Dr. Nuno Santos e a 'Caça aos Exoplanetas'

No dia 22 de novembro, a nossa escola foi palco de uma viagem fascinante pelo universo, guiada pelo Dr. Nuno Santos, um dos mais destacados investigadores portugueses na área dos exoplanetas.

Com um currículo brilhante e reconhecimento internacional, o Dr. Nuno Santos é uma verdadeira inspiração para todos os que sonham com carreiras científicas. No entanto, o que tornou esta palestra ainda mais especial foi descobrir que ele também já foi aluno em São João da Madeira. Um exemplo vivo de que o conhecimento adquirido aqui pode levar-nos muito além das fronteiras do nosso planeta.

Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre as tecnologias e métodos que permitem detetar planetas fora do Sistema Solar e debater a emocionante possibilidade de encontrarmos outros mundos habitáveis. O encontro foi uma combinação perfeita de ciência, curiosidade e inspiração, deixando os participantes com muitas perguntas e novos horizontes a explorar.

Esta atividade contribuiu, de forma significativa, para o enriquecimento das aprendizagens na área das Ciências e reforçou a importância de cultivar o espírito crítico e o entusiasmo pela investigação científica.

O céu já não é o limite para os alunos da nossa escola. Inspirados por exemplos como o do Dr. Nuno Santos, quem sabe onde os seus sonhos os poderão levar?

????O futuro está nas estrelas – e começa aqui!

A professora de Física e Química, Renata Marques

 

No dia 21 de novembro, 137 alunos do 10.º ao 12.º anos representaram o Agrupamento de Escolas Dr Serafim Leite, numa competição online internacional de língua inglesa, integrando uma comunidade de 29.392 alunos, de mais de 800 escolas de, pelo menos, 34 países.

A competição consistia na realização de um teste online cronometrado, de elevado grau de dificuldade, que incluía escolha múltipla e outros formatos, com o intuito de avaliar as capacidades de compreensão da leitura, audição e gramática. 

Os nossos alunos estão de parabéns, bem como o grupo de professoras de Inglês que coordenou e executou esta atividade de impacto internacional!

O dia da Floresta Autóctone celebra-se a 23 de novembro, mas a Escola Básica do Parque, juntamente com a Unidade do Ambiente da Câmara Municipal, comemorou este dia comemorativo, a 26 do mesmo mês, envolvendo toda a comunidade.

No âmbito do projeto nacional de ilustração, “A(r)riscar”, dinamizado pela Ajudaris, subordinado ao tema «Lendas e Tradições», os alunos da Serafim Leite abraçaram, mais uma vez, esta iniciativa, ainda no ano letivo 2023’24, tendo dois dos trabalhos do AESL sido distinguidos e premiados, entre 1143, no Ensino Secundário: Daniel Ferreira (o melhor trabalho nacional, segundo os cerca de 70 jurados, ao nível do 11.º ano) e Maria Flor Costa (o melhor trabalho do Ensino Secundário, segundo os votos do público). 

Novos ventos sopram no AESL, na medida em foram eleitos, nos últimos dias, os mais recentes representantes dos Alunos para o órgão máximo da nossa Escola, o Conselho Geral. Apenas se candidatou uma única lista, a S, que obteve 291 votos, num universo de 417. 

Desta feita, Mariana Martins (11.ºA) e Rúben Marques (12.ºC) assumirão essa responsabilidade, enquanto conselheiros efetivos, ao passo que os alunos Tomás Sá (11.º A) e Sara Sousa (11.º C) são os representantes suplentes.

Assim, as alunas jornalistas do Clube dos Jovens Repórteres puseram pés ao caminho e realizaram a entrevista que se segue que nos ajudará a conhecer estes alunos e alunas.

 

No âmbito do programa PEBI, os alunos do 3.º A, da Escola Básica do Parque, foram desafiados a refletir e a apresentar os seus relatos de vida saudáveis. Em articulação com o projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, experimentaram e aprenderam sobre a quantidade de açúcar presente em determinados alimentos do quotidiano.

Através de um processo de criação e experimentação, conceberam objetos associados a estilos de vida saudável, num contexto bilingue. O produto final resultou num painel coletivo concebido com imaginação e criatividade!

3.ºA EB do Parque

Teachers Carla Paiva e Joana Carvalho

Vamos celebrar, com toda a alegria,
O respeito, a amizade e a harmonia.
Na escola, no mundo, em qualquer lugar,
Tolerância é o caminho para nos ensinar.

 

A tolerância é um grande poder,
Que torna o mundo melhor para se viver.
No dia de hoje, vamos todos aprender
Que, juntos, somos mais fortes, a crescer.

 

1.ºA da EB do Parque a assinalar o Dia Internacional da Tolerância

Alunos do 1.º A da Escola Básica do Parque

A turma do 1.º ano, turma A, participou numa atividade prática e divertida: a criação de sabonetes perfumados, na sala de laboratório da Escola Básica do Parque. Sob a orientação da Professora Guida, do Projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, e com a colaboração da Professora Marisela, os alunos puderam aprender, de forma lúdica, sobre os processos de fabricação artesanal e a importância da higiene pessoal e do autocuidado.

Durante a atividade, as crianças escolheram a cor e os aromas e fizeram sabonetes em forma de coração. Além de explorarem conceitos científicos, como a mistura de substâncias, desenvolveram habilidades motoras e sensoriais, reforçando, igualmente, o conceito de sustentabilidade, utilizando ingredientes naturais e promovendo a discussão sobre o impacto ambiental dos produtos de higiene.

O resultado foi uma coleção de sabonetes que encheram a sala de perfume e que provocaram tantos sorrisos e um cheirinho bem agradável. A atividade foi um sucesso e despertou o interesse das crianças por novas experiências.

 

1.ºA da EB do Parque

Mais um desafio BEBRAS (2024’25)

Nas semanas de 4 a 12 de novembro, os alunos do AESL participaram em mais um desafio Bebras. Assim, do 3.º ao

12.º anos, cerca de 700 alunos foram desafiados a pensar de forma crítica, criativa e lógica, para conseguirem resolver cada um dos problemas apresentados. 

Em papel, no telemóvel ou no computador, os alunos aceitaram o desafio e, de forma lúdica, colocaram abebras_3.jpgs suas competências de pensamento computacional à prova. Por isso, obrigada a todos os participantes e a todos os professores que colaboraram, ativamente, nesta atividade.

O grupo de Matemática continuará, a partir de dezembro, a desafiar todos os alunos a pensarem de forma diferente através do “Desafia-te”, ... porque a Inteligência Natural depende do exercício que damos à nossa mente, algo que nós, professores, sabemos que é essencial.

No dia 20 de novembro, os alunos das turmas do 1.º e 3.º anos celebraram o Dia Internacional dos Direitos da Criança, um momento importante para refletirmos sobre a importância de garantir que todas as crianças tenham os seus direitos respeitados.

Os alunos das referidas turmas construíram, assim, o seu “Estendal dos Direitos”, de uma forma lúdica e visual, capaz de os envolver na discussão sobre o tema. A consciencialização em torno dos direitos da criança, nas escolas, é fundamental para a construção de um futuro mais justo e igualitário, formando, deste modo, cidadãos mais críticos e participativos na sociedade.

No âmbito das tradições portuguesas, o Magusto e a celebração do S. Martinho são eventos muito apreciados pelos alunos, uma vez que estes aprendem sobre a cultura e as tradições do seu país.

Hoje, festejou-se, como é habitual todos os anos, o S. Martinho, na Escola Básica do Parque, através de atividades que envolveram a degustação de castanhas assadas, típicas desta época, circunstância que foi acompanhada de música, danças e um suminho. Além disso, as aulas foram dedicadas à aprendizagem da lenda de S. Martinho, conhecido pela sua generosidade e bondade.

Foi um dia alegre que permitiu a promoção da união e do respeito pelas tradições. 

São Martinho no 1.ºA

Um Projeto de Generosidade, Descoberta e Tradição

Antecipando as comemorações do Dia de São Martinho, os alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque embarcaram numa jornada de descobertas com o projeto "São Martinho: o que Sabíamos e o que Aprendemos". Com foco no significado dessa data, este projeto tem como objetivo ensinar aos alunos o significado dessa tradição popular, promover o entendimento da generosidade e fortalecer a importância de valores como a partilha e a empatia para com o outro.

A cada atividade, a curiosidade das crianças foi alimentada e novas descobertas surgiram. Em atividades práticas, as crianças desenharam e pintaram castanhas, assim como discutiram sobre a importância deste fruto nas festas tradicionais e na alimentação saudável.

Em rodas de conversa, falaram sobre momentos em que ajudaram ou foram ajudados, refletindo sobre como se sentiram ao praticar e ao receber gestos de generosidade.

Os alunos estão animados e prontos para celebrar o Magusto que irá acontecer na Escola Básica do Parque, já, na próxima segunda-feira. Vão levar consigo não só o sabor das castanhas, mas também uma experiência enriquecedora sobre a importância de dividir e de cuidar do outro, inspirados pelo exemplo de São Martinho.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL