e 100m estilos.

A 9.ª edição concurso "Conta-nos uma história!", promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), categoria Pré-Escolar, formato vídeo, teve como vencedores dois trabalhos de escolas do nosso Agrupamento:

1.º Lugar: "O Cuquedo e um amor que mete medo" - Escola Básica do Parque/Jardim de Infância, S. João da Madeira | Os Fantásticos do Parque | Educadora Margarida Rocha

2.º Lugar: "Mamã" - Escola Básica de Fundo de Vila, S. João da Madeira | Grufos |Educadora Aurora Tavares.

No dia 23 de março, os alunos do décimo ano, orientados pelos respetivos professores de Portugês, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, enquadrada no aprofundamento dos conteúdos lecionados nas aulas, nomeadamente os que se relacionavam com a "Farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente, e a obra lírica e épica de Luís de Camões. Sobre essa visita, publicamos a opinião de vários alunos, que viveram, à sua maneira, a aventura da descoberta de novos lugares e realidades.

Nos dias 21 a 24 de abril de 2018, com as respetivas professoras Rosa Pinho e Dina Paiva, as turmas do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e Artes Visuais do 11º ano foram a Londres.
Esta visita de estudo tinha o principal objetivo de aprendermos a cultura e a gastronomia de londres e ficarmos a conhecer os monumentos.

No dia 8 de maio, os meninos dos 3º e 4º anos de Fundo de Vila visitaram as instalações do Jornal de Notícias e da rádio TSF.
Deslocamo-nos de autocarro para o Porto. O tempo estava agradável e ameno.
Depois de saborearmos os nossos lanches, vestimos uns coletes de repórter, sentimo-nos profissionais e tiramos uma fotografia.

Uma vez mais, a turma do 2ºB da EB do Parque, sob a coordenação da Profª Marisela Oliveira, participou no Concurso "Uma Aventura ... Literária 2018", na modalidade de Texto Original, juntamente com mais 14 643 crianças, a nível nacional. Foram premiadas as alunas: Inês Ferreira (2º Prémio) e a Daniela Silva (3º Prémio). Este prémio é promovido pelos autores da coleção "Uma aventura", Isabel Alçada, Ana Maria Magalhães e Arlindo Fagundes.
Toda a turma está de parabéns pelo esforço, dedicação e resultados atingidos.

(Em "Continuar" pode ler os lindos textos das duas premiadas.)

De 18 a 26 de abril tivemos patente, no átrio principal da Escola Básica e Secundária dr. Serafim Leite, a exposição “Árvores Nativas de Portugal” produzida pela ABAE - Programa Eco-Escolas, em parceria com a Biodiversity4all e apoiada pelo Fundo Ambiental. Esta iniciativa esteve integrada na Semana da Terra (Projeto Educativo Municipal) e nas atividades dos Dias Abertos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

“Os Putos” foi o nome da peça que o grupo de teatro “Troupe” levou à cena no dia 21 de abril, como marca da sua presença no XII Festival de Teatro de São João da Madeira. O texto baseava-se na obra de Soeira Pereira Gomes “Esteiros”, publicada em 1941. O romance centra-se nas duras condições de vida e de sobrevivência das crianças que trabalhavam nos telhais da zona de Alhandra e é uma das primeiras obras do neorrealismo português.

Conforme é já tradição, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite realizou, nos dias 26 e 27 de abril, os “Dias Abertos”. O objetivo principal desta realização foi o de proporcionar aos alunos novas formas de aprendizagem, contactando com múltiplas realidades pedagógicas, muitas vezes, diferentes daquelas com que contactam no dia a dia.