No dia 23 de novembro de 2023, o auditório da Escola Básica e Secundária Serafim Leite foi palco de uma palestra esclarecedora sobre Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar. O orador convidado desta sessão foi Mário Costa, reconhecido especialista na área financeira, em representação da APB - Associação Portuguesa de Bancos.

Mário Costa iniciou a sua apresentação abordando conceitos fundamentais sobre o planeamento financeiro e a gestão do orçamento familiar. Explorou, também, a importância de se controlarem despesas, criarem metas financeiras realistas e estratégias para lidar com imprevistos económicos.

Os participantes foram envolvidos numa discussão interativa, onde tiveram a oportunidade para partilhar experiências e fazer perguntas ao orador.

O palestrante destacou-se pela capacidade de transmitir conhecimentos complexos, mas de forma acessível, facto que se revelou crucial e interessante para os níveis de compreensão que caracterizam o público formado por jovens que frequentam o 3.º ciclo do Ensino Básico. A utilização de exemplos práticos e de situações do quotidiano tornou a informação mais tangível e aplicável.

Os alunos do 12.ºF apoiaram a realização do evento com um assinalável compromisso e com níveis de qualidade que garantiram a prestação de um serviço de qualidade, em todos os momentos, desde a receção dos participantes até à criação de condições de segurança e de um ambiente propício, para que o evento fosse concluído com sucesso, para satisfação dos mais de cem alunos que participaram.

Este evento reforçou a importância das iniciativas educativas sobre Literacia Financeira, destacando-se como um exemplo de como a escola pode desempenhar um papel ativo na formação integral dos seus alunos.

João Mesquita

 

1

 

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL