Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos de Artes Visuais e de Economia (11.º B), do nosso estabelecimento de ensino, aquando do estudo das obras, nas aulas de Português, de dois ícones da Literatura Portuguesa, “Amor de Perdição” (Camilo Castelo Branco) e “Os Maias” (Eça de Queirós), arregaçaram as mangas e construíram guiões teatrais dando a conhecer as maravilhas destas grandiosas narrativas de relance universal, qual “Romeu e Julieta”…

Os repórteres especiais, Maria Beatriz Vilar, Sara Oliveira e Samuel Silva, do “Agora Nós”, foram ao encontro dos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, a fim de conhecerem a opinião destes relativamente à sua viagem àquela que foi considerada, por muitos, a verdadeira Vila Romântica portuguesa.

Dina Sarabando

Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos do nosso estabelecimento de ensino (10.º A, 10.º B e 10.º C), aquando do estudo do auto vicentino, “Farsa de Inês Pereira”, partiram para a representação de algumas cenas da referida peça da autoria de Mestre Gil, assim como adaptaram outras em consonância com os tempos modernos e outros discentes voaram ainda mais alto criticando, no palco do Centro Multidisciplinar Interativo, algumas personalidades da atualidade que bem mereceram as vozes críticas que se foram ouvindo.
Palavras para quê? O mundo do teatro está, verdadeiramente, enraizado na Serafim Leite! (Fotos em "Continuar)

No dia 29 de março, iniciou-se a tão esperada visita de estudo a Lisboa, que teve o seu arranque às 6 horas da manhã, na nossa escola. Apesar do sono que todos os alunos das turmas do 10.º ano apresentavam, ninguém deixou de estar entusiasmado em dar início à aventura!

No dia 29 do mês de março do ano 2019, os alunos do décimo ano dos Ensinos Regular e Profissional, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, acompanhados pelas professoras responsáveis, Cláudia Proença, Dina Sarabando, Inês Picado e Mónica Machado, e assessoradas pelas professoras acompanhantes, Cláudia Sá, Graça Santos, Luísa Silva, Mariana Ferreira e Odete Covelo, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, de autocarro, enquadrada no aprofundamento das matérias lecionadas na disciplina de Português. Na sequência da visita, os alunos foram convidados a realizar vários trabalhos, que publicamos seguidamente.

No dia 4 de abril, realizou-se de forma muito disputada o Campeonato Escolar de Supertmatik-Vocabulário de Inglês e estão apurados os alunos que irão representar o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
a nível ibérico, no Campeonato Escolar para a Grande Final Online a realizar entre 1 a 22 de maio 2019.
Parabéns a todos!

Entre os dias 7 de fevereiro e 3 de março, esteve à disposição do público, nos Paços da Cultura, a Exposição “Os Lusíadas na figuração de Levi Guerra”. Além do autor dos quadros expostos, cada um deles representando, em termos figurativos, um dos dez cantos de “Os Lusíadas”, a exposição contou com a colaboração da Dr.ª Margarida Matos, professora aposentada da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, e com a organização da Junta de Freguesia de S. João da Madeira. No dia 28 de fevereiro, integrada nessa iniciativa, que a Serafim Leite abraçou prontamente, o biólogo e botânico Dr. Jorge Paiva apresentou uma palestra subordinada ao tema “As plantas na obra poética de Luís de Camões (épica e lírica)”, a que assistiram alunos de várias turmas da nossa escola (10.º A, B e C; 11.º A e B; 12.º A).

No transato dia 18 de novembro, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios respeitantes ao Concurso de Textos de Amor, dinamizado pelo Museu Nacional da Imprensa.
O museu nasceu há 20 anos e tem procurado desenvolver atividades de índole cultural, nomeadamente o concurso acima referido que existe desde 2001 e que, desde 2013, passou a ter o nome de Manuel António Pina. Assim, de 13 a 19 de fevereiro, na senda do mote “Dia dos Namorados”, todos os interessados partiram para a criação de um texto inédito de índole romântica e esse desafio, de âmbito nacional, foi abraçado por um aluno da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, a frequentar o 12.º A, Luís Paulo Pinho.

As professoras de Inglês, Alexandra Pinto, Dina Paiva, Isabel Cruz e Sandra Sá promoveram um concurso de T-shirts alusivas ao Dia de Halloween.
Todas as t-shirts foram premiadas pela sua originalidade e pelo empenho demonstrado pelos participantes neste concurso. Os nossos pequenos estão de parabéns!

No âmbito das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), a Rede de Bibliotecas Escolares de SJM promoveu, no dia 19 de outubro de 2017, uma sessão teatral na Casa da Criatividade - gratuita e para os alunos do 12.º ano - regular e profissional - sobre a personalidade / obra de Fernando Pessoa - "Pessoas de Fernando". Após o espetáculo, recolhemos vários textos de apreciação crítica dos alunos, que reproduzimos em "continuar".