No passado dia 03 de maio, os alunos de 5.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite participaram numa visita de estudo a Freixo de Espada à Cinta, no âmbito da disciplina de Mandarim, organizada pelo Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro. Nesta visita, participaram, também, os alunos do 5.º ano dos Agrupamentos de Escolas Oliveira Júnior e do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia.

O certo é que foi um dia bem diferente dos habituais! Por volta das 07h30, frente à Câmara Municipal de São João da Madeira, juntaram-se todos os meninos e meninas deste ano de escolaridade, que frequentam a disciplina de Mandarim, acompanhados pelas respetivas professoras da disciplina e pelos Diretores de Turma de cada uma das turmas / escolas.

Uma viagem cansativa… Freixo de Espada à Cinta é, de facto, muito longe! É uma vila integrada no Parque do Douro Internacional, inserida na província de Trás os Montes e Alto Douro, no distrito de Bragança.

As Sanjo!

No dia 12 de maio, as turmas B e C do 6.º ano, acompanhadas pelas professoras Célia Ribeiro e Vânia Avelar, participaram numa atividade inserida no Projeto Educativo Municipal - “As Sanjo andam aí”.

Esta decorreu no Museu do Calçado e consistiu numa visita orientada que permitiu conhecer o processo de fabrico do calçado e a sua evolução. Os alunos puderam observar vitrinas cheias de calçado, tendo as belas sapatilhas SANJO servido de inspiração, a fim de os alunos construírem, na oficina temática, um modelo de sapatilha.

No dia 31 de março, a turma do 6.ºC foi conhecer o Ciclo do Pão, no parque do rio Ul. Assim, os alunos tiveram a possibilidade de assistir «in loco» ao funcionamento de um moinho e perceberam qual a importância que o rio Ul tinha e ainda tem. 

Com carinho à mistura, deram forma às suas broas, as quais trouxeram para partilhar, ainda bem quentinhas!

As turmas dos 3.º anos da Escola Básica do Parque visitaram o Museu do Calçado, em S. João da Madeira, com “asas nos pés!”. 

Neste espaço, contactaram com a história do calçado, ao longo dos tempos, apreciaram a exposição de artefactos, ouviram histórias de vidas dedicadas aos sapatos e puderam participar, ainda, numa oficina pedagógica.

No dia treze de março, as turmas dos 6.º A, 6.º D e 5.º B realizaram uma visita ao Parque do rio Ul, cujo principal objetivo foi o de participarem na atividade “Ciclo do pão”, no âmbito do Projeto Educativo Municipal.

No dia um de março, teve lugar, na turma do 5.º B, uma oficina designada "As Sanjo andam aí...", inserida no Projeto Educativo Municipal, que o AESL abraçou prontamente.

A Sanjo é, como é do conhecimento geral, uma marca de sapatilhas características de São João da Madeira, a qual ficou célebre, espalhando-se por todo o país.

Uma ESCOLA NOVA?! Ah! Oh! Ui! VIVA! É o reflexo do espanto e da admiração manifestados pelos alunos. 

Depois de um ano letivo passado na SL2, antigas instalações da João da Silva Correia, construção centenária, outrora a casa do Colégio Castilho, chegou a hora de inaugurar um novo edifício no AESL. É um lugar muito agradável, airoso e espaçoso que acolhe, entusiasma e motiva os nossos alunos. Estão encantados, o que já valeu para todos e por toda a luta travada! Vamos, juntos, CONSTRUIR um futuro melhor, onde todos e cada um são bem-vindos e acolhidos com carinho. O FUTURO é já hoje!!!

ciclosegundo

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL