Chegou ao fim o 11.º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira, um evento dinamizado pela Junta de Freguesia e que já faz parte da vida da nossa cidade. Um dos momentos mais esperados do encontro ocorreu no dia 9 de novembro, na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, com a entrega de prémios aos vencedores do Concurso de Ilustração das Escolas.

Decorreu, na passada quinta feira, dia 14 de julho, na Torre da Oliva a inauguração da exposição ER(a)MO(s) de Gonçalo Chaves Almeida, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional do curso Técnico de Audiovisuais (12ºF), do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. A exposição estará à disposição do público na Sala do Laboratório da Torre da Oliva (1º andar), até ao próximo dia 20 de julho.

Os alunos das as turmas do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais (10ºB e 11ºB) e as turmas dos Cursos Técnicos Profissionais de Design Gráfico (11ºE) e de Audiovisuais (12ºF), do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite realizaram uma Mostra de trabalhos na Torre da Oliva.

A mostra foi inaugurada no dia 15 de junho e está patente ao público até ao dia 22.

A manhã do dia 18 foi ocupada com Atividades Desportivas, no Pavilhão das Travessas. Esta atividade congregou os alunos do 3º CEB e do Ensino Secundário e foi organizada pelos professores de Educação Física. Os alunos foram transportados a partir da Escola, em autocarros alugados para esse efeito. Foi uma manhã dinâmica, em que imperaram o desportivismo e um saudável espírito de competição. Organizadores e participantes estão de parabéns. Para ver as fotos, da autoria dos alunos do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais, clique em "continuar".

No passado dia 17 de dezembro, decorreu, na Escola secundária Dr. Serafim Leite, o “Torneio de Basquetebol 3x3”, torneio organizado pelo grupo de professores de Educação Física desta escola e que envolveu os alunos do 3º ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

No dia 19 de junho, a Avenida da Liberdade, em S. João da Madeira, transformou-se, como por encanto, numa avenida de luz. Teriam os pirilampos escolhido a nossa cidade para algum encontro anual? Seria milagre de S. João? Milagre foi, mas outro...

Avenida abaixo, avenida acima, dezenas de marchantes ostentavam os seus fatos coloridos e iluminados: o dos rapazes com lista luminosa na ilharga; os das meninas pontuados de flores com gineceus luminosos e saia de fímbria cintilante. Tanta luz! Tanto convívio! Tanta alegria a unir membros desta comunidade educativa chamada Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite: alunos, professores, assistentes, encarregados de educação, antigos alunos... O milagre foi esse, o de juntar tantas vontades para que se fizesse luz. Matéria-prima: criatividade, persistência, planeamento, e muuuito "amor à camisola"!

A instalação artística — a intervenção — realizada para o Espaço Aberto, no âmbito do IX Festival de Teatro de São João da Madeira, é uma produção do Atelier de Desenho (alunos do 12.º B — Artes Visuais —, coordenados pelo professor Paulo Duarte) e adopta a temática desta 9.ª edição do festival — o "desenvolvimento" —, seguindo, assim, o mote declaraddo pela UE: 2015 — ano europeu do desenvolvimento.

A instalação artística desta imagem  e da imagem seguinte causou alguma perplexidade entre todos nós.

Ainda bem!

O "inócuo" é a antítese das "expressões" e perturba a atenção pública.

Sob o lema da solidariedade, o grupo de Educação Física do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) organizou várias atividades no âmbito da Campanha "Corrida Solidária", a que se associa anualmente este agrupamento de escolas.

No último dia de aulas, 17 de dezembro, os alunos do segundo ciclo presentearam a escola com uma apresentação de canções de Natal, no átrio da escola sede do AESL, durante o intervalo das 10.15. As vozes afinadas dos nossos juniores ecoaram pelos corredores da escola, lembrando-nos a todos que esta é uma época especial, feita de beleza e de poesia, tão necessárias nos tempos que correm. A iniciativa coube à docente de Educação Musical, apoiada pelos alunos e professores do Curso Profissional de Audiovisuais. (Fotos em "Continuar")