No dia 12 de janeiro de 2022, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, decorreu a cerimónia de entrega de prémios do concurso Rostos Portugueses na ONU - 75 anos, 75 imagens, que fez parte do programa oficial das celebrações do 75º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos 65 anos da adesão de Portugal, com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e o Ministro da Educação.

No âmbito do Projeto “A[ r ] riscar”, que envolve mais de 1500 jovens de cerca de 100 concelhos, de vários pontos do país, os alunos da Serafim Leite participaram com os seus trabalhos tenho sido galardoados. O referido projeto tem como objetivo primordial despertar os jovens para a importância de temas atuais através da ilustração e, acima de tudo, valorizar os seus trabalhos!

… porque os OUTROS também importam!
No dia 30 de novembro, teve lugar um debate, nos Paços da Cultura, subordinado ao tema: “A cidade educadora não deixa ninguém para trás”, na medida em que S. João da Madeira é uma das 50 cidades educadoras no nosso país.

No dia 25 de novembro, as turmas do 12º ano dos cursos de Mecatrónica, Audiovisuais e alguns alunos de Eletrónica, Automação e Comando estiveram reunidos, na sala 13, em videoconferência com os grupos parceiros do projeto eTwinning “My Skills, my job, my future” - duas escolas da Polónia, uma de Itália e outra de França.

Participar em projetos etwinning surgiu naturalmente no âmbito da disciplina de Desenho A, não só pela metodologia de trabalho utilizada e pela aplicação dos conteúdos lecionados mas também pela vontade de conhecer formas distintas de estar, trabalhar e cooperar para objetivos comuns, independentemente da origem ou das condicionantes que vão surgindo.

AESL: MAIS UMA BRILHANTE VIAGEM NO TEMPO

Como o tempo voa!... Há três anos, precisamente, começava esta labuta que respondia a uma iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira, a qual foi batizada com o título “Celebrar a Nossa História” e, na verdade, essa tem sido a grande missão: comemorar o dia em que se assinala a elevação da cidade do trabalho a município, 11 de outubro, e o certo é que já lá vão 95 outonos!

No dia 21 de setembro de 2021, no âmbito do projeto Living Peace, os alunos do 3.º ciclo, bem como alguns alunos do secundário, regular e profissional, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite promoveram um conjunto de atividades alusivas ao Dia Internacional da Paz. Assim, os adolescentes construíram pombas em origami que serviram de decoração do átrio da escola. Duas alunas do 9.º C produziram uma moldura alusiva à paz e que foi oferecida à Direção do Agrupamento.

O clube europeu “AESL e a Europa” recebeu uma Menção Honrosa no concurso de Clubes Europeus, da Direção-Geral da Educação (DGE), pelo conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do ano, e que podem ser consultadas no site "AESL e a Europa - Clube Europeu". Efetivamente, a diversidade de projetos e a sua natureza são bem merecedores deste prémio, que enche de orgulho todos os que se empenharam nas várias "missões" do clube.

 

Para assinalar a época natalícia e tendo presente que, no âmbito do DAC, o tema globalizante do nosso agrupamento é o AR, um grupo de professores de Matemática e de Educação Visual, dinamizou a construção de um octaedro (sólido platónico que simboliza o Ar) e a ilustração das suas faces.

 

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi mais uma vez assinalado no nosso Agrupamento, entre os dias 2 e 11 de dezembro, com a participação dos alunos em várias atividades, dinamizadas pelo Grupo de Educação Especial em articulação com as Educadoras, os Professores do primeiro ciclo e com os Diretores de Turma dos segundo e terceiro ciclos de ensino.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite faz parte de um número muito restrito de Escolas Amigas dos Direitos Humanos. Todos os anos participamos numa atividade, denominada Maratona de Cartas, dinamizada pela Amnistia Internacional. Este ano, pela primeira vez, é via digital.

O objetivo é o de recolher assinaturas digitais (“Assinaturas que mudam vidas”) para ajudar cinco casos de jovens cujas vidas se encontram em risco ou que escolheram fazer frente às adversidades. O nosso objetivo é, também, fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo. Através do link https://www.amnistia.pt/maratona/ podemos ajudar a minimizar as injustiças.

Solicitamos que visite a referida página, assine a petição e divulgue pelos familiares e amigos. Ao assinar introduza o código que foi atribuído ao nosso agrupamento – VIFH.

Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos do AESL

Cláudia Proença, Anabela Costa e Clara Gusmão

A Coordenadora do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite do ano letivo transato (Anabela Costa) deslocou-se, no passado dia 27 de novembro, a Lisboa, para receber, na cerimónia de entrega de prémios, uma menção honrosa, pela qualidade das atividades realizadas pelo clube, no ano 2018/2019. Os Coordenadores dos clubes galardoados com prémios e menções honrosas fizeram uma apresentação deixando um testemunho do trabalho por eles desenvolvido.

Blogue da Biblioteca Escolar

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL