No passado dia 17 de março, todas as turmas do 12.º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizaram uma visita de estudo ao Real Edifício de Mafra, mais conhecido por Palácio de Mafra, no âmbito da lecionação do romance «Memorial do Convento», de José Saramago. Primeiramente, visitou-se o Palácio, situado no Alto da Vela. Lamentavelmente, não foi possível visitar a Basílica, já que estavam a decorrer obras de restauro e conservação.
Para compensar esta condicionante, foi possível visitar outra área restrita ao público: as celas dos frades franciscanos e a ala da enfermaria. A visita ao palácio facilitou a compreensão da obra, nomeadamente, as vivências na corte, os hábitos e as excentricidades, a megalomania e a vaidade do rei D. João V.
Paralelamente, percebeu-se como a massa popular e anónima, que construiu o Convento de Mafra (cerca de 50 mil homens), viveu na Ilha da Madeira e sofreu com a falta de condições de trabalho, pagando, até, com a própria vida.
No que respeita ao interior do palácio, destaca-se o seu estado de conservação e, entre todos os aposentos visitados, realça-se a sala do Trono pela sua simetria, perspetiva, acústica e imponência, assim como as salas da música, da caça e, evidentemente, a grandiosa biblioteca.
Por volta das quinze horas, assistiu-se à peça, com um título homónimo ao da obra, no Auditório Municipal Beatriz Costa, dada a impossibilidade de realização da mesma no espaço do palácio, devido às obras acima mencionadas. Deste modo, os alunos ficaram com uma visão global, a partir da versatilidade dos atores, que encarnaram as diferentes personagens da obra. Além disso, é de realçar a mestria no cruzamento das linhas de ação e da mudança de cenário.
O regresso a casa foi alegre e bem-disposto. Esta visita de estudo permitiu um alargamento dos horizontes culturais dos alunos e o convívio entre professores e alunos. Foi, sem dúvida, um dia enriquecedor que ficará, para sempre, gravado nas nossas memórias.