Auto da Barca do Inferno

Depois de, no ano letivo passado, ter apresentado “O Príncipe Nabo”, “Os Bichos”, “A Viagem” e “Estranhões e Bizarrocos”, o projeto À Barca volta a trazer teatro ao nosso agrupamento. Este projeto conta com a parceria das bibliotecas escolares do agrupamento. Desta vez, os alunos contemplados com este teatro portátil foram os do 9.º ano que puderam assistir, no dia 12 de novembro, no auditório do CMI, a uma animada e muito original representação do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente.

Na sexta-feira, 8 de novembro de 2019, depois da aula de História, fomos de autocarro até à zona da Câmara Municipal, onde estava estacionado um camião especial. Este camião era patrocinado pelos Banco BPI e La Caixa.
Quando entrámos, vimos que era muito grande e a partir desse momento fomos acompanhados por uma guia responsável por nos dar informações, esclarecer dúvidas durante a visita.

No dia 31 de outubro, o AESL “halloweenou” a comunidade escolar com uns trabalhos bem horríficos e extremamente originais!
Os alunos do Agrupamento estão de parabéns pela criatividade demonstrada, assim como o grupo de Inglês pela dinamização da festividade! (Fotos em "continuar")

Dina Paiva

Carlos Marques

A FREIMA não é um filme. É um powerpoint simples e despretensioso, elaborado por dois antigos alunos da Serafim Leite, o Diogo e o Marcelo, e exibido por ocasião das Comemorações do Dia Município de S. João da Madeira, a 11 outubro, nos Paços da Cultura. Os sanjoanenses foram, neste dia, convidados a celebrar a sua história com as escolas do concelho em diversas actividades.

Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos de Artes Visuais e de Economia (11.º B), do nosso estabelecimento de ensino, aquando do estudo das obras, nas aulas de Português, de dois ícones da Literatura Portuguesa, “Amor de Perdição” (Camilo Castelo Branco) e “Os Maias” (Eça de Queirós), arregaçaram as mangas e construíram guiões teatrais dando a conhecer as maravilhas destas grandiosas narrativas de relance universal, qual “Romeu e Julieta”…

Os repórteres especiais, Maria Beatriz Vilar, Sara Oliveira e Samuel Silva, do “Agora Nós”, foram ao encontro dos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, a fim de conhecerem a opinião destes relativamente à sua viagem àquela que foi considerada, por muitos, a verdadeira Vila Romântica portuguesa.

Dina Sarabando

Os alunos dos Cursos Científico-Humanísticos do nosso estabelecimento de ensino (10.º A, 10.º B e 10.º C), aquando do estudo do auto vicentino, “Farsa de Inês Pereira”, partiram para a representação de algumas cenas da referida peça da autoria de Mestre Gil, assim como adaptaram outras em consonância com os tempos modernos e outros discentes voaram ainda mais alto criticando, no palco do Centro Multidisciplinar Interativo, algumas personalidades da atualidade que bem mereceram as vozes críticas que se foram ouvindo.
Palavras para quê? O mundo do teatro está, verdadeiramente, enraizado na Serafim Leite! (Fotos em "Continuar)

No dia 29 de março, iniciou-se a tão esperada visita de estudo a Lisboa, que teve o seu arranque às 6 horas da manhã, na nossa escola. Apesar do sono que todos os alunos das turmas do 10.º ano apresentavam, ninguém deixou de estar entusiasmado em dar início à aventura!

No dia 29 do mês de março do ano 2019, os alunos do décimo ano dos Ensinos Regular e Profissional, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, acompanhados pelas professoras responsáveis, Cláudia Proença, Dina Sarabando, Inês Picado e Mónica Machado, e assessoradas pelas professoras acompanhantes, Cláudia Sá, Graça Santos, Luísa Silva, Mariana Ferreira e Odete Covelo, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, de autocarro, enquadrada no aprofundamento das matérias lecionadas na disciplina de Português. Na sequência da visita, os alunos foram convidados a realizar vários trabalhos, que publicamos seguidamente.

No dia 4 de abril, realizou-se de forma muito disputada o Campeonato Escolar de Supertmatik-Vocabulário de Inglês e estão apurados os alunos que irão representar o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
a nível ibérico, no Campeonato Escolar para a Grande Final Online a realizar entre 1 a 22 de maio 2019.
Parabéns a todos!

Entre os dias 7 de fevereiro e 3 de março, esteve à disposição do público, nos Paços da Cultura, a Exposição “Os Lusíadas na figuração de Levi Guerra”. Além do autor dos quadros expostos, cada um deles representando, em termos figurativos, um dos dez cantos de “Os Lusíadas”, a exposição contou com a colaboração da Dr.ª Margarida Matos, professora aposentada da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, e com a organização da Junta de Freguesia de S. João da Madeira. No dia 28 de fevereiro, integrada nessa iniciativa, que a Serafim Leite abraçou prontamente, o biólogo e botânico Dr. Jorge Paiva apresentou uma palestra subordinada ao tema “As plantas na obra poética de Luís de Camões (épica e lírica)”, a que assistiram alunos de várias turmas da nossa escola (10.º A, B e C; 11.º A e B; 12.º A).