• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Assembleia Municipal Jovem_ 2024’2025

    Assembleia...

    Sessão I   No passado dia 12 de fevereiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada, no mandato 2024_2025, ao tema: “Eu e os (bis)avós”.  A sessão abriu com uma...
  • 100% Resíduos – De Lixo a Recursos

    100% Resíduos –...

    No presente ano letivo, toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite continua, com toda a determinação, a participar na iniciativa "100% Resíduos - De Lixo a Recursos", a qual faz do Projeto Educativo Municipal de S. João...

EPE...

  • As brincadeiras no Pré-Escolar

    As brincadeiras...

      O brincar é a forma mais completa e saudável da criança se desenvolver e expres sar. Assim, as crianças exploram e adquirem aprendizagens tanto sobre o mundo que as rodeiam como sobre elas próprias. O espaço exterior é um local privilegiado para a...

3.º CEB...

  • «Best in English» - 2024

    «Best in...

      No dia 21 de novembro, 137 alunos do 10.º ao 12.º anos representaram o Agrupamento de Escolas Dr Serafim Leite, numa competição online internacional...

1.º CEB...

  • Visita ao Museu do Calçado

    Visita ao Museu...

    Alunos da Escola Básica do Parque visitam o Museu do Calçado e vivem uma experiência artística inspiradora No passado dia 17 de janeiro, , os alunos das turmas do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque tiveram a oportunidade de participar numa...

SEC...

  • “Navegar este mar e o outro

    “Navegar este...

    Camões e Pessoa… em pessoa! No dia 21 de janeiro, os alunos do 12.º ano tiveram a oportunidade de assistir a um inédito espetáculo de teatro,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Natal do Ensino Recorrente

    Natal do Ensino...

    Uma Celebração da Diversidade Cultural Ensino Recorrente (AESL) Na noite do dia 18 de dezembro, sob a organização da Associação de Estudantes e da...

Sessão I

 

No passado dia 12 de fevereiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada, no mandato 2024_2025, ao tema: “Eu e os (bis)avós”. 

A sessão abriu com uma representação cultural, por parte de todos os Agrupamentos, à exceção do CEI, contando com uma intervenção intergeracional, entre miúdos e graúdos, mais concretamente, avós. No caso do AESL, o avó do Diogo Pestana (4.º A da Escola Básica do Parque), o professor Alírio Oliveira, outrora docente do Agrupamento, mostrou a sua mestria musical, acompanhando à viola os alunos da Serafim Leite, a partir da melodia de António

Macedo, «Canta, amigo, canta». Para além deste momento carregado de emoção, houve, ainda, tempo para uma declamação de poesia, por parte da Daniela Castro, do 6.º A, também autora do poema, acompanhada, de novo, pelo professor Alírio Oliveira. 

De seguida, teve lugar o Ato de Instalação, tendo tomado posse todos os jovens deputados. Neste contexto, tomou a palavra a senhora Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, assim como o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, revelando novidades em relação à atual edição da AMJ. 

Posteriormente, uma representante do Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira, Sara Patrão, informou os presentes sobre todos os esforços levados a cabo no município em prol de todos os que necessitem da sua ajuda, procurando, assim, motivar os jovens a aderirem a esta causa tão nobre.  

No final da sessão, a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, apelou à candidatura dos representantes de cada Agrupamento, a fim de estes revelarem as suas valências, no sentido de mostrarem que um deles poderá ser o futuro representante de toda a Assembleia, nesta edição. Terminado este momento, todos os presentes foram convidados para um merecido lanche.

Alunos da Escola Básica do Parque visitam o Museu do Calçado e vivem uma experiência artística inspiradora

No passado dia 17 de janeiro, , os alunos das turmas do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque tiveram a oportunidade de participar numa visita memorável ao Museu do Calçado, localizado em São João da Madeira.

A visita incluiu uma fascinante exposição intitulada "António, sem título", que proporcionou às crianças novos conhecimentos sobre um tema intimamente ligado ao seu concelho, bem como uma introdução à obra e trajetória deste grande artista. A visita guiada foi conduzida, de forma dinâmica e interativa, permitindo que os alunos adquirissem novos conhecimentos.

Além disso, os pequenos visitantes tiveram a oportunidade de despertar a sua imaginação e criatividade ao participarem numa atividade prática. Inspirados pelo ambiente artístico, criaram "asas para os pés", transformando materiais simples em obras de arte únicas e originais. Esta atividade lúdica não só estimulou o pensamento criativo, como também reforçou a ligação dos alunos ao tema explorado no museu.

A experiência no Museu do Calçado revelou-se uma jornada inesquecível, que uniu educação, arte e cultura, deixando as crianças entusiasmadas e mais conscientes sobre a relevância do património local.

Camões e Pessoa… em pessoa!

No dia 21 de janeiro, os alunos do 12.º ano tiveram a oportunidade de assistir a um inédito espetáculo de teatro, permitindo uma viagem, organizada pelos docentes de Português, cujo passaporte tinha o carimbo de duas obras geniais da nossa Literatura Portuguesa, a "Mensagem", de Fernando Pessoa, e "Os Lusíadas", de Luís de Camões.

Assim, levantaram âncora os dois atores do grupo “Sem Terra”, verdadeiros arrais, levando a bordo, no barco do AESL, os nossos alunos que, juntamente com Camões e Pessoa, tentaram descobrir o que se passara, afinal, com outra figura tão carismática da nossa nação, Cristiano Ronaldo, desaparecida numa rua de Lisboa. Confuso? Assim parece! Fiquem a saber que o segredo para a resolução deste problema nacional reside nas páginas das grandes obras folheadas no palco da Serafim Leite, cujos versos foram sendo desvendados pelos atores-investigadores.

Assim, a atuação dos «Sem Terra» contribuiu imenso para a compreensão das duas obras icónicas que integram o programa do Ensino Secundário, na disciplina de Português, o que só foi possível pelo dinamismo da dupla de atores que nunca deixou de interagir com o público, de modo surpreendente.

Levar o teatro à escola é, sem dúvida, uma forma de promover a educação e de contribuir para a formação individual e coletiva, educando e abrindo horizontes inimagináveis. Mais uma vez, o teatro, a cultura e a Serafim Leite saíram a ganhar!

No presente ano letivo, toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite continua, com toda a determinação, a participar na iniciativa "100% Resíduos - De Lixo a Recursos", a qual faz do Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira, uma vez que temos consciência da situação em que se encontra o planeta Terra. Por isso, é impossível, miúdos e graúdos, não continuarmos a insistir nesta problemática e esquecermos a grande necessidade de redução da produção de resíduos ou, na sua inevitabilidade, a necessidade de procedermos à sua correta separação.

Além disso, no AESL, garantimos que todos os espaços da escola possuem um ecoponto constituído por um recipiente azul, um amarelo e um para os indiferenciados. Mais do que isso, alguns grupos de alunos pretendem construir mais eco-escovões, para armazenar as escovas de dentes em fim de vida, e depositrões para equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), assim como pilhas. É assim que continuamos a apostar na separação seletiva de várias fileiras de resíduos.

Por seu lado, as turmas dos mais novos, que frequentam o 5.º ano, neste ano letivo, usufruirão de sessões teóricas em torno desta temática, como já sucedeu com o 5.º C, através da qual aprenderão sobre a transição da designação de lixo para recurso e aprofundarão, igualmente, os conhecimentos sobre a correta separação de todos os resíduos produzidos pelos alunos na escola.

Assembleia Municipal Jovem

Ao longo do 1.º semestre, de acordo com a agenda do programa, os alunos do AESL, do 4.º ao 12.º anos, percorreram as etapas iniciais do programa «Assembleia Municipal Jovem», procurando alcançar um lugar na equipa do Agrupamento. A nova missão tem como desígnio, nesta edição, a luta, por parte das crianças e dos jovens, por melhores condições, no município, para os queridos (bis)avós.

Assim, até aos finais do mês de janeiro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever, tendo-se formado a lista V, com representatividade de todos os ciclos de ensino, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes). Numa fase subsequente, tendo por base o tema deste ano letivo, foi elaborado o respetivo Projeto de Recomendação, com três medidas em prol de melhores condições de vida para os idosos sanjoanenses, futuramente, a serem discutidas em plenário.

Após esta fase, a lista candidata realizou a sua campanha, no átrio da escola, defendendo, de forma original, o seu projeto, a que se seguiu o tão esperado momento de sufrágio que culminou na votação, em todo o Agrupamento, do 1.º ao 12.º anos, da lista representante da Serafim Leite, na Assembleia Municipal, liderada pelo aluno Rúben Marques, do 12.º C, e secretariada pela Mariana Martins, do 11.º A.

Terminada esta fase, outras etapas se seguirão… Resta-nos esperar pela ansiada cerimónia de tomada de posse dos jovens deputados que terá lugar no próximo dia 19 de fevereiro, no Fórum Municipal.

No mês de janeiro, o "Cantar das Janeiras" serviu de mote para o encontro intergeracional entre os alunos do 1.º B da Escola de Fundo de Vila e os utentes do Lar S. Manuel.

Assim, numa tarde fria de inverno em que o sol raiou, deslocámo-nos a esta instituição com o propósito de proporcionar momentos de alegria e convívio àqueles que, carinhosamente, tratámos por “avós”. A nossa professora Isabel Silva, o professor Pedro Mergulhão e a assistente Rita conduziram-nos até lá, “equipados” a “preceito”, com as coroas de rei e as pandeiretas que ajudaram a fazer a festa. As nossas coroas brilhavam ao sol, fazendo-nos destacar entre os transeuntes que por nós passavam.

O momento foi emocionante! Alguns rostos “fechados” abriram-se, tendo participado connosco nos cânticos tradicionais, fazendo-se soar a voz de senhoras que identificaram o “Vamos cantar as Janeiras”, de Zeca Afonso. Seguiram-se outras canções tradicionais que o professor Pedro Mergulhão, à viola, desafiou para cantarmos. Houve, até, dança!...

No momento de diálogo, que também se proporcionou, alguns meninos fizeram, de modo espontâneo, algumas questões aos idosos. Seguiram-se momentos de verdadeiros abraços e a promessa de que havemos de lá voltar!

Agradecemos a todos e ao lar por nos ter proporcionado este momento que vamos recordar para sempre!

1.ºB_EB Fundo de Vila

Plano de Inovação em Movimento:

Assembleia Escolar Escolhe Melhorias para a Escola

A Escola Básica do Parque realizou, no dia 10 de janeiro, a sua primeira Assembleia Escolar, integrada no Plano de Inovação, a ser desenvolvido pelo 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. Este evento pioneiro teve como objetivo promover a cidadania ativa, estimular a participação democrática dos alunos e envolver toda a comunidade educativa na tomada de decisões importantes para o bem-estar escolar.

O momento revelou-se um sucesso através da participação entusiástica dos alunos, que apresentaram propostas, debateram ideias e votaram nas medidas que consideraram mais relevantes para a melhoria da escola. A medida mais votada foi a colocação de relva sintética no campo de futebol, que os alunos defendem como essencial para a criação de um espaço mais seguro e confortável para as atividades desportivas.

Esta Assembleia reflete o compromisso com o desenvolvimento do Plano de Inovação, que visa dar mais protagonismo aos alunos e fomentar o trabalho colaborativo. É muito gratificante ver como as crianças participaram, com seriedade e criatividade, demonstrando uma maturidade surpreendente na escolha de prioridades.

Para o novo desafio, estão, como sempre, de forma enigmática, quatro fotografias de pessoas com quem, com certeza, já nos cruzámos, no nosso dia a dia, no AESL.

Só há uma diferença: os anos que separam a pessoa de outrora do momento atual. Uns anitos… ou mais! Mas as semelhanças estão lá – basta estamos atentos! Por isso, abram bem os olhos e vejam se sabem quem são…

Para que a tarefa seja ainda mais fácil, têm um formulário à vossa disposição com a apresentação de três possibilidades para cada uma das fotografias. Vamos a isso?

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeN59NhSyFZ71ESKvpubX1jh3aQnTWp2DPVW8Ps8gnidlbUoA/viewform?usp=header

A solução para este enigma sairá no dia do lançamento do próximo desafio…

Mas, agora, ficam a saber quem eram os/as colegas do desafio 13. Aqui vão:

1 - Elza Paiva;

2 – Alexandra Pinto;

3 – Augusto Araújo;

4 - Fátima Leite.

Até breve e divirtam-se!

Desafio14 QQ

 

Na biblioteca da escola,

O 3º.A gosta de estar,
De ouvir histórias e de ler,
Pesquisar, estudar e sonhar...

Em dezembro, lá fomos
Ouvir uma história de Natal:
Era um livro pop up 3D,
Uma coisa fenomenal!

Era uma história maravilhosa
Sobre a prenda do Pai Natal
Que tinha renas e um trenó
E uma casa para espreitar.

Para saberes mais sobre esta história,
Vais ter de a procurar,
“Uma prenda para o pai natal”
Com ilustrações de encantar!

3º.A, EB Fundo de Vila

A turma do 11.ºA, do curso de Ciências e Tecnologias, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, esteve presente no Centro de Arte da Oliva, no dia 6 de janeiro do corrente ano civil. Numa "viagem" de Diálogos entre Arte e Filosofia, a mesma contou com o Mediador Cultural e Coordenador deste Centro, Daniel Costa.

De uma riqueza extraordinária e fundamental, a Arte e a Filosofia buscaram, nesta sessão, a exploração e a compreensão da existência humana, ainda que o tenham feito por caminhos distintos. Enquanto a Arte utilizou formas, cores e expressões sensoriais para transmitir ideias e emoções, a Filosofia trabalhou conceitos, argumentos e reflexões abstratas. Juntas, criaram um espaço de interseção que amplificou o entendimento sobre o mundo e sobre nós mesmos. Esta experiência proporcionou aos alunos uma maior inspiração e inovação. A Filosofia pode inspirar novas formas de arte, enquanto a Arte pode questionar e expandir limites filosóficos, levando a uma maior aproximação do Humano, no sentido em que ambas as áreas ofereceram formas distintas de compreender a condição humana, unindo razão e emoção, lógica e intuição.  Ampliaram, igualmente, o entendimento humano sobre o significado da existência e da criatividade e, por fim, a Arte, ao tornar as questões filosóficas tangíveis, tornou-as acessíveis a um público mais amplo. Pretendeu-se, portanto, que os alunos tivessem uma perspetiva da Arte e da Filosofia numa dimensão quotidiana, onde ambas as áreas suscitaram este pensamento crítico sobre o mundo, tornando o Homem mais sensível às nuances da existência e à complexidade da vida.

Em pleno século XXI, a violência contra as mulheres continua a ser uma realidade e uma terrível violação dos direitos humanos. Continua-se a viver numa cultura dominada pelos homens que deixa as mulheres numa situação preocupante de vulnerabilidade, negando-lhes a igualdade em termos de direitos e de dignidade.

Esta situação pode mudar e o mundo pode ser bem diferente e muito mais justo!... Sigamos o exemplo de mulheres que não se resignaram, que se revelaram muito capazes, que se afirmaram e que lutaram pelos direitos femininos. Ei-las: Adelaide Cabete, Ana de Castro Osório, Emmeline Pankhurst, Maria de Lurdes Pintassilgo, Marie Curie, Rosa Parks, Simone de Beauvoir, Simone Veil, …

Apoiemos leis e políticas abrangentes que reforcem a proteção dos direitos das mulheres em todas as áreas.

Construamos um mundo que se recuse a tolerar a violência contra as mulheres em qualquer lugar e sob qualquer forma!

Turma 12.ºE – Curso Profissional de Mecatrónica

As Inteligências Artificiais Generativas, embora sejam usadas para pesquisa, são, principalmente, consultadas para a realização de trabalhos. Ainda que a IA seja uma boa ferramenta, cada vez mais, as pessoas limitam-se a copiar e a colar a informação sem se darem ao trabalho de ler ou, até, verificar a veracidade dos dados fornecidos, o que, em muitos casos, faz com que não exista qualquer trabalho próprio e a pessoa em causa, na verdade, não adquire o conhecimento pretendido com o trabalho, podendo levar à criação de uma dependência da IA que tem, como sabemos, um impacto negativo no desenvolvimento da aprendizagem, fazendo com que a pessoa não aprenda e que tenha de recorrer à Inteligência Artificial, sempre que tenha de realizar uma tarefa, mesmo que seja simples.

Outro ponto negativo é, também, a originalidade e a criatividade pessoal, porque, ao existir a dependência da IA, todos são afetados, fazendo com que ninguém consiga criar algo da sua própria cabeça, baseando-se apenas nas informações fornecidas pela IA.

A forma como usamos a IA Generativa é como fonte de pesquisa - fazemos uma pergunta, lemos e analisamos a resposta. Se encontrarmos algo que não entendemos, perguntamos, de novo, à IA para que esta explique. Quando, mesmo assim, não temos 100% de certeza sobre o que foi dito, fazemos uma pesquisa no motor de busca para procurar evidências que suportem a informação que temos e só depois disso é que utilizamos a referida informação.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Outubro Rosa: um mês de consciência e esperança na luta contra o cancro da mama

    Outubro Rosa: um mês de consciência e...

    Alguma vez já se questionou por que razão existe um mês do ano dedicado à divulgação e prevenção de uma doença? E por que razão é o cancro da mama o tema abordado no mês de outubro? Pelo sim, pelo não, esta reportagem será capaz de esclarecer dúvidas pertinentes e dar a conhecer pormenores não...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL