A poesia continua a florescer no AESL
A poesia vive e respira pelos corredores da Serafim Leite. Discreta ou vibrante, manifesta-se nos muitos alunos que, desde tenra idade, descobrem o encanto de escrever e de se assumirem como poetas. E ainda bem que assim é, porque há tanto de libertador na arte de exprimir, em verso, aquilo que se guarda no íntimo de cada um. Por instantes, deixemos de lado a célebre tese de Fernando Pessoa, segundo a qual «o poeta é um fingidor» e abracemos, sem reservas, a autenticidade dos nossos jovens criadores que, mais uma vez, alcançaram um lugar no pódio deste concurso municipal.
Assim, no âmbito desta iniciativa de expressão poética, “Poesia na Corda”, os nossos alunos, incentivados pelas professoras de Português/Expressa-te e pela Biblioteca Escolar, aceitaram o desafio de dar forma aos seus sentimentos, ideias e reflexões, compondo poemas sobre as mais diversas temáticas. E, desta forma, recebemos, com orgulho, a notícia de que sete alunos do Agrupamento tinham sido distinguidos, em diferentes escalões escolares, correspondentes à sua faixa etária, a saber:
- Poemas Criança (5-7 anos): Gabriel Lima Queiróz (3.º lugar);
- Poemas Gaiatos (8-10 anos): Guido Francisco Miguel Martins (1.º lugar);
- Poemas Por Miúdos (11-13 anos): Cauã Morbeck Poubel (1.º lugar) e Leonor Jácome Lima (3.º lugar);
- Juventude Primavera (14-16 anos): Tomás Silva Paiva de Sá (1.º lugar) e Francisco Correia Almeida Silva Pinho (3.º lugar);
- Juventude Navegadora (17-21 anos): Joana Costa Vieira Araújo (2.º lugar ex-aequo).
A destacar-se ainda, um antigo aluno, Rúben Lôpo, que venceu na categoria «Juventude Desassossegada» (22-29 anos)
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no final da tarde do dia 11 de abril, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira. Foi um momento especial, que reuniu os alunos premiados, os seus encarregados de educação, professoras, a Diretora do Agrupamento e a Presidente do Conselho Geral, tendo marcado presença, igualmente, o Presidente da Câmara Municipal.
Estes jovens poetas — verdadeiros intérpretes do mundo que os rodeia — são, sim, merecedores dos nossos aplausos e do devido reconhecimento. Oxalá nunca percam a coragem de dar voz ao que sentem através das palavras.
Parabéns a todos os participantes e um agradecimento especial a quem, com dedicação e empenho, tornou possível esta celebração da poesia, a várias vozes! Somos, na verdade, um Agrupamento de poetas. De grandes poetas!
Os poemas premiados, nesta edição, podem, já, ser consultados em https://read.bookcreator.com/tVfDVjy2JnXdkgqT601zbP0wGyO2/w4iBnI0cSMa8Eyl1nA83SA.