«Serafim Leite – uma escola ao encontro da Era Digital, em cada sala de aula?»

 

            A 3.ª edição do projeto decorreu na parte final do 2.º semestre e, mais uma vez, os alunos demonstraram um grande entusiasmo, não só na pesquisa efetuada em torno da temática, mas também no aceso debate levado a cabo, refletindo sobre as medidas mais adequadas à temática envolvente e pensando, sempre, no futuro do seu Agrupamento. Viveram-se, portanto, momentos de grande convicção democrática e com sentido de preparação para um Agrupamento onde se valoriza, sem sombra de dúvida, a “voz dos alunos”!

            O ponto final culminou na aprovação dos Projetos de Resolução Finais, de ambos os ciclos de ensino, Básico e Secundário, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, que serão, em data a marcar, apresentados no Conselho Geral. Contudo, as medidas mereceram um tamanho aplauso e emoção acrescida, da parte da nossa Diretora, que, mesmo as não aprovadas, serão motivo de análise.

            Assim, tudo teve a sua concretização no dia 1 de junho, tendo estado reunidos, no Centro Multidisciplinar Interativo, os jovens do Ensino Secundário, oriundos de três turmas (10.º C, lista VF; 11.º A, lista S; 11.º B, lista D), e os alunos do Ensino Básico, provindos de oito turmas, com a novidade da presença do 1.º ciclo, a saber: 4.º A de Fundo de Vila, lista Q; 5.º A, lista J; 6.º B, lista P; 6.º C, lista C; 6.º D, lista M; 7.º A, Lista A; 7.º B, lista B; 9.º C, lista I. Salienta-se o facto de apenas terem comparecido os elementos efetivos (5) de cada lista candidata.

            Realizou-se uma sessão única, juntando miúdos e graúdos, de acordo com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 – Sessão em torno d’ «A Voz dos Alunos» pela doutoranda Inês Sousa;

Ponto 2 - Tomada de Posse dos Deputados da Serafim Leite;

Ponto 3 – Apresentação das medidas contempladas nos Projetos de Recomendação;

Ponto 4 - Debate na Generalidade em torno das medidas de todos os Projetos de Recomendação;

Ponto 5 – Votação nas Medidas que constituirão a Recomendação Final do Agrupamento;

Ponto 6 – Eleição de 1 deputado efetivo (1.º e 2.º ciclos) e de 2 (3.º ciclo e Ensino Secundário) que apresentarão a Recomendação Final do Agrupamento na Assembleia Geral.

ParlamentoSerafim

       Na Mesa da Presidência da Assembleia Escolar, estiveram presentes os Coordenadores, os professores Dina Sarabando e José Paiva, a Diretora do nosso Agrupamento, Helena Resende, aos quais se juntou, como secretário voluntário, o aluno Cláudio Silva (11.ºB). Estiveram, igualmente, presentes na sessão os repórteres fotográficos Lara Oliveira (11.º A) e Bernardo Fonseca (12.º A) que, também, atendendo à sua experiência em projetos similares, apoiaram os alunos mais «pequeninos», da lista Q, do 4.º A (Bernardo) e da lista J, do 5.º A (Lara).

            Este ano, antes do arranque efetivo da sessão parlamentar, o Agrupamento contou com a presença da doutoranda Inês Sousa, da Faculdade do Porto, que tem seguido bem de perto o trabalho efetuado na escola em prol da voz dos alunos, coincidente com a temática da sua tese e do seu trabalho de doutoramento. Assim, atendendo aos resultados e reflexões, obtidos no ano letivo transato, o Agrupamento convidou-a, no sentido de, a partir do poster científico já partilhado, anteriormente, proceder a uma palestra em torno d’ «A Voz dos Alunos», cuja apresentação será divulgada em forma de vídeo. Foi, na verdade, um momento de esclarecimento de informações, a constatação de que o nosso Agrupamento está no caminho certo e, sobretudo, um grande orgulho ver espelhado o trabalho dos serafinos em estudos universitários e sentir que as nossas crianças e jovens contribuem, sobremaneira, para a dinâmica do seu Agrupamento.

            Posteriormente, após a saudação efetuada pelos membros da Mesa e a explanação dos trâmites de funcionamento da Assembleia, foram relembrados, aos deputados da Serafim Leite, os seus deveres e as finalidades do consílio.

            Seguiu-se o momento da tomada de posse dos deputados e, de seguida, teve lugar a esperada apresentação das medidas criadas por cada uma das listas envolvidas, cruciais para o momento posterior – o debate na especialidade. Aqui, ronda após ronda, as crianças e os jovens serafinos foram revelando os seus dotes argumentativos, fosse na defesa das suas medidas, nos pedidos de esclarecimento de medidas em específico ou mesmo na contra-argumentação de determinadas medidas. Toda a assembleia adorou este momento em que todos se sentiam deputados a valer, o que muito orgulhou a nossa Diretora pela qualidade das suas intervenções e, sobretudo, pela visão dos alunos em relação ao Agrupamento.

            Não houve necessidade de um período de negociação, uma vez que, no decorrer do debate, os próprios alunos iam, já, propondo possíveis junções que, de imediato, recebiam o «sim» ou o «não» da outra lista. Muita experiência demonstrada, sem dúvida, fruto das iniciativas políticas.

            Chegava um dos momentos de maior responsabilidade: a votação das medidas, uma a uma, através de braço no ar. Assim, as três medidas que receberam mais consenso e que constituirão o Projeto de Resolução Final da Serafim Leite são as seguintes:

- Ensino Básico: listas J (5.º A), P (6.º B), C (6.ºC) e M (6.ºD), medidas 1, 3, 1 e 1, respetivamente, com 26 votos; lista I (9.º C), medida 2; listas I (9.º C) e A (7.º A), medidas 3 e 1, respetivamente, com 13 votos.

- Ensino Secundário: listas VF (10.ºC) e S (1.ª e 3.ª medidas, respetivamente, com 40 votos); S (11.º A), (2.ª medida, com 37 votos) e junção das listas S, D e VF (11.º A, B e 10.º C) (1.ª, 2.ª e 3.ª medidas, com 32 votos).

            Finalmente, e após a aprovação das medidas vencedoras, seguiu-se um outro momento de grande importância: a eleição dos representantes efetivos que irão defender, na Assembleia do Conselho Geral, os respetivos projetos, assim como dos membros suplentes, em cada ciclo de estudos.

            Foram, entretanto, distribuídos os boletins por cada criança/jovem e cada um(a) selecionou, de acordo com a sua consciência e gosto pessoal, o(s) nome(s) do(s) deputado(s) da sua preferência. Depois de recolhidos os votos, seguiu-se mais um momento de suspense, uma vez que todos aguardavam os resultados da contagem dos votos, por parte da Mesa da Presidência Escolar. Terminado este processo, deu-se a palavra à Presidente da Mesa que anunciou os vencedores.

Assim, na Sessão Escolar do Ensino Básico e Ensino Secundário, forameleitos os deputados:

- 1.º ciclo

* Samira Costa (4.º A, EB de Fundo de Vila),Lista Q, efetiva;

**Vítor Pinho (idem), suplente.

- 2.º ciclo

* Iago Alves (6.º D), Lista M, efetivo;

** Matilde (6.º B), Lista P, suplente.

- 3.º ciclo

* Mariana Martins (9.º C), Lista I, efetiva;

* Jéssica Ferreira (9.º C), Lista I, efetiva;

** Anna Júlia Lima (7.º B), Lista B, suplente.

- Ensino Secundário

* Rúben Marques (10.º C), Lista VF, efetivo;

* Inês Carvalho (11.º A), Lista S, efetiva;

** Daniel Pinho (11.º B), Lista D, suplente.

            E foi desta forma que terminou a terceira edição deste projeto, «O Parlamento na Serafim». Face a um ambiente tão cheio de colaboração mútua e de empenho, só podemos dizer que tudo continuaremos a fazer em prol do sucesso dos nossos alunos e do bem-estar do nosso Agrupamento.

            Esperamos que esta iniciativa perdure e contamos com a participação de mais turmas, porque não restam dúvidas acerca das enormes vantagens que estes momentos proporcionam às nossas crianças e jovens. Por estes, tudo vale a pena!

Dina Sarabando e José Paiva

 

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL