O projeto de promoção de cinema português "Cine S. João", patrocinado pela autarquia de S. João da Madeira, permitiu a dinamização de um encontro entre os alunos de Audiovisuais da Serafim Leite e o realizador Gabriel Abrantes, autor de “Diamantino”. O auditório do CMI do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi o cenário de uma sessão de curtas-metragens intitulada "Quatro Contos".

Não, não tem jeito: Tanto não tem que, em cada aluno, ficou a vontade de revisitarem os seus projetos.
Do confinamento letivo, sobretudo nas disciplinas oficinais e laboratoriais, fica o testemunho das limitações de uma Escola à Distância: A não ser em circunstâncias excecionais como a que estamos a atravessar ou para aquelas que a modalidade de “Ensino à Distância” já prevê, nada substitui a presença física dos professores e dos alunos.

O 25 de Abril abriu as portas para uma democracia socialista e o caminho para uma sociedade sem classes — propósitos que as revisões constitucionais posteriores a 1976 deixaram de explicitar. Com a entrada de Portugal no mercado comum (CEE), esses propósitos foram-se diluindo noutras prerrogativas mais liberais. O maior afastamento desses propósitos aconteceu durante o período de restrições impostas pela troika.

 

Chegou ao fim o 11.º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira, um evento dinamizado pela Junta de Freguesia e que já faz parte da vida da nossa cidade. Um dos momentos mais esperados do encontro ocorreu no dia 9 de novembro, na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, com a entrega de prémios aos vencedores do Concurso de Ilustração das Escolas.

Decorreu, na passada quinta feira, dia 14 de julho, na Torre da Oliva a inauguração da exposição ER(a)MO(s) de Gonçalo Chaves Almeida, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional do curso Técnico de Audiovisuais (12ºF), do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. A exposição estará à disposição do público na Sala do Laboratório da Torre da Oliva (1º andar), até ao próximo dia 20 de julho.

Os alunos das as turmas do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais (10ºB e 11ºB) e as turmas dos Cursos Técnicos Profissionais de Design Gráfico (11ºE) e de Audiovisuais (12ºF), do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite realizaram uma Mostra de trabalhos na Torre da Oliva.

A mostra foi inaugurada no dia 15 de junho e está patente ao público até ao dia 22.

A manhã do dia 18 foi ocupada com Atividades Desportivas, no Pavilhão das Travessas. Esta atividade congregou os alunos do 3º CEB e do Ensino Secundário e foi organizada pelos professores de Educação Física. Os alunos foram transportados a partir da Escola, em autocarros alugados para esse efeito. Foi uma manhã dinâmica, em que imperaram o desportivismo e um saudável espírito de competição. Organizadores e participantes estão de parabéns. Para ver as fotos, da autoria dos alunos do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais, clique em "continuar".

No passado dia 17 de dezembro, decorreu, na Escola secundária Dr. Serafim Leite, o “Torneio de Basquetebol 3x3”, torneio organizado pelo grupo de professores de Educação Física desta escola e que envolveu os alunos do 3º ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

No dia 19 de junho, a Avenida da Liberdade, em S. João da Madeira, transformou-se, como por encanto, numa avenida de luz. Teriam os pirilampos escolhido a nossa cidade para algum encontro anual? Seria milagre de S. João? Milagre foi, mas outro...

Avenida abaixo, avenida acima, dezenas de marchantes ostentavam os seus fatos coloridos e iluminados: o dos rapazes com lista luminosa na ilharga; os das meninas pontuados de flores com gineceus luminosos e saia de fímbria cintilante. Tanta luz! Tanto convívio! Tanta alegria a unir membros desta comunidade educativa chamada Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite: alunos, professores, assistentes, encarregados de educação, antigos alunos... O milagre foi esse, o de juntar tantas vontades para que se fizesse luz. Matéria-prima: criatividade, persistência, planeamento, e muuuito "amor à camisola"!

A instalação artística — a intervenção — realizada para o Espaço Aberto, no âmbito do IX Festival de Teatro de São João da Madeira, é uma produção do Atelier de Desenho (alunos do 12.º B — Artes Visuais —, coordenados pelo professor Paulo Duarte) e adopta a temática desta 9.ª edição do festival — o "desenvolvimento" —, seguindo, assim, o mote declaraddo pela UE: 2015 — ano europeu do desenvolvimento.

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Ulisses na campanha Miúdos a Votos

    Mar 2, 2021

    Ulisses na campanha Miúdos a Votos O Bruno, o Leandro e a Leonor, do 8.ºC, estão a fazer campanha pelo livro “Ulisses” de Maria Alberta Meneres. Para estes alunos, “Ulisses” é o livro mais fixe! Se concordas com eles, vota em “Ulisses” de Maria Alberta Menéres!

    Read more...
  • Vota A Lua de Joana – Miúdos a Votos

    Feb 25, 2021

    Vota A Lua de Joana – Miúdos a Votos A campanha do Miúdos a Votos continua! A Maria Gomes e a Ana Matos, do 8.ºC, fazem campanha pelo livro “A Lua de Joana” de Maria Teresa Maia Gonzalez. Os cartazes já andam a circular! A Maria e a Ana[…]

    Read more...
  • Vote no concurso “Poster D-Noses”

    Feb 25, 2021

    D-Noses é um projeto internacional que visa contribuir para que sejam encontradas soluções para o problema da poluição provocada por odores. Os nossos alunos elaboraram cartazes para este concurso que estão agora a votação. Para votar nas propostas em concurso[…]

    Read more...
  • Campanha Miúdos a Votos

    Feb 23, 2021

    Campanha Miúdos a Votos Começou a campanha de apoio aos candidatos para a votação nos livros mais fixes! O primeiro candidato – “Harry Potter e o Cálice de Fogo” de J.K. Rowling já tem a campanha no ar!A Inês Costa e a Sara Bilhoto,[…]

    Read more...
  • Dia Internacional da Língua Materna

    Feb 22, 2021

    Dia Internacional da Língua Materna Hoje comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna. O tema deste ano é “Fomentar o multilinguismo para a inclusão na educação e na sociedade”. “Através deste dia, pretende-se sublinhar a importância e as vantagens da diversidade cultural e linguística em[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • O estado das obras: 5 de março de 2021, 13.32.

    Mar 5, 2021

    https://onedrive.live.com/?cid=59F0C5A02C11956D&id=59F0C5A02C11956D%21126987&parId=59F0C5A02C11956D%214539&o=OneUp É certo que isto não faz parte da história. Mas vai fazer e é desde já.

    Read more...
  • Algumas panorâmicas

    Mar 5, 2021

    Algumas panorâmicas Com jpeg, apenas, por incapacidade de receção, e ineficiente correção ortogonal por demérito do operador de photophop.

    Read more...
  • Parlamento dos jovens: a República

    Mar 5, 2021

    Parlamento dos jovens: a República Primeiro ano de participação no projeto nacional «Parlamento dos Jovens», sob a coordenação de Dina Sarabando e Lúcia Sousa, coroado de glórias, ao nível dos Ensinos Básico e Secundário… – Vitória do Agrupamento na Sessão Distrital, ocupando o pódio das[…]

    Read more...
  • Parlamento dos Jovens: historial

    Mar 5, 2021

    Parlamento dos Jovens: historial Muito por iniciativa e demanda da professora Dina Sarabando, o parlamento dos jovens tem mobilizado inúmeros alunos ao longo dos tempos. Vamos deixar essa recordação em registo do blog. Não podemos deixar de agradecer à professora Dina a cedência destes[…]

    Read more...
  • “VIVÁSOBRAS!”

    Mar 3, 2021

    Margarida Negrais de Matos  Ano lectivo 2007/08 A todos os que lerem, e aos outros também: Muito, mas muito, agradecemos a colaboração da professora Margarida com esta crónica… e as seguintes. Que sirva, também, para incentivo a que outros deem[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 16 visitantes e 0 membros em linha