O programa Eco-Escolas é um programa internacional, da Foundation for Environmental Education (https://www.ecoschools.global/), desenvolvido em Portugal desde 1996, pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, em parceria com as escolas e os municípios.

Desde 2016-2017 que as três escolas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) participam neste projeto de forma exemplar tendo sido sempre distinguidas com o galardão Bandeira Verde Eco-Escolas. Mais uma vez, no próximo dia 12 de outubro, em Sintra, vão ser, as três, reconhecidas pelo trabalho de qualidade desenvolvido, em 2020-2021, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Consequentemente, e pelo quinto ano consecutivo, será o AESL certificado de Eco_Agrupamento.

Estamos de regresso, todos nós, uma comunidade que tem andado em sobressalto devido a uma pandemia que a todos afeta e a todos impede um desenvolvimento mais são. Mas, com todos os contratempos, o agrupamento de escolas Dr. Serafim Leite, não para, adapta-se e cumpre.
O Agora Nós foi ouvir a comunidade já que a sua voz é imperiosa e única. Pedimos, e ouvimos, frases muito simples que exibissem os anseios de cada um, e de todos em geral, pelo que nos limitámos a perguntar: “Que mais desejas ou esperas para este ano letivo

A equipa constituída por Rodrigo Martins e Rafael Oliveira classificou-se em 10º lugar no TIC –TURING INTERNATIONAL CONTEST. Usando um Simulador de Máquina de Turing e promovido pela universidade de Pisa, o primeiro Concurso Internacional de pensamento computacional decorreu nos dias 15 e 16 setembro durante 3 horas, com início às 8:00. Foram publicados apenas os 10 primeiros classificados a nível mundial.

Agora Nós e sempre nós. Uma de nós, a Esmeralda Dias, ex aluna da Serafim Leite e recém-licenciada em Design de Moda, surge na edição nº 3857 de O Regional, publicada em 16 de setembro de 2021. propagamos a sua notícia como modelo e orgulho nos nossos antigos alunos. Por cá passaram e por esse mundo exercem a formação aqui adquirida. Este é um artigo interessante a todos os títulos mas a nós muito especialmente tocante pelas referências que a Esmeralda faz à Serafim Leite. Que ela siga sempre o rumo que traçar. 

Leia-se aqui: https://oregional.pt/2021/09/16/ex-serafim-leite-finalista-em-concurso-do-portugal-fashion/

Mensagem para a Esmeralda da Prof.ª Teresa Soares: "Que o sucesso esteja sempre presente na tua vida. Beijinhos"

O jornal Agora Nós continua. Desde 1990 este jornal escolar tem vindo a divulgar junto da comunidade as diversas atividades que congregam o agrupamento de escolas dr. Serafim Leite. É seu propósito continuar o trabalho de papel agregador de interesses e consciências que sempre enformam uma instituição de ensino. E, como diz o projeto que o norteia, “Primeiro em papel e agora em ambiente virtual, o jornal tem vindo a adaptar-se aos tempos e às circunstâncias. Através das suas publicações, a vida escolar do agrupamento de escolas Dr. Serafim Leite vê-se aí plasmada e o sentido de comunidade construído e evidente. Por nos parecer útil, e quase imprescindível, este projeto visa manter e fazer evoluir o jornal Agora Nós “.
Durante muito muito tempo, o professor Celestino Pinheiro foi o seu mentor, o seu timoneiro, o seu operário mais dedicado. Agora que se iniciou o processo de aposentação deste docente, nada haverá de mais prestimoso e honorável que continuar o seu trabalho. Deixa um legado difícil de repetir mas esta nova equipa vai fazer os seus esforços e para isso contamos ainda com a sua mestria e conselho. Mas, sobretudo, com a contribuição de toda a comunidade sendo que para tal desiderato solicitamos o vosso contributo para elaboração de notícias, crónicas, reportagens, entrevistas e demais formas de linguagem jornalística, sempre adaptadas à realidade e interesse do agrupamento.
Através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. estaremos sempre a postos para noticiar, divulgar, construir comunidade. Teremos também sempre a porta aberta na sala de formação, junto à biblioteca, de onde nos moveremos para registar e divulgar tudo o que for de interesse para o agrupamento, que é, afinal, uma comunidade bem alargada de alunos, encarregados de educação, assistentes operacionais e professores. Agora Nós.

O Agora Nós não podia esquecer o presidente Jorge Sampaio em visita à escola em 2004. Deixamos aqui uma palavra de apreço e o link das memórias onde podemos consultar a notícia mais detalhada. Nunca é demais fazer perdurar as lembranças das grandes vidas dos homens grandes. 

Veja o artigo das Memórias da Serafim Leite [aqui]

A redação. 

Bem-vindos ao «Agora Nós», diretamente da Assembleia da República, palco de todos os acontecimentos! Eu sou o Dinis Viana Costa e sou aluno do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que se situa em S. João da Madeira, no distrito de Aveiro.
Hoje, tenho uma missão: contar-vos uma história que já se confunde com a minha própria história de vida!

(Para leres toda a história, clica em "continuar".)

O Programa «Parlamento dos Jovens» é uma iniciativa que passou, já, as 20 primaveras e cuja progenitora é a Assembleia da República. Este desafio dirige-se aos jovens do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas do Ensino Público, Particular e Cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos Círculos da Europa e Fora da Europa.
Esta iniciativa é importante, por um lado, para desenvolvermos capacidades de argumentação e de reflexão e, por outro, para participarmos enquanto cidadãos e atores sociais, de uma forma ativa e responsável, na discussão de ideias em prol de questões essenciais da nossa sociedade. Na assunção deste papel, podemos, realmente, fazer a diferença e esta é, na minha ótica, a essência do «Parlamento dos Jovens» – a de darmos o nosso contributo para que as mudanças possam surgir, pois não devemos esperar que o futuro seja melhor… devemos, sim, «arregaçar as mangas» e construir o futuro nacional. Esta é uma forma singular de crianças e jovens começarem a exercer os seus direitos, tomando contacto com o processo democrático.

Diana Cardoso

(Para ler a reportagem completa, clique em "Continuar")

Realizou-se, no passado dia 15 de julho, no auditório do CMI, da EB/S Dr. Serafim Leite, a cerimónia da tomada de possa da nova diretora do Agrupamento, professora Helena Resende. O ato enquadrou-se na reunião do Conselho Geral, presidido pela professora Isabel Valente, órgão responsável pela eleição da nova diretora. Além de membros do Conselho Geral, no auditório encontravam-se algumas dezenas de elementos representativos da comunidade educativa, uma vez que os condicionalismos impostos pela pandemia não permitiram o uso pleno da lotação da sala.

Antes de fechar esta edição do Agora Nós, respeitante ao ano letivo de 2010/21, chegou o momento de escrever algumas palavras sobre o ano que termina e sobre as circunstâncias em que termina. Este ano editorial coincide com o final do mandato de diretora da professora Anabela Brandão, pessoa que muito contribuiu para que este projeto se mantivesse de pé.

No âmbito da primeira edição do concurso Nutrição Pessoa, para estudantes do ensino secundário, promovido pelo curso de Ciências da Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa em parceria com a Eurest e a Associação Portuguesa de Nutrição, os alunos Bernardo Fonseca da turma 10.ºA e Mariana Santos da turma 11.ºA participaram com uma receita sustentável para alimentação portuguesa, tendo como alimento principal um cereal integral, elaborada pelos respetivos alunos.

A professora Helena Resende foi eleita diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, pelo respetivo Conselho Geral, para o quadriénio 2021 – 2025. A professora Helena Resende iniciou funções letivas, como docente de Inglês, no ano letivo de 1993/94, e, após prestação de serviço em várias escolas, efetivou na Escola Secundária Dr. Serafim Leite em 1999.

Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • PROJECTO DE TEATRO PARA PROFESSORES

    Sep 20, 2021

    PROJECTO DE TEATRO PARA PROFESSORES No ano letivo de 2008-09 foi criado o projeto de teatro para professores dinamizado pelas professoras Dina Sarabando, Isabel Fontoura, Stella Azevedo e Manuela Balseiro. Uma das das suas iniciativas foi um jantar republicano. Já o Espaço Aberto promovia o[…]

    Read more...
  • Jorge Sampaio

    Sep 11, 2021

    Jorge Sampaio Relembre a visita de Jorge Sampaio à Escola Secundária Dr. Serafim Leite em https://aeserafim.pt/memorias/2021/02/17/visita-do-sr-presidente-da-republica-dr-jorge-sampaio/

    Read more...
  • O campo de jogos.

    Sep 6, 2021

    O campo de jogos. Desde 1970 as actividades desportivas decorrem neste campo de jogos. Antigo, de asfalto, ininterruptamente usado por sucessivas gerações de alunos, o tempo tem vindo a dotá-lo de uma patine pouco consentânea com a saúde. Áspero e abrasivo, espera-se, e desespera-se,[…]

    Read more...
  • Os técnico-profissionais

    Aug 17, 2021

    Os técnico-profissionais Muita gente se espanta com a quantidade de prémios obtidos em concursos pelos alunos da Serafim Leite. Culpa deles e dos professores, atesta-o esta notícia publicada no jornal Labor de junho de 1988. Mais faremos notícia circunstanciada.

    Read more...
  • Os meliantes

    Aug 13, 2021

    Os meliantes Uma instituição não vive apenas de grandes momentos, aqueles cerimoniosos e oficiais. Por vezes há episódios bem mais baixos e que ficam na recordação de muitos. Respigamos do jornal Labor de 4 de novembro de 1988 uma dessas circunstâncias, bem[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 30 visitantes e 0 membros em linha