Os alunos do 4.ºA são uns autênticos cientistas e têm aprendido em colaboração com a natureza! Desta vez, desafiaram as professoras Guida e Marisela a ajudá-los a descobrir e a classificar as rochas que limitam o Charco Pedagógico da Escola Básica do Parque.

Com base numa chave dicotómica e na modalidade de trabalho de grupo, classificaram as rochas segundo a sua cor, textura, dureza, cheiro, composição química, forma dos grãos minerais e o modo como estes estão dispostos.

A Terra é, de facto, um planeta dinâmico estando em constante transformação e evolução. As rochas não são eternas, alterando-se por ação do vento, da água, da temperatura, da gravidade e dos seres vivos.

Total

Já as rochas são agregados naturais de um ou mais minerais que surgem naturalmente e com características diversas. Estas têm, cada uma, a sua função. São usadas de acordo com os componentes que as caracterizam. Por exemplo, a argila serve para fazer telhas, já o mármore é um bom material para esculturas e quase todas são usadas na construção civil.

Assim, compreende-se que, em casa, se a bancada da cozinha for de calcário ou de mármore, devamos ter cuidados especiais ao espremer limão, pois o seu sumo contém ácido cítrico que poderá corroer a nossa bancada.

Posto isto, tudo isto estimulou o interesse dos pequenos cientistas pelo saber e pela pesquisa, descobrindo que o charco possui imensas rochas das quais se destacam: o calcário, micas (moscovite e biotite), gnaisse e o quartzito.

É caso para concluir que estamos SEMPRE a aprender, seduzidos pela Natureza e pela Ciência.


 
 
 

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