No dia 18 de abril de 2018, 16 alunos do 8.º B, 8.º C, 9.º A e 9.ºB, precedentemente inscritos no programa “Eu sou Europeu” e após uma prévia preparação - que proporcionou inúmeras viagens à volta do nosso continente - e uma organização que já é parte integrante da nossa identidade, partiram rumo à capital para uma nova etapa que seria (e foi) o corolário dos seus conhecimentos.

No âmbito da participação da nossa Escola no projeto nacional “Parlamento dos Jovens” do Ensino Secundário, os promitentes deputados Luana Rocha (12.º A), André Octávio (11.º A) e Bárbara Pessoa (12.º A) estrearam-se, em nome da Serafim Leite, na Sessão Distrital de Aveiro, que decorreu no Centro de Congressos do nosso distrito, situada na histórica Veneza de Portugal, ao longo do dia 5 de março de 2018.

No passado dia 21 de março, decorreu, na Câmara Municipal de São João da Madeira, a 1ª reunião inerente ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, implementado pela primeira vez no nosso município, subordinado ao tema: “Eu e os outros na minha escola e na minha cidade”. Assim, durante a sessão, foi permitido, aos 36 deputados municipais jovens presentes, eleitos nos quatro agrupamentos sanjoanenses, debater e refletir em torno de medidas relacionadas com a sua cidade, na presença de todo o executivo municipal, de convidados e gente curiosa que não deixou de apreciar “in loco” a primeiríssima assembleia protagonizada por jovens, na “cidade das unhas negras”.

No dia 14 de março, decorreu, no IPDJ de Aveiro, a Sessão Distrital inerente ao programa europeu “Euroscola”, subordinado, na atual edição, ao tema “Igualdade de Género”. Assim, durante o período da tarde, teve lugar, perante o júri convidado, a apresentação oral dos trabalhos das escolas selecionadas, numa perspetiva europeia, tendo por base o tema proposto para este ano.

No dia 29 de janeiro de 2018, a EB/S Dr.Serafim Leite, no âmbito do projeto nacional «Parlamento dos Jovens», recebeu um distinto deputado da Assembleia da República, o Dr. Porfírio Silva, um dos representantes do Partido Socialista, eleito pelo Círculo Eleitoral de Aveiro. É licenciado e mestre em Filosofia, tendo-se doutorado em Epistemologia e Filosofia das Ciências com uma tese sobre as ciências do artificial como ciências do humano. É membro do Conselho Nacional de Educação e colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto de Sistemas e Robótica, sendo que o seu trabalho de investigação mais recente se centra no tema das sociedades artificiais e no papel social dos robôs, temas que muito o estimulam e entusiasmam.

Após o primeiro debate, no qual foram dados a conhecer os 14 Projetos de Recomendação em jogo (7 de cada nível de ensino), no “Parlamento dos Jovens”, teve lugar a campanha eleitoral que se disputou de uma forma bem acesa, sobretudo da parte dos mais pequeninos que não tiveram “mãos a medir” e mostraram que, definitivamente, é “de pequenino que se torce o pepino”. Tudo (ou quase tudo) valeu para as listas concorrentes (umas mais dinâmicas do que outras) mostrarem o valor do seu caderno eleitoral e dos próprios deputados: afixação de cartazes, divulgação da campanha online, através do jornal escolar, passagem de imagens no lcd da escola, mostrando medidas e carinhas bem larocas, cestinhos com doces a fim de serem distribuídos pela comunidade, letras bem gigantes que revelavam, sem pudor, a lista em que teriam de votar, comida e música, cartões e autocolantes – ideias que mostraram bem a dinâmica dos deputados da Serafim Leite.

A campanha eleitoral para o Parlamento dos Jovens está ao rubro: cartazes no Polivalente, bancas das listas nos recreio, música, t-shirts, tudo serve para captar o voto dos eleitores. A votação é já no dia 23. Até lá, há que demonstrar que o nosso programa e o nosso dinamismo são melhores do que os das outras listas. Em "continuar" podes consultar os cartazes e as medidas propostas, depois, é só escolher.

Mais um ano e mais um tema em debate a juntar a tantos outros já discutidos pelos alunos da Serafim, há cerca de uma década… Uma temática atual e comum a ambos os ciclos de estudos é o desafio lançado na atual edição do “Parlamento dos Jovens”, contando o nosso estabelecimento de ensino com 140 deputados que, mais uma vez, do 5.º ao 12.º anos, abraçaram este projeto nacional.
O primeiro passo foi dado no dia 15 de dezembro, no auditório do Centro Multidisciplinar Interativo, na sede do nosso agrupamento. Assim, no último dia de aulas, no período da tarde, os deputados serafinos tiveram a oportunidade de dar a conhecer, aos seus companheiros políticos, as suas medidas de atuação partindo do tema “Igualdade de Género”, para que, numa fase posterior, possam ser debatidas e aprovadas.

Ao longo do ano letivo de 2016/17, a Serafim Leite participou, de forma empenhada, no projeto "Parlamento dos Jovens". Chegados ao fim do ano letivo, é altura de fazermos o balanço e de recordarmos os momentos e as vicissitudes por que passaram os alunos e professores que neles se envolveram. Em "continuar", poderá ler uma reportagem completa dessa aventura que foi participar na aprendizagem cívica e democrática do parlamentarismo.

A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao Poder Local
40 anos de Constituição em discussão pela voz dos nossos deputados

Nos pretéritos dias 8 e 9 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite o direito de representar, à semelhança de anos anteriores, o Círculo Eleitoral de Aveiro, de acordo com o primeiro lugar obtido na Sessão Distrital.