No dia 5 de março, as turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Porto. Na parte da manhã, fomos a Serralves, um museu. Na minha opinião, os quadros desse museu eram muito bons, o meu favorito era uma mulher a sorrir sentada numa cadeira reclinável, cujo sorriso era muito engraçado e as cores imitavam o antigo. Depois, vimos exposições de arte abstrata, das quais não gostei muito, assim como exposições de livros, esculturas, filmes de discos giratórios e até fios nas paredes.

De tarde, a parte mais interessante da visita, o teatro. O Teatro Sá da Bandeira, onde assistimos à representação da peça teatral «Auto da Barca do Inferno», de Gil Vicente, era muito bonito e detalhado, provavelmente, para dar um sentido mais nobre. Até os pilares tinham oiro, que era falso, mas, ainda assim, dava a sensação de luxo.

No passado dia 24 de abril de 2024, os alunos do 8.º ano do Agrupamento partiram de São de João da Madeira, pelas 8h30, rumo a Ílhavo, terra de pescadores e de muitas aventuras marítimas.

Num dia com bom tempo, com a ria de Aveiro e as suas praias como “pano de fundo”, o grupo de alunos e de professores tiveram a oportunidade de visitar dois espaços singulares da região de Aveiro, o Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio Museu Santo André. Assim, no Museu Marítimo, a par de uma contextualização e explicação sobre o conteúdo do conto “Saga”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, os alunos visitaram as cinco exposições permanentes no Museu, todas elas de temática marítima, todas elas singulares e todas elas dotadas de coleções ricas que são parte do património do Museu. Para completar e enriquecer ainda mais a visita, no navio museu Santo André, os alunos visitaram e tiveram a oportunidade de ouvir as explicações de um guia que esclareceu tudo sobre este histórico navio que, em tempos, fez parte da frota portuguesa do bacalhau e cujo objetivo é ilustrar as artes do arrasto.

Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a técnica de pastel de óleo sobre cartão, deram vida a este projeto dinamizado na disciplina de Oficina de Artes, refletindo não apenas habilidade técnica, mas também a interpretação única de cada aluno, diante da complexidade da obra em causa.

A de Ana Beatriz, que está sempre feliz!

A de Ana Magalhães, que nunca visitou Guimarães.

A de Ana Silva, que não conhecia a madressilva.

B de Bárbara Silva, que detesta ver as coisas que nem uma pocilga!

C de Carina Pinho, que gostava de ir visitar o Minho.

D de Daniel Oliveira, que comeu as peras diretamente da pereira!

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL