As turmas A e B do primeiro ano, da Escola do Parque, ao longo deste ano letivo, desenvolveram o projeto “Eu e os Outros”, participando e realizando diversas atividades, com o intuito de reconhecerem e valorizarem as diferenças que existem entre as pessoas.

Bem sabemos  que, se as crianças forem incentivadas, logo nesta faixa etária, para estes valores, se tornarão mais sensíveis, o que é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa.

Salientamos, nesse sentido, a participação dos nossos alunos nas atividades “Leitura com sentidos”, na Biblioteca Municipal;  “À descoberta da CERCI”, em que recebemos, na nossa escola, dois utentes desta instituição; participação na peça de teatro “Um coração do tamanho do mundo”; e realização de atividades em que os alunos experimentaram a condição de pessoa invisual.

A nova sala de ciências da Escola Básica do Parque representa um marco significativo na educação científica do município. Esta é, na verdade, a única escola do 1.º ciclo, no nosso concelho, com uma sala que promete revolucionar o ensino das ciências, oferecendo um espaço moderno equipado com recursos tecnológicos avançados, como microscópios e uma ampla variedade de materiais de laboratório, permitindo que os alunos possam realizar experiências práticas e interativas.

Com efeito, esta sala é um grande passo para garantir que os nossos alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, preparando-os para os desafios do futuro.

A festa que assinala o final do ano letivo, na Escola Básica do Parque, é, como sempre, um evento muito esperado por alunos, pais e professores, uma vez que é a grande oportunidade para se celebrarem as conquistas do ano letivo e promover um momento de confraternização entre toda a comunidade educativa.

Este ano, a festa voltou a cumprir os seus objetivos e foi fantástica! Os alunos cantaram, dançaram, representaram e até tocaram diversos instrumentos musicais. Todos os presentes ficaram encantados e divertiram-se imenso num final de tarde que se revelou muito positivo e agradável.

A comunidade escolar agradece o empenho e a colaboração da Associação de Pais pela excelente organização. Até para o ano!

Durante o ano letivo, os alunos do 3.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila tiveram a oportunidade de participar numa atividade desenvolvida no âmbito do projeto Educação Financeira. Deste modo, foi elaborado um trabalho através do qual se distinguiam despesas necessárias de despesas supérfluas. Além disso, foi possível identificar as despesas e os rendimentos, no contexto familiar e pessoal, e calcular o saldo.

A partir da celebração do Dia da Criança, no dia 1 de junho, como aponta o calendário nacional, quisemos partilhar a felicidade que encontrámos em pequenos momentos que nos fizeram muito felizes. Este ano, tivemos a maravilhosa oportunidade de assistir ao espetáculo «Gargalhão Kids», um evento que trouxe muita alegria e risadas às crianças.

Agradecemos, profundamente, à Câmara Municipal pela oportunidade de participar nesta sessão especial. Foi uma experiência inesquecível que destacou a importância de se celebrar a infância e de se criarem memórias felizes para os nossos pequenos.

Os alunos do 4.º A da EB do Parque ganharam o 3.º prémio na 4.ª edição do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa.

O trabalho efetuado partiu do protocolo científico e da execução de experiência de medição do pH da água do charco e, ainda, da escrita criativa de um texto com base na leitura de um livro da Coleção Clube dos Cientistas, de Maria Francisca Macedo. Todos estes elementos permitiram o nascimento de um trabalho colaborativo interdepartamental (1.º ciclo e DMCE, em articulação com  a Biblioteca Escolar, contando com a colaboração dos projetos «Pequenos Cientistas Sanjoanenses» e «Clube Ciência Viva», na Escola). Foi, sem dúvida, um verdadeiro trabalho de equipa!

Muitos parabéns aos alunos e professores envolvidos!

Para comemorar o Dia Internacional da Família e, numa simbiose interdisciplinar, os alunos do 4.ºA da Escola Básica do Parque desenvolveram o projeto “Nós somos Família”.

Cientes de que a Família é o lugar onde começa a Vida e onde o Amor nunca acaba, esta iniciativa promoveu a consciencialização sobre questões relacionadas com as famílias, assim como serviu de alerta para a necessidade de se manterem os laços familiares, de forma ativa e saudável.

Maravilhosa, amorosa, especial!
É a minha princesa,
Aquela que me consola quando choro,
Aquela que faz tudo para me ver feliz.
O nome dela é AMOR!
É a razão da minha existência…
Amo-te, mãe!

O Dia das Mães tem cheiro de carinho no ar.
Tem forma de rosas e cor de amor.
É um dia cheio de afeto, abraços, beijos, lágrimas de felicidade e de saudade...

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite obtém o 2.º lugar no Concurso “Escola Alerta!”, ao nível nacional.

No presente ano letivo, foi integrada uma criança com deficiência visual, na sala 2, do Jardim de Infância do Parque. De modo a dar a conhecer, a toda a comunidade educativa, a forma como acolhemos e incluímos uma criança com tal especificidade, os alunos do 3.ºB da Escola Básica do Parque, em articulação com as crianças da sala 2 deste estabelecimento de ensino, tiveram a oportunidade de experienciar várias atividades que os fizessem “Sentir o Mundo do Afonso” e participar no Concurso “Escola Alerta!”

Sob a orientação do Grupo de Educação Especial, foram dinamizadas várias atividades de sensibilização, orientação e mobilidade nestes níveis de ensino. Para tal, recorreu-se a um conjunto de metodologias ativas diversificadas e significativas para a aprendizagem, tendo-se dado primazia à aprendizagem por descoberta guiada. Na realização do vídeo final, contámos com a colaboração dos alunos do 11.º ano, do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais.

Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas também enquanto cidadãos do mundo global, com a aquisição de competências transversais à sua vivência numa sociedade que se quer responsável, construída sob um sentimento de pertença de todos.

Os alunos do 4.ºA são uns autênticos cientistas e têm aprendido em colaboração com a natureza! Desta vez, desafiaram as professoras Guida e Marisela a ajudá-los a descobrir e a classificar as rochas que limitam o Charco Pedagógico da Escola Básica do Parque.

Com base numa chave dicotómica e na modalidade de trabalho de grupo, classificaram as rochas segundo a sua cor, textura, dureza, cheiro, composição química, forma dos grãos minerais e o modo como estes estão dispostos.

A Terra é, de facto, um planeta dinâmico estando em constante transformação e evolução. As rochas não são eternas, alterando-se por ação do vento, da água, da temperatura, da gravidade e dos seres vivos.

No âmbito do Charco Pedagógico, foi realizada uma atividade muito interessante, sobre o pH, em conjunto com os docentes Guida Pereira, Pedro Gual e Marisela Oliveira, na qual aprendemos que os químicos classificam as substâncias de acordo com as suas propriedades. Uma das classificações possíveis consiste em agrupar as substâncias em ácidas, básicas ou neutras, mas, para isso, temos de saber o valor do pH de cada uma delas.

Todas as substâncias têm um valor de pH, sendo que este é representado por um número de 0 a 14, sendo o pH 0 a mais ácida, 7 a neutra e 14 a mais básica.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL