Durante as aulas de mandarim, e em articulação com as aulas de português, as nossas professoras levaram-nos numa aventura pelas maravilhas da Muralha da China.

No âmbito da participação da nossa Escola no projeto nacional “Parlamento dos Jovens” do Ensino Secundário, os promitentes deputados Luana Rocha (12.º A), André Octávio (11.º A) e Bárbara Pessoa (12.º A) estrearam-se, em nome da Serafim Leite, na Sessão Distrital de Aveiro, que decorreu no Centro de Congressos do nosso distrito, situada na histórica Veneza de Portugal, ao longo do dia 5 de março de 2018.

No passado dia 21 de março, decorreu, na Câmara Municipal de São João da Madeira, a 1ª reunião inerente ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, implementado pela primeira vez no nosso município, subordinado ao tema: “Eu e os outros na minha escola e na minha cidade”. Assim, durante a sessão, foi permitido, aos 36 deputados municipais jovens presentes, eleitos nos quatro agrupamentos sanjoanenses, debater e refletir em torno de medidas relacionadas com a sua cidade, na presença de todo o executivo municipal, de convidados e gente curiosa que não deixou de apreciar “in loco” a primeiríssima assembleia protagonizada por jovens, na “cidade das unhas negras”.

No dia 6 de abril, “O Trilho” e o “Trapézio com Rede II”, da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira levaram a cabo s segunda sessão de Palcos e Cenas, integrada na 12ª Edição do Festival de Teatro de S. João da Madeira. A sessão decorreu nas instalações do Trilho, sitas na Rua Oliveira Júnior.

No passado dia 25 de março a EB Fundo de Vila abriu as suas portas a familiares, amigos e comunidade em geral para o nosso Domingo Aberto. Foi uma tarde de convívio, com atuações dos nossos pequenos artistas e de amigos que se disponibilizaram a abrilhantar a festa. A abertura da escola neste domingo pretendeu também proporcionar a todos a visita à exposição das Fundanças, este ano subordinada ao tema Floresta Encantada.

No dia 28 de Fevereiro os alunos da turma 7ºB fizeram uma visita de estudo a Coimbra e às grutas.
Partimos da escola as 8.00 em dois autocarros, acompanhados pelos professores Manuela Correia, Graça Rodrigues, Carmo Ventura, Maria Henrique e Rogério Melão.

Entre os dias 12 e 17 de março, uma delegação de alunos e professores do programa Erasmus+ , do projeto Creative Paths for Social Entrepreneus (CREATE), foi acolhida na Escola Secundária Dr. Serafim Leite, enquanto entidade organizadora. Os jovens provinham de cinco países estrangeiros, Espanha, Grécia, República Checa, Itália, Áustria, a que se juntaram três turmas da escola anfitriã cujos alunos alojaram em suas casas os estudantes estrangeiros.

No dia 14 de março, decorreu, no IPDJ de Aveiro, a Sessão Distrital inerente ao programa europeu “Euroscola”, subordinado, na atual edição, ao tema “Igualdade de Género”. Assim, durante o período da tarde, teve lugar, perante o júri convidado, a apresentação oral dos trabalhos das escolas selecionadas, numa perspetiva europeia, tendo por base o tema proposto para este ano.