... em pleno coração de Estrasburgo (e não só)

Através da Câmara e da Assembleia Municipais de São João da Madeira, a Serafim Leite partiu, de novo, rumo a uma nova aventura espraiada ao longo de 4 dias, no âmbito de dois grandes projetos, «Assembleia Municipal Jovem» e «FORA Erasmus», a qual serviu de prémio de participação e de estímulo, de acordo com o trabalho responsável, empenhado e consciente desenvolvido em 2022’23. Deste modo, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite foi representado pelas alunas Lara Oliveira (representante no âmbito da AMJ), e Maria Sá, Beatriz Tavares e Nádia Santos (candidatas ao programa Erasmus+) que, juntamente com as representantes dos Agrupamentos Oliveira Júnior e João da Silva Correia, assim como do CEI, voaram pela Europa com destino a Estrasburgo.

Estrasburgo 2223

1.º dia (11 de julho)


Tudo começou na madrugada de dia 11 de julho, perto das 4h da madrugada, tendo todos os participantes embarcado, após as devidas formalidades, no aeroporto Francisco Sá Carneiro. A acompanhar-nos, para além dos professores selecionados para o efeito, seguiram, igualmente, a Presidente da Assembleia Municipal, Dr.ª Clara Reis, a Vereadora da Educação, Dr.ª Irene Guimarães e, ainda, a Técnica Superior da Educação, a Dr.ª Teresa Azevedo. E, claro, não posso esquecer o Sr. António Santos, o nosso querido e estimado guia turístico que deu vida a todos os segundos desta inesquecível viagem.
Logo que chegámos ao aeroporto Basel e após a partida para Colmar, não perdemos um minuto a visitar as ruas da “pequena Veneza”, repletas de magia, as quais pareciam saídas de um filme. Ainda na mesma cidade, tivemos a oportunidade e a sorte de degustar uma das especialidades da terra, la tarte flambée.
O nosso próximo ponto de vista foi um local muito importante da História, embora não pelos melhores motivos, mas o certo é que criou memórias tocantes e abriu horizontes em torno da nua realidade que assombrou o mundo em pleno século XX. Estou a falar, claro, da maior atrocidade mundial, o Holocausto. Nesse sentido e no seguimento do visionamento do filme «O Relatório de Auschwitz», no dia 3 de julho, nos Paços da Cultura (mais uma iniciativa da Assembleia Municipal), visitámos, em Struthof, o campo de concentração Natzweiler-Struthof, no qual estiveram dois portugueses, João Fernandes e Joaquim Sequeira, os quais, felizmente, conseguiram sobreviver.

5

Não se trata de um campo de concentração qualquer, na medida em que foi um dos pioneiros em experiências com judeus homossexuais e, principalmente, presos políticos. Foi neste local que testaram a eficácia dos gases usados nas câmaras de gás e que, também, torturavam quem por lá passava.

A chegada ao alojamento «Citadines Kleber» só aconteceu pelas 21h30 e, após uma pequena ceia no restaurante do «Ciarus Hotel», por fim, «batia à porta» o merecido descanso.

1

2.º dia (12 de julho)

Ao despertar, já tínhamos planos para um dia inesquecível, cuja primeira etapa do trajeto teve lugar no Parlamento Europeu, onde fomos recebidos pela Deputada Marta Leitão, com a qual pudemos esclarecer as nossas dúvidas e ouvir pequenas curiosidades sobre o edifício parlamentar. O grupo teve, ainda, a oportunidade de assistir in loco a uma Sessão Plenária sobre a Lei de Restauro da Natureza. Foi curta a passagem pelo Parlamentarium Simone Veil, mas não deixou de ser gratificante, pois conseguimos ouvir vários deputados a discursar. De seguida, almoçámos na cantina do Parlamento Europeu com o intuito de reunirmos energias para visitar outras salas parlamentares.
Por volta das 15h00, estivemos, desta vez, no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, cujo contacto foi a Jurista responsável pela Unidade Portuguesa, onde nos foi dada uma explicação sobre o funcionamento do mesmo edifício e, no final, realizámos um quiz, de acordo com as aprendizagens efetuadas. Posteriormente, apanhámos o metro, mais uma vez, e visitámos a cidade, nomeadamente, a Catedral, no seu exterior, onde tirámos muitas fotografias, o Bairro de la «Petite France», Les Ponts Couverts, entre outros marcos históricos, e fomos jantar. Como ficámos encantados com a beleza da catedral, regressámos ao mesmo local, mais tarde, para apreciarmos um espetáculo de luzes que se realizou. Depois de mais um longo dia, tivemos direito ao nosso almejado descanso em terras não lusitanas.

2

3.º dia (13 de julho)

Pelas 9h00 da manhã, já estávamos todos de pé para mais um dia de aventuras. Assim, apanhámos o metro e aqui teve início a nossa carreira como cantores de rua. Até a ilustre Vereadora da Educação alinhou neste desafio musical!
De volta a um ambiente mais sério e nobre, visitámos o Palácio do Conselho da Europa, neste caso, as respetivas instalações, e ouvimos e esclarecemos as nossas dúvidas sobre mais um novo edifício histórico que entrava na nossa bagagem. Tivemos, igualmente, o privilégio de nos encontrar com um elemento do Secretariado do Congresso dos Poderes Locais e Regionais, a cujo órgão, em representação de Portugal, enquanto Chefe de Delegação, pertence o Dr. Jorge Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira.
Já da parte de tarde, deambulámos pela Residência Oficial da Embaixada de Portugal junto do Conselho Europeu, tendo o grupo sanjoanense sido recebido pelo Sr. Embaixador Gilberto Jerónimo, representante permanente do nosso país no Conselho da Europa, e pela Sr.ª Cônsul Geral de Portugal em Estrasburgo, Patrícia Gaspar.
Numa etapa seguinte da nossa visita, tivemos algum tempo livre para explorar a cidade e arredores à volta da catedral. Neste preciso dia, depois de jantarmos, partimos à procura de aventura e encontrámos um guitarrista de rua, que tocava por diversão, e logo travámos amizade com ele. Quando demos conta – imaginem! -, estávamos nas ruas de Estrasburgo a cantar e com uma multidão em nosso redor a apreciar a energia portuguesa. Divertimo-nos imenso e foi uma excelente maneira de encerrar o nosso dia – a nossa carreira musical em Estrasburgo «corria de vento em popa».

3

4.º dia (14 de julho)

No dia seguinte, o nosso último momento em terras distantes, visitámos o interior da catedral e a «Petite-France», usufruindo, deste modo, de mais tempo livre, tendo almoçado perto do monumento, para, de seguida, nos dirigirmos ao aeroporto, pondo, deste modo, um fim à nossa aventura. Posso dizer que a esta não faltou magia, «politiquices», cultura e cantoria. O grupo foi incrível e permanecemos, sempre, muito unidos. Por isso, o nosso grande agradecimento à Câmara e à Assembleia Municipais por nos terem proporcionado tamanhas experiências.
O adeus a Estrasburgo era inevitável e a partida do aeroporto ocorreu perto das 18h00, tendo a comitiva sanjoanense chegado ao Porto e, posteriormente, a S. João da Madeira perto das 20h00.

 

4
O AESL espera que viagens e aventuras similares possam, na verdade, ser repetidas, porque, para além de se tornarem inolvidáveis, enriquecem-nos em tantas, mas tantas vertentes! Obrigada! 

Lara Oliveira (11.º A), representante da AMJ (AESL)


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL