A escola EB/JI do Parque encheu-se de cor, alegria e espírito festivo, no seguimento da comemoração da Páscoa, a partir da criação de uma variedade de peças artísticas, incluindo coelhinhos feitos com materiais reciclados, cestos decorados com técnicas de pintura e colagem, com a finalidade de levarem amêndoas ou ovos de Páscoa ou, simplesmente, decorar a escola, de modo fabuloso e artístico.

Cada sala de alunos participou, assim, com entusiasmo, dando asas à imaginação e trabalhando valores como a partilha, a sustentabilidade e o espírito colaborativo. Por outras palavras, esta iniciativa reforçou a importância da formação integral das crianças, deixando um rasto de boas memórias, em miúdos e graúdos, nesta Páscoa de 2025.

No dia 11 de abril, a escola EB/JI do Parque, em parceria com a Associação de Pais, promoveu a Feira da Primavera, um evento que celebrou a nova estação e que envolveu toda a comunidade escolar.

A feirinha contou com uma decoração com base em cores coloridas e enfeites alusivos à época, criando, assim, um ambiente festivo e acolhedor, tal como não faltaram delícias caseiras, como bolos, biscoitos, doces tradicionais e outras iguarias, que adoçaram, com certeza, o paladar de crianças e adultos.

A Feira da Primavera é uma tradição que promove a união da comunidade e traz alegria a todos, devido ao trabalho em equipa e à convivência saudável entre todos os intervenientes.

     Os alunos da turma do 12.ºF, acompanhados pelo professor José Paulo Sá e pelo Diretor de Curso, o professor José Jesus, tiveram a oportunidade de visitar a Sanjotec, em São João da Madeira. A experiência começou com uma palestra introdutória sobre este polo de inovação e, durante a visita, exploraram três empresas de referência:

- FlyMaster, especialista em equipamentos eletrónicos para desportos aéreos, com foco na segurança e na tecnologia de ponta;

- Johnson Controls, líder em soluções para a eficiência energética e a automação predial, promovendo edifícios inteligentes e sustentáveis;

- Tech4Home, inovadora no “design” e no desenvolvimento de telecomandos para entretenimento digital, combinando a ergonomia e a tecnologia de última geração.

     Esta visita permitiu, ainda, compreender a importância da inovação e do desenvolvimento tecnológico para o crescimento das indústrias locais e globais. Uma experiência enriquecedora que inspirou os alunos a explorar novas oportunidades, no mundo da tecnologia!

No âmbito do projeto Eco-Escolas e da disciplina de Físico-Química, o nosso Agrupamento foi uma das instituições selecionadas, ao nível nacional, para receber o Roadshow "Reciclar é na Boa", promovido pela Academia Ponto Verde da Sociedade Ponto Verde.

Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os mais jovens para a importância da reciclagem e da adoção de comportamentos sustentáveis, através de dinâmicas educativas e lúdicas. Durante a atividade, os alunos participaram, ativamente, em jogos e desafios interativos que reforçaram os seus conhecimentos sobre a separação de resíduos e a necessária proteção do ambiente.

A ação foi promovida pela professora de Físico-Química, em articulação com o projeto Eco-Escolas, e revelou-se uma excelente oportunidade para os alunos consolidarem as aprendizagens essenciais da disciplina. As iniciativas demonstraram não só o domínio dos conteúdos, como também a consciência crítica sobre o papel individual e coletivo na preservação do planeta.

É com orgulho que constatamos que os nossos alunos reconhecem a importância dos recursos naturais e sabem aplicar, na prática, medidas de cuidado e respeito pelo meio ambiente.

     No passado dia 21 de março de 2025, alguns alunos do 12.º F e de outras turmas, acompanhados pelos professores José Luís Jesus, Ângela Resende e António Pinto, realizaram uma visita de caráter técnico e cultural ao Porto de Leixões, em Matosinhos, e à Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia. Esta atividade teve como principal objetivo aprofundar os seus conhecimentos sobre a importância económica do setor portuário e o valor do património artístico português.

     Durante a manhã, os alunos exploraram o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal e um dos mais relevantes da Península Ibérica. Visitaram, deste modo, o terminal de cruzeiros, o cais comercial e tiveram contacto direto com a grua Titan, um dos ícones históricos do porto, testemunho da evolução da engenharia portuária e do transporte marítimo, ao longo das décadas.

     Ademais, ficaram a conhecer o papel fundamental que o porto desempenha na economia nacional, sendo responsável por cerca de 25% do comércio marítimo internacional português, movimentando, anualmente, mais de 18 milhões de toneladas de mercadorias. Tomaram, igualmente, consciência do seu impacto na criação de emprego e no fomento do turismo regional.

     Durante a tarde, deslocaram-se à Casa-Museu Teixeira Lopes, construída em 1895, como residência e oficina do escultor António Teixeira Lopes. Apreciaram, assim, a arquitetura oitocentista do edifício, o pátio decorado e a escadaria interior, além das valiosas coleções de esculturas em bronze, mármore e gesso.

     Esta visita constituiu uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes reforçar os conhecimentos adquiridos em contexto escolar e desenvolver uma compreensão mais alargada sobre a articulação entre a Economia, a História e a Cultura.

     No passado dia 21 de março de 2025, alguns alunos do 12.º F e de outras turmas, acompanhados pelos professores José Luís Jesus, Ângela Resende e António Pinto, realizaram uma visita de caráter técnico e cultural ao Porto de Leixões, em Matosinhos, e à Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia. Esta atividade teve como principal objetivo aprofundar os seus conhecimentos sobre a importância económica do setor portuário e o valor do património artístico português.

     Durante a manhã, os alunos exploraram o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal e um dos mais relevantes da Península Ibérica. Visitaram, deste modo, o terminal de cruzeiros, o cais comercial e tiveram contacto direto com a grua Titan, um dos ícones históricos do porto, testemunho da evolução da engenharia portuária e do transporte marítimo, ao longo das décadas.

     Ademais, ficaram a conhecer o papel fundamental que o porto desempenha na economia nacional, sendo responsável por cerca de 25% do comércio marítimo internacional português, movimentando, anualmente, mais de 18 milhões de toneladas de mercadorias. Tomaram, igualmente, consciência do seu impacto na criação de emprego e no fomento do turismo regional.

     Durante a tarde, deslocaram-se à Casa-Museu Teixeira Lopes, construída em 1895, como residência e oficina do escultor António Teixeira Lopes. Apreciaram, assim, a arquitetura oitocentista do edifício, o pátio decorado e a escadaria interior, além das valiosas coleções de esculturas em bronze, mármore e gesso.

     Esta visita constituiu uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes reforçar os conhecimentos adquiridos em contexto escolar e desenvolver uma compreensão mais alargada sobre a articulação entre a Economia, a História e a Cultura.

Uma experiência educativa sobre reciclagem e sustentabilidade

       No âmbito da Semana da Terra, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A., no Centro Integrado de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos de Aveiro. Esta visita de estudo, organizada pelos professores de Físico-Química e dinamizada pelo Projeto Eco-Escolas, contou com o apoio da Câmara Municipal de São João da Madeira.

     Acompanhados pela Dr.ª Filipa Rodrigues, os alunos puderam conhecer o percurso dos resíduos e compreender a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente. Para além da sensibilização ambiental, a visita permitiu, ainda, consolidar as aprendizagens essenciais da disciplina de Física e Química, proporcionando uma ligação entre a teoria e a prática.

Atividades como esta reforçam o compromisso da escola com a educação para a sustentabilidade, despertando nos alunos a consciência ecológica e incentivando ao empreendimento de hábitos responsáveis no dia a dia. Agradecemos à ERSUC pela receção e partilha de conhecimentos e a todos os envolvidos por tornarem esta experiência possível.

? Porque o futuro do planeta depende das nossas ações no presente! ????

Atividade Cross Class/Roadmap envolveu alunos do AESL

     Os alunos das turmas F (12.º) e H (10.º) participaram, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, na atividade Cross Class/Roadmap, uma iniciativa pedagógica centrada em três pilares fundamentais para a formação de cidadãos conscientes: direitos do consumidor, sustentabilidade e literacia financeira.

     Assim, através do relatório elaborado por um dos alunos participantes, ficámos com um registo claro e estruturado da atividade, que decorreu entre as 15h30 e as 17h00, num total de 90 minutos de aprendizagens práticas e significativas. As turmas foram divididas em pequenos grupos e, acompanhadas pelos professores Clara Alves e Luís Veloso, circularam por três salas temáticas, cada uma dedicada a uma das áreas de intervenção:

* Etapa I – Direitos dos Consumidores (discussão de direitos legais, devoluções, garantias e o papel das organizações de defesa do consumidor, como a DECO);

* Etapa II – Sustentabilidade (reflexão sobre práticas diárias amigas do ambiente, desde a poupança de energia e água à aplicação dos "5 R's");

* Etapa III – Literacia Financeira (aprendizagens sobre poupança, gestão de dinheiro e planeamento financeiro responsável).

     No final da atividade, foram distinguidas as equipas com melhor desempenho e criatividade, tendo-lhes sido atribuídos brindes e entradas duplas nas piscinas municipais, um generoso contributo da Câmara Municipal de São João da Madeira, a quem agradecemos, sinceramente, pelo apoio e incentivo aos nossos jovens.

     Esta iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, promovendo a troca de ideias, o espírito crítico e a responsabilidade social dos nossos alunos. Como referido no relatório da atividade, do aluno Simão Portugal, esta experiência contribuiu, de forma clara, para "preparar os jovens para os desafios do mundo atual".

#EscolaDoutorSerafimLeite #CâmaraMunicipalSJM #ROADMAP2025 #EducaçãoParaACidadania #Sustentabilidade #LiteraciaFinanceira #DireitosDoConsumidor

     Nos dias 20 e 21 de março, a professora Clara Alves, docente das disciplinas de Inglês e de Área de Integração, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, esteve presente no Educators Event 2025, um prestigiado encontro de educadores realizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas. O evento, organizado pela Direção-Geral de Comunicação do Parlamento, reuniu profissionais da educação de toda a Europa com o intuito de se debaterem desafios, oportunidades e inovações na educação cívica, de forma a contribuir para a reformulação do quadro educativo europeu.

     A programação do evento foi cuidadosamente estruturada, a fim de proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora e dinâmica. No primeiro dia, os educadores participaram em workshops interativos, incluindo uma sessão sobre o papel da arte na transformação social e uma visita guiada que proporcionou uma experiência imersiva no funcionamento do Parlamento Europeu. Já o segundo dia foi dedicado a debates e consultas pedagógicas, abordando temas como os desafios da educação cívica na atualidade e a apresentação de um novo quadro educativo europeu, com o objetivo de aprimorar os recursos educativos disponibilizados às escolas.

       Um dos momentos mais relevantes do evento foi a sessão com Nela Riehl, deputada europeia e presidente da Comissão de Cultura e Educação, que destacou a importância do envolvimento das escolas na formação de cidadãos ativos e informados. Os participantes tiveram, também, a oportunidade de contribuir, ativamente, para a construção do novo modelo educativo, através de sessões de consulta e da análise de metodologias inovadoras.

Durante o mês de março, a turma do 2º ano de Fundo de Vila teve uma experiência educativa e divertida com a realização de sementeiras. A atividade teve como objetivo ensinar as crianças sobre a importância da agricultura e da preservação da natureza.

Os alunos, acompanhados pela professora e com a colaboração da família, elaboraram os vasos, recorrendo à reutilização de latas, garrafas e garrafões de plástico, decorando-os ao seu gosto, com muita imaginação e criatividade. Escolheram, igualmente, as sementes e aprenderam sobre os cuidados necessários para o seu cultivo.

Com as mãos na terra, cada criança, juntamente com algumas mães, teve a oportunidade de plantar diversas sementes, entre elas, salsa, grão de bico, ervilhas, brócolos e alface, enquanto discutiam o ciclo de vida das plantas e a importância de uma alimentação saudável.

Os alunos adoraram a experiência, até porque alguns nunca tinham semeado uma semente e, agora, estão curiosos e ansiosos por assistirem ao crescimento das suas plantas.

Assim, a atividade não só promoveu uma aprendizagem sobre a natureza, como também incentivou o trabalho em equipa, a responsabilidade e o compromisso dos alunos face às suas plantações.

A atividade foi um sucesso, deixando a turma ansiosa por mais experiências práticas que os conectem com a natureza e que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Assim, a EB1 de Fundo de Vila continua a apostar numa aprendizagem que permita aventuras cheias de vivência, sabor e cor. 

     No dia 25 de março, os alunos participaram na conferência "Energia poupa energia, dá mais ao planeta!", dinamizada pela Dr.ª Isa, da DECO, na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. Esta iniciativa decorreu no âmbito do Projeto Educativo Municipal (PEM) e teve como objetivo sensibilizar os jovens para a importância da eficiência energética e da sustentabilidade.

       A atividade permitiu aos alunos desenvolver aprendizagens no domínio Energia, integrado na disciplina de Físico-Química, abordando temas como o consumo consciente, as fontes de energia e o impacto ambiental das nossas escolhas diárias.

        A partir de informações claras e exemplos práticos, os alunos refletiram sobre como podem contribuir para um futuro mais sustentável, adotando hábitos que reduzirão o desperdício energético, promovendo, assim, um maior equilíbrio ambiental. Afinal, as pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença e, na senda deste pensamento, esta conferência reforçou a importância de se poupar energia para dar mais ao planeta! 

  Na manhã do dia 29 de março de 2025, a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite proporcionou uma experiência inesquecível aos seus alunos, professores, encarregados de educação e restante comunidade escolar. Entre as 9h30 e as 11h30, o campo de jogos da escola transformou-se num verdadeiro observatório, a céu aberto, para que fosse possível assistir ao eclipse parcial do Sol.

      O evento astronómico atingiu o seu auge às 10h37, quando cerca de 30% do disco solar ficou coberto pela Lua. A observação do fenómeno despertou um vasto entusiasmo nos presentes, que puderam acompanhar este espetáculo natural, de forma segura, com os devidos equipamentos de proteção visual. Para esta concretização, fez-se uso do telescópio da escola, permitindo uma observação ainda mais detalhada do fenómeno.

      A sessão contou com a participação de professores das diversas disciplinas, que aproveitaram a ocasião para contextualizar, cientificamente, o eclipse, explicando os seus efeitos e a sua importância para a Astronomia. O evento contou, ainda, com a presença da Vereadora da Educação, da Câmara Municipal de S. João da Madeira, sublinhando a relevância da iniciativa para a comunidade local.

      Ademais, a atividade reforçou o interesse dos alunos pela ciência e pelo universo, promovendo a curiosidade e o espírito crítico, através da observação direta de um fenómeno natural raro. Momentos como este demonstram a efetiva importância da escola na construção do conhecimento e no incentivo à exploração do mundo que nos rodeia.

 
 
 

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