Durante as primeiras semanas do mês, cada criança construiu e decorou a sua própria coroa de reis, recorrendo a técnicas de desenho, recorte e colagem. Foram utilizados materiais reaproveitados que já não tinham outra função, promovendo-se a criatividade, a consciência ambiental e o sentido estético. As coroas foram usadas, posteriormente, para a apresentação pública da canção.
A aguardada saída realizou-se a 19 de janeiro, dia em que, finalmente, as condições meteorológicas permitiram a concretização da atividade. Acompanhadas pela Equipa Educativa, as crianças deslocaram-se ao 8.ª Avenida, onde cantaram a canção tradicional “Somos Reis, somos Magos”, para todas as pessoas que, por ali, passavam. O público recebeu a iniciativa com entusiasmo e simpatia, valorizando a preservação das tradições culturais.
A atividade terminou já perto da hora de almoço, com o regresso das crianças ao Jardim de Infância. “Foi muito divertido!”, partilharam várias crianças, entusiasmadas com a experiência.
Este tipo de vivências é essencial para o desenvolvimento global da criança, pois é uma forma distinta de se desenvolverem aprendizagens significativas nas áreas da formação pessoal e social, da expressão e comunicação e do conhecimento do mundo. Através da música, do contacto com a comunidade e da participação em tradições culturais, as crianças ampliam competências de comunicação, expressão artística, colaboração e cidadania.
