No passado dia 9 de janeiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, pelo segundo ano consecutivo, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinado, no mandato 2018’2019, ao tema: “S. João da Madeira – a minha cidade de futuro”. Deste modo, durante a sessão, foi permitido, a todos os jovens deputados municipais presentes, eleitos nos quatro agrupamentos sanjoanenses, revelarem a sua intrínseca preocupação pelo seu município, até porque, agora, lhes foi atribuído esse direito/dever.

Finalmente, chegou o ansiado dia das eleições, no âmbito do “Parlamento de Jovens”, e o momento do veredito: 21 de janeiro!
Às 17 horas, terminava a “corrida” às urnas. Com a presença atenta e alvoroçada dos representantes das listas concorrentes, na Direção do nosso estabelecimento de ensino, procedeu-se à contagem dos votos. A sorte ditou a vitória para a Lista E, no Ensino Básico, liderada pelo aluno Rodrigo Matos (6.º D), com 67 votos, e para a Lista P, no Ensino Secundário, cujo cabeça de lista é o aluno Diogo Cruz (11.º A), com 73 votos. Parabéns aos vencedores e, para os restantes participantes, é necessário retirar as devidas ilações da experiência vivenciada neste ano, pois, no próximo ano, haverá novas oportunidades!

Uma vez mais aconteceu! Tivemos o prazer de, novamente, estar à conversa, no dia 21 de janeiro de 2019, com o distinto deputado da Assembleia da República, Dr. Porfírio Silva.
No âmbito do projeto nacional «Parlamento dos Jovens», a Serafim Leite recebeu com entusiamo este ilustre representante do Partido Socialista do Círculo Eleitoral de Aveiro, licenciado e mestre em Filosofia, com doutoramento em Epistemologia e Filosofia das Ciências e tese sobre as ciências do artificial como ciências do humano.

A campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens está a começar e tudo é motivo para captar o voto dos eleitores. Afinal, a votação é já no dia 21! Até lá, há que demonstrar que cada programa eleitoral e o dinamismo de cada lista é bem melhor do que os das outras listas.
Consulta, aqui, os projetos publicitários de cada uma das listas! A partir daí, a opção é tua, mas vota com consciência! (Clica em "Continuar. As apresentações irão sendo atualizadas, à medida que nos forem chegando mais materiais.)

Mais um ano e um novo desafio que, desta vez, procura soluções para um dilema que nos afeta a todos, as fatídicas alterações climáticas. São 130 os alunos que decidiram, na atual edição, do 6.º ao 12.º anos, dar resposta a este repto. Como é já do conhecimento geral, os temas a serem debatidos, de forma específica, são: «Salvar os Oceanos» (Ensino Básico) e «Reverter o Aquecimento Global» (Ensino Secundário).

No decorrer do 1.º período, os alunos da Serafim Leite empreenderam os primeiros passos rumo à Assembleia Municipal Jovem, almejando tomar um lugar neste consílio cuja missão caminha, mais uma vez, no sentido de se promover e assegurar um futuro mais risonho para os jovens sanjoanenses e para todos aqueles que optam pela cidade do Labor para viver o seu dia a dia.

No passado dia 6 de junho, os deputados municipais do nosso agrupamento foram chamados para mais uma Assembleia Municipal Jovem, a fim de defenderem os interesses de S. João da Madeira, enquanto construtores do amanhã, procurando o desenvolvimento da sua cidade, na senda da temática deste ano: “Eu e os Outros (na minha escola e na minha cidade)”.

Nos pretéritos dias 14 e 15 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do programa “Euroscola”, inserido no projeto “Parlamento dos Jovens”, na qual o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite representou, mais uma vez, a partir da vitória alcançada, no dia 14 de março, o Círculo Eleitoral de Aveiro. Esta missão parlamentar foi levada a cabo pelos deputados Isa Soares e Francisco Gomes, do 11.º A, tendo sido acompanhados pela coordenadora do projeto, Dina Sarabando.

No dia 18 de abril de 2018, 16 alunos do 8.º B, 8.º C, 9.º A e 9.ºB, precedentemente inscritos no programa “Eu sou Europeu” e após uma prévia preparação - que proporcionou inúmeras viagens à volta do nosso continente - e uma organização que já é parte integrante da nossa identidade, partiram rumo à capital para uma nova etapa que seria (e foi) o corolário dos seus conhecimentos.

No âmbito da participação da nossa Escola no projeto nacional “Parlamento dos Jovens” do Ensino Secundário, os promitentes deputados Luana Rocha (12.º A), André Octávio (11.º A) e Bárbara Pessoa (12.º A) estrearam-se, em nome da Serafim Leite, na Sessão Distrital de Aveiro, que decorreu no Centro de Congressos do nosso distrito, situada na histórica Veneza de Portugal, ao longo do dia 5 de março de 2018.