Bem-vindos ao «Agora Nós», diretamente da Assembleia da República, palco de todos os acontecimentos! Eu sou o Dinis Viana Costa e sou aluno do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite que se situa em S. João da Madeira, no distrito de Aveiro.
Hoje, tenho uma missão: contar-vos uma história que já se confunde com a minha própria história de vida!

(Para leres toda a história, clica em "continuar".)

O Programa «Parlamento dos Jovens» é uma iniciativa que passou, já, as 20 primaveras e cuja progenitora é a Assembleia da República. Este desafio dirige-se aos jovens do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas do Ensino Público, Particular e Cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos Círculos da Europa e Fora da Europa.
Esta iniciativa é importante, por um lado, para desenvolvermos capacidades de argumentação e de reflexão e, por outro, para participarmos enquanto cidadãos e atores sociais, de uma forma ativa e responsável, na discussão de ideias em prol de questões essenciais da nossa sociedade. Na assunção deste papel, podemos, realmente, fazer a diferença e esta é, na minha ótica, a essência do «Parlamento dos Jovens» – a de darmos o nosso contributo para que as mudanças possam surgir, pois não devemos esperar que o futuro seja melhor… devemos, sim, «arregaçar as mangas» e construir o futuro nacional. Esta é uma forma singular de crianças e jovens começarem a exercer os seus direitos, tomando contacto com o processo democrático.

Diana Cardoso

(Para ler a reportagem completa, clique em "Continuar")

Na manhã do dia 15 de junho, esperavam, ansiosos, junto aos portões da escola sede, os três jovens eleitos para participarem na Sessão Nacional do «Parlamento dos Jovens», do Ensino Básico. Os deputados, Maria Sá e Bernardo Fonseca, este último porta-voz do nosso distrito, ambos do 10.º A, e o nosso pequeno jornalista, Dinis Costa, do 6.ºB, iriam, orgulhosa e empenhadamente, cumprir os deveres inerentes às suas funções, naquele que seria o epílogo da longa edição 2019- 2021 deste programa, cujo tema em debate foi: “VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO: da sensibilização à ação!”.

No pretérito dia 15 de junho, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Básico, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite o direito de representar, à semelhança de anos transatos, o Círculo Eleitoral de Aveiro, de acordo com o lugar obtido na Sessão Distrital. Duas notas a considerar: atendendo a este ano atípico, enquanto que os deputados e o jornalista se mantiveram na capital do distrito, a Maria Eduarda Oliveira, eleita Secretária da Mesa da Presidência da Sessão Nacional, partiu para Lisboa, já no dia 14 de junho, a fim de cumprir as suas obrigações, participando no consílio, em plena Assembleia da República.

A segunda semana do mês de junho de 2021 poderá ser considerada um tempo pioneiro na vida escolar do nosso Agrupamento!
Pela primeira vez, foram aprovadas as Recomendações Finais, de ambos os ciclos de ensino, Básico e Secundário, ao Conselho Geral, elaboradas pela nossa assembleia escolar de alunos que se reuniu sob a égide do projeto “O Parlamento na Serafim”.

Sessão Nacional do «Parlamento dos Jovens»

Ensino Secundário

Cristina Correia e Dina Sarabando (AESL)


25 de maio de 2021, 08:30 de uma manhã soalheira que não mais iremos esquecer…
Enquanto que, em viagem, a caminho de Aveiro, os olhos nostálgicos percorriam a paisagem que se desenrolava à sua frente, o pensamento dos três jovens deputados serafinenses concentrava-se nesta que seria a sua última participação no tão acarinhado projeto nacional, “Parlamento dos Jovens”, que percorreu grande parte do seu trajeto académico ou mesmo toda, se contarmos desde o 5.º ano.

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA À VISTA… em presença!


Após tantas restrições que impossibilitaram, durante mais de um ano, que o «Parlamento dos Jovens» desse o «ar da sua (habitual) graça», eis de volta o grande projeto nacional. Ainda com regras, sim, mas já se faz, finalmente, ouvir a voz dos nossos jovens ativistas…

Finalmente, após a paragem forçada a que a quarentena nos havia obrigado, conseguimos, no dia 13 de maio, proceder, no âmbito da mais recente iniciativa da Serafim Leite, «O Parlamento na Serafim», à apresentação das listas candidatas, bem como à divulgação das respetivas medidas de atuação do referido projeto do nosso caro Agrupamento!

Finalmente, chegou o dia em que, novamente, os jovens deputados municipais dos diferentes agrupamentos se voltaram a encontrar, presencialmente, cara a cara, desde a última sessão da Assembleia Municipal Jovem do ano mais atípico que vivemos até hoje!
No passado dia 28 de abril, foi com grande alegria que os nossos sete magníficos serafinos se dirigiram à Torre da Oliva para reencontrar todos aqueles que, neste ano, partilham connosco a aventura deste projeto municipal.

Uma perspetiva distinta da Europa e do Mundo
No passado dia 22 de abril, entre as 10h00 e as 18h30, a Serafim Leite viveu mais uma nova experiência ao nível da participação do Agrupamento em projetos escolares que abraçam, simultaneamente, a Política e a Cidadania: a presença na atual edição do Open Day - Cimeira das Democracias, organizado, entre outras entidades, pelo Instituto de Estudos Políticos (Universidade Católica Portuguesa).

Foi com incomensurável entusiamo e alegria que, no pretérito dia 19 de abril, os nossos alunos Maria Sá e Bernardo Fonseca (10.º A), Maria Eduarda Oliveira (10.ºB) e Dinis Costa (6.ºB), entraram, presencialmente, na nossa estimada escola-sede, a fim de participarem na Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», do Ensino Básico. E porquê?

SESSÃO DISTRITAL

Com a Primavera a dar os primeiros passos em mais um ciclo anual, também, no dia 16 de março, um ano depois, as nossas atividades do «Parlamento dos Jovens» começaram a florir e a retomar o tão desejado ritmo a que, sempre, a nossa Escola se (e nos) habituou!

Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • PROJECTO DE TEATRO PARA PROFESSORES

    Sep 20, 2021

    PROJECTO DE TEATRO PARA PROFESSORES No ano letivo de 2008-09 foi criado o projeto de teatro para professores dinamizado pelas professoras Dina Sarabando, Isabel Fontoura, Stella Azevedo e Manuela Balseiro. Uma das das suas iniciativas foi um jantar republicano. Já o Espaço Aberto promovia o[…]

    Read more...
  • Jorge Sampaio

    Sep 11, 2021

    Jorge Sampaio Relembre a visita de Jorge Sampaio à Escola Secundária Dr. Serafim Leite em https://aeserafim.pt/memorias/2021/02/17/visita-do-sr-presidente-da-republica-dr-jorge-sampaio/

    Read more...
  • O campo de jogos.

    Sep 6, 2021

    O campo de jogos. Desde 1970 as actividades desportivas decorrem neste campo de jogos. Antigo, de asfalto, ininterruptamente usado por sucessivas gerações de alunos, o tempo tem vindo a dotá-lo de uma patine pouco consentânea com a saúde. Áspero e abrasivo, espera-se, e desespera-se,[…]

    Read more...
  • Os técnico-profissionais

    Aug 17, 2021

    Os técnico-profissionais Muita gente se espanta com a quantidade de prémios obtidos em concursos pelos alunos da Serafim Leite. Culpa deles e dos professores, atesta-o esta notícia publicada no jornal Labor de junho de 1988. Mais faremos notícia circunstanciada.

    Read more...
  • Os meliantes

    Aug 13, 2021

    Os meliantes Uma instituição não vive apenas de grandes momentos, aqueles cerimoniosos e oficiais. Por vezes há episódios bem mais baixos e que ficam na recordação de muitos. Respigamos do jornal Labor de 4 de novembro de 1988 uma dessas circunstâncias, bem[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 31 visitantes e 0 membros em linha