Eu quero!

Quero ser livre!

Fechado não quero estar!

Quero montanhas poder sobrevoar

E o pôr do sol contemplar.

 

Vejo flores,

Que belas são!

Devo colhê-las?

Tê-las na mão?

 

Se isso fizer,

Elas morrerão…

Prefiro deixá-las viver

E com elas crescer.

 

Posso, finalmente,

Realizar os meus sonhos!

Como é bom ter liberdade

E poder dizer a verdade!

Na escuridão da noite,

silencioso a espreitar,

Asas negras, na penumbra, a voar.

Guardião da noite, mistério a pairar,

Quem sou eu, na escuridão a encantar?

6A

R: Máquina fotográfica

Era uma vez, numa aldeia pequenina, um rapaz chamado António. Ele tinha 11 anos e adorava aventuras. Um dia, enquanto brincava no jardim, encontrou um objeto mágico no chão. Era uma pedra brilhante com cores que ele nunca tinha visto antes. O Pedro pegou na pedra e, de repente, sentiu uma energia especial. Sem pensar muito, fechou os olhos e fez um pedido: "Quero viver uma aventura incrível!"

De repente, o Pedro viu-se num lugar totalmente diferente. Era uma floresta mágica, cheia de árvores falantes e animais amigáveis. Ele ficou maravilhado! Um esquilo chamado Bolinha aproximou-se e disse: "Tu és o escolhido, Pedro. Temos uma missão para ti!"

              Este ano letivo está a ser muito difícil!... As disciplinas exigem trabalho e nós nem sempre cumprimos as tarefas que os professores nos exigem… afinal, dizem eles, “já estais no 6.º ano, metade da escolaridade obrigatória está praticamente cumprida”. Gostamos da escola, sentimo-nos felizes aqui, mas o pior é o resto! Ter de trabalhar, estar atentos nas aulas, fazer trabalhos de casa… enfim!

              Nas aulas de Português, lemos a obra “Ulisses”, de Maria Alberta Menéres. Gostámos muito de imaginar as aventuras de Ulisses. Que interessante deve ter sido a experiência de, pela sua artimanha, ter vencido os inimigos com um cavalo de pau!… E, depois, a forma astuta como enfrentou Polifemo ou conversou, nos infernos, com figuras muito queridas para si! É verdade, quase nos esquecíamos da ousadia em querer ouvir as sereias e deliciar-se com o seu belo canto, ou ainda, quase a terminar, a forma como lutou com os que lhe queriam usurpar o poder casando com a sua esposa Penélope…

Foram horas e horas de ensaio! Aulas e aulas de ritmo, melodia, dinâmica, timbre e forma! Foram, assim, abordados os cinco conteúdos de Educação Musical, em sete canções natalícias portuguesas e do mundo. E, a 20 de dezembro, 4ª feira, pelas 18h30, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, concentraram-se pais, encarregados de educação, professores, alunos e outros membros da comunid

ade escolar que, em grande euforia, queriam festejar muitos Natais, aqui e agora, na casa comum - a Escola.

Ao som de “All I Want For Christmas Is You" de Mariah Carey, com um momento de dança protagonizado pelos alunos do 6.ºD e 5.ºB, começou o Concerto de Natal.

 No dia 20 de outubro de 2023, a "Escola Segura" dinamizou uma palestra sobre a temática do «bullying» destinada à turma B do 6.º ano, alertando os alunos para os vários tipos desta maleita e para as suas árduas consequências.

Apesar de todos os tipos de «bullying» deixarem marcas nas vítimas, o «cyberbullying» é um dos que mais preocupa as autoridades, pois é um fenómeno em expansão com um leque muito abrangente de indivíduos, o qual se replica rapidamente. Além disso, como sabemos, atinge, particularmente, a camada populacional mais jovem.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL