No dia 25 de março, os alunos participaram na conferência "Energia poupa energia, dá mais ao planeta!", dinamizada pela Dr.ª Isa, da DECO, na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. Esta iniciativa decorreu no âmbito do Projeto Educativo Municipal (PEM) e teve como objetivo sensibilizar os jovens para a importância da eficiência energética e da sustentabilidade.

       A atividade permitiu aos alunos desenvolver aprendizagens no domínio Energia, integrado na disciplina de Físico-Química, abordando temas como o consumo consciente, as fontes de energia e o impacto ambiental das nossas escolhas diárias.

        A partir de informações claras e exemplos práticos, os alunos refletiram sobre como podem contribuir para um futuro mais sustentável, adotando hábitos que reduzirão o desperdício energético, promovendo, assim, um maior equilíbrio ambiental. Afinal, as pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença e, na senda deste pensamento, esta conferência reforçou a importância de se poupar energia para dar mais ao planeta! 

  Na manhã do dia 29 de março de 2025, a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite proporcionou uma experiência inesquecível aos seus alunos, professores, encarregados de educação e restante comunidade escolar. Entre as 9h30 e as 11h30, o campo de jogos da escola transformou-se num verdadeiro observatório, a céu aberto, para que fosse possível assistir ao eclipse parcial do Sol.

      O evento astronómico atingiu o seu auge às 10h37, quando cerca de 30% do disco solar ficou coberto pela Lua. A observação do fenómeno despertou um vasto entusiasmo nos presentes, que puderam acompanhar este espetáculo natural, de forma segura, com os devidos equipamentos de proteção visual. Para esta concretização, fez-se uso do telescópio da escola, permitindo uma observação ainda mais detalhada do fenómeno.

      A sessão contou com a participação de professores das diversas disciplinas, que aproveitaram a ocasião para contextualizar, cientificamente, o eclipse, explicando os seus efeitos e a sua importância para a Astronomia. O evento contou, ainda, com a presença da Vereadora da Educação, da Câmara Municipal de S. João da Madeira, sublinhando a relevância da iniciativa para a comunidade local.

      Ademais, a atividade reforçou o interesse dos alunos pela ciência e pelo universo, promovendo a curiosidade e o espírito crítico, através da observação direta de um fenómeno natural raro. Momentos como este demonstram a efetiva importância da escola na construção do conhecimento e no incentivo à exploração do mundo que nos rodeia.

    A Câmara Municipal de S. João da Madeira, no âmbito do Projeto Educativo Municipal (PEM), promoveu a atividade "Compras bem, mas não sabes a quem?", dinamizada pela DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. A iniciativa teve lugar no auditório do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e contou com a presença dos alunos das turmas dos 8.ºB e C e de alguns professores.

        A sessão foi conduzida pela Dr.ª Isa, especialista na defesa do consumidor da DECO, que abordou questões essenciais sobre os direitos e deveres dos consumidores. Entre os temas discutidos, destacaram-se a importância de um consumo informado e sustentável, as práticas comerciais desleais e os mecanismos de reclamação disponíveis para os consumidores.

        A interação com os participantes foi um dos pontos altos da atividade, com várias perguntas e partilha de experiências reais. Os alunos mostraram grande interesse pelos temas abordados, reconhecendo a relevância do conhecimento sobre os seus direitos, no dia a dia.

        Esta ação visa dotar os jovens de ferramentas e de conhecimentos fundamentais para a sua cidadania ativa e consciente. A dinamização deste tipo de iniciativas reforça a importância da educação para o consumo responsável e a necessidade de se sensibilizar a comunidade para uma escolha mais informada e eticamente sustentável.

                Todos os anos, o International Day of Mathematics (IDM), da União Matemática Internacional, desafia as escolas a envolverem os seus alunos na descoberta das ligações que a Matemática tem com a realidade.

                Este ano, o desafio foi refletir sobre as conexões que existem entre a Matemática, a Arte e Criatividade. Como é referido no site do IDM, “Usar a Matemática nas Artes abre portas para novas ideias e para criações bonitas e cativantes.”(https://www.idm314.org/).

                Assim, os alunos do AESL foram convidados a participar, através da decoração de pequenos mosaicos, nos quais apresentaram as suas produções artísticas. Cada aluno foi livre de imaginar e de criar o seu mosaico, contribuindo para a construção de um painel exposto no polivalente da escola sede, deliciando o olhar de toda a comunidade educativa com esta instalação artística.

                O resultado final foi maravilhoso e, sem dúvida, a Matemática abriu portas à imaginação e libertou a criatividade de cada aluno, com um resultado que não foi indiferente ao olhar de todos.

                Ser professor de Matemática é isto mesmo. Partimos de hipóteses que conhecemos ou sonhamos, conjeturamos o que, ainda, não foi feito e lançamo-nos a cada problema com o sonho de o tornar na solução mais interessante para os nossos alunos e que constitua um deleite para toda a comunidade educativa.

                Parabéns a todos os alunos por terem contribuído para o sucesso desta atividade!

Sou mentor… e agora? O que fazer? 

Os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento, representados pela psicóloga Manuela Fernandes, em parceria com a Coordenadora do «Programa de Mentoria», Dina Sarabando, organizaram a primeira sessão de formação destinada aos cerca de 50 alunos mentores inscritos, embora tenham apenas participado 4 dezenas de mentores. Este programa foi concebido para apoiar os alunos do AESL que frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), em todos os ciclos de ensino, e os alunos recém-chegados ao 5.º e ao 10.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos e Profissionais, proporcionando-lhes um acompanhamento mais próximo e enriquecedor.

A formação decorreu no dia 11 de fevereiro, no Centro Multidisciplinar Interativo, a partir das 14h15, tendo reunido os jovens mentores num ambiente de grande entusiasmo e curiosidade face a esta nova perspetiva de se encarar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, com toda a atenção e dedicação, os alunos ouviram a palestrante, interagiram ativamente e aceitaram os desafios propostos. A sessão adjacente ao Programa de Mentoria, como já se tornou hábito, serviu, deste modo, não só para esclarecer dúvidas, mas também para fortalecer a perceção da relevância do novo papel dos mentores, o qual terá um impacto direto na integração e no bem-estar dos colegas que acompanharão.

No dia 28 de fevereiro, decorreram as provas escrita e oral da Fase Municipal do Concurso Interconcelhio de Leitura, sendo que a temática desta fase recaiu em obras camonianas, as quais deram a conhecer, a miúdos e graúdos, quem foi este génio da Línguas e da Literatura nacionais. Assim, os oito alunos selecionados, na fase escolar deste concurso, representaram o AESL, na fase municipal, que ocorreu em dois espaços distintos - de manhã, a prova escrita, teve lugar na Biblioteca Municipal; de tarde, a prova oral, decorreu nos Paços da Cultura. O júri foi constituído pelos seguintes elementos: a Coordenadora interconcelhia, Dr.ª Isabel Pardal; a representante da Educação da Câmara Municipal, Dr.ª Teresa Azevedo; e a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Carla Relva. Os nossos heróis da leitura que, brilhantemente, representaram o nosso Agrupamento e que nos enchem a todos de orgulho, foram: 1.º ciclo (Lorena Lopes e Guilherme Galdino); 2.º ciclo (Daniela Castro e João Madeira); 3.º ciclo (Davi Lima e Matilde Resende); Secundário (Isabelle Góes e Leonor Maia).

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro de 2025, decorreu, na Torre da Oliva, em São João da Madeira, mais uma edição da Semana UBUNTU, uma iniciativa que visa o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

O evento, dinamizado por professores da referida escola, previamente capacitados por formação dinamizada pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), conta com a participação de trinta e um alunos do 9.º ao 11.º anos. Ao longo da semana, os estudantes são desafiados a conhecer a filosofia Ubuntu e a trabalhar os cinco pilares subjacentes: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e liderança servidora, através de atividades práticas e momentos de reflexão.

A sessão de abertura contou com a presença da Vereadora da Educação da Câmara Municipal, Irene Guimarães, para além da Presidente do Conselho Geral, Isabel Valente, e a Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Helena Resende, que reforçaram a importância desta iniciativa na formação dos jovens da comunidade.

A Semana UBUNTU, que tem decorrido com grande entusiasmo, por parte dos participantes, permitirá a continuidade das atividades e a disseminação da filosofia UBUNTU entre os alunos e restante comunidade escolar.

Esta experiência, que já demonstrou ter um impacto positivo nos jovens em edições anteriores, continua a afirmar-se como um espaço de aprendizagem e de crescimento pessoal, promovendo uma cultura de entreajuda e liderança baseada em valores humanos.

A equipa formadora agradece à Câmara Municipal e à Direção da escola todo o apoio e colaboração sem o qual seria impossível dar continuidade a este projeto.

No dia 12 de fevereiro de 2025, no âmbito do estudo do som, na disciplina de Física e Química, os alunos participaram numa atividade prática e inovadora: a Terapia das Taças Tibetanas. Esta experiência surgiu de uma parceria entre a biblioteca da escola e as professoras de Físico-Química, proporcionando uma abordagem experimental e sensorial ao tema.

A atividade permitiu que os alunos explorassem conceitos como a propagação do som, as ondas sonoras, a frequência e a ressonância, de uma forma envolvente. Sob a orientação da professora Raquel Santos, mestre de nível 4 nesta terapia, os alunos puderam observar como as vibrações das taças tibetanas geram sons específicos e interagem com a matéria, tornando a aprendizagem mais concreta e significativa.

Além do aprofundamento dos conhecimentos científicos, a atividade destacou, também, os benefícios terapêuticos do som, promovendo o equilíbrio e o bem-estar. A experimentação aliou a ciência e o relaxamento, demonstrando como diferentes áreas do conhecimento podem convergir para proporcionar experiências educativas enriquecedoras.

A atividade foi um verdadeiro sucesso, permitindo aos participantes consolidar os seus conhecimentos e experimentar o poder do som na prática. Momentos como este reforçam a importância de metodologias inovadoras no ensino, tornando a aprendizagem mais motivadora e eficaz.

Na nossa escola, aprendemos com experiências que fazem a diferença!

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite saiu, mais uma vez, à rua para celebrar o tão esperado Carnaval das Escolas, em S. João da Madeira, num desfile vibrante que encantou todos os presentes e, sobretudo, as crianças e os jovens. Este ano, o tema escolhido permitiu uma viagem no tempo aos Jogos Olímpicos e a aos seus carismáticos símbolos. A verdade é que a comunidade escolar não poupou esforços para garantir uma representação inesquecível.

Assim, foram 500 os foliões que se juntaram à festa, vestidos como verdadeiros campeões olímpicos, demonstrando não apenas um espírito carnavalesco, mas também um forte compromisso com as aprendizagens essenciais. Entre sorrisos, muita animação e muitas cores no ar, o AESL destacou-se nesta celebração, evocando os heróis do passado.

O desfile contou, ainda, com a presença do Rei do Carnaval, o agente Rodrigues que, com a sua energia e boa disposição, liderou os festejos.

Este inesquecível momento de folia só foi possível graças ao envolvimento e dedicação de toda a comunidade educativa. A organização agradece a participação entusiástica dos alunos, o apoio incondicional das famílias, a colaboração essencial dos docentes envolvidos, assim como o contributo indispensável das assistentes técnicas e operacionais. Juntos, fomos, realmente, mais fortes, tornaram este Carnaval uma celebração memorável!

O AESL demonstrou, uma vez mais, que a união, a criatividade e a alegria fazem toda a diferença! Venha o próximo ano e mais uma oportunidade para festejar!

Na atual edição da Assembleia Municipal Jovem, uma iniciativa da vereação sanjoanense, um dos alunos representantes do AESL, Rúben Marques (12.º C), conseguiu, este ano, a proeza de ser eleito representante de toda a assembleia.

Assim, uma das funções assumida teve lugar no dia 27 de fevereiro, quando, em plena Assembleia Municipal, presidida pela Dr.ª Clara Reis, Presidente deste órgão, apresentou aos presentes as medidas aprovadas no plenário da AMJ, do transato dia 19 de março.

Todas as propostas apresentadas, pertinentes e autênticas, remeteram para o tema da atual edição, «Eu e os (bis)avós», tratando, portanto, do bem-estar dos idosos de S. João da Madeira, contando, igualmente, não só com a intervenção edil, mas também dos agrupamentos escolares da cidade.

Na próxima sessão municipal, o Presidente da Câmara Municipal terá, com certeza, uma palavra a dar no que respeita às três medidas apresentadas na Assembleia Municipal… e os nossos deputados também!

Resta-nos agradecer à nossa jovem deputada por todo o seu empenho, dedicação e vontade política, tendo abraçado esta causa e a este cargo para o qual foi eleito. Muito obrigada!

Dina Sarabando

No dia 19 de fevereiro, decorreu a segunda sessão da Assembleia Municipal Jovem deste ano letivo, subordinada ao tema «Eu e os (bis)avós», que contou com a presença da comitiva do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, composta por 11 elementos, abrangendo todos os ciclos de ensino. 

Numa fase inicial, após a tomada de posse dos membros ausentes, na sessão anterior, que foi o caso da serafina Gabriela Castro (12.º C), teve lugar a eleição dos Secretários da Mesa Municipal, tendo sido eleita, enquanto 2.ª Secretária, a jovem serafina Mariana Martins, já com experiência neste cargo, que exerceu, responsavelmente, ao longo da sessão, enquanto membro efetivo, auxiliando a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e o 1.º Secretário, deputado da Oliveira Júnior.

No passo seguinte, teve lugar uma breve intervenção, da parte de Rita Pereira, enquanto representante das Associação Juvenis do distrito de Aveiro, solicitando o contributo dos jovens com mais de 15 anos para a Agência Nacional de Juventude.

No presente ano letivo, toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite continua, com toda a determinação, a participar na iniciativa "100% Resíduos - De Lixo a Recursos", a qual faz do Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira, uma vez que temos consciência da situação em que se encontra o planeta Terra. Por isso, é impossível, miúdos e graúdos, não continuarmos a insistir nesta problemática e esquecermos a grande necessidade de redução da produção de resíduos ou, na sua inevitabilidade, a necessidade de procedermos à sua correta separação.

Além disso, no AESL, garantimos que todos os espaços da escola possuem um ecoponto constituído por um recipiente azul, um amarelo e um para os indiferenciados. Mais do que isso, alguns grupos de alunos pretendem construir mais eco-escovões, para armazenar as escovas de dentes em fim de vida, e depositrões para equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), assim como pilhas. É assim que continuamos a apostar na separação seletiva de várias fileiras de resíduos.

Por seu lado, as turmas dos mais novos, que frequentam o 5.º ano, neste ano letivo, usufruirão de sessões teóricas em torno desta temática, como já sucedeu com o 5.º C, através da qual aprenderão sobre a transição da designação de lixo para recurso e aprofundarão, igualmente, os conhecimentos sobre a correta separação de todos os resíduos produzidos pelos alunos na escola.

Assembleia Municipal Jovem

Ao longo do 1.º semestre, de acordo com a agenda do programa, os alunos do AESL, do 4.º ao 12.º anos, percorreram as etapas iniciais do programa «Assembleia Municipal Jovem», procurando alcançar um lugar na equipa do Agrupamento. A nova missão tem como desígnio, nesta edição, a luta, por parte das crianças e dos jovens, por melhores condições, no município, para os queridos (bis)avós.

Assim, até aos finais do mês de janeiro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever, tendo-se formado a lista V, com representatividade de todos os ciclos de ensino, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes). Numa fase subsequente, tendo por base o tema deste ano letivo, foi elaborado o respetivo Projeto de Recomendação, com três medidas em prol de melhores condições de vida para os idosos sanjoanenses, futuramente, a serem discutidas em plenário.

Após esta fase, a lista candidata realizou a sua campanha, no átrio da escola, defendendo, de forma original, o seu projeto, a que se seguiu o tão esperado momento de sufrágio que culminou na votação, em todo o Agrupamento, do 1.º ao 12.º anos, da lista representante da Serafim Leite, na Assembleia Municipal, liderada pelo aluno Rúben Marques, do 12.º C, e secretariada pela Mariana Martins, do 11.º A.

Terminada esta fase, outras etapas se seguirão… Resta-nos esperar pela ansiada cerimónia de tomada de posse dos jovens deputados que terá lugar no próximo dia 19 de fevereiro, no Fórum Municipal.

O Planetário veio à escola!

No dia 11 de dezembro, a nossa escola recebeu uma visita muito especial: o planetário itinerante do Centro de Ciência Viva do Planetário do Porto. A atividade, promovida pelo grupo de professores de Física e Química, foi destinada aos alunos do 7.º e do 10.º anos, proporcionando-lhes uma experiência imersiva e inesquecível.

Os alunos do 7.º ano participaram na sessão "Telescópio: A nossa janela para o Universo", na qual descobriram como é que este instrumento revolucionou a Astronomia, permitindo-nos observar constelações, planetas e outros corpos celestes, com maior detalhe.

Já os alunos do 10.º ano mergulharam na sessão "Dos Espetros à Biosfera", que explorou como a análise de espetros de luz nos ajuda a compreender a composição de estrelas, planetas e até as condições para a existência de vida.

Dentro do planetário portátil, os estudantes viveram uma verdadeira viagem ao cosmos, com projeções em 360º que os transportaram para cenários celestes impressionantes. Esta experiência interativa e envolvente permitiu não só reforçar os conteúdos abordados em sala de aula, mas também despertar a curiosidade científica e promover um contacto direto com os mistérios do universo.

Agradecemos ao Planetário do Porto e ao Centro de Ciência Viva por esta oportunidade única e aos professores de Física e Química pela organização. Momentos como este mostram que aprender sobre o universo pode ser tão vasto e inspirador quanto ele próprio!

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi, mais uma vez, assinalado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no dia 8 de dezembro, com a sua participação na Gala do “+ D”, com o objetivo de promover uma mensagem sobre diversidade, inclusão e respeito pelas diferenças. O projeto celebra o "D de Direitos", mostrando que todos, independentemente das suas limitações ou características, têm o direito de serem aceites e de participarem plenamente na sociedade.

Nesta versão, a protagonista da história, uma jovem sereia chamada Ariel, representa as pessoas com características únicas que enfrentam desafios em busca da aceitação num mundo que, muitas vezes, exclui o que é diferente. Em vez de querer transformar-se, para ser aceite, Ariel descobre que a verdadeira magia está em ser valorizada. A narrativa desafia preconceitos e reforça a importância de uma sociedade onde as diferenças são vistas como riquezas.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL