No âmbito do programa Cientificamente Provável, no dia 15 de março, os alunos e os professores, do 12.ºA , e a biblioteca foram ao Porto visitar instituições do Ensino Superior.

Na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, os alunos foram sensibilizados para as questões relacionadas com os microplásticos e aplicaram os conhecimentos em atividades experimentais. Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no Departamento de Engenharia Química, os alunos visitaram o LEPABE (Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia) e puderam conversar com os investigadores das quatro áreas de trabalho deste laboratório.

Alunos, professores e biblioteca agradecem às duas instituições o excelente acolhimento, o empenho e a partilha dos seus profissionais, que propiciaram momentos únicos de pensar e trabalhar as Ciências e as Tecnologias. Muito obrigado, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto!

Muito obrigado, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – LEPABE!

Cientificamente Provável é, sem margem para dúvidas, um programa de sucesso!

Fica a qui a reportagem da Bruna:

No passado dia 15 de março, terça feira, os alunos do 12°A de Ciências e Tecnologias, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, acompanhados pelas professoras Rosa Pinho, Dina Paiva, Manuela Pinto e Manuela Balseiro, realizaram uma visita de estudo ao Porto, a fim de conhecer um pouco melhor alguns cursos e universidades. Esta visita realizou-se no âmbito das aprendizagens da disciplina de Biologia e do projeto Cientificamente Provável, em parceria com a Biblioteca do Agrupamento.
Na parte da manhã, os alunos e as professoras visitaram a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, local onde puderam aprender novas informações sobre os microplásticos, assim como ainda tiveram a capacidade de aplicar esses mesmos conhecimentos em algumas atividades experimentais que realizaram.
Posteriormente, o grupo dirigiu-se à FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mais especificamente ao departamento de Engenharia Química. Inicialmente foram recebidos por uma das investigadoras, que fez uma breve introdução sobre o seu departamento. De seguida, os alunos e as professoras foram divididos em 4 grupos, para que pudessem visitar as 4 áreas mais específicas do LEPABE (Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia).
Entretanto estava na hora do almoço e, por isso, os alunos e as professoras dirigiram-se ao Campus para poderem almoçar e relaxar.
Após o almoço, estava na altura do grupo se dirigir ao Laboratório Aberto do IPATIMUP e aprender um pouco mais sobre os Transgénicos e o seu rastreio. Esta atividade dividiu-se em duas partes, uma primeira parte mais teórica e a segunda mais prática, a parte favorita dos alunos. Aqui os alunos aplicaram técnicas de biologia molecular e foram capazes de manusear objetos como micropipetas e placas de eletroforese, a fim de conseguirem identificar a presença da modificação genética em alguns alimentos, nomeadamente nas sementes de aveia.
Por fim, estava dada como concluída a visita e, por isso, estava na altura de regressar à escola. O percurso foi marcado por algum cansaço, mas grande euforia por parte dos alunos, que ficaram satisfeitos com os conhecimentos que adquiriram ao longo do dia e felizes por tudo ter corrido como esperado.

Aluna 12.ºA
Bruna Santos

prob1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL