O Planetário veio à escola!

No dia 11 de dezembro, a nossa escola recebeu uma visita muito especial: o planetário itinerante do Centro de Ciência Viva do Planetário do Porto. A atividade, promovida pelo grupo de professores de Física e Química, foi destinada aos alunos do 7.º e do 10.º anos, proporcionando-lhes uma experiência imersiva e inesquecível.

Os alunos do 7.º ano participaram na sessão "Telescópio: A nossa janela para o Universo", na qual descobriram como é que este instrumento revolucionou a Astronomia, permitindo-nos observar constelações, planetas e outros corpos celestes, com maior detalhe.

Já os alunos do 10.º ano mergulharam na sessão "Dos Espetros à Biosfera", que explorou como a análise de espetros de luz nos ajuda a compreender a composição de estrelas, planetas e até as condições para a existência de vida.

Dentro do planetário portátil, os estudantes viveram uma verdadeira viagem ao cosmos, com projeções em 360º que os transportaram para cenários celestes impressionantes. Esta experiência interativa e envolvente permitiu não só reforçar os conteúdos abordados em sala de aula, mas também despertar a curiosidade científica e promover um contacto direto com os mistérios do universo.

Agradecemos ao Planetário do Porto e ao Centro de Ciência Viva por esta oportunidade única e aos professores de Física e Química pela organização. Momentos como este mostram que aprender sobre o universo pode ser tão vasto e inspirador quanto ele próprio!

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi, mais uma vez, assinalado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no dia 8 de dezembro, com a sua participação na Gala do “+ D”, com o objetivo de promover uma mensagem sobre diversidade, inclusão e respeito pelas diferenças. O projeto celebra o "D de Direitos", mostrando que todos, independentemente das suas limitações ou características, têm o direito de serem aceites e de participarem plenamente na sociedade.

Nesta versão, a protagonista da história, uma jovem sereia chamada Ariel, representa as pessoas com características únicas que enfrentam desafios em busca da aceitação num mundo que, muitas vezes, exclui o que é diferente. Em vez de querer transformar-se, para ser aceite, Ariel descobre que a verdadeira magia está em ser valorizada. A narrativa desafia preconceitos e reforça a importância de uma sociedade onde as diferenças são vistas como riquezas.

18 de dezembro de 2024

Ao som do tema “You raise me up”, de Josh Groban, num suspiro poético de uma realidade nua e crua, mas terna e doce de diferenças, que unem o céu e a terra, o Concerto abriu os corações dos presentes, a fim de se celebrar a vida de todos, todos, todos!

Numa disposição em palco francamente melhorada, alinharam-se em degraus os alunos de todas as turmas do 2.º ciclo, que frequentam a disciplina de Educação Musical.

Como habitualmente, alternaram-se introduções, poemas, histórias e canções. Uma pretensão: todas as turmas estariam representadas.

A Clara Barbosa, do 6.ºA, e a Leonor Silva, do 5.ºA, fizeram, com brio, a apresentação do concerto. Já a Íris Moreira, do 5.ºB, leu o poema “Foi na noite de Natal” e a Giovana Assis, do 5.ºC, um outro poema - “A mais bela palavra”, de Adolfo Muller. “Chove. É dia de Natal”, de Fernando Pessoa, foi lido pela Gabriela Paiva, do 5ºB, e “Seja cada presépio a nossa casa”, de Moreira das Neves, pela Carolina Sampaio, do 5.ºA. O Gaspar Silva e a Benedita Pereira, do 6.ºB, falaram sobre o Pai Natal, lendo, em diálogo, o livro: “Eu sei tudo sobre o Pai Natal”, de Nathalie Delebarre. E sobre a história da nossa escola conversaram a Samira, do 6.ºC, e a Ana Daniela, do 6.ºD.

No transato dia 10 de dezembro, o Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento acolheu a primeira sessão da Assembleia Geral de Alunos (AGA), relativa ao ano letivo 2024’25, tendo reunido os quatro representantes de todas as turmas, do 3.º ao 12.º anos. A sessão contou com a moderação e participação das representantes da Direção: Helena Resende, Mirna Bernardo e Dina Sarabando.

Após o progresso sentido, na última década, relativamente a um ensino cada vez mais digital, o certo é a polémica está instalada, daí que a temática central desta assembleia tenha recaído no uso do telemóvel nos estabelecimentos de ensino, em destaque desde o início do ano letivo. A sessão decorreu de acordo com os pontos da ordem de trabalhos delineados, previamente, tendo a Diretora do Agrupamento dado início ao debate, abordando as recomendações provindas do MECI, contextualizando, assim, a discussão e esclarecendo os alunos sobre todas as informações necessárias. É pertinente ressalvar que todo o trabalho aqui desenvolvido proveio das medidas delineadas, em cada turma do Agrupamento, a partir da implementação de uma nova iniciativa: a Assembleia de Turma. Assim, foram colocadas «em cima da mesa» 20 medidas, destacando-se, a título exemplificativo, a proibição total do uso de telemóveis em determinados ciclos, restrições específicas, iniciativas de sensibilização para pais e alunos e a criação de uma "brigada anti-tecnologias".

Cerimónia de finalistas do AESL celebra a Cultura Portuguesa com "Os Lusíadas"

A noite de sexta-feira, dia 13 de dezembro, foi abrilhantada com a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos finalistas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no ano letivo 2023’24, a qual marcou o culminar de anos de dedicação e esforço. Às portas da Casa da Criatividade, os convidados foram prazenteados com um espetáculo ao ar livre, protagonizado por alunos vestidos de branco, simbolizando a esperança de um futuro promissor para todos os finalistas, que ostentavam diversos adereços, fazendo uso do aproveitamento de materiais. Este introito foi, ainda, recheado com uma peça musical perpetrada pela Banda de Música de S. João da Madeira.

Após este momento de festa e o reencontro entre alunos e professores, os convidados iniciaram uma viagem inolvidável rumo ao palco da emocionante cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos do Ensino Secundário, brilhantemente decorado, de novo, em tons de branco, um verdadeiro Olimpo. Apresentado por Leonor Lima (7.ºA) e João Justo (9.ºD), o evento seguiu, ao longo do seu percurso, a rota dos marinheiros lusitanos imortalizada na epopeia «Os Lusíadas», a obra-prima de Luís de Camões.

A cerimónia, que acolheu pais, amigos, professores e outros membros da comunidade educativa, contou, para além da performance musical da talentosa Banda de Música, com outras atuações (da Academia de Música, da Escola de Dança - Ginesiano), proporcionando um espetáculo ainda mais mágico.

Alguma vez já se questionou por que razão existe um mês do ano dedicado à divulgação e prevenção de uma doença? E por que razão é o cancro da mama o tema abordado no mês de outubro? Pelo sim, pelo não, esta reportagem será capaz de esclarecer dúvidas pertinentes e dar a conhecer pormenores não muito discutidos no dia a dia.

Por: Isabelle Linhares Góes

Enquanto Associação Estudantes, queremos exprimir o nosso grande obrigado! Obrigado a todos os alunos que fizeram deste sonho uma realidade e por nunca se terem inibido perante as adversidades. Foram seis meses de preparação que se refletiram em dois dias inéditos, cheios de alegria e diversão à mistura. 

Hoje, podemos dizer, com muito orgulho, que somos a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, através de centenas e centenas de alunos que se fizeram ouvir e que viram em nós a possibilidade de se abrir uma nova era na Serafim Leite. 

Prometemos que lutaremos, sempre, pela voz dos alunos, uma vez que a vontade de um será a vontade de todos! 

Assim, aqui estaremos juntos pela mudança, juntos por uma Serafim ainda melhor!

 

No transato dia 02 de dezembro, foi celebrado, no município de S. João da Madeira, o “Dia Internacional das Cidades Educadoras”, nos Paços da Cultura. À semelhança de anos anteriores, o AESL participou, a convite da Divisão da Educação da Autarquia, num profícuo debate, conduzido pela jornalista do «Porto Canal», Daniela Assunção, subordinado, este ano, ao tema: «A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social», em cujo momento intervieram a Vereadora da Educação e o Presidente da Câmara Municipal.

Neste evento, o AESL foi representado, no painel de interlocutores, pelos alunos Mariana Martins (11.ºA) e Rúben Marques (12.ºC), tendo os mesmos, a partir das suas próprias ideologias e vivências, enquanto pessoas e estudantes, defendido as suas ideias e posições sobre os temas em “cima da mesa”, revelando as valências e as adversidades dos seus projetos atuais, dentro e fora da escola, enquanto participantes ativos na vida da sua cidade. Para além desta experiência “in loco”, há a apontar, também, a presença videográfica de quatro ex-serafinos que deram, também, o seu testemunho sobre a sua envolvência dentro ou já fora do trajeto universitário, os quais continuam, ainda, a «dar cartas»: André Magalhães, Filomena Brito, Lara Oliveira e Samuel Silva.

Embora com a consciência de que não é fácil mudar mentalidades, a maior lição que nos deixaram todos os jovens foi a de que urge, mais do que nunca, que a sua voz seja ouvida e as suas ações sentidas… Como o referiu a Vereadora da Educação, é imperativo que se reflita, seriamente, sobre o papel dos jovens na sociedade, tendo em conta, sobretudo, as drásticas mudanças que se sentem, a vários níveis, pelo mundo fora. A Educação é, assim, a grande porta que possibilitará que essa transformação seja concretizada de forma mais consciente.

Estes são, sem dúvida, jovens que se afirmam, socialmente, servindo de exemplo para todos aqueles que se queiram interessar, seriamente, pelo amanhã.

Mural de Azulejos, comemorativo do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974

A conjugação do trabalho de cada um é uma grandiosa força. Qualquer cidadão, ainda que ciente da sua imprescindível participação na sociedade, é incapaz da incompletude do espanto que é o Estado — em permanente reconstrução.

No âmbito do projeto nacional de ilustração, “A(r)riscar”, dinamizado pela Ajudaris, subordinado ao tema «Lendas e Tradições», os alunos da Serafim Leite abraçaram, mais uma vez, esta iniciativa, ainda no ano letivo 2023’24, tendo dois dos trabalhos do AESL sido distinguidos e premiados, entre 1143, no Ensino Secundário: Daniel Ferreira (o melhor trabalho nacional, segundo os cerca de 70 jurados, ao nível do 11.º ano) e Maria Flor Costa (o melhor trabalho do Ensino Secundário, segundo os votos do público). 

Novos ventos sopram no AESL, na medida em foram eleitos, nos últimos dias, os mais recentes representantes dos Alunos para o órgão máximo da nossa Escola, o Conselho Geral. Apenas se candidatou uma única lista, a S, que obteve 291 votos, num universo de 417.

Desta feita, Mariana Martins (11.ºA) e Rúben Marques (12.ºC) assumirão essa responsabilidade, enquanto conselheiros efetivos, ao passo que os alunos Tomás Sá (11.º A) e Sara Sousa (11.º C) são os representantes suplentes.

Os jovens de outrora em S. João da Madeira

Mais um desafio, no âmbito do projeto “Celebrar a Nossa História”, dinamizado pela Câmara e Assembleia Municipais de SJM, e mais uma demonstração do gosto, por parte do AESL, em abraçar uma temática distinta, «Os Jovens de Então», procurando, de novo, de uma forma criativa, comemorar o dia da emancipação concelhia.

 

O dia 7 de outubro viu os novos espaços desportivos da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite serem, formalmente, inaugurados. Esteve presente, neste evento, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, assim como diversos outros representantes de estruturas concelhias, nomeadamente, a Sr.ª Vereadora da Educação, Irene Guimarães.

Trajeto inolvidável por três países da Europa

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, enquanto escola vencedora, ao nível nacional, no âmbito do programa europeu “Euroscola”, ao encontro do tema «Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos», partiu rumo a Estrasburgo, percorrendo três países (Suíça, Alemanha e França), entre os dias 10 e 12 de outubro, em representação da sua Escola, do seu município, do seu distrito e do seu país.

Depois das habituais aventuras aéreas, ainda bem de madrugada, os 24 alunos e as 2 docentes que acompanharam o grupo, Dina Sarabando e Teresa Sousa, chegaram à Suíça, à cidade de Basileia, sentindo, logo, um clima bem mais invernoso. A próxima paragem ocorreu, já, num outro país, a Alemanha, onde todos se regozijaram com as maravilhas que nos iam sendo apresentadas na cidade de Friburgo, tendo todos aproveitado este espaço tão histórico e acolhedor, junto da Catedral de Freiburg de Nossa Senhora, para o almoço do dia.

 

Sabe tão bem acompanhar o crescimento das nossas crianças e jovens e, apesar do aperto de os vermos partir rumo ao Ensino Superior, o orgulho que sentimos por esta proeza alcançada supera a saudade sentida! É, ainda, mais grata a sensação de reconhecermos, mutuamente, que contribuímos para o seu sucesso e que estivemos, ali, durante anos a fio, a apoiá-los em tudo o que foi necessário.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL