Dia 29 de novembro – A Serafim Leite voltou a marcar presença na Greve Climática Global!
Bandeira Verde Eco-Escolas a meia haste e muita sensibilização!

Para assinalar mais uma mobilização global pelo clima, foram oferecidos aos professores, assistentes operacionais e assistentes técnicas ramos de loureiro (árvore autóctone da espécie Laurus nobilis) para aromatizar as suas casas e os seus tachos!
Até segunda-feira, 2 de dezembro, também foi colocada a meia haste a nossa bandeira verde, como símbolo de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite faz parte de um número muito restrito de Escolas Amigas dos Direitos Humanos. Todos os anos participamos numa atividade, denominada Maratona de Cartas, dinamizada pela Amnistia Internacional. Este ano, pela primeira vez, é via digital.

O objetivo é o de recolher assinaturas digitais (“Assinaturas que mudam vidas”) para ajudar cinco casos de jovens cujas vidas se encontram em risco ou que escolheram fazer frente às adversidades. O nosso objetivo é, também, fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo. Através do link https://www.amnistia.pt/maratona/ podemos ajudar a minimizar as injustiças.

Solicitamos que visite a referida página, assine a petição e divulgue pelos familiares e amigos. Ao assinar introduza o código que foi atribuído ao nosso agrupamento – VIFH.

Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos do AESL

Cláudia Proença, Anabela Costa e Clara Gusmão

 

Alunos do curso profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade da nossa escola participaram numa atividade natalícia de que nos dão conta em "continuar".

 

A Coordenadora do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite do ano letivo transato (Anabela Costa) deslocou-se, no passado dia 27 de novembro, a Lisboa, para receber, na cerimónia de entrega de prémios, uma menção honrosa, pela qualidade das atividades realizadas pelo clube, no ano 2018/2019. Os Coordenadores dos clubes galardoados com prémios e menções honrosas fizeram uma apresentação deixando um testemunho do trabalho por eles desenvolvido.

Entre os dias 18 e 23 de novembro, a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite foi anfitriã de uma delegação de dezasseis alunos e oito professores de quatro países europeus, participantes no programa ICT Competitions II, cujo objetivo é o de estimular a qualidade do ensino secundário, com recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação. Assim, à delegação de Portugal, composta por alunos e professores da escola, juntaram-se alunos e professores da Eslovénia, Espanha, Áustria e República Checa.

Paços da Cultura e Biblioteca da Escola

Na biblioteca escolar da EBSSL, até ao fim do mês de novembro, continuará patente a exposição dos trabalhos dos alunos no âmbito do 12.º Encontro Internacional de Ilustração, envolvendo todos os ciclos do agrupamento. Para ver os trabalhos vencedores, terão que se deslocar aos Paços da Cultura, pois eles encontram-se aí expostos. Ainda vão a tempo e "tempo" era o tema deste ano deste encontro.
Em “continuar” podes ver algumas fotos da exposição na biblioteca da escola.

O agrupamento respondeu positivamente ao repto lançado pelo PNL – ler 10 minutos por prazer. A biblioteca é agora mais visitada para requisitar um livro – “é para os 10 minutos”, dizem os alunos… há ainda os alunos que emprestam o seu livro porque esse é, sem dúvida, “mesmo fixe” e ao longo do dia, os 10 minutos a ler tomam o seu lugar na sala de aula e grão a grão a prática diária da leitura torna-se uma realidade.

Auto da Barca do Inferno

Depois de, no ano letivo passado, ter apresentado “O Príncipe Nabo”, “Os Bichos”, “A Viagem” e “Estranhões e Bizarrocos”, o projeto À Barca volta a trazer teatro ao nosso agrupamento. Este projeto conta com a parceria das bibliotecas escolares do agrupamento. Desta vez, os alunos contemplados com este teatro portátil foram os do 9.º ano que puderam assistir, no dia 12 de novembro, no auditório do CMI, a uma animada e muito original representação do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.

No dia 05 de novembro, pelas 18h00, na Casa da Criatividade, a Rede Concelhia de Bibliotecas de S. João da Madeira dinamizou o espetáculo de lançamento do livro “Histórias da Ajudaris” na nossa cidade. O evento contou com a presença da representante deste projeto e diretora da Associação Ajudaris, a Doutora Rosa Mendes Vilas Boas. A Diretora da Associação Ajudaris agradeceu publicamente a iniciativa e apelou aos fortes laços solidários que são necessários criar para promover vidas felizes e dignas.

Na sexta-feira, 8 de novembro de 2019, depois da aula de História, fomos de autocarro até à zona da Câmara Municipal, onde estava estacionado um camião especial. Este camião era patrocinado pelos Banco BPI e La Caixa.
Quando entrámos, vimos que era muito grande e a partir desse momento fomos acompanhados por uma guia responsável por nos dar informações, esclarecer dúvidas durante a visita.

Diário de bordo

Entre os dias 9 a 16 de novembro de 2019, um grupo de seis alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite permaneceu na Hungria, para participar no Projeto Eramus+ “ It´s logical, Dear Math!” , um projeto de parceria com duração de três anos (setembro de 2017 - agosto de 2020) que visa desenvolver o pensamento matemático e lógico, usando atividades inovadoras e estratégias de gamificação.