A campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens está ao rubro: cartazes no Polivalente, bancas das listas nos recreio, música, t-shirts, tudo serve para captar o voto dos eleitores. A votação é já no dia 23. Até lá, há que demonstrar que o nosso programa e o nosso dinamismo são melhores do que os das outras listas. Em "continuar" podes consultar os cartazes e as medidas propostas, depois, é só escolher.

Mais um ano e mais um tema em debate a juntar a tantos outros já discutidos pelos alunos da Serafim, há cerca de uma década… Uma temática atual e comum a ambos os ciclos de estudos é o desafio lançado na atual edição do “Parlamento dos Jovens”, contando o nosso estabelecimento de ensino com 140 deputados que, mais uma vez, do 5.º ao 12.º anos, abraçaram este projeto nacional.
O primeiro passo foi dado no dia 15 de dezembro, no auditório do Centro Multidisciplinar Interativo, na sede do nosso agrupamento. Assim, no último dia de aulas, no período da tarde, os deputados serafinos tiveram a oportunidade de dar a conhecer, aos seus companheiros políticos, as suas medidas de atuação partindo do tema “Igualdade de Género”, para que, numa fase posterior, possam ser debatidas e aprovadas.

Mara Andrade, aluna do Curso de Artes Visuais na Escola B/S Dr. Serafim Leite (12ºB), é a ilustradora do livro “Quem raptou o Meia-Lua?”, da autoria de Sofia Silva, uma jovem com apenas 10 anos que já se aventura pelos caminhos da escrita. A obra, com a chancela da Sana Editora, foi apresentada no passado dia 9 de dezembro nos Paços da Cultura, em S. João da Madeira, depois de uma primeira apresentação no Centro Cultural de Cucujães. Às autoras apresentamos os nossos parabéns, com votos de sucesso nesta aventura da escrita e da ilustração. E, para avivar o desejo da leitura, convidamos-vos a ler a sinopse em "continuar".

Rui M Costa, antigo aluno da Escola B/S Dr. Serafim Leite e licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, apresenta ao público alguns dos seus trabalhos, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, até ao dia 30 de dezembro. Na Memória Descritiva que seguidamente se apresenta, Rui M Costa explica a génese do seu trabalho e justifica as opções artísticas adotadas.

No passado dia 6 de dezembro, na Escola Serafim Leite, Moses Akatugba, da Nigéria, deu uma conferência sobre o evento «MARATONA DE CARTAS» da Amnistia Internacional, baseado no seu próprio testemunho.

O grupo de Matemática aceitou o convite para participar no 5.º concurso de Decoração de Natal Inter – Escolas, promovido pela associação sem fins lucrativos, Make-A- Wish, tendo como primeiro objetivo a angariação de fundos, com a compra de uma estrela, ajudando, assim, a dar vida a desejos de crianças e jovens com problemas graves de saúde.

A Companhia Profissional de Teatro "Educa!" veio à Escola com a peça "Matematix", atividade inserida no plano de atividades do grupo de professores de Matemática. As sessões, num total de seis, desenvolveram-se no Centro Multidisciplinar Interativo da escola, nos passados dias 4 e 5 de dezembro.

Entre os dias 22 e 24 de novembro decorreu na nossa escola mais uma campanha da Amnistia Internacional – Maratona de Cartas 2017.
Os casos deste ano são os seguintes: Clovis Razafimalala (Madagáscar - ativista ambiental)// «Os 10/11 de Istambul» (Direito à liberdade de expressão; reunião e manifestação; julgamentos justos - Turquia)// Sakris Kupila (Identidade de género - Finlândia)// Shackelia Jackson (Excesso de força policial; julgamentos extrajudiciais - Jamaica) // Farid al-Atrash e Issa Amro (Fim dos colonatos israelitas - Israel/Territórios Palestinianos ocupados).

Na manhã do dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, a Comunidade Educativa das três escolas do Agrupamento Dr. Serafim Leite compareceu no pátio de entrada de cada uma das escolas para participar no Hastear da Bandeira Verde Eco_Escolas relativa ao reconhecimento do trabalho desenvolvido no que diz respeito à Sustentabilidade da Terra – é que Nós somos um Eco_Agrupamento! Esta iniciativa decorreu em articulação com a Rota pela Floresta.

"YOGA E MEDITAÇÃO NA SALA DE AULA", foi o mote para a última CONVERSA DE FUNDO, na EB de Fundo de Vila. Mais uma vez, a doutora Rute Machado, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, também professora certificada de Yoga para Crianças e Instrutora de Hatha Yoga, surpreendeu os participantes com um workshop prático.