No dia 26 de fevereiro, decorreram as provas escrita e oral da Fase Municipal do Concurso Interconcelhio de Leitura. A temática desta fase recaiu na meta histórica do 25 de Abril de 1974, assinalando os 50 anos da revolução democrática.

Os alunos selecionados, na fase escolar deste concurso, representaram o AESL, na fase municipal, que ocorreu em dois espaços distintos - de manhã, a prova escrita, na Biblioteca Municipal; de tarde, a prova oral, nos Paços da Cultura. O júri foi constituído pelos seguintes elementos: o autor João Pedro Mésseder, a Coordenadora interconcelhia, Dr.ª Isabel Pardal, a representante da Educação da Câmara Municipal, Dr.ª Teresa Azevedo, e a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Carla Relva.

AESL, uma Escola sempre Amiga

A Associação S.O.G.A. – Servir Outra Gente com Amor - tem como propósito a promoção e a defesa dos direitos humanos, no âmbito de projetos nacionais e internacionais de apoio ao desenvolvimento humano. A Associação apoia, especialmente, a Ilha de Sogá, do Arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, de forma a alcançar melhores condições de vida para a sua população que vive em pobreza extrema, atuando nas áreas da Saúde, Educação, Sustentabilidade e Solidariedade.

O dia 24 de janeiro, momento consagrado ao Dia Internacional da Educação, teve, neste ano letivo, um sabor bem especial, contando com a intervenção dos jovens deputados da Serafim Leite e das turmas dos 12.º A e B, que receberam, de braços abertos, os pequenos grandes mestres do saber do Agrupamento: as crianças do 4.º ano, das Escolas Básicas de Fundo de Vila e do Parque.

Assim, a partir de uma das medidas aprovadas na última assembleia d’ «O Parlamento na Serafim» e na senda do Dia Temático do Agrupamento, «Serafim Leite rumo à era digital», os alunos do 1.º ciclo assistiram ao filme «Wall-E», que reenvia não só para o mundo das novas tecnologias, mas também para a preservação ecológica do nosso planeta, no sentido em que se trata de um robô, criado no ano de 2100, com a missão de limpar a Terra coberta por lixo. Para além deste momento cinematográfico, os alunos regozijaram-se, ainda, com uma representação sob a forma de um teatro de fantoches, «Uma Aventura Moderna no Reino da Bicharada» e foram, ainda, protagonistas de um momento de expressão artística, o «Pint’Artes», com motivos alusivos às tecnologias que fazem, cada vez mais, parte da sua vida.

No dia 15 de fevereiro, fomos fazer uma visita de estudo ao Museu do Papel Moeda e ao Pavilhão da Água, ambos no Porto.

Pela manhã, os alunos tiveram a oportunidade de explorar o Museu Papel Moeda, que oferece uma visão detalhada da história e da importância do dinheiro, ao longo dos séculos. Além das notas e moedas, o museu permitiu, também, uma exposição de miniaturas de veículos, a qual representou uma mais-valia à experiência.

Durante a visita, os alunos puderam aprender sobre diversos tópicos relacionados com a literacia financeira, incluindo a origem do dinheiro e as diferentes características de segurança incorporadas nas notas modernas.

No transato dia 21 de fevereiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada, no atual mandato, ao tema: «O nosso ALERTA e a nossa ação pela PAZ e pelos DIREITOS HUMANOS».

A sessão abriu com o testemunho dos agrupamentos escolares sanjoanenses que, através de uma representação cultural, deram a conhecer conteúdos tão enriquecedores de diferentes comunidades espalhadas pelo mundo. No caso da Serafim Leite, o aluno Mohammad Yusuf, do 11.º F, acompanhado pelos discentes Jéssica Ferreira (10.º D) e Rúben Marques (11.º C), revelou mistérios do seu país natal, o Afeganistão e, em particular, de Cabul, a capital e o local que o viu nasceu, assim como, em forma de homenagem ao seu pai, o grande herói que abriu caminho para uma nova vida em Portugal, por razões contrárias ao regime afegão, mostrou o grande talento de seu pai, um grande músico que continua a demonstrar o seu talento em terras lusitanas. Foi um momento de muito orgulho e que nos permitiu viajar no tempo e no espaço. Agradecemos ao Yusuf pelo seu testemunho e congratulamo-lo pela sua coragem.

Os alunos do 8.º ano do AESL participaram no projeto "Cidade Biodiversa", em articulação com a Autarquia de S. João da Madeira e o CRE_Porto. Assim, no dia 6 de fevereiro, decorreram sessões de capacitação, nas quais os alunos adquiriram vastos conhecimentos sobre espécies invasoras, seguidas de ações de identificação e mapeamento das espécies existentes no espaço exterior da escola sede.

Esta iniciativa levada a cabo pela docente de Ciências Naturais, em articulação com o Eco_Escolas, está no seu terceiro ano de participação e os resultados são significativos no que diz respeito à diminuição da representatividade das espécies invasoras no recreio escolar.

Ao longo do 1.º semestre, de acordo com o cronograma previamente definido entre todos os responsáveis, os alunos do AESL, do 4.º ao 12.º anos, percorreram as etapas iniciais do programa «Assembleia Municipal Jovem», procurando alcançar um lugar na equipa «de sonho» do Agrupamento. A nova missão tem como desígnio um alerta e a respetiva ação em prol da PAZ e dos DIREITOS HUMANOS, em S. João da Madeira, pela voz de crianças e de jovens.

Assim, até aos finais do mês de janeiro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever, tendo-se formado a lista T, com representatividade de todos os ciclos de ensino, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes).

No dia vinte e dois de janeiro de dois mil e vinte e quatro, os alunos das turmas dos 9.º anos, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, reuniram-se com os alunos do 12.ºD e com as professoras Susana Silva e Manuela Balseiro, a fim de organizarem a receção às autoras de três livros, do projeto “Vale dos Tesouros”, sobre lendas tradicionais de três freguesias do concelho de Vale de Cambra: Clarisse Costa, Cláudia Leite e Isabel Gonçalves.

No dia 7 de fevereiro, fomos conhecer melhor a escola do irmão do nosso colega Dinis que se chama Afonso. Tem 3 anos e é cego, desde que nasceu. Nós conhecemo-lo no dia do aniversário do Dinis e ficámos muito curiosos por saber o que é que ele fazia na pré da nossa escola.

A disciplina de EMRC, em colaboração com o projeto "Escolas Amigas dos Direitos Humanos", participou no "Encontro Nacional das Escolas Amigas dos Direitos Humanos", o qual decorreu nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2024, no Fundão.

Assim, o docente de EMRC e quatro alunos representantes do nosso Agrupamento viveram três dias de partilha e formação, aprofundando a importância dos Direitos Humanos na vida e a forma de os implementar na Escola.

A semente do jornalismo no AESL

Após mais um ano de conquistas no programa nacional dinamizado pela Assembleia da República, o «Parlamento dos Jovens», foi com um imensurável orgulho que o Agrupamento tomou conhecimento de mais um prémio alcançado, no âmbito desta iniciativa. Com efeito, o aluno Cláudio Filipe Silva, atualmente a frequentar o 12.º B, no AESL, foi um dos alunos premiados, no Ensino Secundário, com a obtenção do 2.º lugar nacional, na categoria escrita -

https://jovens.parlamento.pt/Documents/Premio_Reportagem_2023/REPORTAGENS%20SECUNDARIO/Categoria_escrita_SEC/AVEIRO_AE_Dr._Serafim_Leite_Caudio_Silva_SEC.pdf, a partir da criação de uma fantástica reportagem, destinada à Democracia, subjacente a todo um ano de trabalho em torno da temática «Saúde Mental».

Era uma vez um Agrupamento que sonhou com uma Assembleia…

Era uma vez «a gente» que construiu essa Assembleia…

Era uma vez uma Assembleia Geral de Alunos, a nossa AGA!

Agora, é verdade que o sonho se tornou realidade, sendo possível, através de sessões ordinárias ou extraordinárias fazer com que os quatro representantes de cada turma do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim, dos 3.º aos 12.º anos de escolaridade, abrangendo todos os ciclos de estudo, do ensino diurno, ergam a sua voz, revelem as suas opiniões e, sobretudo, procurem, de forma consciente e responsável, melhorar o seu Agrupamento, em termos físicos e humanos, rumo a um processo de aprendizagem ainda mais enriquecedor.

Sou mentor(a)! E agora?!

Os professores coordenadores dos dois projetos de mentoria, implementados no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Dina Sarabando e Rui Gomes, dinamizaram, no dia 18 de dezembro, a segunda formação para os mentores dos alunos de PLNM e dos Cursos Científico-Humanísticos (10.º ano), via «online».

Desta feita, a referida formação debruçou-se, desta vez, sobre um conjunto pertinente de dicas para uma melhor gestão e aplicação da função dos mentores, de forma a que a assumam com mais segurança, confiança e com um leque mais vasto de estratégias, facilitando, assim, a vida académica e social, sobretudo, dos seus mentorandos.

No dia 21 de dezembro de 2023, o nosso Agrupamento recebeu, pela 2.ª vez consecutiva, neste ano letivo, o grupo teatral «Sem Terra» que, desta vez, nos presenteou com uma representação ao encontro de duas obras do 10.º («Os Lusíadas») e do 12.º anos («Mensagem»), «Navegar este Mar e Outro».

Vejamos o testemunhos dos alunos dos 12.º A e B:

«Todas nós acompanhámos esta companhia de teatro, desde o início do Ensino Secundário, e achamos que consegue dinamizar, de uma maneira engraçada e educativa, as obras lecionadas, tornando-as mais apelativas e cativantes. É uma ótima forma de compreendermos melhor as obras e olharmos para elas de uma perspetiva diferente.

Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, na pessoa da psicóloga Manuela Fernandes, dinamizaram, em colaboração com a Coordenadora do «Programa de Mentoria», Dina Sarabando, a ser aplicado aos alunos mentores dos alunos de PLNM e do 10.º ano (Cursos Científico-Humanísticos), a primeira formação para os cerca de 50 mentores inscritos, no dia 9 de novembro, a qual teve lugar no Centro Multidisciplinar Interativo, a partir das 10h30. 

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL