A Escola Básica do Parque celebrou a Semana da Alimentação, promovendo uma série de atividades envolventes e educativas para os seus alunos. Com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis e consciencializar todos para a importância de uma alimentação equilibrada, a escola recebeu uma nutricionista, a Dr.ª Catarina, que trouxe entusiasmo e conhecimento às crianças que participaram na construção da “Roda dos Alimentos”, uma atividade prática que permitiu que estas aprendessem, de forma divertida, os diferentes grupos alimentares e a importância de integrarem alimentos de todos eles na sua dieta diária.

Na manhã do dia 21 de setembro, os alunos da Escola Básica do Parque participaram numa homenagem ao Dia Internacional da Paz, comemorado em todo o mundo, neste dia assinalado.

É sempre uma alegria incomensurável acompanhar, de perto, o crescimento dos nossos jovens, sobretudo, porque estivemos presentes, dia após dia, para lhes dar o apoio necessário em cada etapa.

A Escola Básica de Fundo de Vila iniciou o novo ano letivo com uma receção marcada pela alegria, pelo acolhimento e pela celebração da diversidade. Ao som de mensagens inspiradoras, como “Chegaste para brilhar”, “Bom dia, sol” e “Somos todos estrelas do mesmo céu”, os alunos foram recebidos de forma calorosa, reforçando-se a ideia de que são os verdadeiros protagonistas do percurso educativo.

No dia 11 de setembro, a Escola Básica do Parque abriu as suas portas para receber, com alegria, os novos alunos e dar continuidade ao percurso dos outros já inscritos. A receção marcou o início de mais um ano letivo que será, com certeza, cheio de emoções, aprendizagens e novas experiências.

No âmbito das celebrações do Dia do Animal, a escola recebeu a visita muito aguardada da Dra. Mafalda Calhau, veterinária da Clínica Rainha Santa Isabel, de Arrifana, acompanhada pelo seu fiel cão, o Mico. O encontro contou com as turmas do 4.º A, 4.º B e 2.º A e o mesmo transformou-se num momento de aprendizagem, curiosidade e muita animação em torno do mundo dos nossos amigos de quatro patas.

«Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.»

Ray Kroc

Já com a energia renovada e uma enorme vontade de fazer mais e melhor, damos início a um novo ano letivo, no nosso Agrupamento! Abre-se um novo ciclo, repleto de possibilidades — para aprender, ensinar, crescer, descobrir e sonhar. Por isso, eis chegado o momento de abraçarmos, lado a lado, novos desafios e de perseguirmos novas metas, mantendo firme o nosso propósito: continuar a fazer do AESL um espaço acolhedor, inclusivo e inovador, onde cada um e cada uma se sinta valorizado(a), motivado(a) e envolvido(a) na construção de um ambiente educativo rico, solidário e… atrevemo-nos a dizer… diferente!
Lembrem-se sempre de que todos farão parte desta caminhada, nesta casa que é de todos/as: a SERAFIM LEITE, e será, com certeza, com o contributo de todos que poderemos tornar a nossa ESCOLA osso mundo — dentro e fora da escola — um lugar mais justo e mais humano.
Oxalá nos inspiremos uns aos outros, respeitemos as diferenças e cultivemos os valores que nos unem. Só assim o nosso percurso coletivo fará sentido!
A equipa do «Agora Nós» deseja a todos e a todas um ano letivo excecional — pleno de descobertas, aprendizagens e realizações, tanto pessoais como académicas – e que este seja mais um capítulo inesquecível da história do nosso Agrupamento!
As nossas portas — e o nosso e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. — estão sempre abertos. Contamos convosco para partilhar novidades, ideias e sonhos!
Um bem-haja a todos e a todas! ?

Ana Sofia Oliveira, Dina Sarabando e Miguel Andrade

 

 

 

 

 

Entrevista a Dário Monteiro, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) continua a apoiar os seus alunos na concretização de experiências enriquecedoras para o seu futuro. Exemplo disso é o percurso de Dário Monteiro, recém-regressado de um estágio de três meses em Rimini, Itália, no âmbito do projeto Erasmus+ VET (2024-1-PT01-KA121-VET-000201920), destinado a alunos do Ensino Profissional.
Apesar de alguns receios iniciais, Dário considera que esta experiência marcou positivamente o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

 A cerimónia de entrega dos prémios do «Diário da República» (3.ª edição) decorreu no dia 8 de setembro, em Lisboa, na Biblioteca da Imprensa Nacional, um espaço que remonta aos inícios do século XIX, numa sessão em que não faltou a exposição dos trabalhos vencedores, no exercício da cidadania ativa em prol da literacia jurídica, na senda do mote - «Vamos fotografar a lei».

Destaque para a Língua Portuguesa 

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite deu continuidade a uma iniciativa criada, no ano letivo anterior, no âmbito da disciplina de Expressa-te (7.º e 8.º anos), que, este ano, foi alargada a Português, no 2.º ciclo, neste caso, aos 5.º e 6.º anos. Trata-se do concurso interno designado “Ortografíadas”. Esta proposta nasceu como resposta ao impacto – nem sempre positivo - das novas tecnologias que, tantas vezes, fazem esquecer a riqueza e o rigor da Língua Portuguesa — da caligrafia à ortografia.

Assim, ao longo de quatro etapas, mais de 300 alunos foram desafiados em provas progressivas e, no final deste percurso, de acordo com os resultados obtidos, foram selecionados os 24 estudantes, em cada ciclo de estudo, 3 por turma, que revelaram um melhor desempenho, tendo, deste modo, conquistado um lugar na Grande Final, que decorreu no dia 11 de junho, no período da tarde, na Biblioteca Escolar.

Ansiosos e motivados, os finalistas enfrentaram três provas exigentes: escrita de palavras difíceis, redação de um ditado e, finalmente, a sempre temida prova de soletração com palavras desafiantes. A cada ronda, os concorrentes demonstraram um domínio surpreendente da língua, até se apurarem os oito melhores para a última e emocionante fase da competição.

O momento alto chegou com a consagração das grandes vencedoras, que se destacaram pela sua precisão, confiança e destreza linguística, conquistando, com mérito, o primeiro lugar: Ana Sousa, no 6.º D, no 2.º ciclo, e Maria Miguel Pimentel, do 7.º A, no 3.º ciclo. Contudo, outros alunos também se sagraram campeões, ocupando os demais lugares do pódio, a saber:

- 2.º ciclo: Leonor Pinho Silva (5.ºA), João Madeira (6.ºB) e Manuel Oliveira (5.ºB), 2.º LUGAR EX-AEQUO;  

- 3.º ciclo:  Matilde Costa (8.ºA), 2.º LUGAR; Davi Lima (7.ºD) e Cauã Poubel (8.ºA), 3.º LUGAR EX-AEQUO.

As “Ortografíadas” revelaram-se, sem dúvida, muito mais do que um concurso: foram, na verdade, uma celebração da língua, uma valorização do saber e um estímulo ao gosto pela escrita correta. 

Parabéns a todos os participantes e professores envolvidos! A Língua Portuguesa agradece — e nós também! Até lá, que nunca nos falte o prazer de bem escrever!

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL