Com a campanha eleitoral e a aproximação das grandes decisões, as listas vão dando azo à sua criatividade, tanto em relação às medidas, como em relação à qualidade gráfica dos seus cartazes e material de propaganda.

Acompanhe o desenvolvimento de todo esse trabalho.

O dia 22 de dezembro assinalou mais uma das etapas do «Parlamento dos Jovens», um projeto que tem preenchido «o peito ilustre» do AESL com os prémios alcançados e o reconhecimento ao nível nacional, assim como tem contribuído – e o mais importante de tudo - para que os jovens deputados da Serafim Leite acreditem nas suas potencialidades e sintam orgulho em tudo o que fazem pelo seu país, numa entrega ímpar.

... na sua derradeira intervenção enquanto Deputado da Assembleia da República

No âmbito do “Parlamento dos Jovens”, no passado dia 20 de dezembro de 2021, após um annus horribilis, todos os candidatos a deputados escolares do nosso Agrupamento, dos Ensinos Básico e Secundário, estavam ansiosos por contactarem in loco com um Deputado da Assembleia da República.

AESL sobe ao pódio duas vezes
Apesar de continuarmos a viver uma situação que teima em não nos abandonar, o certo é que os nossos jovens têm conseguido adaptar-se a estes novos ventos. Um dos exemplos mais concretos é o «Parlamento dos Jovens», uma iniciativa da Assembleia da República, à qual os alunos da Serafim Leite têm aderido, há mais de uma década.

Bem-vindos ao «Agora Nós», diretamente da Assembleia da República, palco de todos os acontecimentos! Eu sou o Dinis Viana Costa e sou aluno do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que se situa em S. João da Madeira, no distrito de Aveiro.
Hoje, tenho uma missão: contar-vos uma história que já se confunde com a minha própria história de vida!

(Para leres toda a história, clica em "continuar".)

O Programa «Parlamento dos Jovens» é uma iniciativa que passou, já, as 20 primaveras e cuja progenitora é a Assembleia da República. Este desafio dirige-se aos jovens do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas do Ensino Público, Particular e Cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos Círculos da Europa e Fora da Europa.
Esta iniciativa é importante, por um lado, para desenvolvermos capacidades de argumentação e de reflexão e, por outro, para participarmos enquanto cidadãos e atores sociais, de uma forma ativa e responsável, na discussão de ideias em prol de questões essenciais da nossa sociedade. Na assunção deste papel, podemos, realmente, fazer a diferença e esta é, na minha ótica, a essência do «Parlamento dos Jovens» – a de darmos o nosso contributo para que as mudanças possam surgir, pois não devemos esperar que o futuro seja melhor… devemos, sim, «arregaçar as mangas» e construir o futuro nacional. Esta é uma forma singular de crianças e jovens começarem a exercer os seus direitos, tomando contacto com o processo democrático.

Diana Cardoso

(Para ler a reportagem completa, clique em "Continuar")

Na manhã do dia 15 de junho, esperavam, ansiosos, junto aos portões da escola sede, os três jovens eleitos para participarem na Sessão Nacional do «Parlamento dos Jovens», do Ensino Básico. Os deputados, Maria Sá e Bernardo Fonseca, este último porta-voz do nosso distrito, ambos do 10.º A, e o nosso pequeno jornalista, Dinis Costa, do 6.ºB, iriam, orgulhosa e empenhadamente, cumprir os deveres inerentes às suas funções, naquele que seria o epílogo da longa edição 2019- 2021 deste programa, cujo tema em debate foi: “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: da sensibilização à ação!”.

No pretérito dia 15 de junho, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Básico, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite o direito de representar, à semelhança de anos transatos, o Círculo Eleitoral de Aveiro, de acordo com o lugar obtido na Sessão Distrital. Duas notas a considerar: atendendo a este ano atípico, enquanto que os deputados e o jornalista se mantiveram na capital do distrito, a Maria Eduarda Oliveira, eleita Secretária da Mesa da Presidência da Sessão Nacional, partiu para Lisboa, já no dia 14 de junho, a fim de cumprir as suas obrigações, participando no consílio, em plena Assembleia da República.

A segunda semana do mês de junho de 2021 poderá ser considerada um tempo pioneiro na vida escolar do nosso Agrupamento!
Pela primeira vez, foram aprovadas as Recomendações Finais, de ambos os ciclos de ensino, Básico e Secundário, ao Conselho Geral, elaboradas pela nossa assembleia escolar de alunos que se reuniu sob a égide do projeto “O Parlamento na Serafim”.

Sessão Nacional do «Parlamento dos Jovens»

Ensino Secundário

Cristina Correia e Dina Sarabando (AESL)


25 de maio de 2021, 08:30 de uma manhã soalheira que não mais iremos esquecer…
Enquanto que, em viagem, a caminho de Aveiro, os olhos nostálgicos percorriam a paisagem que se desenrolava à sua frente, o pensamento dos três jovens deputados serafinenses concentrava-se nesta que seria a sua última participação no tão acarinhado projeto nacional, “Parlamento dos Jovens”, que percorreu grande parte do seu trajeto académico ou mesmo toda, se contarmos desde o 5.º ano.

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA À VISTA… em presença!


Após tantas restrições que impossibilitaram, durante mais de um ano, que o «Parlamento dos Jovens» desse o «ar da sua (habitual) graça», eis de volta o grande projeto nacional. Ainda com regras, sim, mas já se faz, finalmente, ouvir a voz dos nossos jovens ativistas…

Finalmente, após a paragem forçada a que a quarentena nos havia obrigado, conseguimos, no dia 13 de maio, proceder, no âmbito da mais recente iniciativa da Serafim Leite, «O Parlamento na Serafim», à apresentação das listas candidatas, bem como à divulgação das respetivas medidas de atuação do referido projeto do nosso caro Agrupamento!

Blogue da Biblioteca Escolar

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL