No dia treze de março, as turmas dos 6.º A, 6.º D e 5.º B realizaram uma visita ao Parque do rio Ul, cujo principal objetivo foi o de participarem na atividade “Ciclo do pão”, no âmbito do Projeto Educativo Municipal.

Na verdade, trata-se de uma oficina, que inclui uma visita guiada e a produção de "broa de milho", recorrendo aos métodos tradicionais utilizados nos tempos em que S. João da Madeira era uma localidade na qual predominava a agricultura.

Esta atividade tem lugar na Casa da Eira, no Moinho e na Casa do Forno. Os alunos tiveram, deste modo, a oportunidade de descobrir e de experimentar os métodos utilizados pelos antepassados da região na produção da "broa de milho".

Esta é uma iniciativa do Município de S. João da Madeira, desenvolvida no âmbito do projeto de “Conservação e Dinamização do Parque do Rio Ul – Promoção do Parque”, cofinanciado pelo programa Norte 2020.

Durante e no final da atividades, os alunos das três turmas mostraram-se atentos e curiosos e, sem dúvida, satisfeitos com a broa que puderam levar para casa.

Ciclo do Pão de Agora Nós

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL