A Serafim Leite participou, no dia 31 de maio, nas Olimpíadas da Rádio (2.ª edição), as quais contaram com a presença das 8 escolas finalistas das 150 nacionais que desenvolveram (e com qualidade) todos os desafios radiofónicos, ao longo deste ano letivo. De referir que fazem parte da Rede Rádio Escolas 178 estabelecimentos nacionais e 9 internacionais.

Os alunos envolvidos (10.º C, 11.º A e B) e professores (Dina Sarabando e Rui Gomes) deslocaram-se de São João da Madeira (que não, não pertence à ilha da Madeira, como foi pensado e referido) até à escola EB2,3 do Maxial, em Torres Vedras, para passarem um dia memorável e marcarem pela qualidade das suas iniciativas radiofónicas.

Assim, foram realizadas três provas, nas quais participaram os seguintes locutores: Rúben Marques (10.ºC), Lara Oliveira (11.ºA), Cláudio Silva, Edgar Vilas-Boas e Leonardo Santos, do 11.ºB.

Os jovens jornalistas foram submetidos a três provas cujo tempo de realização era ditado pelo tempo de uma música. Deste modo, para a primeira prova, os nossos jornalistas tiveram de realizar uma notícia, na qual teriam de estar presentes, impreterivelmente, duas das oito palavras ditadas, à qual os júrisatribuíram a classificação de 4 pontos (média), destacando a criatividade dos nossos serafins. De destacar que a pontuação máxima recaía nos 5 pontos. Já na segunda prova, foi necessário criar uma publicidade… à Rádio-Miúdos, a qual conquistou a classificação de 5 pontos, por parte dos três membros do júri, sendo, novamente, destacada a originalidade da nossa equipa. Na terceira prova, em que foi pedida a realização de uma crónica ou artigo de opinião sobre uma das temáticas que envolve os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os nossos alunos obtiveram a classificação de 4 pontos, por parte de dois jurados, e de 5 pontos por parte daquele que se tornou conhecido como o "jurado exigente”.

RadioGlobal

Há que não esquecer que, para além da realização escrita dos «scripts», os locutores apresentavam, numa emissão da rádio ao vivo, o seu trabalho, oralmente.

A professora Dina Sarabando, quando entrevistada em direto, sobre os motivos que a levam a dedicar-se tanto aos projetos escolares e a motivar os alunos a envolverem-se neste tipo de atividades, esta referiu que o principal “gozo”, conforme questionado, que estes projetos lhe dão é poder aprender com os alunos e mostrar-lhes do que estes são capazes. No caso concreto deste projeto, a grande finalidade é a de ressuscitar, fisicamente, a rádio na Serafim Leite. A professora destacou, ainda, a importância da cidadania, da política e destes trabalhos na vida dos seus alunos.

Os radialistas contaram com o apoio de uma claque barulhenta e motivadora, constituída pelos seguintes alunos: Ângela Santos, Beatriz Moreira, Daniel Pinho, Rafael Andrade e Tiago Gonçalves (11ºB) e Ana Sofia, Inês Carvalho, Gustavo Ribeiro, Maria Andrade, Rúben Pinho e Lara Silva (11ºA). Esta iniciativa foi, na verdade, uma novidade criada pelos serafinos, que elaboraram cartazes para o efeito, na 2.ª edição das Olimpíadas da Rádio.

Após a reflexão do júri, foram divulgados os resultados e a Serafim Leite classificou-se em segundo lugar, logo atrás da escola oriunda de Castelo de Paiva que será, no próximo ano letivo, a escola anfitriã. Em terceiro lugar, ficou a escola Júlio Martins, de Chaves. Apesar do sentido de dever extremamente bem cumprido, não podemos esquecer as palavras finais do escritor Alexandre Honrado que não teve pejo em revelar que o AESL merecia ter sido a efetiva escola vencedora. Que bem que souberam estas palavras!

Foi, indubitavelmente, uma experiência que ficará na memória de todos os que estiveram presentes e, sem dúvida, mais uma grande peça para o puzzle que é a cultura dos alunos do AESL! Não podemos deixar de agradecer à Direção do nosso Agrupamento pelo seu contínuo incentivo e à Câmara Municipal de S. João da Madeira que permitiu, através da cedência do transporte, a nossa deslocação a este evento.

Jornalistas do 11.º A


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL