A campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens está ao rubro: cartazes no Polivalente, bancas das listas nos recreio, música, t-shirts, tudo serve para captar o voto dos eleitores. A votação é já no dia 23. Até lá, há que demonstrar que o nosso programa e o nosso dinamismo são melhores do que os das outras listas. Em "continuar" podes consultar os cartazes e as medidas propostas, depois, é só escolher.

Mais um ano e mais um tema em debate a juntar a tantos outros já discutidos pelos alunos da Serafim, há cerca de uma década… Uma temática atual e comum a ambos os ciclos de estudos é o desafio lançado na atual edição do “Parlamento dos Jovens”, contando o nosso estabelecimento de ensino com 140 deputados que, mais uma vez, do 5.º ao 12.º anos, abraçaram este projeto nacional.
O primeiro passo foi dado no dia 15 de dezembro, no auditório do Centro Multidisciplinar Interativo, na sede do nosso agrupamento. Assim, no último dia de aulas, no período da tarde, os deputados serafinos tiveram a oportunidade de dar a conhecer, aos seus companheiros políticos, as suas medidas de atuação partindo do tema “Igualdade de Género”, para que, numa fase posterior, possam ser debatidas e aprovadas.

Ao longo do ano letivo de 2016/17, a Serafim Leite participou, de forma empenhada, no projeto "Parlamento dos Jovens". Chegados ao fim do ano letivo, é altura de fazermos o balanço e de recordarmos os momentos e as vicissitudes por que passaram os alunos e professores que neles se envolveram. Em "continuar", poderá ler uma reportagem completa dessa aventura que foi participar na aprendizagem cívica e democrática do parlamentarismo.

A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao Poder Local
40 anos de Constituição em discussão pela voz dos nossos deputados

Nos pretéritos dias 8 e 9 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite o direito de representar, à semelhança de anos anteriores, o Círculo Eleitoral de Aveiro, de acordo com o primeiro lugar obtido na Sessão Distrital.

No âmbito da participação da nossa Escola no projeto nacional «Parlamento dos Jovens», do Ensino Secundário, os promissores deputados Manuel Alberto Barrios (12.º A), Luís Ricardo Neves (12.º A) e Inês Gonçalves da Silva (12.º B) estiveram, mais uma vez, em nome da Serafim Leite, presentes na Sessão Distrital de Aveiro, que decorreu, para nosso manifesto orgulho, na Torre da Oliva, ao longo do dia 14 de março, em S. João da Madeira.

Um dia antes da exímia prestação dos Deputados da Serafim Leite, do Ensino Secundário, em S. João da Madeira, teve lugar a Sessão Distrital do Ensino Básico, no dia 13 de março, no Centro de Congressos de Aveiro, em plena Veneza de Portugal, que acolheu 32 escolas (96 deputados).
Os Deputados Diogo Cruz (1.º efetivo, 9.º A), Joana Martins (2.ª efetiva, 8.º B) e Júlia da Costa (suplente, 8.º A) apresentaram-se na assembleia com o intuito de debaterem o tema eleito para esta edição, “Os Jovens e a Constituição: Tens uma palavra a dizer!”, representando, empenhada e seriamente, a Serafim Leite. Bastante otimistas, os nossos Deputados posicionaram-se no local específico para a Serafim.

Após a sessão de apresentação, onde se apreciaram os 18 Projetos de Recomendação candidatos ao “Parlamento dos Jovens”, teve lugar a campanha eleitoral que, embora tenha decorrido de forma bem pacífica, foi dando o ar da sua graça através do talento dos nossos alunos que não se inibiram de mostrar o seu desejo: um lugar – para já – na Sessão Escolar e quem sabe outros rumos…

As eleições para o Parlamento dos Jovens estão à porta. Delas depende a composição da delegação da Serafim Leite que disputará as próximas fases do projeto.Os alunos  cumprirão o seu direito de voto, que conduzirá ao apuramento dos 31 deputados para a Sessão Escolar, no dia 17 de janeiro (terça feira), entre as 10h30 e as 12h00, na própria sala de aula, na presença de elementos da Comissão Eleitoral Escolar.

Podes ver aqui os cartazes das listas concorrentes e aferir da sua criatividade. Para isso, basta clicares em:

As listas do Parlamento dos Jovens

Nos pretéritos dias 23 e 24 de maio, decorreu a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado os Agrupamentos de Escolas Dr. Serafim Leite e o da Oliveira Júnior o direito de representar, mais uma vez, o Círculo Eleitoral de Aveiro pela vitória merecida, aquando da Sessão Distrital.