No âmbito das tradições portuguesas, o Magusto e a celebração do S. Martinho são eventos muito apreciados pelos alunos, uma vez que estes aprendem sobre a cultura e as tradições do seu país.

Hoje, festejou-se, como é habitual todos os anos, o S. Martinho, na Escola Básica do Parque, através de atividades que envolveram a degustação de castanhas assadas, típicas desta época, circunstância que foi acompanhada de música, danças e um suminho. Além disso, as aulas foram dedicadas à aprendizagem da lenda de S. Martinho, conhecido pela sua generosidade e bondade.

Foi um dia alegre que permitiu a promoção da união e do respeito pelas tradições. 

São Martinho no 1.ºA

Um Projeto de Generosidade, Descoberta e Tradição

Antecipando as comemorações do Dia de São Martinho, os alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque embarcaram numa jornada de descobertas com o projeto "São Martinho: o que Sabíamos e o que Aprendemos". Com foco no significado dessa data, este projeto tem como objetivo ensinar aos alunos o significado dessa tradição popular, promover o entendimento da generosidade e fortalecer a importância de valores como a partilha e a empatia para com o outro.

A cada atividade, a curiosidade das crianças foi alimentada e novas descobertas surgiram. Em atividades práticas, as crianças desenharam e pintaram castanhas, assim como discutiram sobre a importância deste fruto nas festas tradicionais e na alimentação saudável.

Em rodas de conversa, falaram sobre momentos em que ajudaram ou foram ajudados, refletindo sobre como se sentiram ao praticar e ao receber gestos de generosidade.

Os alunos estão animados e prontos para celebrar o Magusto que irá acontecer na Escola Básica do Parque, já, na próxima segunda-feira. Vão levar consigo não só o sabor das castanhas, mas também uma experiência enriquecedora sobre a importância de dividir e de cuidar do outro, inspirados pelo exemplo de São Martinho.

Autumn: 3.º A da Escola Básica do Parque

No âmbito do programa PEBI, a turma A, do 3.º ano, desenvolveu um projeto que reúne a pesquisa e recolha de alimentos alusivos à época outonal.

Assim, depois de conhecerem e explorarem criticamente a obra pictórica do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, materializaram as suas próprias composições, a partir dos seus autorretratos, em contexto bilingue.

Os produtos finais culminaram numa exposição coletiva, na escola, acessível a toda a comunidade educativa.

 

 

 

 

A Balanced Meal

No âmbito do programa PEBI, os alunos do 3.º A, da Escola Básica do Parque, foram desafiados a desenvolver um projeto sobre alimentação saudável e equilibrada. Deste modo, realizaram trabalhos de pesquisa, recolheram informações e conheceram algumas orientações dadas pela DGS, no que diz respeito a esta matéria.

Depois desse processo, cada um escolheu, desenhou e ilustrou alguns alimentos, num contexto bilingue.

O produto final culminou numa apresentação oral, em inglês, em contexto de sala de aula.

 

Desenvolvimento da coordenação motora fina

Antes de escrever, a criança precisa de incrementar diversas outras atividades que contribuam para o processo de iniciação à escrita, tais como: pintar, desenhar, recortar, colar, modelar, entre outras não menos importantes. Assim, os alunos do 1.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila foram convidados a construir as vogais através do manuseamento da plasticina e criando, desta feita, os ditongos já aprendidos, bem como alguns números e, consequentemente, algumas adições.

Como sabemos, a motricidade fina desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças e cabe a nós, educadores, proporcionar estímulos e atividades lúdicas direcionadas para esta faixa etária, a fim de se desenvolver, plenamente, essa capacidade. Quanto mais cedo essas noções motoras finas forem trabalhadas, maior será o benefício para as diversas áreas do desenvolvimento.

Assim, concluímos que, através de atividades simples e divertidas do nosso quotidiano, poderemos ajudar os nossos alunos a apropriarem-se mais rapidamente desta capacidade manual tão importante que acarretará, igualmente, uma maior motivação para a escrita, a leitura e o cálculo.

1.ºA  EB Fundo de Vila

 

Feira do Livro Usado encanta os alunos do 1.º ciclo

No dia 24 de outubro, as turmas do 3.º ano da Escola Básica do Parque realizaram uma visita à Biblioteca Municipal, a fim de participarem na Feira do Livro Usado, um evento que tem como objetivo incentivar a leitura e a troca de experiências literárias entre as crianças.

Os alunos chegaram animados com os livros que trouxeram de casa para trocarem, tendo sido recebidos pela equipa da Biblioteca e por uma das professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Isabel Pinho, que preparou uma hora do conto, durante a qual os alunos ouviram ler a história “O Monstro do Ciúme”, da autora Tânia Carneiro, de forma lúdica e divertida.

Durante a visita, tiveram, ainda, a oportunidade de explorar as estantes com livros que despertaram o seu interesse para futuras leituras.

Assim sendo, a Feira do Livro Usado foi um grande sucesso e uma experiência enriquecedora! As crianças puderam trocar os seus livros por outros, promovendo a sustentabilidade e a troca de saberes. Muitos alunos voltaram para casa com novas aquisições e grandes recomendações, além de um maior interesse pela leitura.

A Biblioteca Municipal, por sua vez, promove, regularmente, eventos como este, com o intuito de fazer da leitura uma prática acessível e prazerosa para todos. Posto isto, a visita à Feira do Livro Usado foi mais do que uma simples atividade escolar, foi uma verdadeira celebração da literatura, da amizade e da aprendizagem.

Paula Ferreira e Carla Paiva

 

Europa e África - «Living Peace International»

A ESSL colaborou na construção de uma ponte entre a Europa e África, no âmbito do Living Peace International, um caminho de educação para a paz.

Na verdade, os alunos que frequentam a disciplina de Inglês, do 12.º ano, participaram, na manhã do dia 18 de outubro, num encontro por Zoom com alunos de Itália, do Uganda e do Quénia, no âmbito do projeto AFRESH - Africa and Europe Same Horizon.

Os grupos dos quatro países envolvidos realizaram várias atividades com curiosidades sobre cada país, partilharam informação e conhecimentos sobre os Sustainable Development Goals - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -, e terminaram com um quiz e uma canção portuguesa sobre o SDG 5, escolhido pelos nossos alunos: igualdade de género. Os alunos aderiram com empenho e salientaram o quão enriquecedora foi a iniciativa.

 

Os jovens de outrora em S. João da Madeira

Mais um desafio, no âmbito do projeto “Celebrar a Nossa História”, dinamizado pela Câmara e Assembleia Municipais de SJM, e mais uma demonstração do gosto, por parte do AESL, em abraçar uma temática distinta, «Os Jovens de Então», procurando, de novo, de uma forma criativa, comemorar o dia da emancipação concelhia.

Assim, a exposição patente contou, este ano, com o talento dos alunos do 12.ºB, do curso de Artes Visuais, através da criação de ilustrações alusivas ao passado dos jovens sanjoanenses, evidenciando as atividades que ocupavam os jovens de outrora: as romarias, as procissões, as espadelas, as desfolhadas, as brincadeiras escolares (o jogo do lenço, a fisga e o arco, por exemplo), bem como a deslocação aos tanques do município para os namoricos, o cinema, o teatro e as esfarrapadas. Ademais, a participação do AESL foi, ainda, enriquecida com um vídeo que contou com os testemunhos de avós de alunos do Agrupamento, a quem, sentidamente, agradecemos. Por fim, congratulamos o digno contributo do Orfeão de Santa Maria da Feira que cedeu, para esta exposição um conjunto de trajes que ilustram os jovens remendados, os noivos ricos, os jovens em fatos usados em dia de festa, a vendedeira de fogaças e os trajes de romaria.

E, assim, de forma original, perante diferentes perspetivas, o AESL contribuiu, mais uma vez, para a concretização desta iniciativa municipal.

Dina Sarabando

Há pouco tempo, Maria Filomena Brito frequentava o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas e, atualmente, está a frequentar a Universidade de Coimbra, tendo, recentemente, tomado posse como embaixadora da 9.ª edição da Académica Start UC (ASUC).

O programa em causa é uma iniciativa que promove a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes universitários, oferecendo uma plataforma que permite o desenvolvimento de projetos de impacto. No seu caso particular, está a desenvolver o seu projeto pessoal, o SociArte.

Assim, o SociArte é uma plataforma que visa conectar artistas emergentes e comunidades, através da Arte e da Cultura, promovendo a colaboração e a inovação social, a qual, segundo crê, tem o potencial para fortalecer laços culturais e abrir novas oportunidades para jovens artistas.

A propósito, fiquemo-nos com as suas palavras: «Como ex-aluna, sinto-me honrada por representar o espírito empreendedor que me foi incentivado durante os meus anos na Escola Dr. Serafim Leite, e gostaria de aproveitar esta oportunidade para inspirar os atuais alunos a explorarem os seus próprios potenciais e a abraçarem iniciativas semelhantes no futuro.».

Para questões relacionadas com o projeto SociArte, apelamos ao contacto através do email oficial do projeto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Agradecemos a partilha da Maria Brito e, sobretudo, partilhamos, aqui, o orgulho sentido pelos voos perpetrados pela ex-aluna do AESL.

O Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2024 realizou-se no passado dia 10 de outubro, no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas. Estiveram presentes mais de 3500 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país, entre os quais a delegação das três escolas do Agrupamento Dr. Serafim Leite que foi certificado, mais uma vez, como Eco_Agrupamento.

Neste evento, organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em colaboração com o Município de Torres Novas, foi reconhecido o trabalho de todas as comunidades que participaram no Programa Eco-Escolas e que, cumprindo os seus 7 passos, contribuíram para tornar o seu o dia a dia mais sustentável.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, do Presidente da ABAAE, José Archer, do Diretor Geral da DGE, David Sousa, e do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa. Nela, foram apresentados alguns dados sobre o Eco-Escolas, enquanto programa internacional da Foundation for Environmental Education, com 30 anos de existência, presente em 82 países diferentes. Em Portugal, existe há 28 anos e, em 2024, serão galardoadas 2021 escolas públicas distribuídas por 81% dos municípios nacionais, participando no referido programa muitas crianças e jovens, essencialmente, do Ensino Básico (65%), mas também está presente em instituições do Ensino Superior, daí a existência da certificação do Eco-Campus.

Sons feitos de material reutilizado

Hoje, é dia de festa e de muita alegria,
O Dia da Música chegou com harmonia!
As notas dançam no céu e no chão,
Cada som é magia, cheio de emoção.

No Dia da Música, vamos inventar,
Com tampas e palhinhas, vamos transformar
Instrumentos que surgem, prontos para tocar,
Pois, com material velho, tudo podemos criar!

Neste dia, aprendemos a lição:
Criar com as mãos e com o coração!

Fazer instrumentos é uma grande diversão

E, através da reciclagem construímos uma nova canção…

 

1.ºA EB do Parque - Professora Marisela Oliveira

 

NOVAS DESCOBERTAS:

Pais, Filhos e Animais de Estimação - Lições incríveis em sala de aula

Recentemente, a sala de aula do 1.ºA da Escola Básica do Parque foi palco de uma experiência muito especial, na qual pais, filhos e animais de estimação se reuniram para partilhar novas descobertas e gerar aprendizagens valiosas. Esta interação entre crianças, famílias e os seus amigos de quatro patas trouxe lições que foram para além dos livros, envolvendo temas como a responsabilidade, a empatia, a ciênciae o bem-estar animal e emocional.

Ao longo do Dia Mundial do Animal, alunos e pais foram convidados a contar histórias sobre os seus animais de estimação. Entre sorrisos e curiosidade, descreveram como cuidar de um cão e de um gato, por exemplo, porque não é apenas divertido, mas também uma grande lição de vida.

Uma das aprendizagens mais marcantes desta partilha foi a empatia que as crianças desenvolvem ao conviver com os seus animais de estimação. Ao entenderem as necessidades de um ser vivo, seja um cão que precisa de carinho ou um gato que procura um espaço tranquilo, os alunos aprendem sobre os cuidados a ter com cada animal, a sua alimentação, o seu revestimento e locomoção, refletindo sobre a necessidade de uma adoção consciente e responsável.

Durante a atividade, várias lições e descobertas foram partilhadas, mostrando como a convivência com os animais não só alegra as crianças, como também lhes ensina importantes valores e competências.

Envolver pais, filhos e animais de estimação, na sala de aula, permitiu a criação de um ambiente de partilha e de colaboração, onde todos aprendemos uns com os outros, de forma divertida e educativa.

Os nossos amigos de quatro patas deram-nos uma verdadeira lição de responsabilidade, amor e respeito.

A professora Marisela Oliveira

 

 
 
 

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