No transato dia 18 de novembro, decorreu a cerimónia de entrega dos prémios respeitantes ao Concurso de Textos de Amor, dinamizado pelo Museu Nacional da Imprensa.
O museu nasceu há 20 anos e tem procurado desenvolver atividades de índole cultural, nomeadamente o concurso acima referido que existe desde 2001 e que, desde 2013, passou a ter o nome de Manuel António Pina. Assim, de 13 a 19 de fevereiro, na senda do mote “Dia dos Namorados”, todos os interessados partiram para a criação de um texto inédito de índole romântica e esse desafio, de âmbito nacional, foi abraçado por um aluno da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, a frequentar o 12.º A, Luís Paulo Pinho.

As professoras de Inglês, Alexandra Pinto, Dina Paiva, Isabel Cruz e Sandra Sá promoveram um concurso de T-shirts alusivas ao Dia de Halloween.
Todas as t-shirts foram premiadas pela sua originalidade e pelo empenho demonstrado pelos participantes neste concurso. Os nossos pequenos estão de parabéns!

No âmbito das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), a Rede de Bibliotecas Escolares de SJM promoveu, no dia 19 de outubro de 2017, uma sessão teatral na Casa da Criatividade - gratuita e para os alunos do 12.º ano - regular e profissional - sobre a personalidade / obra de Fernando Pessoa - "Pessoas de Fernando". Após o espetáculo, recolhemos vários textos de apreciação crítica dos alunos, que reproduzimos em "continuar".

Nos dias 27 e 28 de abril, nove alunas do décimo ano (do curso de Artes e Científico), acompanhadas pelas professoras Dina Paiva e Alexandra Pinto partiram rumo ao Colégio Internato dos Carvalhos para representar a Escola Dr. Serafim Leite no XVII CICMUN.

Os alunos do 2º e 3º ciclo do Agrupamento Dr Serafim Leite estão de parabéns, uma vez que todos os finalistas se classificaram entre os sessenta melhores, a nível nacional, no IX Campeonato Ibérico SuperTmatik Inglês Vocabulário, sendo que dois ficaram entre os vinte melhores. Os finalistas foram: Carolina Pereira, Marcelo Pinho, Mafalda Pinheiro, Ângelo Louro, Júlia Costa, Pedro Oliveira, Marta Silva, Eduardo Rocha, Carlos Andrade e Hasan Gunaydin.


Neste momento de abertura cultural, em todo o agrupamento serafino, o Português marcou, igualmente, a sua presença, através de uma amostra do que, na verdade, pode ser desenvolvido na disciplina que representa a nossa língua materna.

Durante a visita de estudo ao Convento de Mafra, realizada no dia 18 de novembro, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Convento e de assistir a uma dramatização da obra "Memorial do Convento, levada a cabo pela companhia ÉTER – Produção Cultural. Sobre essa peça de teatro, selecionamos um texto de apreciação crítica da aluna Daniela Durães, do 12º F, que seguidamente publicamos.

Várias foram as iniciativas levadas a cabo na semana que precedeu a já tradicional festa do Halloween, uma tradição anglo-saxónica que, cada vez mais vai tendo a adesão dos jovens. O corredor entre o átrio papelaria da escola sede (9ºD) e o átrio do edifício AESL2 (5º ano) foram palcos priveligiados para a instalação de decoração alusiva à data. Para saber mais e para ver as fotos, clica em "continuar".

No final de cada ano letivo, os alunos deixam, nos caixotes do lixo ou nuns caixotes guardados num sótão velho, os manuais que já não querem ou de que já não necessitam. Este projeto visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a valorização e reaproveitamento de manuais escolares e pretende promover boas práticas de responsabilidade social, diminuir as despesas da família com a educação e garantir perspetivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente, nomeadamente no que diz respeito no combate ao desperdício.

(Em "continuar" podes ficar a conhecer melhor o projeto e o seu regulamento.)