Foram horas e horas de ensaio! Aulas e aulas de ritmo, melodia, dinâmica, timbre e forma! Foram, assim, abordados os cinco conteúdos de Educação Musical, em sete canções natalícias portuguesas e do mundo. E, a 20 de dezembro, 4ª feira, pelas 18h30, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, concentraram-se pais, encarregados de educação, professores, alunos e outros membros da comunid
ade escolar que, em grande euforia, queriam festejar muitos Natais, aqui e agora, na casa comum - a Escola.
Ao som de “All I Want For Christmas Is You" de Mariah Carey, com um momento de dança protagonizado pelos alunos do 6.ºD e 5.ºB, começou o Concerto de Natal.
A Leonor Lima, do 6.ºA, apresentadora exímia, chamou ao palco a Sr.ª Diretora e a Sr.ª Presidente do Conselho Geral, as quais agradeceram a presença de todos, felicitaram as promotoras do evento e desejaram muito sucesso no mesmo. De seguida, anunciou os vários momentos musicais e de poesia.
Do nordeste brasileiro à tradição natalícia da Venezuela, do calor alentejano à neve-pó de giz da nossa escola, Ding-dong de “Nasceu Jesus” iniciou o rol de canções. Entoaram-se “Corre, corre cabalito”, “Borboleta pequenina“, “Ó Meu Menino Jesus“ e “Natal na Minha Escola”.
Intercalados com as canções, foram apresentados dois poemas: um de origem popular, “Foi na Noite de Natal”, sobre o nascimento de Jesus, lido pela aluna Léah, do 6.ºD, e “A Palavra Mais Bela”, de Adolfo Müller, que retrata o Natal celebrado por todo o mundo, aproximando os homens desta forma, lido pela aluna Yara, do 5.ºC. E porque também não pode haver Natal sem Pai Natal, foram lidos excertos do livro “Eu sei tudo sobre o Pai Natal”, de Nathalie Delebarre, pelas alunas Ana e Lia, do 6.ºB, que precederam a canção “Pai Natal amigo”, cantada em solo, pelo Pedro e a Estela do 6.ºB, a Gabriela Silva e a Leonor do 6.ºA e o coro no refrão.
Foi lindo ver a Benedita e a Francisca do 5.ºB sambar ao som da canção “Borboleta pequenina”!
Foi lindo ver um palco adornado com uma singeleza comparável ao nascimento de Jesus!
Foi lindo ver os olhos brilhantes de um coro de alunos entusiasmados, vibrantes!
Foi lindo ver uma plateia emocionada!
Com os agradecimentos devidos aos operadores técnicos da luz e do som, Sr. Fernando Costa e Afonso, do 11.ºD, e à professora Celeste Cerqueira, videógrafa sempre disponível, o Concerto terminou com o Rap “Que sejas feliz, é Natal”, com professores e alunos no palco cantando:
O que faremos neste Natal
Existe um pedido único tão único que tal VIDA
É lindo partilhar o que se tem
Leite, pão, agasalhos, importar-se com alguém
Lindo é fazer o bem sem olhar a quem
Falar de amor com alguém?
Uma mesa p´ra jantar, mais alguém?
Uma frase p´ra cantar, mais alguém?
Vida, vida, vida!
É Natal em todo o lado no centro ou no bairro
Num lar pobre ou na prisão,
Num quarto triste de hospital
Em todo o lado é Natal!
Refrão
Sejas feliz, é Natal
Um dia especial
P´ra sorrir, p´ra cantar a vida
Sejas feliz, é Natal
Um dia especial
P´ra enfeitar a vida
O que faremos neste Natal?
O que faremos neste Natal?
Seja feliz, é Natal ?