Jovens serafinenses assumem, em nome do «Parlamento dos Jovens»,
uma Missão em torno das Novas Tecnologias
Primeiros Passos
Após os trâmites iniciais subjacentes a este programa nacional, lançado pela Assembleia da República, que contou com a respetiva divulgação no Agrupamento, com a constituição da Comissão Eleitoral Escolar (na qual se destacaram as deputadas Isabela Mateus, no Ensino Básico, e Rita Almeida, no Ensino Secundário), com a inscrição das listas candidatas e a entrega do programa eleitoral, chegava o dia 20 de dezembro que assinalava mais uma das etapas do «Parlamento dos Jovens», um projeto já tão querido no Agrupamento e que, mais uma vez, permitiu que os nossos jovens deputados alcançassem meritórios prémios e o reconhecimento pessoal e da instituição que representam, ao nível nacional e à escala europeia, através do projeto «Euroscola».
Apresentação das listas candidatas
Este ano, este programa foi coordenado, internamente, pela professora Dina Sarabando. Assim, no referido dia, tiveram lugar, no Centro Multidisciplinar Interativo, as sessões de apresentação das listas candidatas e dos respetivos Projetos de Recomendação, ao encontro do tema «Novas Tecnologias – oportunidades e desafios para os jovens», em ambos os ciclos de estudo.
Em primeiro lugar, foi dada a palavra aos representantes do Ensino Básico (6 listas) e, posteriormente, aos do Ensino Secundário (7 listas), na senda da mesma temática, os quais foram desvendando, em plena assembleia, as suas medidas de intervenção e a respetiva fundamentação, tendo por base as necessidades sentidas e as mudanças necessárias, tendo em conta as novas tecnologias, que já fazem parte da rotina diária. Esta não é, como o revelaram, uma missão fácil, mas os alunos da Serafim souberam elevar a sua voz, mostrar as suas preocupações e lutar por uma sociedade melhor. Por isso, mais uma vez, os ilustres deputados mostraram que estariam à altura do desafio!
Campanha e Eleições Eleitorais
A próxima etapa – a campanha eleitoral – permitiu uma maior consciencialização, por parte da comunidade escolar, relativamente à temática vigente e, sobretudo, a cada uma das medidas de intervenção plasmadas em cada um dos programas eleitorais. Assim, entre os dias 6 e 8 de janeiro, os alunos da Serafim Leite, candidatos a jovens deputados, foram desenvolvendo, durante este período, as suas campanhas, de forma bem aguerrida, através de um leque distinto e criativo de atividades propagandísticas, física e virtualmente, animando o ambiente escolar e procurando convencer os colegas a um voto simpático a favor da sua lista.
Entretanto, chegou o desejado dia das eleições, agendadas para o dia 10 de janeiro, iniciativa que se estendeu durante todo o dia, à qual se seguiu a contagem dos votos, na Direção do Agrupamento. Assim, com a presença atenta e ansiosa dos representantes das listas concorrentes, os votos foram contados e as contas efetuadas, concluindo-se que as listas mais influentes foram, no Ensino Básico, a Lista H, liderada pela aluno Duarte Silva (6.º B), com 95 votos, e a Lista C, no Ensino Secundário, liderada por Rúben Marques (12.ºC), com 86 votos. No entanto, ninguém ficou triste nem havia motivos para tal, porque, de acordo com o método d’Hondt, todas as listas candidatas seriam representadas, na Sessão Escolar, pelos seus dignos representantes, em número de acordo com o montante dos votos recebidos. Portanto, todos estavam, efetivamente, de parabéns pelo seu natural envolvimento e pelas conquistas alcançadas neste desafio democrático.
Sessões Escolares
Apurados os 31 deputados, do Ensino Básico – 2.º e 3.º ciclos - e do Ensino Secundário, chegaram, rapidamente, os dias 16 de janeiro, programado para a Sessão Escolar do Ensino Secundário, e o dia 17 de janeiro, consagrado ao Ensino Secundário, nas quais foram eleitos os deputados que defenderiam ambos os Projetos de Recomendação, na Sessão Distrital de Aveiro.
Consolidada a tomada de posse de todos os deputados eleitos, os alunos, por lista participante, em prol de uma verdadeira causa política e social, revelaram os seus mais consistentes argumentos em defesa das suas medidas. E, por outro lado, analisando as medidas das outras listas, solicitaram os devidos esclarecimentos face às dúvidas sentidas e apontaram, ponderadamente, as respetivas fragilidades contidas em cada medida. Pese embora as salutares divergências «partidárias», o certo é que todos se mostraram unidos no objetivo comum de debelar o tema das Novas Tecnologias, sobretudo, no campo da Educação.
Em ambas as sessões e após as diversas rondas de debate, os jovens políticos elegeram as três medidas que passaram a constituirão o Projeto Final de Recomendação do Agrupamento, que foi, posteriormente, defendido, pelos seis representantes da Serafim, três em cada ciclo de estudos, perante outros jovens deputados do distrito de Aveiro. Desta feita, a contagem dos votos subjacente à eleição dos deputados ditou que os legítimos vencedores eram os seguintes:
- no Ensino Básico: Joaquim Santos, 9.º D (Lista D) – 1.º Deputado Efetivo; Leonor Lima, 7.º A (Lista A) – 2.ª Deputada Efetiva; Rafael Fernandes, 7.º A (Lista A) – Deputado Suplente;
- no Ensino Secundário: Rúben Marques, 12.º C (Lista C) – 1.º Deputado Efetivo; Mariana Martins, 11.º A (Lista J) – 2.ª Deputada Efetiva; César da Silva, 10.º B (Lista B) – Deputad Suplente.
No âmbito da candidatura à Mesa da Presidência da Sessão Distrital, no Básico, foi eleita a deputada Isabela Mateus, do 9.º C, e, no Secundário, a deputada Victória Cavalcante, do 12.ºC, que teria a honra de se tornar, numa fase avançada do programa, Presidente da Mesa da Sessão Distrital de Aveiro.
Encerrou, assim, desta forma, a primeira fase do projeto nacional “Parlamento dos Jovens”, nesta edição 2024’2025. Uma outra meta teria lugar: o grande debate da Sessão Distrital!