Finalíssima da 3.ª edição
«O Parlamento na Serafim»

No passado dia 20 de julho, teve lugar, em pleno Conselho Geral, a apresentação da Recomendação Final da 3.ª edição d’ «O Parlamento na Serafim», um projeto nascido e criado no nosso Agrupamento. Assim, os vencedores dos Ensinos Básico (1.º ciclo: Samira Costa e Vítor Pinho; 2.º ciclo: Iago Alves; 3.º ciclo: Mariana Martins e Jéssica Ferreira) e Secundário (Rúben Marques e Daniel Pinho), cumprindo o segundo ponto da ordem de trabalhos, apresentaram, com grande convicção e orgulho, aos membros presentes na assembleia do Conselho Geral, as seis medidas mais votadas (três em cada ciclo de estudos), assim como outras tidas como pertinentes, no plenário das Sessões Escolares, tendo em conta o tema da 3.ª edição, numa perspetiva centrada na realidade do nosso Agrupamento e dos novos tempos.


Deste modo, foram enunciadas e explicitadas todas as decisões dos jovens serafinos que integraram as 11 listas d’ «O Parlamento na Serafim», neste ano letivo, a saber:
1. Substituição gradual e não massiva, no Agrupamento, de manuais por equipamentos tecnológicos, ou seja, um uso mais sistemático das tecnologias ao serviço da comunicação e da informação e, por conseguinte, da Educação.
2. A existência, no Agrupamento, de uma sala de recurso às TIC, sobretudo, para apoio ao kit informático que todos os alunos têm à disposição e para esclarecimento de dúvidas. Seria, assim, uma espécie de oficina informática.
3. Colocação de ar condicionado nas salas de aula, para que os alunos (e também os professores) tenham melhores condições no exercício das suas funções, pois continuamos a ter alguns espaços em que o calor e o frio ainda não são nada simpáticos. Mesmo no bloco C, as oficinas tornam-se, por vezes, desagradáveis.
4. Criação de um site interno, denominado «Studium in AESL», a partir do qual todos os alunos poderão partilhar e consultar documentos de estudo disponibilizados por outros discentes do Agrupamento. Este site seria organizado por anos de escolaridade, por ciclos de estudos e por cursos de formação, no caso do Ensino Secundário. Além disso, contaria com a supervisão de um Coordenador Escolar.
5. Colocação de máquinas de senhas no bar que, na nossa ótica, facilitaria o funcionamento deste serviço, para as assistentes operacionais e para os alunos, sobretudo, uma vez que se evitariam as longas e demoradas filas de espera.
6. Melhoria da rede de internet escolar (internet), em todos os estabelecimentos, chamando a atenção, particularmente, para a Biblioteca Escolar, facilitando e enriquecendo o trabalho de todos os intervenientes educativos e, pelo contrário, não comprometendo o cumprimento das atividades escolares e, por conseguinte, o sucesso dos alunos.
7. Recolha e seleção de equipamentos tecnológicos ultrapassados, como telemóveis, computadores, cabos a baterias, em pontos estratégicos das três escolas, para que este lixo eletrónico possa ser reciclado, de forma a que não prejudiquemos, ainda mais, o ambiente e, consequentemente, a saúde humana.
8. Oferta de TIC, no primeiro ciclo, de um tempo semanal, pois há cada vez mais necessidade de os mais jovens melhorarem os seus conhecimentos nesta área.
9. Colocação de torniquetes para um maior e melhor controlo de entrada e saída da Escola, dada a importância de reforçar a segurança.
10. Criação de uma sala de Realidade Virtual para a realização de visitas guiadas online, de modo a permitir aos alunos viajar para qualquer espaço e tempo históricos, porque as visitas de estudo não conseguem abranger todas as disciplinas, nem todos os conteúdos programáticos.
11. Implementação de atividades de sensibilização em torno dos benefícios dos meios digitais e de alerta para os malefícios consequentes, as quais teriam lugar a 24 de janeiro, Dia Internacional da Educação, que passaria a ser, no ano letivo 2023’2024, o dia temático do Agrupamento.

Após a apresentação, os Conselheiros tiveram a oportunidade de intervir. Assim, para além dos agradecimentos, pelo trabalho levado a cabo pelos referidos alunos, em nome de todos os discentes do Agrupamento, tomaram a palavra, entre outros, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, o professor Paulo Duarte, as professoras Carla Paiva e Manuela Correia, o aluno Cláudio Silva e, por fim, a Diretora do AESL, a professora Helena Resende, que teceram algumas considerações, parabenizando os mesmos pelas suas ideias e, sobretudo, pela sua iniciativa e atitudes proeminentes que, segundo foi referido, não é vulgar encontrar-se nos jovens hodiernos.
Mais uma vez, não restou qualquer dúvida de que os jovens da Serafim Leite lutam por causas nobres, envolvendo-se acerrimamente na vida do seu Agrupamento, a sua segunda casa. É deveras uma satisfação assistir ao seu crescimento e ao orgulho que sentimos por os vermos tão ligados à sua Escola e tão interessados no seu futuro.
Assim, mais uma vez, foi com grande satisfação, entusiasmo, dedicação, responsabilidade e sentido de dever que os jovens deputados deram por concluída a sua missão no que respeita à 3.ª edição deste projeto. Parabéns aos jovens participantes!
A 4.ª edição deu, já, os seus primeiros passos com o lançamento da nova temática. Aguardem as novidades…
Até setembro!...

Dina Sarabando e José Paiva

 PJinSL pginadaescola


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL