AESL, março de 2021

Neste preciso ano letivo, apesar de todas as contingências, o nosso Agrupamento continua a abraçar os projetos que contribuem para o alargamento dos horizontes dos alunos, não descurando novos desafios, entre eles o Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, organizado pelas Coordenadoras da Biblioteca Escolar e do Grupo de Português.

Por: Carmo Silva

Saber escrever Poesia
É uma Arte que exige Sabedoria
Exige esmero e muita Mestria.
Não basta a preocupação com a rima
Não basta a expressão de sentimentos
É necessária muita paciência
Escrever, ler e reescrever
Guardar os versos na memória,
No fundo de uma gaveta, numa agenda,
Isso realmente importa.

 

A turma B do 12º ano desenvolveu, son orientação da professora de Português, Dina Sarabando, o projeto "Visão da poesia nacional - Caligramas". Cada aluno escolheu um poeta e um poema e trabalhou-o graficamante, aplicando a técnica do caligrama, um texto cuja disposição gráfica pretende formar uma imagem que se relaciona com o conteúdo do texto. Do trabalho desenvolvido resultaram as obras de arte que se podem apreciar em "continuar".

 

Durante o estudo da poesia de Cesário Verde e de Antero de Quental, os alunos das turmas A, B e C do 11º ano desenvolveram, sob orientação da docente de Português, Dina Sarabando, diversos trabalhos de “poesia visual”, combinando a palavra dos poemas, com a criação de uma imagem interpretativa. Para apreciar o resultado da criatividade desses alunos, clique em “continuar”.

 

Os alunos do 12.º B, Economia e Artes Visuais, elaboraram, sob sugestão da professora de Português, Dina Sarabando, um conjunto de trabalhos subordinados ao tema “Odes à maneira de Álvaro de Campos”, com as respetivas ilustrações. Álvaro de Campos é um dos heterónimos do genial Fernando Pessoa e, na ótica de muitos, o “alter ego” (o outro «eu») do seu criador. “Em “continuar” poderás apreciar esses trabalhos, em dois formatos diferentes: imagem e e.book.

No âmbito do PNL, surgiu, este ano letivo, mais um desafio, «Ler + Espaço». Assim, a partir de um trabalho colaborativo entre os grupos/disciplinas de Português, Física e Química, o 1.º ciclo (Português, Estudo do Meio e Educação Artística), a Biblioteca Escolar e o Clube Ciência Viva, foi lançado o repto a todos os alunos do Agrupamento que, prontamente, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, pegaram em livros alusivos à temática, com a ajuda dos seus professores e da professora bibliotecária, e voaram no tempo e… no espaço.

No âmbito da disciplina de opção do 12.º ano, os alunos das turmas A e B que frequentam a disciplina de Inglês, elaboraram os seguintes textos/poemas/ilustrações, tendo como temática o momento de pandemia que estamos a experienciar, focando os aspetos negativos e positivos desta situação.


Alexandra Pinto

Os alunos do 12º ano (Ensinos Regular e Profissional) tiveram a oportunidade de assistir, na passada terça-feira, dia 18 de fevereiro, a uma viagem teatral, organizada pelos docentes de Português, cujo porto de partida foram as obras "Mensagem" de Fernando Pessoa e "Os Lusíadas" de Luís de Camões.
Assim, levantando âncora, deram início à navegação dois atores do grupo “Sem Terra”, convenientemente trajados “à Luís” e “à Fernando”, levando a bordo, no barco da Serafim Leite, CMI, alunos que se revelaram bem interessados nesta viagem pela História e pela Literatura Portuguesa.

Cristiano Paulino (8ºC)

No dia 30 de janeiro de 2020, fomos de autocarro com a Professora de Inglês (Alexandra Pinto) e a Professora de Matemática (Cristina Rodrigues) até ao Centro de Educação Integral para conhecer o autor o projeto LIVING PEACE. Fomos recebidos nessa escola pelos alunos do 5.º e 6.º anos, com duas músicas.

No passado dia 17 de janeiro, uma comitiva da Serafim Leite partiu rumo à Torre da Oliva, pelas 14 horas, a fim de revelar o trabalho desenvolvido, por toda a comunidade escolar, no âmbito do projeto “Celebrar a História”, depois de uma preparação a cargos das docentes Dina Sarabando e Lurdes Gual.
O conjunto dos alunos Ana Amorim (7.º D), Bruna Santos (10.º A), Sofia Paiva (11.º B) e Samuel Silva (12.º B), representantes das atividades implementadas no feriado municipal, acompanhado pelas professoras Lurdes Gual e Cristina Tavares, deslocou-se ao III Encontro Indústria, História e Património, que decorreu na cidade, ao longo de vários dias, a fim de apresentarem, a todos, o exímio trabalho que o nosso Agrupamento demonstrou no dia em que o concelho de S. João da Madeira celebrava o 93.º aniversário da sua emancipação concelhia.

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Ulisses na campanha Miúdos a Votos

    Mar 2, 2021

    Ulisses na campanha Miúdos a Votos O Bruno, o Leandro e a Leonor, do 8.ºC, estão a fazer campanha pelo livro “Ulisses” de Maria Alberta Meneres. Para estes alunos, “Ulisses” é o livro mais fixe! Se concordas com eles, vota em “Ulisses” de Maria Alberta Menéres!

    Read more...
  • Vota A Lua de Joana – Miúdos a Votos

    Feb 25, 2021

    Vota A Lua de Joana – Miúdos a Votos A campanha do Miúdos a Votos continua! A Maria Gomes e a Ana Matos, do 8.ºC, fazem campanha pelo livro “A Lua de Joana” de Maria Teresa Maia Gonzalez. Os cartazes já andam a circular! A Maria e a Ana[…]

    Read more...
  • Vote no concurso “Poster D-Noses”

    Feb 25, 2021

    D-Noses é um projeto internacional que visa contribuir para que sejam encontradas soluções para o problema da poluição provocada por odores. Os nossos alunos elaboraram cartazes para este concurso que estão agora a votação. Para votar nas propostas em concurso[…]

    Read more...
  • Campanha Miúdos a Votos

    Feb 23, 2021

    Campanha Miúdos a Votos Começou a campanha de apoio aos candidatos para a votação nos livros mais fixes! O primeiro candidato – “Harry Potter e o Cálice de Fogo” de J.K. Rowling já tem a campanha no ar!A Inês Costa e a Sara Bilhoto,[…]

    Read more...
  • Dia Internacional da Língua Materna

    Feb 22, 2021

    Dia Internacional da Língua Materna Hoje comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna. O tema deste ano é “Fomentar o multilinguismo para a inclusão na educação e na sociedade”. “Através deste dia, pretende-se sublinhar a importância e as vantagens da diversidade cultural e linguística em[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • O estado das obras: 5 de março de 2021, 13.32.

    Mar 5, 2021

    https://onedrive.live.com/?cid=59F0C5A02C11956D&id=59F0C5A02C11956D%21126987&parId=59F0C5A02C11956D%214539&o=OneUp É certo que isto não faz parte da história. Mas vai fazer e é desde já.

    Read more...
  • Algumas panorâmicas

    Mar 5, 2021

    Algumas panorâmicas Com jpeg, apenas, por incapacidade de receção, e ineficiente correção ortogonal por demérito do operador de photophop.

    Read more...
  • Parlamento dos jovens: a República

    Mar 5, 2021

    Parlamento dos jovens: a República Primeiro ano de participação no projeto nacional «Parlamento dos Jovens», sob a coordenação de Dina Sarabando e Lúcia Sousa, coroado de glórias, ao nível dos Ensinos Básico e Secundário… – Vitória do Agrupamento na Sessão Distrital, ocupando o pódio das[…]

    Read more...
  • Parlamento dos Jovens: historial

    Mar 5, 2021

    Parlamento dos Jovens: historial Muito por iniciativa e demanda da professora Dina Sarabando, o parlamento dos jovens tem mobilizado inúmeros alunos ao longo dos tempos. Vamos deixar essa recordação em registo do blog. Não podemos deixar de agradecer à professora Dina a cedência destes[…]

    Read more...
  • “VIVÁSOBRAS!”

    Mar 3, 2021

    Margarida Negrais de Matos  Ano lectivo 2007/08 A todos os que lerem, e aos outros também: Muito, mas muito, agradecemos a colaboração da professora Margarida com esta crónica… e as seguintes. Que sirva, também, para incentivo a que outros deem[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 19 visitantes e 0 membros em linha