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Acontece...

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Jovens serafinenses assumem, em nome do «Parlamento dos Jovens», 

uma Missão em torno das Novas Tecnologias

Primeiros Passos

Após os trâmites iniciais subjacentes a este programa nacional, lançado pela Assembleia da República, que contou com a respetiva divulgação no Agrupamento, com a constituição da Comissão Eleitoral Escolar (na qual se destacaram as deputadas Isabela Mateus, no Ensino Básico, e Rita Almeida, no Ensino Secundário), com a inscrição das listas candidatas e a entrega do programa eleitoral, chegava o dia 20 de dezembro que assinalava mais uma das etapas do «Parlamento dos Jovens», um projeto já tão querido no Agrupamento e que, mais uma vez, permitiu que os nossos jovens deputados alcançassem meritórios prémios e o reconhecimento pessoal e da instituição que representam, ao nível nacional e à escala europeia, através do projeto «Euroscola». 

No dia 7 de março, os alunos do 12.ºF, dos cursos de TEAC e TGPSI, acompanhados pelas professoras de Português e de Área de Integração, Ana Guimarães e Clara Alves, tiveram a oportunidade de viajar no tempo ao visitarem o Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, aprofundando conhecimentos sobre a indústria chapeleira, em Portugal.

Através de uma visita guiada realizada pela Rosa Silva, descobrimos a importância desta indústria para a região e para o país. Desde máquinas antigas até aos materiais nobres, como o feltro de lã e a pele de coelho, pudemos perceber a evolução do fabrico de chapéus, ao longo dos anos.

Um dos momentos mais marcantes foi a demonstração, ao vivo, do processo de fabrico de um chapéu, que nos fez valorizar, ainda mais, o trabalho dos antigos operários e as suas dificuldades diárias e proceder à comparação com os tempos atuais.

Esta experiência foi enriquecedora e permitiu-nos conhecer melhor a história industrial de Portugal e, concretamente, de S. João da Madeira.

#MuseudaChapelaria #HistóriaIndustrial #VisitaDeEstudo #AprenderFazendo #12F

Aula de Higiene Postural anima alunos do 1.ºA

A turma do 1.ºA da Escola Básica do Parque teve uma aula bem especial!Uma das mães dos alunos, fisioterapeuta e especialista em Pilates, organizou uma atividade educativa sobre higiene postural, com informações essenciais e muito valiosas.

As crianças aprenderam, de forma divertida, sobre a importância de se manter uma postura correta ao sentar, caminhar e, até, ao carregar a mochila! Além disso, praticaram exercícios para fortalecer a consciência corporal.

Essa iniciativa reforça a importância da parceria entre as famílias e a escola na formação e no bem-estar dos alunos.

Juntos, construímos uma educação mais complete… para todos!

A professora Marisela Oliveira

 

No passado dia 17 de março, todas as turmas do 12.º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizaram uma visita de estudo ao Real Edifício de Mafra, mais conhecido por Palácio de Mafra, no âmbito da lecionação do romance «Memorial do Convento», de José Saramago. Primeiramente, visitou-se o Palácio, situado no Alto da Vela. Lamentavelmente, não foi possível visitar a Basílica, já que estavam a decorrer obras de restauro e conservação.

Para compensar esta condicionante, foi possível visitar outra área restrita ao público: as celas dos frades franciscanos e a ala da enfermaria. A visita ao palácio facilitou a compreensão da obra, nomeadamente, as vivências na corte, os hábitos e as excentricidades, a megalomania e a vaidade do rei D. João V.

Paralelamente, percebeu-se como a massa popular e anónima, que construiu o Convento de Mafra (cerca de 50 mil homens), viveu na Ilha da Madeira e sofreu com a falta de condições de trabalho, pagando, até, com a própria vida.

No que respeita ao interior do palácio, destaca-se o seu estado de conservação e, entre todos os aposentos visitados, realça-se a sala do Trono pela sua simetria, perspetiva, acústica e imponência, assim como as salas da música, da caça e, evidentemente, a grandiosa biblioteca.

Por volta das quinze horas, assistiu-se à peça, com um título homónimo ao da obra, no Auditório Municipal Beatriz Costa, dada a impossibilidade de realização da mesma no espaço do palácio, devido às obras acima mencionadas. Deste modo, os alunos ficaram com uma visão global, a partir da versatilidade dos atores, que encarnaram as diferentes personagens da obra. Além disso, é de realçar a mestria no cruzamento das linhas de ação e da mudança de cenário.

O regresso a casa foi alegre e bem-disposto. Esta visita de estudo permitiu um alargamento dos horizontes culturais dos alunos e o convívio entre professores e alunos. Foi, sem dúvida, um dia enriquecedor que ficará, para sempre, gravado nas nossas memórias.

                Todos os anos, o International Day of Mathematics (IDM), da União Matemática Internacional, desafia as escolas a envolverem os seus alunos na descoberta das ligações que a Matemática tem com a realidade.

                Este ano, o desafio foi refletir sobre as conexões que existem entre a Matemática, a Arte e Criatividade. Como é referido no site do IDM, “Usar a Matemática nas Artes abre portas para novas ideias e para criações bonitas e cativantes.”(https://www.idm314.org/).

                Assim, os alunos do AESL foram convidados a participar, através da decoração de pequenos mosaicos, nos quais apresentaram as suas produções artísticas. Cada aluno foi livre de imaginar e de criar o seu mosaico, contribuindo para a construção de um painel exposto no polivalente da escola sede, deliciando o olhar de toda a comunidade educativa com esta instalação artística.

                O resultado final foi maravilhoso e, sem dúvida, a Matemática abriu portas à imaginação e libertou a criatividade de cada aluno, com um resultado que não foi indiferente ao olhar de todos.

                Ser professor de Matemática é isto mesmo. Partimos de hipóteses que conhecemos ou sonhamos, conjeturamos o que, ainda, não foi feito e lançamo-nos a cada problema com o sonho de o tornar na solução mais interessante para os nossos alunos e que constitua um deleite para toda a comunidade educativa.

                Parabéns a todos os alunos por terem contribuído para o sucesso desta atividade!

Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que se preparam para realizar estágios internacionais, no âmbito do Projeto Erasmus+ 2024-1-PT01-KA121-VET-000201920, participaram, recentemente, numa sessão de formação em Primeiros Socorros. A iniciativa, dinamizada pelas enfermeiras Mariana Dias e Catarina Quaresma e organizada pela professora Paula Regina, teve como objetivo dotar os alunos de competências essenciais para lidar com situações de emergência, durante a sua experiência no estrangeiro.

Estes jovens, provenientes dos Cursos Profissionais de Audiovisuais, Mecatrónica, Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Eletrónica, Automação e Comando e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, terão a oportunidade de aplicar e aprofundar os seus conhecimentos em ambientes de trabalho reais, ao nível internacional.

A formação abordou temas essenciais como técnicas de primeiros socorros, manobras de desobstrução das vias respiratórias, tratamento de ferimentos e atuação em casos de emergência médica. Esta preparação é fundamental para garantir a segurança dos alunos e aumentar a sua confiança, durante a sua experiência noutros países.

Para complementar esta preparação, na próxima semana, terá lugar uma nova sessão, focada, exclusivamente, no Suporte Básico de Vida, dinamizada pela professora Paula Regina. Esta formação reforçará as competências dos alunos na resposta a emergências, garantindo que estão aptos a atuar, de forma rápida e eficaz, em situações críticas.

Através destas iniciativas, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite continua a apostar na formação integral dos seus alunos, proporcionando-lhes ferramentas que fortaleçam não apenas a sua preparação técnica, mas também a sua segurança e responsabilidade além-fronteiras.

Os alunos das turmas B e C, do 8.º ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, tiveram a oportunidade de assistir ao filme-documentário "Energia Nuclear, Já", no cinema do Centro Comercial «8º Avenida», em S. João da Madeira. A atividade foi organizada pela professora Manuela Correia, no âmbito da disciplina de Físico-Química, e contou com o acompanhamento das professoras Susana Melo e Renata Marques. 

O documentário aborda questões cruciais da atualidade, como os prós e os contras das diversas formas de energia renováveis e não renováveis, os impactos das alterações climáticas e as desigualdades sociais associadas ao acesso à energia. Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da transição energética e as consequências das escolhas energéticas para o futuro do planeta. 

Após a exibição do filme, os estudantes participarão numa discussão orientada pelos docentes, onde poderão expressar as suas opiniões e questionamentos sobre o tema. A iniciativa revelou-se uma experiência enriquecedora, promovendo o pensamento crítico e a consciência ambiental entre os jovens.

No dia 6 de março, as turmas dos 1.º A e B, da Escola Básica do Parque, tiveram o privilégio de receber a escritora Beatriz, que trouxe a história "Super Miúdos como tu!" para uma sessão de leitura interativa.

Através de uma narrativa envolvente, os alunos conheceram os super miúdos e participaram, ativamente, na leitura. Além disso, a atividade ficou ainda mais especial com uma experiência prática: os alunos puderam explorar o conceito dos "feijões mágicos", tornando o momento imensamente divertido e educativo.

Foi uma experiência enriquecedora e mágica, deixando um brilho de entusiasmo nos pequenos leitores!

No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre Gil, do corpus literário do Ensino Secundário, o qual foi representado pela companhia “Prof&Trolls”, ineditamente, constituída por professores de variadas áreas e por músicos do Conservatório da Lousada.

A peça iniciou por volta das 15h30, após uma verdadeira azáfama na montagem do cenário, dos adereços e dos figurinos, e teve a duração de cerca de 1h30 minutos, durante a qual não faltou comicidade, interação com o público, um cenário à maneira vicentina e uma banda ao vivo que viajou no tempo, a fim de nos trazer as letras evocadas na farsa vicentina, ali mesmo, no palco da Serafim Leite.

No geral, todos os alunos apreciaram e muito a peça, até porque nos deu a conhecer melhor (e de uma maneira mais divertida) a obra de Gil Vicente, tendo compreendido, ao vivo, tudo o que o dramaturgo quis transmitir ao público do seu tempo. Foi, sem dúvida, mais uma oportunidade oferecida pela escola e, concretamente, pelas professoras de Português, que se tornou inesquecível para todos, alunos e professores.

Este foi, na nossa ótica, um espetáculo de teatro que primou pela sua singularidade, tendo o público respondido, de forma efusiva, às tiradas cómicas dos atores, sobretudo de Pero Marques e do Moço. 

No dia 7 de março, as turmas do 1.º ano, da Escola Básica do Parque, embarcaram numa aventura ao ar livre, explorando os segredos do Parque do Rio Ul, no âmbito do projeto "Quantos parques há no parque?".

Com olhares curiosos e espírito de descoberta, os alunos observaram, de perto, a fauna e a flora do parque, identificando plantas, árvores e animais nos seus habitats naturais. Entre trilhos verdejantes e momentos de exploração, os alunos aprenderam sobre a importância da preservação da natureza e da biodiversidade.

Foi uma experiência inesquecível, na qual a aprendizagem aconteceu de forma divertida e interativa, despertando, nos pequenos exploradores, um novo olhar sobre o mundo natural!

Sou mentor… e agora? O que fazer? 

Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, representados pela psicóloga Manuela Fernandes, em parceria com a Coordenadora do «Programa de Mentoria», Dina Sarabando, organizaram a primeira sessão de formação destinada aos cerca de 50 alunos mentores inscritos, embora tenham apenas participado 4 dezenas de mentores. Este programa foi concebido para apoiar os alunos do AESL que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), em todos os ciclos de ensino, e os alunos recém-chegados ao 5.º e ao 10.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos e Profissionais, proporcionando-lhes um acompanhamento mais próximo e enriquecedor.

A formação decorreu no dia 11 de fevereiro, no Centro Multidisciplinar Interativo, a partir das 14h15, tendo reunido os jovens mentores num ambiente de grande entusiasmo e curiosidade face a esta nova perspetiva de se encarar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, com toda a atenção e dedicação, os alunos ouviram a palestrante, interagiram ativamente e aceitaram os desafios propostos. A sessão adjacente ao Programa de Mentoria, como já se tornou hábito, serviu, deste modo, não só para esclarecer dúvidas, mas também para fortalecer a perceção da relevância do novo papel dos mentores, o qual terá um impacto direto na integração e no bem-estar dos colegas que acompanharão.

No dia 28 de fevereiro, decorreram as provas escrita e oral da Fase Municipal do Concurso Interconcelhio de Leitura, sendo que a temática desta fase recaiu em obras camonianas, as quais deram a conhecer, a miúdos e graúdos, quem foi este génio da Línguas e da Literatura nacionais. Assim, os oito alunos selecionados, na fase escolar deste concurso, representaram o AESL, na fase municipal, que ocorreu em dois espaços distintos - de manhã, a prova escrita, teve lugar na Biblioteca Municipal; de tarde, a prova oral, decorreu nos Paços da Cultura. O júri foi constituído pelos seguintes elementos: a Coordenadora interconcelhia, Dr.ª Isabel Pardal; a representante da Educação da Câmara Municipal, Dr.ª Teresa Azevedo; e a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Carla Relva. Os nossos heróis da leitura que, brilhantemente, representaram o nosso Agrupamento e que nos enchem a todos de orgulho, foram: 1.º ciclo (Lorena Lopes e Guilherme Galdino); 2.º ciclo (Daniela Castro e João Madeira); 3.º ciclo (Davi Lima e Matilde Resende); Secundário (Isabelle Góes e Leonor Maia).

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

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