No âmbito do trabalho desenvolvido no projeto "Água", os alunos do 1.ºA e 4.ºB da EB1 do Parque, juntamente com as suas professoras titulares, vêm por este meio convidar toda a comunidade sanjoanense a visitar a exposição patente na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, de 6 a 25 de junho de 2019. Partindo da leitura das obras "A Menina Gotinha de Água" de P. Carlos e "A Árvore Generosa" de S. Silverstein, os alunos exprimiram, através das artes plásticas, a sua interpretação do texto. Esta atividade contou com o apoio da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

“DNA fingerprint na procura dos culpados”

O auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite foi o palco escolhido para um episódio digno de uma série televisiva de investigação, ao estilo CSI-S. João da Madeira, no dia 30 de maio pelas 11horas. Conduzidos pelo investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto), Professor Rui Magalhães, os alunos da disciplina de Biologia e Geologia das turmas A dos 10.º, 11.º e 12.º anos partiram em busca do(s) culpado(s).

Como já vem sendo habitual, numa iniciativa conjunta entre a Biblioteca Municipal/Escolar e o grupo de Português do nosso Agrupamento, contando com a preciosa ajuda dos docentes do 1.º ciclo, o nosso Agrupamento aderiu, mais uma vez, ao “Concurso Nacional de Leitura”, uma das inúmeras iniciativas do “Plano Nacional de Leitura” (PNL).

No âmbito do projeto “À barca, à barca” do Palácio do Bolhão, os alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos assistiram a teatro representado na escola. O espaço onde decorreram as peças de teatro foi no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. As companhias de teatro vieram representar duas dramatizações: no dia 28 de novembro, para o 5.º ano – turmas A, B e C – foi apresentado “O Príncipe Nabo”, adaptação da obra homónima de Ilse Losa; no dia 30 de novembro, para o 6.º ano (turmas A, B, C e D) e o 7.º ano (turmas A,B e C) foi apresentada a adaptação teatral dos contos da obra “Os Bichos” de Miguel Torga.

Durante a semana de 22 a 27 de outubro de 2018, decorreu, na Biblioteca Municipal de São João da Madeira, a Feira do Livro Usado, realizada no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Da iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira, a Biblioteca Municipal contou com a visita de centenas de alunos da cidade.

Concluiu-se, no passado dia 16 de fevereiro, a fase escolar do Concurso Nacional de Leitura, depois de ter sido realizada a prova escrita no dia 7 de fevereiro, em que foram apurados os candidatos à prova oral. As provas abrangeram todos os ciclos de estudos do Agrupamento, incluindo, portanto, alunos das Escolas Básicas de Fundo de Vila e do Parque e da EBS Dr. Serafim Leite. Seguir-se-ão a Fase Municipal, a Fase Intermunicipal e a Final Nacional.

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos de Português e Jornalismo da Universidade Sénior/Rotary de S. João da Madeira foram convidados pela Escola Dr. Serafim Leite, desta cidade, a participar na atividade “Leituras Partilhadas ” com os alunos do 10º, 11º e 12º ano, daquela Escola. A iniciativa integrava-se na 11ª Edição da Semana da Leitura.

Nos dias 17 e 18 de março, decorreram no nosso Agrupamento os Dias Abertos. A Biblioteca Escolar não quis deixar de aproveitar essa oportunidade para levar a cabo várias iniciativas, todas elas orientadas na mesma direção: promover a leitura e mostrar a importância do livro na formação integral dos nossos alunos. Dessas atividades vos damos conta seguidamente, autenticadas por uma viagem fotográfica que ilustra bem o fervilhar de letras que animou aquele espaço e as pessoas que por ele passaram.

Na senda de anos anteriores, a Serafim Leite aderiu ao “Concurso Nacional de Leitura”, uma das inúmeras iniciativas do “Plano Nacional de Leitura” (PNL), dinamizado pelo Departamento de Línguas e pela Biblioteca do nosso Agrupamento.
Assim, no âmbito da 10.ª edição deste evento, realizou-se, no pretérito dia 6 de janeiro, pelas 14h30, na nossa Escola, a primeira fase do referido concurso. Como vem sendo habitual, os alunos aderiram, significativamente, a esta iniciativa (17 no Ensino Secundário e 28 no Ensino Básico).