Dia Mundial da Filosofia

 Desde 2002 que, por proclamação da UNESCO, na terceira quinta-feira de novembro, se dedica um dia especial à Filosofia, por se considerar que esta potencia o despertar de mentes, para o exercício do pensamento e para o confronto racional de opiniões, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade mais tolerante e justa.

No âmbito destas comemorações, as turmas do 11.º B e 11.º C, sob a solicitação e a organização da professora Fátima Ferraz, desenvolveram várias atividades, a saber:
- exposição de corujas (símbolo da Filosofia) e do respetivo BI junto ao bar da escola sede;
- desafio concentrado na História da Filosofia, por parte dos alunos do 11.º B, que foi, artisticamente, retratada pelos alunos, no âmbito do projeto “Filosofar a Desenhar”. Fruto da orientação das professoras Fátima Ferraz e Sónia Araújo, foram produzidos cerca de 28 quadros, a partir dos quais foi organizada uma galeria virtual e física, sendo que a segunda foi exposta no átrio da escola e a virtual no portal do Agrupamento e nas redes sociais;
- exposição alusiva ao mote “Se a Filosofia fosse um objeto, um animal, uma música seria…”, na Biblioteca Escolar.

 

Alunos do 11.º C

 

Dia da Eliminação da violência contra a mulher

 

Desde 1999 que, por proclamação da Assembleia Geral das Nações Unidas, se assinala o dia 25 de novembro como o Dia da Eliminação da Violência contra a Mulher. Para enfatizar este dia, a turma do 11.º G, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, lançou uma campanha sob o mote “às mulheres não se bate nem com uma flor”.

A campanha, divulgada no exterior da escola, através de um cartaz, e no seu interior a partir de imagens de vítimas, reforça a vigilância contra a violência doméstica e constitui um forte alerta para os impactos deste crime, não só nas mulheres, mas também nas crianças.

O objetivo é consolidar o sentido de responsabilidade coletiva, transmitir confiança a cada mulher, na sua luta, e à sociedade em geral, no combate a este crime.

Alunos do 11.º G

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL