Entre os dias 6 e 9 de julho, quatro alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (Beatriz Costa, Joana Pinho, Rúben Marques e Sofia Pereira), do 12.º ano, turmas B e C, integraram a comitiva de S. João da Madeira que se deslocou a Estrasburgo, no âmbito do programa “FORA Erasmus”, promovido pela Câmara e Assembleia Municipais. Esta iniciativa tem como finalidade reconhecer e valorizar o mérito escolar e a participação cívica, cultural e social dos alunos, após a devida candidatura.

1.º dia (6 de julho) 

A nossa viagem começou na tarde do dia 6 de julho, à porta do Fórum Municipal de São João da Madeira com o intuito de seguirmos, juntos, até ao aeroporto Francisco Sá Carneiro. Para além dos professores acompanhantes, tivemos, também, a honra de viajar com a Presidente da Assembleia Municipal, Dra. Clara Reis, a Vereadora da Educação, Dra. Irene Guimarães, a Técnica Superior de Educação, Dra. Teresa Azevedo, e o nosso querido guia, o Sr. António Santos, que nos acompanhou, revelando, sempre, uma enorme simpatia e dedicação, tornando cada momento mais especial e esta viagem verdadeiramente inesquecível.

Depois de cerca de duas horas de voo, aterrámos no aeroporto de Estrasburgo e, já em terra, apanhámos o nosso autocarro e seguimos até ao coração da cidade, tendo ficado alojados no “Citadines Kléber”, um espaço acolhedor e bem localizado. Como já era tarde, depois de arrumarmos os nossos pertences, no hotel, fomos jantar e voltámos, todos juntos, a fim de descansarmos e de nos prepararmos para os restantes dias de aventura que teríamos pela frente.

2.º dia (7 de julho) 

Já o segundo dia começou com uma passagem pelo Palácio do Conselho da Europa, uma das instituições mais emblemáticas da cidade e do continente europeu. Aqui, fomos bem recebidos e contámos com uma breve apresentação institucional, à qual se seguiu a projeção de um filme informativo sobre a missão, o funcionamento e os principais objetivos desta organização internacional. De seguida, tivemos a oportunidade de visitar o hemiciclo da Assembleia Parlamentar, espaço onde decorrem os debates e se tomam as decisões de grande relevância para os Estados-Membros do Conselho da Europa.

Por volta das 11h00 da manhã, tivemos um encontro privilegiado com Mathieu Mori, Secretário Geral do Congresso dos Poderes Locais e Regionais, com quem pudemos trocar ideias, colocar questões e refletir sobre a importância da democracia local e do envolvimento cívico dos jovens.

O almoço foi servido nas instalações do Conselho da Europa e, durante a tarde, devido a uma alteração no programa, tivemos a oportunidade de explorar a cidade de Estrasburgo. Este tempo permitiu que contactássemos com alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, como a majestosa Catedral de Notre-Dame de Estrasburgo e o bairro de La Petite France.

O dia terminou com um jantar num restaurante típico, próximo da catedral, a que se seguiu o regresso ao nosso alojamento.

3.º dia (8 de julho) 

No dia 8 de julho, o grupo teve a oportunidade de visitar duas outras importantes instituições: o Parlamento Europeu e a Embaixada de Portugal junto do Conselho da Europa.

Assim, a manhã começou com a visita ao Parlamento Europeu, onde fomos recebidos pela eurodeputada Ana Catarina Mendes. Assistimos, posteriormente, a uma apresentação na nossa língua materna, levada a cabo pelo Dr. António Figueira, em torno do funcionamento do Parlamento e do papel dos eurodeputados. Seguimos, depois, para a galeria do Hemiciclo, onde assistimos a uma parte de uma sessão plenária, que contou com a intervenção da Primeira-Ministra da Dinamarca, um momento especialmente relevante que nos permitiu observar, de perto, o funcionamento do debate político ao mais alto nível europeu. Visitámos, também, o “Parlamentarium Simone Veil”, um espaço interativo que mostra a história e o impacto da União Europeia, mas de forma cativante.

Após o almoço, nas instalações do Parlamento, deslocámo-nos, de metro, até à Residência Oficial da Embaixada de Portugal junto do Conselho da Europa. Aí, fomos recebidos pelo Embaixador António Alves Machado, que nos falou sobre o papel de Portugal nesta organização e a importância da cooperação internacional. 

Este dia permitiu-nos, sem dúvida, compreender melhor as instituições europeias, tendo reforçado o valor da participação ativa na construção de uma Europa mais unida.

4.º dia (9 de julho) 

No último dia da nossa viagem, o relógio marcava, ainda, as primeiras horas da manhã, quando partimos rumo ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Aí, tivemos a oportunidade única de conhecer este importante símbolo da justiça europeia, tendo sido recebidos pelo jurista responsável pela unidade portuguesa, como também por uma das juristas da equipa nacional, a Dra. Catarina Garcia. Durante a visita, conhecemos alguns casos portugueses que chegaram a este Tribunal Europeu, numa tentativa de verem reconhecidos e protegidos os seus direitos fundamentais. Esses exemplos ajudaram-nos a compreender o papel essencial que esta instituição desempenha na defesa dos direitos humanos, no seio da Europa.

A tarde foi marcada por uma visita comovente e profundamente impactante, o campo de concentração de Natzweiler-Struthof, situado nas montanhas dos Vosges e o único campo de concentração nazi construído em território francês. Ao caminharmos por aquele lugar carregado de memória e de dor, fomos confrontados com uma das páginas mais sombrias da história europeia. O silêncio de todos refletia a dimensão do que ali presenciávamos. Saímos de lá com um profundo e maior sentimento de respeito pelas vítimas e com uma certeza ainda mais firme da importância de lutarmos, todos os dias, pela dignidade humana, pela liberdade e pela paz.

E foi desta forma que terminámos a nossa aventura. No final da tarde, seguimos para o aeroporto de Estrasburgo, onde nos despedimos da cidade que tão bem nos acolheu, durante estes 4 dias. A esta viagem não faltaram aprendizagens, emoções e, sobretudo, uma fantástica união. Agradecemos, uma vez mais, à Câmara e à Assembleia Municipais, por nos terem proporcionado esta experiência única, que ficará gravada em todos nós. Oxalá muitas mais aventuras possam existir! 

Beatriz Costa, Joana Pinho, Rúben Marques e Sofia Pereira

Portal Fora Erasmus 2025


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL