No âmbito do projeto “À barca, à barca” do Palácio do Bolhão, os alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos assistiram a teatro representado na escola. O espaço onde decorreram as peças de teatro foi no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. As companhias de teatro vieram representar duas dramatizações: no dia 28 de novembro, para o 5.º ano – turmas A, B e C – foi apresentado “O Príncipe Nabo”, adaptação da obra homónima de Ilse Losa; no dia 30 de novembro, para o 6.º ano (turmas A, B, C e D) e o 7.º ano (turmas A,B e C) foi apresentada a adaptação teatral dos contos da obra “Os Bichos” de Miguel Torga.

Durante a semana de 22 a 27 de outubro de 2018, decorreu, na Biblioteca Municipal de São João da Madeira, a Feira do Livro Usado, realizada no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Da iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira, a Biblioteca Municipal contou com a visita de centenas de alunos da cidade.

Concluiu-se, no passado dia 16 de fevereiro, a fase escolar do Concurso Nacional de Leitura, depois de ter sido realizada a prova escrita no dia 7 de fevereiro, em que foram apurados os candidatos à prova oral. As provas abrangeram todos os ciclos de estudos do Agrupamento, incluindo, portanto, alunos das Escolas Básicas de Fundo de Vila e do Parque e da EBS Dr. Serafim Leite. Seguir-se-ão a Fase Municipal, a Fase Intermunicipal e a Final Nacional.

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos de Português e Jornalismo da Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira foram convidados pela Escola Dr. Serafim Leite, desta cidade, a participar na atividade “Leituras Partilhadas ” com os alunos do 10º, 11º e 12º ano, daquela Escola. A iniciativa integrava-se na 11ª Edição da Semana da Leitura.

Nos dias 17 e 18 de março, decorreram no nosso Agrupamento os Dias Abertos. A Biblioteca Escolar não quis deixar de aproveitar essa oportunidade para levar a cabo várias iniciativas, todas elas orientadas na mesma direção: promover a leitura e mostrar a importância do livro na formação integral dos nossos alunos. Dessas atividades vos damos conta seguidamente, autenticadas por uma viagem fotográfica que ilustra bem o fervilhar de letras que animou aquele espaço e as pessoas que por ele passaram.

Na senda de anos anteriores, a Serafim Leite aderiu ao “Concurso Nacional de Leitura”, uma das inúmeras iniciativas do “Plano Nacional de Leitura” (PNL), dinamizado pelo Departamento de Línguas e pela Biblioteca do nosso Agrupamento.
Assim, no âmbito da 10.ª edição deste evento, realizou-se, no pretérito dia 6 de janeiro, pelas 14h30, na nossa Escola, a primeira fase do referido concurso. Como vem sendo habitual, os alunos aderiram, significativamente, a esta iniciativa (17 no Ensino Secundário e 28 no Ensino Básico).

No âmbito das comemorações do 25 de abril, a nossa escola esteve envolvida numa atividade para relembrar mais uma vez os acontecimentos que marcaram uma data importante na vida de todos os Portugueses e que faz parte da nossa história enquanto povo e nação.

No passado dia 16 de abril, os alunos Diogo Cruz e Jorge Vieira, e as alunas Laís Silva e Verónica Reis representaram a nossa escola na fase distrital da IX edição do Concurso Nacional de Leitura, em Albergaria-a Velha.

No passado mês de janeiro, as turmas A e B do sexto ano foram à biblioteca da escola participar numa sessão – dinamizada pela professora bibliotecária – cujo objetivo principal foi o de lhes dar a conhecer a missão e organização da biblioteca escolar.

Na passada terça-feira, dia 18, na BE da Serafim Leite assinalamos o 71º aniversário do nascimento do escritor Manuel António Pina (falecido em outubro de 2012). 

O Plano Nacional de Leitura declara oficialmente aberta a 9ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, que decorre entre 20 de outubro de 2014 e o final do 3º período letivo. Este concurso tem em vista promover o prazer da leitura e do contacto com os livros. Tem também como objetivo estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral. (Mais informações em "continuar".)