Na passada quarta-feira, dia 19 de fevereiro, teve lugar mais uma etapa do “Parlamento dos Jovens”, o concurso para a Mesa da Presidência da Sessão Distrital, um dos momentos mais significativos deste programa nacional.
Deste modo, representando o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, prestaram provas, em Aveiro, no Instituto Português do Desporto e da Juventude, as alunas/deputadas Maria Eduarda Oliveira, no Ensino Básico (9.º C), e Diana Cardoso, no Ensino Secundário (11.º A).

Apurados os 31 deputados, em cada um dos graus de ensino, chegaram rapidamente os dias das Sessões Escolares da Serafim Leite: a do Ensino Básico no dia 22 de janeiro e a do Ensino Secundário no dia seguinte, 23 de janeiro. Em ambas foi-nos permitido conhecer, em primeira mão, os digníssimos deputados que defenderão o nosso Projeto de Recomendação, na Sessão Distrital de Aveiro.

Por: Cristina Correia e Dina Sarabando

Foi na senda dos valores do respeito e tolerância e contra qualquer tipo de violência que os alunos, candidatos a deputados da nossa querida escola, trabalharam, com entusiasmo e criatividade, na sua campanha eleitoral para mais uma edição do projeto «Parlamento do Jovens». Esta decorreu de 13 a 17 de janeiro, animando, por esses dias, toda a comunidade escolar.

Por
Giselia Nunes - Jornal Labor

Na semana passada, 36 alunos das escolas do concelho tomaram posse como membros eleitos da Assembleia Municipal Jovem no ano letivo 2019/2020. Com 20 votos, Alexandre Sanjuan Gomes, do 11º F da Escola Básica e Secundária (EBS) Oliveira Júnior, foi eleito representante da Assembleia Municipal Jovem (AMJ) de S. João da Madeira (SJM) ao longo deste ano letivo, sucedendo a Mariana Coelho e a Ana Francisca Cunha, que desempenharam o cargo nas segunda e primeira edições, respetivamente. Em declarações ao labor, o estudante disse-se “bastante orgulhoso e honrado” por esta eleição, assegurando ainda que tanto os colegas como quem promove a AMJ podem esperar dele “dedicação e trabalho”.

No passado dia 20 de janeiro de 2020, chegou, como vem sendo habitual no «Parlamento dos Jovens», o momento de todos os candidatos a deputados escolares, no nosso Agrupamento, contactarem “in loco” com um Deputado da Assembleia da República.
Desta vez, Moisés Ferreira foi o escolhido pela AR para visitar a terra que o viu nascer e onde adquiriu, desde cedo, o gosto pela intervenção política. Desde adolescente que se debateu na defesa dos seus ideais, tendo-se, apenas com 19 anos, candidatado à Câmara Municipal de S. João da Madeira, nas eleições autárquicas de 2005!

Com a campanha eleitoral e a aproximação das grandes decisões, as listas vão dando azo à sua criatividade, tanto em relação às medidas, como em relação à qualidade gráfica dos seus cartazes e material de propaganda. Em “continuar” poderás ver o resultado de todo esse trabalho.

O passado dia 11 de dezembro marcou o início de mais um ano de trabalhos, por parte da comunidade escolar, no projeto que, no passado (e falamos de há mais de uma década), já trouxe muitos louvores e alegrias, para além de uma entrega ímpar dos nossos jovens deputados. Parlamento dos Jovens é o programa que, sob a coordenação das Professoras Dina Sarabando e Cristina Correia, iniciou oficialmente, na transata quarta-feira, embora já tenham sido dados, antes, outros passos fundamentais.

Nesta primeira fase do ano letivo, os alunos da Serafim Leite assumiram, desde cedo, um novo compromisso: lutar por um lugar na Assembleia Municipal Jovem, cujo projeto avança já para o seu 3.º ano de existência. Na senda de um contributo real, partindo do tema “S. João da Madeira, uma cidade amiga e sustentável”, os 26 alunos candidatos (18 efetivos e 8 suplentes) deram, então, os seus primeiros passos: um, dois, três…

Violência Doméstica e no Namoro

Já está em marcha o projeto "Parlamento dos Jovens”, uma iniciativa sobejamente abraçada no nosso Agrupamento. Este ano, a causa continua a ser nobre e digna de combate (Violência Doméstica e no Namoro), para os Ensinos Básico e Secundário. Trata-se de temáticas muito atuais, que merecem uma reflexão profunda por parte de todos nós, em particular dos jovens. Para participares, terás que constituir uma lista, a qual deverá apresentar três medidas sobre os referidos temas. Fala com os teus professores e com o teu Diretor de Turma e eles ajudar-te-ão neste projeto. Participa! Não fiques indiferente!

A AMJ é um projeto ainda muito jovem, fruto de um desafio da Assembleia Municipal de S. João da Madeira que contou com a exímia colaboração de todos os agrupamentos sanjoanenses. Assim, após as três sessões efetuadas, nos dias 9 de janeiro, 13 de março e 29 de maio, que culminou com decisões importantíssimas em benefício da nossa cidade, todos os envolvidos, deputados, coordenadores, membros da Câmara Municipal, da Assembleia e da Junta de Freguesia, entre outros convidados, foram presenteados com uma viagem de dois dias a Lisboa e Peniche, nos dias 2 e 3 de julho.
Como resultado desta fantástica experiência, eis os testemunhos dos deputados da Serafim Leite:

De novo, e pela última vez neste ano letivo, os nossos deputados municipais serafinenses foram chamados à Assembleia Municipal Jovem, no dia 29 de maio.
E se, por um lado, estes jovens se apresentaram para defender, de modo pertinaz, os interesses de S. João da Madeira, de igual forma (mas também mais “umbilical” e fiel), defenderam e dignamente representaram o nosso Agrupamento!

Nos pretéritos dias 6 e 7 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Básico, tendo a aluna Maria Eduarda Oliveira, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, alcançado um lugar meritório na Mesa da Presidência, assumindo o cargo de 1.ª Secretária, de acordo com os resultados obtidos no concurso de apuramento, que teve lugar no dia 1 de abril, sendo, por isso, a digna representante do Círculo Eleitoral de Aveiro e a única, nesta edição, do município de S. João da Madeira.