No transato dia 30 de novembro, foi celebrado o “Dia Internacional das Cidades Educadoras”, no Auditório da Sanjotec, uma vez que S. João da Madeira se destaca, desde 2007, enquanto cidade que prima pelo seu papel em prol da Educação.

 

À semelhança de anos anteriores, o AESL participou, a convite da Câmara Municipal, num profícuo debate subordinado, em 2023, ao tema: «Sendo fonte de Criação e de Aprendizagens, conseguirá a Cultura ser fonte de Tolerância?», em cujo momento intervieram a Vereadora da Educação e o Presidente da Câmara Municipal.

O AESL foi representado, no painel de interlocutores, pelos alunos Cláudio Silva (12.º B) e Lara Oliveira (12.º A) cujo debate foi moderado pela jornalista Joana Perez. Ambos defenderam as suas ideias e posições sobre os temas em “cima da mesa”, vincando o peso da cultura na aprendizagem das crianças e dos jovens e a necessidade de um maior investimento na cultura, em Portugal. Ademais, revelaram a urgência da tolerância na sociedade e a necessidade de se trazer a cultura, como sucede no AESL, para cada sala de aula e para o próprio estabelecimento de ensino, através das mais variadas iniciativas.

Embora com a consciência de que não é fácil mudar mentalidades, a certeza foi uma – a de que não será, com certeza, o silêncio que protegerá crianças e jovens. Urge, por isso, mais do que nunca, que a sua voz seja ouvida e as suas ações sentidas…

CidadeEduc


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL