Nesta primeira fase do ano letivo, os alunos da Serafim Leite assumiram, desde cedo, um novo compromisso: lutar por um lugar na Assembleia Municipal Jovem, cujo projeto avança já para o seu 3.º ano de existência. Na senda de um contributo real, partindo do tema “S. João da Madeira, uma cidade amiga e sustentável”, os 26 alunos candidatos (18 efetivos e 8 suplentes) deram, então, os seus primeiros passos: um, dois, três…

Violência Doméstica e no Namoro

Já está em marcha o projeto "Parlamento dos Jovens”, uma iniciativa sobejamente abraçada no nosso Agrupamento. Este ano, a causa continua a ser nobre e digna de combate (Violência Doméstica e no Namoro), para os Ensinos Básico e Secundário. Trata-se de temáticas muito atuais, que merecem uma reflexão profunda por parte de todos nós, em particular dos jovens. Para participares, terás que constituir uma lista, a qual deverá apresentar três medidas sobre os referidos temas. Fala com os teus professores e com o teu Diretor de Turma e eles ajudar-te-ão neste projeto. Participa! Não fiques indiferente!

A AMJ é um projeto ainda muito jovem, fruto de um desafio da Assembleia Municipal de S. João da Madeira que contou com a exímia colaboração de todos os agrupamentos sanjoanenses. Assim, após as três sessões efetuadas, nos dias 9 de janeiro, 13 de março e 29 de maio, que culminou com decisões importantíssimas em benefício da nossa cidade, todos os envolvidos, deputados, coordenadores, membros da Câmara Municipal, da Assembleia e da Junta de Freguesia, entre outros convidados, foram presenteados com uma viagem de dois dias a Lisboa e Peniche, nos dias 2 e 3 de julho.
Como resultado desta fantástica experiência, eis os testemunhos dos deputados da Serafim Leite:

De novo, e pela última vez neste ano letivo, os nossos deputados municipais serafinenses foram chamados à Assembleia Municipal Jovem, no dia 29 de maio.
E se, por um lado, estes jovens se apresentaram para defender, de modo pertinaz, os interesses de S. João da Madeira, de igual forma (mas também mais “umbilical” e fiel), defenderam e dignamente representaram o nosso Agrupamento!

Nos pretéritos dias 6 e 7 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Básico, tendo a aluna Maria Eduarda Oliveira, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, alcançado um lugar meritório na Mesa da Presidência, assumindo o cargo de 1.ª Secretária, de acordo com os resultados obtidos no concurso de apuramento, que teve lugar no dia 1 de abril, sendo, por isso, a digna representante do Círculo Eleitoral de Aveiro e a única, nesta edição, do município de S. João da Madeira.

No passado dia 13 de março, decorreu mais uma sessão, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 2ª reunião do atual mandato da “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada à temática: “S. João da Madeira, a minha cidade do futuro”. Assim, durante a sessão, foi possível, aos 36 jovens deputados eleitos nos quatro agrupamentos sanjoanenses, debater e refletir em torno de medidas relacionadas com a sua cidade, na presença de todo o executivo municipal, de convidados e de todos quantos quiseram assistir a este momento, incluindo Pais e Encarregados de Educação.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite está, de novo, de parabéns no que respeita ao projeto nacional “Parlamento dos Jovens”, por uma razão que, a todos, no município de S. João da Madeira e no distrito de Aveiro, nos deve encher de orgulho. É verdade! Esta não foi só uma vitória da nossa Maria Eduarda, do nosso Agrupamento, da nossa cidade, mas de todo o nosso distrito…

Dina Sarabando e Cristina Correia

Na passada quarta-feira, dia 20 de fevereiro, a viagem parlamentar prosseguiu para Aveiro - no Instituto Português do Desporto e da Juventude -, tendo como passageiras exclusivas as nossas deputadas candidatas: no Ensino Básico, a Maria Eduarda Oliveira, da turma do 8.º C; no Ensino Secundário, a Júlia Costa, do 10.º B.

No passado dia 9 de janeiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, pelo segundo ano consecutivo, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinado, no mandato 2018’2019, ao tema: “S. João da Madeira – a minha cidade de futuro”. Deste modo, durante a sessão, foi permitido, a todos os jovens deputados municipais presentes, eleitos nos quatro agrupamentos sanjoanenses, revelarem a sua intrínseca preocupação pelo seu município, até porque, agora, lhes foi atribuído esse direito/dever.

Finalmente, chegou o ansiado dia das eleições, no âmbito do “Parlamento de Jovens”, e o momento do veredito: 21 de janeiro!
Às 17 horas, terminava a “corrida” às urnas. Com a presença atenta e alvoroçada dos representantes das listas concorrentes, na Direção do nosso estabelecimento de ensino, procedeu-se à contagem dos votos. A sorte ditou a vitória para a Lista E, no Ensino Básico, liderada pelo aluno Rodrigo Matos (6.º D), com 67 votos, e para a Lista P, no Ensino Secundário, cujo cabeça de lista é o aluno Diogo Cruz (11.º A), com 73 votos. Parabéns aos vencedores e, para os restantes participantes, é necessário retirar as devidas ilações da experiência vivenciada neste ano, pois, no próximo ano, haverá novas oportunidades!