Um prémio de cidadania, novas descobertas e convivência 

A Assembleia Municipal Jovem é um projeto inovador que conta, já, com sete edições repletas de ideias, entusiasmo e espírito cívico. Ao longo dos anos, tem vindo a afirmar-se como uma iniciativa ímpar em S. João da Madeira, envolvendo alunos do 4.º ao 12.º anos das escolas do concelho, com o objetivo de promover a participação ativa, o pensamento crítico e o gosto pela política.

Como recompensa pelo empenho demonstrado nas várias etapas e sessões realizadas, ao longo do ano letivo, os jovens deputados e os seus coordenadores participaram, nos dias 2 e 3 de julho, numa viagem a Lisboa, Peniche, Leiria e Cabanas de Viriato. A comitiva contou, também, com representantes da Autarquia. 

AMJ Lisboa 2425

* Dia 1 (2 de julho)

O dia começou com grande entusiasmo, no Fórum Municipal, especialmente, por parte dos estreantes nesta aventura. Da parte do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, participaram alunos dos vários níveis de ensino (Diogo Pestana e Pedro Gomes – 1.º ciclo; Daniela Castro e Gabriel Ribeiro – 2.º ciclo; Leonor Lima e Rafael Fernandes – 3.º ciclo; Gabriela Castro, Mariana Martins e Rúben Marques – Ensino Secundário), acompanhados pelas professoras Dina Sarabando, Coordenadora da iniciativa, e Ângela Resende. 

O primeiro momento cultural teve lugar num lugar emblemático, o Museu Aristides de Sousa Mendes, localizado em Cabanas de Viriato (Carregal do Sal), na Casa do Passal, a antiga residência do diplomata, um espaço de memória recente dedicado à vida e ao legado de uma das figuras mais notáveis da História portuguesa contemporânea. Assim, durante a Segunda Guerra Mundial, Aristides de Sousa Mendes, na época, cônsul de Portugal, em Bordéus, desafiou ordens superiores e concedeu vistos a milhares de refugiados, salvando, assim, vidas de judeus e de outros perseguidos pelo regime nazi. 

O museu procura, deste modo, preservar e dar a conhecer este gesto de coragem moral e esta foi, sem dúvida, uma forma de as nossas crianças e jovens efetuarem uma profunda reflexão sobre os direitos humanos, a ética na ação pública e o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa.

A comitiva sanjoanense seguiu, depois, rumo a Leiria, para o merecido almoço no “WOK Santana”, onde retemperámos as energias para o restante dia de aventuras. Posteriormente, a viagem prosseguiu com destino a Peniche, para uma verdadeira incursão pelo Museu Nacional da Resistência e Liberdade, outrora, Forte de Peniche, um espaço comovente onde se preserva a memória da repressão e da luta pela liberdade de tantos presos políticos, durante o Estado Novo.

Despedimo-nos deste local histórico e seguimos para Maceira (Praia de Porto Novo), uma vez que ficámos alojados, bem pertinho do mar, no “Hotel Golf Mar Vimeiro”, onde tivemos direito a um jantar bem saboroso e, ainda, a um passeio noturno pelo areal envolvente.  

* Dia 2 (3 de julho)

Acordámos com um dia radioso e, após o pequeno-almoço no hotel, entrámos no autocarro, a fim de seguirmos para a capital. A primeira paragem deu-se na Assembleia da República, onde todos os participantes, por ciclos de estudo, efetuaram uma visita guiada por alguns espaços emblemáticos do Palácio de S. Bento. 

Posteriormente, no final das visitas, todos se reuniram, no Refeitório dos Frades, para um encontro informal com os Deputados da Assembleia da República, do Círculo Eleitoral de Aveiro, Hugo Oliveira e Paulo Cavaleiro, o atual Presidente da Comissão de Saúde (e suplente na do Orçamento, Finanças e Administração Pública e do Ambiente e Energia), Filipe Neto Brandão, e o Assessor do Grupo Parlamentar do PSD, Gonçalo Fernandes, já todos nossos conhecidos, durante o qual todos os alunos da Serafim Leite tiveram a oportunidade de lançar questões aos mesmos em torno de temáticas como a habitação universitária, a falta de professores, a situação precária do SNS, a falta de investimento na cultura em Portugal, entre outras. Foi, sem dúvida, um momento marcante que nos conduziu a uma profunda reflexão do estado atual do nosso país.

Entretanto, chegada a hora de almoço, deslocámo-nos à cantina do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), cuja refeição decorreu num ambiente descontraído que deu lugar a momentos de convívio e de partilha. 

Doravante, um outro compromisso foi assumido, desta vez, na Presidência do Conselho de Ministros, no edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, que concentra em si os vários ministérios, embora a mudança esteja ainda a decorrer, tendo em conta as últimas eleições legislativas. Após os iniciais momentos de acolhimento e de boas-vindas, assim como uma breve explicação da orgânica do Conselho de Ministros, foi lançado um repto aos nossos deputados de palmo e meio, por parte da equipa do Serviço Educativo para a Democracia (SEDE), na Sala de reuniões dos Secretários de Estado, de acordo com o tema da edição atual da Assembleia Municipal Jovem, “Eu e os (bis)avós”, propondo medidas de atuação política, de acordo com os distintos ministérios, tendo tido, assim, a oportunidade, de simularem um Conselho de Ministros, reforçando a sua importância no processo de tomada de decisão e definição de políticas públicas. 

Este momento foi, ainda, enriquecido com o encontro informal com o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, um sanjoanense, que nos recebeu no seu gabinete e que connosco partilhou ideias e pontos de vistas, revelando a forma como todos, desde miúdos, podem contribuir para um Estado Democrático. E foi deste modo que demos por terminada esta aventura cívica, partindo, de seguida, para as terras de S. João da Madeira. 

Foram, sim, dois dias intensos, repletos de aprendizagens, descobertas e amizades. Um merecido encerramento de mais um ano de envolvimento cívico pautado pela participação ativa dos jovens sanjoanenses. Até para o ano… assim esperamos!


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL