Os alunos do 3.ºA da Escola Básica do Parque foram desafiados a desenvolver um projeto de investigação sobre animais. Deste modo, partindo do pressuposto de que os animais são seres únicos e de extrema importância e de que cada espécie tem as suas características próprias, como a cor, o tamanho, o tipo de alimentação e o ambiente em que vivem, os alunos fizeram novas descobertas.

Realizaram, assim, diversas pesquisas, debateram ideias e apresentaram as suas conclusões, conseguindo, ainda, dar forma aos seus animais, construídos com recurso a diversos materiais de desperdício e ou provindos da natureza.

Com tecidos, papel e cartão,

marchámos numa tarde bem quentinha.

Assim, comemorámos o S. João

Pela arte da boa sardinha!

Educação Artística I 1.ºA

O Parque de Serralves é fantástico! Possui 18 hectares e é formado por uma grande variedade de magníficos espaços onde a harmonia entre a fauna e a flora brotam a cada momento. Para além da visita ao parque, tivemos, também, a oportunidade de participar na oficina “Charcos de Serralves”, tendo sido convidados a experienciar este habitat através da exploração multissensorial. Para finalizar, ainda fomos visitar duas exposições.

O agente da PSP veio à nossa sala, no âmbito de uma ação de sensibilização sobre "Bullying", tendo recordado, a todos nós, a importância da defesa dos nossos direitos e o cumprimento dos deveres na relação com os outros e a sociedade.

1.ºA

Escola Básica do Parque

A sardinha de faiança, originalmente criada pelo artista nacional Rafael Bordalo Pinheiro, transformou este peixe num símbolo internacional, sempre presente nas festas populares.

Sendo assim, os alunos do 3.ºA da Escola Básica do Parque criaram as suas próprias sardinhas, com pasta de modelar e transformaram-nas em verdadeiras peças de coleção, com cores e desenhos muito divertidos.

No dia 2 de junho, as turmas do 3.ºA e do 3.ºB da Escola Básica do Parque visitaram as salinas em Aveiro, onde aprenderam como se forma o sal e o processo da sua cristalização.

A visita, depois de um almoço ao ar livre no Parque da cidade, culminou com um passeio a bordo de um moliceiro pela ria de Aveiro.

Foi uma experiência única para alguns alunos e, desta forma, puderam conhecer a cidade navegando pelos quatro canais da ria.

No dia 6 de junho, os alunos do 3.º B, da Escola Básica de Fundo de Vila, participaram numa atividade dinamizada pela APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos).

O objetivo desta iniciativa foi promover a indústria do calçado junto da população mais jovem para atrair novos talentos. Prevê-se que, até 2030, a indústria da moda venha a necessitar de 500 mil novos colaboradores e que abrangerá países como Portugal, Espanha, França e Itália.

No dia 1 de junho, os deputados do 4.ºA, da Escola Básica de Fundo de Vila, representaram a sua escola e o seu ciclo de estudo, na Sessão Escolar d’ “O Parlamento na Serafim”, cuja temática, este ano, foi “Uma Escola ao Encontro da Era Digital”, sendo o lema do nosso Agrupamento "Dar a voz aos alunos".

Os alunos Guilherme Silva e Diogo Dias, do 3.ºA da Escola Básica do Parque, foram distinguidos com Menções Honrosas no Concurso "Uma Aventura... Literária 2023", na modalidade Texto Original, no1.º ciclo (Trabalho Individual).

Os alunos, que conquistaram este prémio, receberam um meritório diploma de participação, assim como um livro das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

O 1.º ano foi surpreendido com um dia repleto de emoções na Quinta da Eira, tendo sido proporcionadas atividades muito interessantes, tais como: criação de sabonetes e perfumes, confeção de pizzas, pintura de vasos, plantação de alecrim, visita à aldeia dos animais, entre outras que animaram os mais pequeninos.

Foram momentos recheados de alegria, convívio e diversão, cujas memórias permanecerão guardadas no coração!

Os alunos da Escola Básica do Parque foram ao Pavilhão das Travessas para celebrar em festa mais um Dia Mundial da Criança, numa organização da Câmara Municipal.

A celebração deste dia teve como objetivo a sensibilização e a elaboração de ações que permitissem, uma vez mais, refletir sobre a preservação ambiental, a proteção do ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Este ano, para além de atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, houve canções, exibição de vídeos e leitura de poemas. Fomos, também, surpreendidos com as várias plantas aquáticas com que a educadora Mirna, carinhosamente, nos presenteou, para aumentarmos a biodiversidade do Charco Pedagógico existente na nossa escola.

São estas pequenas ações que causam um impacto positivo no meio ambiente, que tanto precisa da nossa ajuda!

Vamos todos contribuir!... É uma urgência prevenir, travar e reverter a degradação dos ecossistemas.

                                           Alunos do 3.ºA da EB do Parque

 

GlobalAmbiente

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL