É chegado o momento de fazer memória da conceção e nascimento, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, do gigantone Serafim Vicente, apresentado à cidade de S. João da Madeira no desfile de Carnaval das escolas.

No dia 11 de fevereiro, os alunos selecionados na Fase Escolar do Concurso Nacional de Leitura dos três agrupamentos de escolas de S. João da Madeira – 1.º Ciclo; 2.º Ciclo; 3.º Ciclo e Secundário - prestaram provas, escritas e orais, na Fase Municipal deste concurso. As provas decorreram nos Paços da Cultura de S. João da Madeira – da parte da manhã, as provas escritas foram realizadas nos computadores; da parte da tarde, as provas orais ocorreram no auditório. Misturado com o nervosismo estava o bichinho da leitura que fazia com que os alunos conversassem entre si e partilhassem este gosto pelo livro e pelas suas histórias.

Viajando pelas estrelas.


Decorreu, no final da tarde do dia 13 de dezembro, no Auditório do CMI do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, o Concerto de Natal promovido pela Biblioteca Escolar, com a participação dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico.

Paços da Cultura e Biblioteca da Escola

Na biblioteca escolar da EBSSL, até ao fim do mês de novembro, continuará patente a exposição dos trabalhos dos alunos no âmbito do 12.º Encontro Internacional de Ilustração, envolvendo todos os ciclos do agrupamento. Para ver os trabalhos vencedores, terão que se deslocar aos Paços da Cultura, pois eles encontram-se aí expostos. Ainda vão a tempo e "tempo" era o tema deste ano deste encontro.
Em “continuar” podes ver algumas fotos da exposição na biblioteca da escola.

O agrupamento respondeu positivamente ao repto lançado pelo PNL – ler 10 minutos por prazer. A biblioteca é agora mais visitada para requisitar um livro – “é para os 10 minutos”, dizem os alunos… há ainda os alunos que emprestam o seu livro porque esse é, sem dúvida, “mesmo fixe” e ao longo do dia, os 10 minutos a ler tomam o seu lugar na sala de aula e grão a grão a prática diária da leitura torna-se uma realidade.

No dia 05 de novembro, pelas 18h00, na Casa da Criatividade, a Rede Concelhia de Bibliotecas de S. João da Madeira dinamizou o espetáculo de lançamento do livro “Histórias da Ajudaris” na nossa cidade. O evento contou com a presença da representante deste projeto e diretora da Associação Ajudaris, a Doutora Rosa Mendes Vilas Boas. A Diretora da Associação Ajudaris agradeceu publicamente a iniciativa e apelou aos fortes laços solidários que são necessários criar para promover vidas felizes e dignas.

No dia 17 de outubro, pelas 18 horas, ocorreu, na Torre da Oliva, a sessão inaugural do 12.º Encontro Internacional de Ilustração, organizado pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira. A sessão foi conduzida pela Senhora Presidente da Junta e contou com as presenças da Senhora Vereadora da Educação e da Senhora Presidente da Assembleia Municipal. Estiveram ainda presentes os ilustradores selecionados no concurso para ilustradores e outros responsáveis pelas diferentes oficinas, conferências e workshops, bem como representantes dos agrupamentos da cidade, pais e alunos.

No âmbito do trabalho desenvolvido no projeto "Água", os alunos do 1.ºA e 4.ºB da EB1 do Parque, juntamente com as suas professoras titulares, vêm por este meio convidar toda a comunidade sanjoanense a visitar a exposição patente na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, de 6 a 25 de junho de 2019. Partindo da leitura das obras "A Menina Gotinha de Água" de P. Carlos e "A Árvore Generosa" de S. Silverstein, os alunos exprimiram, através das artes plásticas, a sua interpretação do texto. Esta atividade contou com o apoio da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

“DNA fingerprint na procura dos culpados”

O auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite foi o palco escolhido para um episódio digno de uma série televisiva de investigação, ao estilo CSI-S. João da Madeira, no dia 30 de maio pelas 11horas. Conduzidos pelo investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto), Professor Rui Magalhães, os alunos da disciplina de Biologia e Geologia das turmas A dos 10.º, 11.º e 12.º anos partiram em busca do(s) culpado(s).