O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite inaugurou hoje (23 de abril de 2021) um mosaico em celebração do 25 de Abril de 1974.
Localmente, a inauguração integrou o programa das Comemorações Populares do 47.º Aniversário do 25 de Abril em São João da Madeira, marcando a importância da ligação das escolas às restantes coletividades locais que, anualmente, se juntam para manter viva a importância da Revolução de Abril de 1974.


O mencionado mosaico resultou da participação deste agrupamento na iniciativa da Federação Nacional de Professores (com outras entidades) e da Câmara Municipal de Peniche, concretamente, o Mural comemorativo do 46.º aniversário do 25 de Abril, que será inaugurado em Peniche, no próximo domingo. Esse mural integra 46 mosaicos realizados pelos alunos de 46 escolas públicas, em 2019/20.
Neste ano, Abril já conta 47 anos, mas o referido mural deveria ter comemorado os 46 anos de Abril no ano passado: Pelas infelizes e conhecidas razões, tal não foi possível.
O mosaico hoje inaugurado e o mosaico a inaugurar em Peniche foram concebidos simultaneamente e cozidos na mesma fornada, envolvendo as disciplinas de Oficina de Artes (professor Paulo Duarte) e de Desenho-A (professora Sónia Catarino) do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais. Os alunos de Oficina de Artes: Ana Rita Silva, Anzhelika Biserova Tosheva, Beatriz Oliveira, Lígia Sá, Mariana Duarte, Pedro Dias, Sara Oliveira, Tatiana Henriques — alunos do 12.º ano de Artes Visuais, no ano letivo de 2019/2020. Um dos mosaicos foi selecionado para o mural de Peniche e o outro — hoje inaugurado — lembrará nesta escola, a memorável iniciativa do referido mural.
A inauguração foi acompanhada por duas exposições, uma delas alusiva à conceção dos referidos mosaicos e a outra, expondo os cartazes realizados por alunos do AE Dr. Serafim Leite, participantes em dois concursos promovidos pela Assembleia Municipal, em celebração da mesma data: “O papel da canção e da música no 25 de Abril e na conquista da liberdade” (2019/20) e “Lutas e Conquistas da nossa Cidade” (2020/21. Esta exposição foi apresentada, de forma original, pelas alunas Sofia Paiva, Margarida Leal e Beatriz Moreira, seguindo um texto da professora Dina Sarabando, que dinamizou esta atividade municipal, juntamente com o professor Fernando Andrade.
Enriqueceram esta iniciativa as presenças dos alunos participantes nos trabalhos expostos e dos respetivos professores. Também participaram representantes da autarquia: Helena Couto (presidente da Junta de Freguesia), Irene Guimarães (vereadora da Educação), Clara Reis (presidente da Assembleia Municipal). A Comissão Organizadora das Comemorações Populares do 47.º Aniversário do 25 de Abril em São João da Madeira, assinalou a sua presença através de Fátima Guimarães. Francisco Gonçalves (dirigente do SPN, no distrito de Aveiro, em representação do Sindicato dos Professores do Norte/ Federação Nacional de Professores) associou a inauguração do Mural em Peniche e a inauguração do mosaico do AE Dr. Serafim Leite na importância da Escola Pública enquanto uma das principais conquistas de Abril.
A senhora Presidente da Assembleia Municipal também interveio, para realçar o envolvimento das escolas na celebração dos ideais de Abril. Estiveram ainda presentes Isabel Valente (Presidente do Conselho Geral do AE Dr. Serafim Leite) e Anabela Brandão (Diretora do mesmo agrupamento de escolas).
A Escola Pública — conquista de Abril — merece uma celebração como a aquela que acontecerá no próximo domingo em Peniche, através da inauguração de um mural com 46 mosaicos: 46 escolas públicas que se unem sob o primado universalista de uma Educação de acesso e de sucesso para todos, sem escolas melhores do que outras — sem mosaicos melhores do que outros — construindo um país de cidadãos semelhantes e solidários.
Que o Sistema Educativo (não concorrencial) preserve a sua identidade de coesão e de cooperação interescolar e interinstitucional.

Paulo Duarte

Para veres as fotos da inauguração, clica na imagem seguinte.

 

AN25 IMG 2266

 

Mosaico 25Abril AESL 2020


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Quem muito lê vai a Lisboa!

    Dec 8, 2021

    Quem muito lê vai a Lisboa! No dia 24 de novembro, os alunos premiados no projeto “Os 4 Elementos” – concursos “Ler+Espaço”; “Ler+Mar”, “Terra Mater” e “O Fogo de Prometeu” – foram a Lisboa, a convite do Plano Nacional de Leitura, assistir à entrega de prémios[…]

  • O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz

    Dec 8, 2021

    O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz A atriz Inácia Cruz, no dia 6 de dezembro, veio às bibliotecas de Fundo de Vila e do Parque contar a história O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre, da editora Opera Omnia. Neste encontro estiveram presentes as turmas[…]

  • As Vencedoras recebem o prémio

    Dec 8, 2021

    As Vencedoras recebem o prémio A equipa vencedora do Peddy Paper do 7.º ano,  realizado na biblioteca da EBSSL, recebeu o seu merecido prémio. Parabéns, “Vencedoras”! Até parece que adivinhavam que iam ganhar!

  • Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 30, 2021

    Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

  • Põe à prova os teus conhecimentos

    Nov 29, 2021

    Põe à prova os teus conhecimentos Restauração da Independência Lê a informação e lança-te no desafio de responderes a algumas questões que vão por à prova os teus conhecimentos. Para tal só tens que aceder ao seguinte QUESTIONÁRIO Como deves saber, o dia 1 de Dezembro[…]