O Clube Europeu "AESL e a Europa", a Biblioteca Escolar e a Equipa Erasmus+, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizaram, no passado dia 19 de julho, nos Paços da Cultura, mais uma mesa-redonda, este ano, subordinada ao tema "Pela Proteção e Valorização do Património: O Passado, o Presente e o Futuro". O encontro subdividiu-se em dois painéis: o primeiro com os convidados António Nuno Rosmaninho Rolo, docente na Universidade de Aveiro e Suzana Menezes, chefe de Divisão de Cultura, no Município de São João da Madeira; o segundo, com a presença de professores e alunos que participaram na mobilidade do Projeto Erasmus+, em Espanha (Málaga), Irlanda (Cork) e Itália (Rimini).

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi, mais uma vez, assinalado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, através da dinamização de um conjunto de atividades que envolveram a comunidade educativa, em diferentes dias da semana.

Pelo segundo ano consecutivo o Clube Europeu “AESL e a Europa”, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, foi uma das cinco escolas distinguidas com a atribuição de uma Menção Honrosa pela Direção Geral da Educação (DGE), pela qualidade dos trabalhos realizados no ano letivo 2015/2016, no âmbito do concurso dos clubes europeus, com o tema “Interculturalidade e mobilidade no espaço europeu”.

No dia 14 de novembro, Dia da Segurança, realizou-se no auditório da Escola B/S Dr. Serafim Leite, uma Ação de formação de segurança, promovida pelo Gabinete de Segurança do Agrupamento, tendo como formadores os Bombeiros Voluntários de SJM. Os destinatários foram os Delegados e Subdelegados das turmas do 5º ao 12º anos de escolaridade.

No dia 7 de novembro, Dia Internacional das Eco_Escolas, pelas 10h15, a Comunidade Educativa da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite compareceu no pátio de entrada da escola para participar no Hastear da Bandeira Verde Eco_Escolas relativa ao reconhecimento do trabalho desenvolvido no que diz respeito à Sustentabilidade da Terra.

Regressaram, no passado domingo, da Alemanha e, na segunda-feira, de Inglaterra, os vinte e cinco alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, que, durante um mês, realizaram naqueles países os seus estágios profissionais (Formação em Contexto de Trabalho), enquadrados no programa Europeu Erasmus+.

Os critérios de seleção passaram pelas médias de curso, naturalmente as mais elevadas, e ainda pelo comportamento e empenho revelados ao longo dos três anos de frequência letiva na escola. Além disso, os alunos elaboraram cartas de motivação, explicando as razões que os levavam a optar pela realização a formação em contexto de trabalho no estrangeiro. Por razões óbvias, era fundamental o domínio da língua inglesa, que bem necessária se revelou ao longo do estágio.

 

"O Clube Europeu "AESL e a Europa", do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira, comemorou o dia da Europa com um programa variado de atividades e com os contributos de Sara Garizo, Adriana Seixas e Cristina Silva, da Biblioteca Escolar.

Concurso Logótipo do Clube Europeu "AESL e a Europa"

Na sua fase de divulgação e promoção de adesão, o recém-clube Europeu "AESL e a Europa" pôs a concurso, em fevereiro, a criação do respetivo logótipo, como proposta de trabalho dirigida à turma F do 11.º ano, correspondendo ao Curso Profissional Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade.

"os poetas morrem dentro do texto sem texto"  

(Isabel Ferreira)

Hoje, dia 14/03/2012, a comunidade escolar recebeu – a exercer no Hospital S. João (Porto), na área da oncologia pediátrica – o enfermeiro, Nuno Soares, convidado a esmiuçar um tema cada vez mais presente nas nossas vidas: a Bioética. A proposta do sr. Enfermeiro integrava: uma pequena introdução à Bioética, seguido de vários casos clínicos distintos, escolhidos pelo enfermeiro mas passíveis de verosimilhança, interligando/demonstrando as funções e os “porquês” da Bioética. Mas, então, o que é a Bioética? 

No dia 14 de Março de 2012, pelas 15h, realizou-se a palestra 'Bioética em ambiente hospitalar', organizada pela professora Stella Azevedo, com um convidado especial, o enfermeiro Nuno Soares, que exerce a sua profissão no Hospital S. João (Porto), na área da oncologia pediátrica.

A palestra foi iniciada com uma breve apresentação da biografia do enfermeiro, realizada pela professora Stella Azevedo. De seguida, foi Nuno, quem deu voz à palestra.