Todos os alunos finalistas do Campeonato SuperTmatik-Vocabulário Inglês foram premiados com diplomas da Eudactica e com prémios variados, de acordo com posição obtida do ranking.

De realçar o empenho, o entusiasmo e os excelentes resultados obtidos a nível internacional dos nossos meninos e meninas! São um orgulho!!

Parabéns a todos e, para o ano há mais!!

A turma do 8ºA, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu ensaiar o pequeno conto “Rainbow people” e transformá-lo numa pequena peça de teatro (ensaiada e apresentada em apenas 50 minutos de aula!).

O conto pretende chamar a atenção para o enriquecimento na convivência entre diferentes povos (representados pelas diferentes cores) e para os aspetos negativos resultantes da xenofobia e discriminação.

E assim termina o projeto de Mentoria entre Pares, neste ano letivo, em articulação com a Universidade de Aveiro. Projeto este que representou um reforço da relação de confiança e da colaboração entre pares, a criação de um ambiente propício à partilha e esclarecimento de dúvidas e a promoção de processos de interação bidirecional, de construção reflexiva de conhecimento, de modo a que, tanto alunos mentores (alunos de Inglês do 12º ano), como alunos mentorandos (alunos do 8ºD) tenham tido a oportunidade de desempenhar um papel ativo no âmbito do processo de mentoria, compatível com a promoção de competências técnicas e transversais, em linha com o desenvolvimento de competências do séc. XXI.

Este projeto visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a valorização e reaproveitamento, nesta fase, apenas dos cadernos de atividades, e pretende promover boas práticas de responsabilidade social, diminuir as despesas da família com a educação e garantir perspetivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente, nomeadamente no que diz respeito no combate ao desperdício.

AESL- Maio 2011

As histórias sempre correram de boca em boca, de geração em geração, de aqui para ali e chegaram ao nosso Agrupamento! Além disso, não é preciso ser-se pequenino para se gostar de ouvir e contar histórias. Há até quem diga que somos sempre crianças!... E (cá entre nós) é bem verdade! E ainda bem!
Viajando rumo a uma miríade de contos, lendas, mitos, fábulas, parábolas e mitos, de distintas nacionalidades e de autores variados (alguns anónimos), os alunos dos 12.º A, B e C recriaram narrativas tradicionais ou tiveram mesmo a ousadia de realizar histórias inéditas, num cruzamento entre a fantasia e a realidade, de forma individual ou colaborativa.

O nosso Agrupamento abraçou, pela primeira vez, o concurso de escrita criativa, promovido pelo projeto europeu designado «READ ON», tendo respondido a este novo desafio alguns alunos do 12.º ano (A, B e C), o qual implicava a redação de um texto original e criativo sob o mote: «My life» (A minha vida). Apesar do tom intimista que, à primeira vista, o título anunciava, o certo é que nasceram formas distintas de cada um, à sua maneira, desenvolver a temática.

AESL, março de 2021

Neste preciso ano letivo, apesar de todas as contingências, o nosso Agrupamento continua a abraçar os projetos que contribuem para o alargamento dos horizontes dos alunos, não descurando novos desafios, entre eles o Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, organizado pelas Coordenadoras da Biblioteca Escolar e do Grupo de Português.

Por: Carmo Silva

Saber escrever Poesia
É uma Arte que exige Sabedoria
Exige esmero e muita Mestria.
Não basta a preocupação com a rima
Não basta a expressão de sentimentos
É necessária muita paciência
Escrever, ler e reescrever
Guardar os versos na memória,
No fundo de uma gaveta, numa agenda,
Isso realmente importa.

 

A turma B do 12º ano desenvolveu, son orientação da professora de Português, Dina Sarabando, o projeto "Visão da poesia nacional - Caligramas". Cada aluno escolheu um poeta e um poema e trabalhou-o graficamante, aplicando a técnica do caligrama, um texto cuja disposição gráfica pretende formar uma imagem que se relaciona com o conteúdo do texto. Do trabalho desenvolvido resultaram as obras de arte que se podem apreciar em "continuar".

 

Durante o estudo da poesia de Cesário Verde e de Antero de Quental, os alunos das turmas A, B e C do 11º ano desenvolveram, sob orientação da docente de Português, Dina Sarabando, diversos trabalhos de “poesia visual”, combinando a palavra dos poemas, com a criação de uma imagem interpretativa. Para apreciar o resultado da criatividade desses alunos, clique em “continuar”.

 

Os alunos do 12.º B, Economia e Artes Visuais, elaboraram, sob sugestão da professora de Português, Dina Sarabando, um conjunto de trabalhos subordinados ao tema “Odes à maneira de Álvaro de Campos”, com as respetivas ilustrações. Álvaro de Campos é um dos heterónimos do genial Fernando Pessoa e, na ótica de muitos, o “alter ego” (o outro «eu») do seu criador. “Em “continuar” poderás apreciar esses trabalhos, em dois formatos diferentes: imagem e e.book.

Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • PROJECTO DE TEATRO PARA PROFESSORES

    Sep 20, 2021

    PROJECTO DE TEATRO PARA PROFESSORES No ano letivo de 2008-09 foi criado o projeto de teatro para professores dinamizado pelas professoras Dina Sarabando, Isabel Fontoura, Stella Azevedo e Manuela Balseiro. Uma das das suas iniciativas foi um jantar republicano. Já o Espaço Aberto promovia o[…]

    Read more...
  • Jorge Sampaio

    Sep 11, 2021

    Jorge Sampaio Relembre a visita de Jorge Sampaio à Escola Secundária Dr. Serafim Leite em https://aeserafim.pt/memorias/2021/02/17/visita-do-sr-presidente-da-republica-dr-jorge-sampaio/

    Read more...
  • O campo de jogos.

    Sep 6, 2021

    O campo de jogos. Desde 1970 as actividades desportivas decorrem neste campo de jogos. Antigo, de asfalto, ininterruptamente usado por sucessivas gerações de alunos, o tempo tem vindo a dotá-lo de uma patine pouco consentânea com a saúde. Áspero e abrasivo, espera-se, e desespera-se,[…]

    Read more...
  • Os técnico-profissionais

    Aug 17, 2021

    Os técnico-profissionais Muita gente se espanta com a quantidade de prémios obtidos em concursos pelos alunos da Serafim Leite. Culpa deles e dos professores, atesta-o esta notícia publicada no jornal Labor de junho de 1988. Mais faremos notícia circunstanciada.

    Read more...
  • Os meliantes

    Aug 13, 2021

    Os meliantes Uma instituição não vive apenas de grandes momentos, aqueles cerimoniosos e oficiais. Por vezes há episódios bem mais baixos e que ficam na recordação de muitos. Respigamos do jornal Labor de 4 de novembro de 1988 uma dessas circunstâncias, bem[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 28 visitantes e 0 membros em linha