“Com o grande objetivo de não deixar ninguém para trás, este ano as Nações Unidas juntam às celebrações do dia do autismo o tema da educação inclusiva e de qualidade, alertando para a importância de as pessoas do espetro do autismo poderem desenvolver o seu potencial e alcançar sucesso nas diferentes áreas das suas vidas.” (Vencer Autismo).

Em 1992, a ONU proclamou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, cujo “objetivo é promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade e aumentar a consciência sobre a situação das pessoas com deficiência em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural.” (un.org)

Língua Postal

No âmbito do desafio lançado às escolas pelo Plano Nacional das Artes, para promoverem um intercâmbio de cartões-postais construídos com base na exploração gráfica da Língua Portuguesa, para assinalar o dia 5 de maio como o "Dia Mundial da Língua Portuguesa", como foi proclamado pela Unesco em 2019, as turmas de Artes do 10º e 11º ano desenvolveram os trabalhos que são apresentados no ebook que aqui se disponibiliza. Apreciem!

Na senda dos projetos etwinning, os alunos do 11ºB de Artes Visuais desenvolveram o projeto Let’s Draw Songs com o objetivo de desenvolver as habilidades de autoexpressão em língua inglesa, desenhando, cantando e usando ferramentas da web 2.00; assim como enriquecer o potencial dos alunos para colaborarem com os colegas, serem responsáveis no cumprimento de tarefas atempadamente e tomarem iniciativa em sugerir novas alternativas para uma atividade.

A nossa antiga "Serafina", Beatriz Oliveira (Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico 2016-2019), atualmente a frequentar um BA em Design Gráfico na Solent University, em Sounthampton, Inglaterra, desde 2020, foi agraciada, neste país, com o primeiro prémio num concurso para o redesign da imagem visual do “Friends of Southampton’s Museums, Archives & Galeries”. Além do prémio pecuniário, a Beatriz vai ser, doravante, responsável por preparar todos os materiais onde irá figurar a imagem que criou.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite inaugurou hoje (23 de abril de 2021) um mosaico em celebração do 25 de Abril de 1974.
Localmente, a inauguração integrou o programa das Comemorações Populares do 47.º Aniversário do 25 de Abril em São João da Madeira, marcando a importância da ligação das escolas às restantes coletividades locais que, anualmente, se juntam para manter viva a importância da Revolução de Abril de 1974.

O A.E. Dr. Serafim Leite inaugura, no dia 23 de abril, pelas 15h00 um mosaico comemorativo do 25 de Abril, associando-se às Comemorações Populares do 47.º Aniversário do 25 de Abril em São João da Madeira.

O projeto de promoção de cinema português "Cine S. João", patrocinado pela autarquia de S. João da Madeira, permitiu a dinamização de um encontro entre os alunos de Audiovisuais da Serafim Leite e o realizador Gabriel Abrantes, autor de “Diamantino”. O auditório do CMI do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi o cenário de uma sessão de curtas-metragens intitulada "Quatro Contos".

Não, não tem jeito: Tanto não tem que, em cada aluno, ficou a vontade de revisitarem os seus projetos.
Do confinamento letivo, sobretudo nas disciplinas oficinais e laboratoriais, fica o testemunho das limitações de uma Escola à Distância: A não ser em circunstâncias excecionais como a que estamos a atravessar ou para aquelas que a modalidade de “Ensino à Distância” já prevê, nada substitui a presença física dos professores e dos alunos.

O 25 de Abril abriu as portas para uma democracia socialista e o caminho para uma sociedade sem classes — propósitos que as revisões constitucionais posteriores a 1976 deixaram de explicitar. Com a entrada de Portugal no mercado comum (CEE), esses propósitos foram-se diluindo noutras prerrogativas mais liberais. O maior afastamento desses propósitos aconteceu durante o período de restrições impostas pela troika.

 

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro

    Nov 30, 2022

    Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro Numa parceria entre o Eco Escolas e a Biblioteca Escolar foi lida aos alunos de 5.º ano e alunos de PLNM a história “Tomé, O Gaio Semeador”. Nela, um jovem gaio (ave aparentada dos corvos e das gralhas!!), o Tomé,[…]

  • Apresentação do livro «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo»

    Nov 27, 2022

    Apresentação do livro «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo» No dia cinco de novembro de dois mil e vinte e dois, realizou-se a apresentação/debate da obra «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo», da Professora Doutora Stella Zita de Azevedo, livro selecionado para o Plano Nacional de[…]

  • Concurso Juvenes Translatores

    Nov 25, 2022

    Concurso Juvenes Translatores Os nossos alunos foram selecionados para participarem neste concurso que distingue os melhores jovens tradutores da União Europeia. Com o objetivo de promover a aprendizagem de línguas e a tradução, a Biblioteca associou-se a esta iniciativa, no dia 24 de[…]

  • Boa prática reconhecida pela RBE

    Nov 24, 2022

    Boa prática reconhecida pela RBE As Bibliotecas Escolares do AESL foram reconhecidas por terem uma boa prática com valor para ter a honra de ser publicada no blogue da RBE. Acessos: 12

  • Livros novos na Serafim Leite

    Nov 23, 2022

    Livros novos na Serafim Leite Chegaram livros novos à Biblioteca da Serafim Leite. Anda ver as novidades e leva o teu preferido! Acessos: 18

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL