«Novas tecnologias – oportunidades e desafios para os jovens»

Sessão Nacional do «Parlamento dos Jovens»

 

Nos pretéritos dias 26 e 27 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, mais uma vez, o direito de representar, como tantas outras vezes já sucedeu, de forma orgulhosa, o Círculo Eleitoral de Aveiro. 

Este desafio parlamentar foi assumido, com responsabilidade e mérito, por uma comitiva de excelência: os deputados Rúben Marques (12.ºC) e Mariana Martins (11.º A), assim como o repórter César Silva (10.ºB), tendo sido acompanhados pela Coordenadora do projeto, Dina Sarabando

As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa e Fora da Europa chegaram à Casa da Democracia, sensivelmente, na hora do almoço, tendo iniciado, posteriormente, os trabalhos respeitantes ao primeiro dia parlamentar. Os deputados do AESL foram incluídos na 1.ª Comissão (sala 1), juntamente com os círculos de Fora da Europa, Beja, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal e Braga, embora o Projeto de Recomendação deste último círculo não estivesse em debate. Nesta edição, pelo facto de, à data da Sessão Nacional, o governo da nação ainda não ter assumido funções, as quatro comissões decorreram sem a habitual presença e orientação dos deputados da Assembleia da República, contando, neste sentido, com a supervisão de assessores. O restante grupo do Círculo Eleitoral de Aveiro posicionou-se na 4.ª comissão (sala 6).

Após as devidas saudações, apresentações e devidos esclarecimentos, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação, tendo os deputados de Aveiro apresentado, de forma séria e responsável, as medidas do seu projeto, assim como defendido as mesmas e esclarecido eventuais dúvidas. Por outro lado, souberam, igualmente, refutar os restantes projetos da comissão, assim como defenderam outras que consideraram mais pertinentes, tendo em conta o tema da atual edição.  

Ao mesmo tempo que decorriam os trabalhos das comissões, os jornalistas tiveram a oportunidade de empreender uma visita guiada aos recantos do Palácio de S. Bento.  

Como o dia de trabalho parlamentar já ia longo, terminadas todas as etapas adjacentes às comissões, todos tiveram a oportunidade de assistir, na Sala do Senado, a um programa cultural, repleto de muita animação musical, protagonizado pelo grupo de percussão tradicional «Tocá?Rufar» que, com os seus tambores, cativaram o público envolvente. Seguiu-se o jantar no palácio beneditino e a partida para o Hotel Jam, em Lisboa.

O segundo dia de trabalhos teve o seu início com a abertura solene do plenário, na Sala das Sessões, por parte do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco. Compuseram, também, a Mesa os jovens deputados eleitos para este efeito (Miguel Viseu, Maria Leonor Figueira, Afonso Ferreira e Carlota Rebelo).

Seguidamente, a partir dos trabalhos do dia anterior, deu-se início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República, em torno do tema da atual edição, tendo resultado um projeto final composto por quinze medidas. 

De acordo com a agenda delineada, os envolvidos deslocaram-se, tal como no dia anterior, ao Refeitório dos Monges, a fim de retemperarem as suas energias com um merecido almoço, antes do qual todos os jovens deputados tiveram direito à habitual fotografia de grupo. Pouco tempo depois, foram retomados os trabalhos inerentes à Sessão Plenária. 

No horário estabelecido para o efeito, a jornalista Judith Menezes e Sousa, respondeu, no Salão Nobre, em conferência de imprensa, às perguntas dos jornalistas de todos os círculos, tendo participado, neste evento, o repórter do AESL, César Silva.

Esta batalha parlamentar, na Assembleia da República, nesta edição em particular, teve o seu desfecho com o discurso de encerramento, assumido por fundadora do programa, a ex-Deputada Julieta Sampaio, cujo momento final foi, ainda, enriquecido com «Hino Nacional», entoado por todos os que fizeram parte desta Sessão Nacional no momento em que o «Parlamento dos Jovens» faz, precisamente, 30 anos. 

E foi assim que, mais uma vez, desta forma singular e profícua, se viveram dois dias intensos na capital do nosso país, na casa que é de todos nós!…

PJ SN ES 2425


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL