Sessão I
No passado dia 12 de fevereiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada, no mandato 2024_2025, ao tema: “Eu e os (bis)avós”.
A sessão abriu com uma representação cultural, por parte de todos os Agrupamentos, à exceção do CEI, contando com uma intervenção intergeracional, entre miúdos e graúdos, mais concretamente, avós. No caso do AESL, o avó do Diogo Pestana (4.º A da Escola Básica do Parque), o professor Alírio Oliveira, outrora docente do Agrupamento, mostrou a sua mestria musical, acompanhando à viola os alunos da Serafim Leite, a partir da melodia de António
Macedo, «Canta, amigo, canta». Para além deste momento carregado de emoção, houve, ainda, tempo para uma declamação de poesia, por parte da Daniela Castro, do 6.º A, também autora do poema, acompanhada, de novo, pelo professor Alírio Oliveira.
De seguida, teve lugar o Ato de Instalação, tendo tomado posse todos os jovens deputados. Neste contexto, tomou a palavra a senhora Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, assim como o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, revelando novidades em relação à atual edição da AMJ.
Posteriormente, uma representante do Banco Local de Voluntariado de S. João da Madeira, Sara Patrão, informou os presentes sobre todos os esforços levados a cabo no município em prol de todos os que necessitem da sua ajuda, procurando, assim, motivar os jovens a aderirem a esta causa tão nobre.
No final da sessão, a Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, apelou à candidatura dos representantes de cada Agrupamento, a fim de estes revelarem as suas valências, no sentido de mostrarem que um deles poderá ser o futuro representante de toda a Assembleia, nesta edição. Terminado este momento, todos os presentes foram convidados para um merecido lanche.