Celebrar a Nossa História
Os jovens de outrora em S. João da Madeira
Mais um desafio, no âmbito do projeto “Celebrar a Nossa História”, dinamizado pela Câmara e Assembleia Municipais de SJM, e mais uma demonstração do gosto, por parte do AESL, em abraçar uma temática distinta, «Os Jovens de Então», procurando, de novo, de uma forma criativa, comemorar o dia da emancipação concelhia.
Assim, a exposição patente contou, este ano, com o talento dos alunos do 12.ºB, do curso de Artes Visuais, através da criação de ilustrações alusivas ao passado dos jovens sanjoanenses, evidenciando as atividades que ocupavam os jovens de outrora: as romarias, as procissões, as espadelas, as desfolhadas, as brincadeiras escolares (o jogo do lenço, a fisga e o arco, por exemplo), bem como a deslocação aos tanques do município para os namoricos, o cinema, o teatro e as esfarrapadas. Ademais, a participação do AESL foi, ainda, enriquecida com um vídeo que contou com os testemunhos de avós de alunos do Agrupamento, a quem, sentidamente, agradecemos. Por fim, congratulamos o digno contributo do Orfeão de Santa Maria da Feira que cedeu, para esta exposição um conjunto de trajes que ilustram os jovens remendados, os noivos ricos, os jovens em fatos usados em dia de festa, a vendedeira de fogaças e os trajes de romaria.
E, assim, de forma original, perante diferentes perspetivas, o AESL contribuiu, mais uma vez, para a concretização desta iniciativa municipal.
Dina Sarabando