No princípio era uma sala de estar, onde dois avós, com um saber de experiência feito, uma neta curiosa e uma empregada metediça desfiavam memórias da terra onde nasceram: São João da Madeira. A neta precisava de fazer um trabalho para a escola, mas faltava-lhe matéria. Os avós ajudavam (os avós ajudam sempre)… e o palco também.

Dina Sarabando

Luís Pereira

No âmbito da iniciativa inserida no “Projeto Educativo Municipal”, “Celebrar a Nossa História”, com o intuito de se comemorar o dia em que, há 93 anos, a cidade de S. João da Madeira foi elevada a município, e procurando-se, sobretudo, que pequenos e graúdos tomassem consciência da importância e do significado deste dia, o nosso histórico Agrupamento e, em seu nome, eu mesma, enquanto coordenadora deste projeto, abracei mais este desafio, com arranque no ano letivo transato. Nessa sequência, foram apresentadas por mim, em reunião no Fórum Municipal, as atividades propostas e, posteriormente, desenvolvidas e apresentadas ao grande público, ontem, dia 11 de outubro de 2019.

Este ano, os alunos do 4º ano da Escola Básica do Parque, tiveram uma visita especial. Recebemos as voluntárias da Ani São João no Dia do Animal, que nos vieram alertar para a problemática do abandono animal, fazendo uma sensibilização para a adoção e importância do voluntariado.

Por: Cristiano Paulino

Hoje, dia 30 de setembro, fomos à Viarco. Fomos ver como são fabricados os lápis de desenho e os lápis de cor. Primeiro, para fabricar os lápis de desenho, temos que misturar três ingredientes (argila, grafite e água), a seguir, a mistura vai para a estufa durante duas semanas. Depois desse tempo, é triturado em pedaços mais pequenos, depois unem com água os pedaços mais pequenos e torna-se um pau de grafite.

Para assinalar a Semana da Mobilidade as crianças do Pré Escolar da EB de Fundo Vila, este ano nas instalações da SL2, elaboraram um carro em cartolina e saíram à rua para simbolizar o dia dos carros não poluentes. Vieram até à escola sede e juntaram-se aos colegas mais velhos na tarefa de limpar os jardins e pátios. Assim unidos pelo Ambiente ajudaram a arrancar as ervas daninhas no jardim.

Bandeira Verde Eco-Escolas a meia haste e muita ação!

Durante o dia 27 de setembro, sexta-feira, foram-se multiplicando os grupos de alunos e professores que na Serafim Leite resolveram participar numa ação com o lema “Uma Escola mais limpa, um Planeta melhor” associando-se assim à Mobilização Global pelo Clima. A proposta foi feita à comunidade escolar pelas coordenadoras dos projetos Eco_Escolas e Escolas Amigas dos Direitos Humanos e o impacto superou as expectativas.

Alunos do AESL em fábricas e instituições sanjoanenses.

Durante as duas primeiras semanas de aulas, todos os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foram convidados a conhecer melhor a Terra em que vivem e ou estudam: S. João da Madeira. Assim, mediante um calendário pré-estabelecido, os alunos, acompanhados sempre por dois ou mais docentes, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Arte, o Museu de Chapelaria, o Museu do Sapato e várias fábricas e instituições enquadradas no projeto do Turismo Industrial.

O "Agora nós", jornal online do AESL, deseja, a todos os membros da comunidade educativa, votos de um bom ano letivo de 2019/20. Continuamos à disposição de todos para o envio de notícias e fotos de acontecimentos e atividades, relativos a todas as escolas, turmas e entidades enquadradas no nosso Agrupamento. Para o efeito, deverão enviar os materiais a publicar, para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A Equipa "Agora nós".

A AMJ é um projeto ainda muito jovem, fruto de um desafio da Assembleia Municipal de S. João da Madeira que contou com a exímia colaboração de todos os agrupamentos sanjoanenses. Assim, após as três sessões efetuadas, nos dias 9 de janeiro, 13 de março e 29 de maio, que culminou com decisões importantíssimas em benefício da nossa cidade, todos os envolvidos, deputados, coordenadores, membros da Câmara Municipal, da Assembleia e da Junta de Freguesia, entre outros convidados, foram presenteados com uma viagem de dois dias a Lisboa e Peniche, nos dias 2 e 3 de julho.
Como resultado desta fantástica experiência, eis os testemunhos dos deputados da Serafim Leite:

A EB do Parque recebe mais um prémio! Desta vez com um texto para o livro Histórias da Ajudaris.
A turma do terceiro B, titulada pela professora Marisela Oliveira, dinamizou este trabalho no âmbito do tema do Agrupamento Drº Serafim Leite - a água elaborando o texto selecionado "A água que passa pelo rio" que será publicado no fantástico livro acima referido.
Parabéns a todos!

Maria de Lurdes Gual

Terminado mais um longo, árduo mas gratificante ano de trabalho, apraz-me, na qualidade de coordenadora do Grupo de Teatro “Serafins”, enaltecer a prestação do elenco e de toda a equipa que com ele colaborou sempre com os olhos postos na apresentação final do projeto, a peça “Os P’s da Vida”, que representou o Agrupamento no XIII Festival de Teatro de S. João da Madeira. Neste sentido, destaco a colaboração das professoras Manuela Pinto e Teresa Margarida, como assistentes de palco, dos professores Sónia Araújo, Celeste Cerqueira e Marco Vasconcelos na cenografia, do professor Pedro Gual no som e imagem e da Filipa Gual, ex-aluna da escola e elemento do elenco, nas coreografias.