Ubuntu em ação
No passado domingo, dia dezasseis de julho, as professoras Alexandra Pinto, Susana Silva e Teresa Brandão, juntamente com as alunas Ana Matos, Filipa Paiva, Joana Gonçalves, Joana Pinho e Leonor Silva, embarcaram para uma nova aventura, a Ubuntu Fest em Viana do Castelo.
Nesse mesmo dia, o grupo reuniu-se na escola e, de seguida, rumou à estação da Campanhã, no Porto, para se encontrar com os restantes Ubuntu de todo o país e seguir viagem até Viana do Castelo.
Logo na chegada a Viana do Castelo, foram surpreendidas pela receção calorosa de todos os membros da Academia e, também, do IPVC-Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
No dia seguinte, o grande grupo dirigiu-se para o auditório do IPVC para escutar as palestras de vários convidados nacionais e estrangeiros.
Para marcar estes dias de festa, os educadores Ubuntu e do IPVC propuseram a construção de um mural, no qual cada participante contribuiu com um “mosaico” em que expressaram, de forma artística (pintura, colagem, poesia…), o significado dos pilares Ubuntu. Na segunda-feira, à tarde, passaram pela Biblioteca da Escola de Tecnologia e Gestão e colocaram os seus “mosaicos” no mural. Com a ajuda de todos, deram ainda mais cor e significado aos pilares Ubuntu! A manhã terminou com um momento musical, por parte de Bárbara São Bento.
Na tarde do mesmo dia foram realizados vários workshops simultâneos dinamizados por artesãos da cidade, por professores e membros do IPAV, sendo que cada uma vivenciou dinâmicas enriquecedoras e novas aprendizagens. Os blocos de sessões simultâneas em que as serafinas participaram foram: Biblioteca Humana, por Manuela Cibrão; Círculos de Confiança, com Carmen Garcia de Andrés; Workshop Acolhimento Ubuntu, por membros do IPAV; Workshop Jovens Líderes Ubuntu, tendo sido eleita delegada a Joana Pinho, representante da escola; Workshop Construção de Pontes, por Mafalda Laranjo e Joana Almeida; Workshop nós marítimos e tapetes de flores, por Manuel Alves; Workshop de Folclore Minhoto, por Helena Quesado, do Rancho Folclórico de Santa Marta de Portuzelo; e Workshop Ana’s de Viana, por Arnaldo Rodrigues.
No final do dia, houve uma grande festa - Arraial Minhoto - nos jardins do Instituto com muita música, muita diversão, um pouquinho de praia e um pôr do sol muito bonito… uma vez que as instalações do instituto são em cima da praia!!!
Já na terça-feira, celebrou-se o dia de Nélson Mandela; de manhã, de novo, no auditório, assistiram a palestras apresentadas por convidados da África do Sul, Estados Unidos da América, Brasil, Quénia, Espanha e Portugal.
De seguida, receberam indicações para a realização de um peddy paper, ”Havemos de ir a Viana”. Este decorreu pelas ruas da cidade e teve por objetivo fazer um reconhecimento das zonas históricas e tesouros da mesma. Os Diretores de Escola, também eles Ubuntu, reuniram em conselho com o Diretor do IPAV, o Dr. Rui Marque, e convidados, para a avaliação deste período de três anos de trabalho, que vai ser rematado com a publicação de um livro sobre todo o processo e os resultados obtidos, o qual será apresentado no Ubuntu Fest de Gaia, no próximo mês de outubro.
Após o almoço, no exterior do auditório, assistiram à inauguração da Praça Nelson Mandela, uma homenagem sentida e merecida feita pelo Presidente da Câmara de Viana do Castelo e vivenciada por todos os presentes.
De novo, no interior do auditório, escutaram testemunhos de jovens Ubuntu: as suas experiências, durante estes dias, e o quanto serem UBUNTUS os ajudou a estarem na vida de forma mais proativa. No final, foram presenteadas com uma pequena surpresa: um vídeo em forma de resumo destes três dias maravilhosos e um momento musical pelos membros do IPVC, Luís Nascimento e Roberto Oliveira.
Os jovens líderes UBUNTU, representantes de cada escola, foram chamados ao palco para receberem uma pequena lembrança. As alunas gostaram bastante da experiência e, com certeza, passaram bons momentos juntas. E, assim, agradecem às professoras por terem proporcionado esta oportunidade tão boa e inesquecível.